CJNET: Consultoria de SEO e criação de templates e layouts para sites e blogs

Vestibular FUVEST: gabarito, provas e simulados grátis

A FUVEST, uma das mais renomadas instituições autônomas responsáveis pela realização dos exames vestibulares do estado de São Paulo está, ao meu ver, cada vez mais no fundo do poço. Mas por quê?! Simples. Em uma de suas provas para o vestibular caiu a seguinte questão:


Os dados abaixo mostram a porcentagem do investimento realizado em pesquisas de diversos países em 1973: (a) Países com industrialização consolidada: 60%; (b) Países da União Soviética: 31%;
(c) Países com industrialização tardia: 9%

Baseando-se nesses dados, é possível afirmar que os mesmos sofreram alterações significativas nos dias atuais?!

Bom, é agora que entra a parte mais interessante. A resposta oficial da FUVEST é a seguinte:

NÃO. Pois os países de industrialização consolidada continuam investindo em tecnologia, enquanto os demais grupos se estagnaram nesse setor.”

Ahn?! Será que eu li direito?! Posso pedir ajuda aos universitários?! Como assim, Bial?! O Diego Alemão é o grande vencedor do BBB7 (Big Brother Brasil 7)?! A Iris Sirislene Stefanelli beijou o Diego Maradona Alemão na boca e ainda por cima fez sexo com ele dentro da casa?! A Fani e a Flávia Viana estão nuas na Playboy e na Sexy?! O novo filme da Vivi Fernandez, vivi.com.anal e lésbica, terá cenas dela beijando Mônica Mattos?!

Ok! Vamos falar sério agora. Como esta resposta pode ser negativa, se a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) nem existem mais?! Ao meu entender, para qualquer vestibulando responder uma questão desta a pesquisa deveria, no mínimo, estar mais atualizada. Fazer comparações da década de 1970 com os dias de hoje fica quase impossível determinar o que é certo e o que é errado. Além do mais, naquela época ainda faltavam 7 anos para eu nascer.

13 comentários

  1. j. noronha

    Publicado em 04/04/2007 às 15:19 [+]

    Melhor post ever, fiquei imaginando as opções na prova, huaHuHuaahUa…

  2. aline

    Publicado em 22/10/2007 às 12:17 [+]

    eu acho que vc deveria abrir vagas para vestibular para pessoas sem condiçoes para pagar taxa de exame outtras coisas

  3. Marcelo

    Publicado em 13/11/2007 às 12:08 [+]

    O vestibular da Fuvest é uma vergonha para a Nação, pois é um vestibular para quem cursa as melhores escolas de ensino fundamental e médio deste país. Excluindo pessoas de baixa renda, que estudam nas escolas públicas, onde a qualidade de ensino é a pior do planeta.
    Mas a maior indignação, é que as Universidades e Faculdaddes públicas, são mantidas com o dinheiro dos pobres, e quem estuda são os ricos, os filhinhos de papai, que ocupam nosso lugar. São eles que deveriam pagar por uma faculdade particular!

  4. Blog do Lucho

    Publicado em 21/02/2008 às 19:47 [+]

    A maior sacanagem de todos os tempos…

    Talvez esse seja um indício da decadência da FUVEST para promover o vestibular. Aliás, talvez seja um indício da decadência do vestibular como processo de seleção….

  5. cristiano sousa

    Publicado em 05/05/2008 às 15:38 [+]

    deveria ter prioridade pessoas que não tem condiçoes financeira,apesar de trabalha estuda deixa os vestibulando exausto. pergunta que fica quando tudo isso ira passar,obrigado pela atençao

  6. alcemir

    Publicado em 06/06/2008 às 09:37 [+]

    eu gostei do curso que vcs me mandaram

  7. Maria Deborha

    Publicado em 07/08/2008 às 23:36 [+]

    gostaria de saber como faço a minha escrição para a fuvest e gostraria de saber de é gratis?

