XWinder: deixe o seu PC com a cara do iPhone

Pesquisando algo sobre o futuro dos [BP]monitor[/BP]es, caí de [BP]paraquedas[/BP] (ou como um paraquedista, se preferir) numa lista de discussão sobre o iPhone, o novo [BP]celular[/BP] da [BP]Apple[/BP], envolvendo toda a sua tecnologia [BP]touchscreen[/BP], para os leigos, manipulação de todos os controles usando os dedos das mãos.

Bom, muitos não sabem, mas essa tecnologia usada no [BP]iPhone[/BP] além de ser multiplataforma ([BP]Windows[/BP]/Linux/OS X) é também open-source, logo, você também pode ter um sistema igualzinho rodando em seu [BP]PC[/BP], desde que você tenha o [BP]hardware[/BP] específico instalado, é claro.

Segundo o que consta nesta lista de discussão, a Apple comprou a empresa FingerWorks que, por sua vez, foi quem desenvolveu esta interface, mas a empresa do tio Steve é obrigada a deixar a licença do XWinder livre e, somente um novo código com base neste, poderá ser proprietário.

Então seria este sistema, chamado de XWinder, o “X” da questão?! Trocadilhos à parte, fica a dica para quem quiser testar…

1 comentário

  1. Alexandro D. Almeida

    Publicado em 18/01/2007 às 14:57 [+]

    Belo achado!
    Esta tecnologia usada em conjunto com telas sensiveis ao toque poderia deixar a realidade das interfaces homem-máquina mais perto dos conceitos apresentados no filme “Minority Report”