Um bate-papo show de bola com o Borbs do Judão

Thiago Borbolla, bem mais conhecido como o “Borbs do Judão” me concedeu esta entrevista hoje pelo MSN. Aliás, nem digo que foi uma entrevista, pois ao meu ver foi muito mais um bate-papo bem divertido que durou cerca de 1 hora.

E se eu já era fã do cara, agora me tornei ainda mais! Tirando seus excelentes artigos lá no Judão, ele ainda me fez rir muito durante este bate-papo. Bom, mas vamos logo ao que interessa?!

Celso Júnior: Vamos começar falando sobre a parte técnica do Judão. Então, qual era o sistema usado pelo site antes do WordPress?!

Borbs: O sistema pré-WordPress era um tal de NewsPHP. Era bem basiquinho, nada de mais. Eu baixei porque, no início de 2004, eles tinham prometido uma SUUUUPER versão pro meio daquele ano. Só que a tal versão NUNCA surgiu e eu estava cansado de ter tanta gambiarra (eu tinha umas 4 instalações do sistema, uma pra notícia, uma pra destaques, outra pro shopping). Só prá constar, acabei de entrar lá no site e eles estão terminando a tal versão, que coisa! A vantagem disso é que eu acabei aprendendo bastante PHP. Não sei programar algo do zero, mas consigo interpretar legal…

Celso Júnior: Essa é uma das vantagens de editar códigos prontos! Aprendi muita coisa assim também, na unha… Mas antes de optar pelo WP, teve uma discussão entre a equipe antes ou vocês já foram de cara?!

Borbs: Eu, antes de mais nada, perguntei pro Cardoso qual CMS era melhor: Drupal ou Joomla?! Ele quase teve um treco pra explicar quão ruim era o Drupal e eu fui pro Joomla. Enquanto eu baixava e começava a ver como funcionava, fui publicando no meu blog pessoal o que estava fazendo (até pros leitores entenderem porque o Judão estava parado). Então, o Rafael Slonik me provou que daria pra fazer o que eu quisesse com o WP, de maneira muito mais simples do que seria com o Joomla. Aí, sempre com ele no Gchat, fui aprendendo e deu no que deu!

Celso Júnior: Cardoso e Slonik são realmente “os caras”! Mas durante o processo de migração que ocorreu no início do ano, lembro de acompanhar o seu Diário de Bordo onde você dizia que passou várias noites em claro trabalhando igual um louco para deixar o Judão 6.0 totalmente funcional. Você montou toda a estrutura, digo, criou todo o tema/layout do Judão sozinho ou recebeu ajuda externa?!

Borbs: Tirando a ajuda do Slonik com plugins e alguns esquemas, eu fiz tudo sozinho. Ninguém mais do Judão manja dessas coisas e eu não tenho $$$ pra pagar alguém que manje. Aí saiu isso que está no ar hoje, que eu chamo de 6.0 BETA.

Celso Junior: Então sou obrigado a te parabenizar com todo o respeito possível! A estrutura está simplesmente perfeita, meu amigo!

Borbs: Muito obrigado. Mas eu não concordo… Quer dizer, tá funcionando do jeito que tem que funcionar — sem complicação pra mim. O problema é que as idéias não param de surgir (nem as reclamações e sugestões), o que significa que ainda tem MUITO pra modificar…

Celso Júnior: Com certeza. Como você mesmo disse, ainda está em fase BETA e o significado de BETA na Web 2.0 é sinônimo de eternidade!

Borbs: Shiloh te ouça.

Celso Júnior: Bom, uma coisa que me fez rir bastante foi quando você disse que queria assassinar o desenvolvedor do Internet Explorer. Eu já até fiz uma citação no meu blog na época e me disponibilizei a ajudá-lo. Mas, sabendo que o IE ainda é o browser padrão da web, você tem alguma coisa a declarar sobre isso?!