  8. Willian

    Publicado em 23/08/2008 às 11:03 [+]

    Vestibular é uma das coisas mais tontas já inventadas. De fato as pessoas perdem seu tempo estudando, pricipalmente, fórmulas matemáticas jamais usadas em lugar nenhum de nossa galáxia, decorando coisas bobas, que não levam a nada. O vestibular não avalia a capacidade de raciocínio da pessoa, mas sim, verdadeiramente o nível de “conhecimento” que a pessoa adiquiriu e conseguiu guardar, ou melhor decorar, pois é visível que a maioria das coisas aprendidas no ensino médio são esquecidas muito facilmente, o que mostra o quão está antiquado este tipo de avaliação. O mais engraçado é ver pessoas com mestrado em quaquer área, fazer vestibular e não passar no mesmo. De fato, este candidato renomado pode até tirar 10 em sua área atuante, mas se ele não estudar em outras matérias não conseguirá nada. Eu mesmo fazendo o simuladão do ENEM 2008 nas escolas públicas fui melhor que alguns dos professores que o fizeram. A desculpa dele é simples:”já não me lembro”. Então eu me pergunto:”pra que tanto tempo na escola apredendo nada”?

  9. Reinaldo do Nascimento Mariano

    Publicado em 13/10/2008 às 12:05 [+]

    Gostaria de saber se alguém sabe pode ser o tema de redação da prova da policia neste proximo domingo.

  10. Norberto

    Publicado em 10/11/2008 às 16:03 [+]

    Hahahahahaaha…
    Caro Marcelo, como possa vir de você tanta estupidez??
    De modo algum, são os pobres que sustentam a universidade pública! Todos sustentamos, alguns mais outros menos!
    Em relação a dizer que a Fuvest, é a grande vergonha da nação.. RIDICÚLO, o que você esta a dizer! Meu deus, vergonha da nação é ter um presidente ANALFABETO, isso sim é vergonhoso. A USP, UNESP, UNICAMP, ITA, IME e UNIFESP, são sem duvidas as melhores Universidades do País! Entranto e principalmente na USP, alguns alunos não dão valor no lugar onde estudam. Pois preferem fazer arroaças ao invés de estudar! E em relação ao estudo, te garanto que a universidade que você diz ser uma vergonha da nação é sem duvida umas das melhores do país, se não a melhor! Então meu caro, não venha falar isto aqui, afinal você deve ser um dos que tentaram entrar la e não conseguiu, ou até mesmo não tentou. E por isto vem criticar!
    Agora em relação, aos pobres, negros etc., não entrarem lá… Acontece, mas realmente quem deseja ir lá estuda, e estuda mesmo, pois eu conheco pessoas que ja fizeram isso. Agora não venha me falar que é filinho de papai que está la. Rapaz, nessa vida todos, TODOS, temos oportunidades, porém poucos a agarrão. Portanto, não fale o que você não sabe. Afinal você deve ser algum “Filinho de papai” que teve oportunidade e não a aproveitou! Deve estar com raiva de quem aproveita. De valor ao que sua família que deu, não importa o que, e também, corra atras do que queres, se estudar passa se não estudar não passa!
    Escola pública, o ensino é deficitario sim,
    e o nosso grande presidente ANALFABETO, só o fez piorar! Ele estabilizou tudo que é ruim no país! Meu Deus, e foi reeleito! É o povinho brasileiro mesmo. Que se contenta com uma esmola de 70 reais por mês, com o Bolsa Família! Fazendo com que a população esqueca do trabalho e viva com 70 reais! Isso é Mediucre!
    A única coisa que me queixo, é de existir o Vestibular em si. Pois isso sim é uma vergonha, porque o vestibular existe devido a má formação de nossos professores. Isto é uma peneira. E também um alívio aos professores, pois assim não competem á eles avaliar o potencial do aluno que ali esta!

    Obrigado! E pensem mais, antes de Escreverem!

  11. marcio r. gama

    Publicado em 18/06/2009 às 15:52 [+]

    como vcs são mentirosos disem que tem uma coisa que não tem e ainda querem respeito

  12. amanda patriota

    Publicado em 24/05/2010 às 09:36 [+]

    quero ter uma noção de como é um vestibular

  13. juiz……………………

    Publicado em 18/11/2011 às 14:45 [+]

    caro norberto nao exagere…ter um presidente analfabeto nao e uma vergonha …vergonha sao aqueles que tem estudo ,e sao muitos mais corruptos…