Windows, Mac OS X ou Linux?! Qual é o melhor sistema operacional?!

Não existe um sistema operacional perfeito ou que um seja melhor que o outro. O que existe é o sistema operacional que melhor se adapta ao usuário final, ou aquele que o usuário deseja se adaptar para trabalhar. Independente se é Windows, distros Linux e/ou Mac OSX, todos são altamente recomendados e bons no que prometem.

O Windows é o sistema operacional das massas, a grande maioria dos PC’s usa uma das versões da Microsoft, deste o famigerado Windows 98, passando pelo Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Há quem diga que o Windows é a principal porta para vírus, worms e ataques de phishing-scam, mas convenhamos, se é o sistema mais usado, também tem que ser o mais visado pelos hackers e bandidos. Cabe a cada usuário instalar e configurar uma boa proteção com antivirus e firewall e não clicar, nunca, em links de procedência duvidosa.

O Linux e suas dezenas distribuições de código livre tem se destacado um pouco mais nos últimos anos graças ao Ubuntu que, acabou com aquele paradigma de que usuário de Linux tem que saber programar para usar o sistema. Com o Ubuntu é possível fazer as mesmas coisas que uma pessoa faz usando Windows. Ainda mais agora com a computação em nuvem, que dá suporte e acesso a diversos programas, tais como editores de texto e planilhas (Word e Excel) de forma online e sem precisar instalar nada no computador, ficou ainda mais fácil. Sem contar que navagadores web como Firefox e Chrome são compatíveis em todas as plataformas e, claro, os ataques de virus no Linux são quase nulos.

O sistema operacional da Apple, o Mac OS X, é considerado por muitos como a obra prima da informática. Como o sistema mais perfeito já desenvolvido até hoje. Porém, todavia, entretanto, este só roda em máquinas exclusivas da Apple, a não ser que você faça um Hackintosh e consiga instalar em algum PC. Mas independente de qualquer situação, este sistema operacional também está apto a realizar tudo que os outros fazem e, acredite, até melhor e mais rápido! A compatibilidade de software disponível para Mac está quase igualmente para a quantidade de software produzido para Windows. Cada vez mais as empresas tem criado alternativas viáveis para usuários de um Macintosh, já que cada vez mais pessoas têm comprado produtos Apple. Ah! O ataque de worms e virus também praticamente não existe.

Concluindo, cabe a cada um escolher qual sistema operacional é o mais viável pra você. Fica a dica!

1 comentário

  1. Alessandro

    Publicado em 05/01/2011 às 01:42 [+]

    falou tudo, eu ate uns 2 anos atras, amava windows, ate um dia que me surgiu oportunidade de troca meu notebook em um macbook pois o rapaz odiou ele, eu troquei é claro, e de começo apanhei demais para gravar, usar msn, descompactar isos etc… hoje ja nao consigo e fica sem um mac osx, de la pra cá comprei um ipad, iphone 3g, e ipod nano. o sistema trabalha muito bem com seus produtos faz sincronizações de agenda, contatos, mp3, videos etc.. eu hoje digo sou feliz com mac osx e ja sei fazer muita coisa com seus apps :D.