Borbs: Na verdade, eu queria assassinar o desenvolvedor e todo mundo que usa. Durante os testes, o site funcionava direitinho no Opera e no Firefox. Olhava no IE e ÓBVIO que tinha algum problema. Tive até que alterar algumas coisas da idéia original só pra poder deixar funcionando certinho. Isso, óbvio, depois de ficar puto com tudo… Eu estava lá fazendo, dava errado, mordia. Na hora de tentar deixar certinho, não dava certo ainda, e eu ficava ainda mais puto… Foi complicado. E eu podia ter desencanado totalmente da idéia de fazer o site em Tableless (sujo, mas Tableless), ou de ter um site legal pra usuários do IE. Mas cerca de 65% dos visitantes do Judão acessam com essa maldição. Não podia perdê-los, embora seja assaz interessante a idéia de só ter usuários com Firefox.

Celso Júnior: IE é uma praga, meu velho! Tenho pavor do browser e inclusive de seus usuários…

Borbs: O pior pra mim são os usuários. Ou então quem faz site SÓ pro IE. Eu odeio ter o IE-Tab no Firefox. O Walla, por exemplo, só envia e-mails via IE.

Celso Júnior: Mas continuando… Numa web cada vez mais monetizada, o projeto Judão começou sem fins lucrativos ou, desde o início, você pensou em monetizá-lo?! Aproveitando, você e toda a sua equipe vivem exclusivamente da renda gerada pelo site ou vocês têm outros meios de ganhar dinheiro?! Como um trabalho “careta”, por exemplo…

Borbs: O Judão sempre teve fins lucrativos. Quer dizer, até o início da versão 5.0. Depois de 4 anos, não tinha conseguido nenhum $$$ e tava me ferrando. Quando eu tinha 16 anos, não ganhar dinheiro era normal. Aos 20, com namoradas e tal, a coisa complicou. Então, eu fiz a versão anterior SÓ pra não acabar com o site. Entrou no ar no meio de Janeiro de 2005 e, no fim do Carnaval, eu já estava num emprego careta (era uma coisa de trabalhos no exterior). Duas semanas depois, fui chamado para trabalhar no site da Rádio Metropolitana de SP e lá, conhecendo gente e com o incentivo da minha namorada (que começou a cuidar do site quase que sozinha), voltei ao projeto e, desde então, EU tenho conseguido SOBREVIVER com o Judão. Fazia alguns bicos para a revista PSWorld, o que dava uma bela ajuda, mas agora eu estou só com o Judão. O resto do pessoal têm seus trabalhos. O Guto é professor de academia, o Morph é arquiteto (…), o Renan e a Tay são jornalistas. E eu sou o vagabundo que trabalha em casa. “VAGABUNDO” entre aspas, óbvio.

Celso Júnior: Existe uma Redação ou Escritório de contato oficial do Judão ou tudo ainda funciona em suas respectivas residências?! Com cada integrante da equipe escondida em seus respectivos quartos, mas online quase que 24 horas…

Borbs: É a segunda opção, embora eu tenha montado um escritoriozinho bem xexelento aqui pra mim. A única coisa de uma redação/contato oficial é o telefone, exclusivo pro site.

Celso Júnior: Vamos para a parte mais divertida agora! Em quem você se inspirou quando usa seu humor sarcástico e irônico?! Existe alguém por trás do “Borbs“, digo, ele é um personagem ou o Thiago Borbolla e o Borbs são realmente a mesma pessoa, tanto online tanto offline?!

Borbs: A minha inspiração é o Pânico de antigamente, quando só era o Bola, o Emílio e o Marcelo Baptista. Com esse último eu até cheguei a ter um contato maior e, de todos, ele é o que maaaais me inspirou. Agora, quanto a personagem, é complicadinho. NÃO EXISTE personagem. Mas eu sou tímido pra cacete. Só viro “eu mesmo” (aka o “Borbs do Judão”) depois que eu conheço a pessoa ou quando eu estou num lugar onde eu conheço a maioria.

Celso Júnior: Timidez é foda, meu velho! Mas a gente aprende a conviver com ela…

Borbs: Eu já me acostumei. Mas às vezes é horrível… Tipo quando a Lia veio falar que era leitora do Judão, na festa do Xbox 360, eu fiquei travadão. Tudo bem que ela tem 8 metros de altura e é bem froxo, mas não foi (só) por isso…

Celso Júnior: E pra terminar, quem acompanha o seu trabalho a um certo tempo, sabe que você fica louco com toda mulher bonita – Quem não fica, não é mesmo?! – Mas quem é a sua real musa inspiradora?! Fica impossível definir seu estilo, uma vez que você elogia todas as mulheres em evidência e ao mesmo tempo fica “doidão” por elas. Não é possível que você gosta de atirar para todos os lados… A sua namorada é liberal assim contigo?!

Borbs: (Risos) Não é que eu atire pra todos os lados, é que eu realmente acho mulher bonita. E isso no Judão ou entre amigos, já que eu não faço a MÍNIMA idéia de como se chega em uma moça. De qualquer modo, a patroa é liberal até certo ponto. Tipo, eu converso com ela numa boa sobre moças gostosas, mostro na rua. É bem legal, mas não é a realização do meu sonho de ter uma amiga lésbica, só pra falar dessas coisas com uma moça que também vai gostar. Agora, a musa inspiradoooora… Já foi a Luana Piovani. Hoje em dia ela deixou de ser a “mór”, dando lugar à Jennifer Aniston. Mas, no geral, eu gosto mais das meninas “tortas”. Narigudas, vesgas, dentuças, gordinhas… Meu Top4: Aniston, Michelle Trachtenberg, Luana e Mia Tyler. Dá pra ter uma noção. Ah sim, coloque aí a Britney Spears pra dar o ar de “bagaceira”.

Celso Júnior: Quando terminei meu namoro de 8 anos, eu também não sabia mais como chegar numa mulher. Era estranho demais!!!

Borbs: Eu nunca tive que chegar em toda a minha vida. A única vez que fiz isso, foi por conta da Ivete Sangalo. EXPLICO: eu fui com o TouroLoko (do Judão) num encontro que uma rádio em que um amigo nosso trabalhava. Ela iria lá se perfazer, e tal. Aí tinha uma ruiva que eu ACHAVA que estava se abrindo pra mim (nerd tonto é foda). Do nada, enquanto eu estava comendo (e a Ivete tirando fotos com a galera), ela (a Ivete) falou que a ruivinha devia ir me tirar lá do canto (risos). Ela só deu um sorriso, e eu fui lá falar com ela. Perguntei o e-mail/MSN dela. Quando ela disse que não tinha computador, dei tchau e voltei pra comer.

Celso Júnior: Cara, sem dúvida, esta foi a melhor de todas as respostas!!! Mas enfim, valeu mesmo pela entrevista, meu querido! Bacana. Adorei as respostas… Foi um bate-papo nota 10!

Borbs: Ai que gostosinho. Quando colocar no ar, me dá um toque pra eu comentar lá no site…

Aproveito para agradecer, mais uma vez, ao Senhor Thiago Borbolla aka Borbs pela entrevista. E, caso vocês queiram ler a entrevista na íntegra, sem cortes nem edições, faça o download do PDF e enjoy!

17 comentários

  1. Leonardo Pessoa

    Publicado em 09/03/2007 às 19:25 [+]

    Olha só cara, o Celso tb lê o Judão!!

    =D

    Eu lembro do Judão quando era “O mais fodão e SEM .BR!”.. uhauahauhahu

    O Borbs e o pessoal lá estão fazendo um otimo trabalho, o site é realmente muito bom. Detesto ficar lendo aquelas notícias todas sérias. Humor sempre é bom.

    Abraço!

  2. Fabião Morroida

    Publicado em 09/03/2007 às 23:20 [+]

    lia rocks! 😀

  3. Cab

    Publicado em 10/03/2007 às 00:06 [+]

    “Perguntei o e-mail/MSN dela. Quando ela disse que não tinha computador, dei tchau e voltei pra comer.”

    ahushuhauhuauhsuhas, a melhor resposta mesmo!

    Eu também sou fã do Borbs desde da época do cudojudas. (Deve ser maior estranho ter fãs anônimos assim =P).

    Agora ele bem que podia mexer os dedinhos dele e responder aos e-mails que são enviados pro Judão, mandei um perguntando do mosso e o sujeito até agora não respondeu. U_U

    Abraço pro Celso, pro Borbs, pro meu pai, pra minha mãe, e pra Xuxa. dããã =P

    Ah, e sucesso com a nova versão, ficou muito boa.

  4. cardoso

    Publicado em 10/03/2007 às 09:33 [+]

    Eu adoro o Judão, o Borbs é Nerd que Faz. Ele literalmente mexe seu traseiro gordo e vai pra rua. Sem medo de ser feliz, mesmo que seja pra posar de pateta do lado da Ana Paula Arosio.

  5. Tiago Celestino

    Publicado em 10/03/2007 às 09:48 [+]

    Sem noção total. O judão é muito massa. Acho que é uns dos blogs que mais visito 😀

    Esse louco do Borbs é viaje :D. Não conheço muito, mas os artigos são muito bala 😀

  6. Lucas Castro

    Publicado em 10/03/2007 às 10:13 [+]

    Haha muito boa a entrevista, parabéns Celso!

  7. celsojunior

    Publicado em 10/03/2007 às 10:21 [+]

    Cardoso,

    Perto da Ana Paula Arósio todo mundo posaria de pateta! =P


    Tiago,

    Cara, sem “puxa-saquismo”, mas os artigos que ele escreve são únicos! =D

  8. Beth

    Publicado em 10/03/2007 às 12:15 [+]

    Confesso, nem li o texto acima, estou mesmo é com saudades e vim dar beijo nesta boca linda e uma mordida neste queixo gostoso. E antes que alguma namorada enxerida queira me matar por ciúmes, beijos virtuais, é claro, já que é o que posso fazer né?! risos… Beijos, muitos, saudades.

  9. Guilherme Nascimento Valadares

    Publicado em 10/03/2007 às 12:17 [+]

    O melhor é cara dele de feliz ao tirar foto com as gostosas. Parece que acabaram de contar pra ele que ganhou R$70 milhões na Sena e alguém bateu a foto…

  10. celsojunior

    Publicado em 10/03/2007 às 12:18 [+]

    Beth,

    Ah, querida, só você mesma… =P

    Espero que esteja tudo bem contigo.


    Guilherme,

    Imagina você no meio de uma seção de fotos com alguma mulher famosa/gostosa e vem um amigo seu e diz: “Meu irmão, tu acabou de ganhar na Mega Sena SO-ZI-NHO!” haha… =D

    Boa! Boa! Boa!!!

  11. JUDÃO » ARRE Égua! Borbs, Máfia e uma Blogueira FRoOOoOooOXO!

    Publicado em 11/03/2007 às 13:27 [+]

    […] conferir o tchananã na íntegra, favor clickar aqui. Destaque para o toco que o Ivetão faz o Borbs tomá. […]

  12. Daniel

    Publicado em 12/03/2007 às 03:42 [+]

    O Judão é um site fodão…curto demais, desde a epoca do cudojudas.com, tenho q entrar todo dia pra ver as noticias, dou muita risada com os caras, acho o borbs um cara bem inteligente….acho q eu mereço uma coluna lá de tao fã q eu sou…..rsrsrsrs

  13. Um bate-papo show de bola com o Borbs do Jud??o » Web Marketing News

    Publicado em 18/05/2007 às 05:02 [+]

    […] Um bate-papo show de bola com o Borbs do Jud?o March 9th, 2007 Thiago Borbolla, bem mais conhecido como o ?Borbs do Jud?o? me concedeu esta entrevista. (continues) […]

  14. Rodrigo Lacerda

    Publicado em 16/07/2007 às 11:17 [+]

    Impressionante como todo mundo lê o Judão 😀
    Ele é fodão mesmo…

    Ele falou algo que eu sempre tive medo de dizer…
    Também quero assassinar os usuários do IE ò_ó
    Você não quer? Passa a ser desenvolvedor web, se você não passar a querer isso do fundo do seu coração também eu me mato xD

  15. kelly

    Publicado em 11/09/2007 às 22:31 [+]

    amo high shool musical. abraço e beijos kelly.

  16. thirim.alex

    Publicado em 08/12/2007 às 23:12 [+]

    pow achei muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!
    vcs estão de parabéns vlw……………….

  17. Vinicius Viana

    Publicado em 02/02/2010 às 20:25 [+]

    Só agora que vi o post, mas o Judão e o Borbs tão de parabéns ;D