Tudo sobre anorexia: sintomas, causas e tratamentos

[secvitrine/dieta/14597]

Trabalho escolar sobre anorexia nervosa.

O que significa, ou o que é a anorexia nervosa?!

A anorexia nervosa é uma doença grave conhecida também como um transtorno alimentar, caracterizada por uma dieta insuficiente ao organismo e por stress físico. O indivíduo anoréxico busca de qualquer forma a perda de peso, por mais magro que esteja. Esta doença atinge principalmente as mulheres, entre 12 e 20 anos, mas em alguns casos, homens também podem sofrer deste mal.

Quais as causas?! Por que existem tantos casos desta doença?!

As causas para explicar o que leva alguém a sofrer desse distúrbio podem ter várias origens, biológicas ou psicológicas. Acredita-se que uma das principais responsáveis por isso, nos dias atuais, seja a sociedade, que impõe à população um padrão de beleza em que as mulheres devem ser extremamente magras. Assim, para atenderem a essas exigências, os anoréxicos iniciam hábitos como exercícios físicos excessivos e o mais conhecido, o vômito forçado. As consequências são bem piores que o esperado: além de uma aparência cada vez mais magra, problemas psicológicos como a depressão e a ansiedade também rodeiam as mentes transtornadas.

Como é feito o tratamento da anorexia?!

O tratamento normalmente é feito com uma equipe de profissionais, entre eles psiquiatras, psicólogos, clínicos e nutricionistas. O paciente passa por uma reeducação alimentar e um processo de apoio psicológico. Mas, como prevenir é sempre melhor que remediar, é importante que as pessoas tenham informação a respeito de transtornos alimentares para que estes nunca as atinjam, convencendo-se de que a aparência ideal de uma pessoa só pode ser decidida por ela mesma.

7 comentários

  1. Franci23

    Publicado em 16/12/2009 às 10:36 [+]

    Concordo com a parte em que você fala que a sociedade é quem causa esse tipo de doença impondo uma forma de beleza em que só algumas mulheres são beneficiadas.

  2. Pammela

    Publicado em 13/01/2010 às 17:37 [+]

    eu tenho muita ansiedade nao sei se isso seja um pouco de anorexia… mas eu como e me sinto muito arrependida.. muito triste sem vontade de mais nada.. aew tomo laxante.. mas nem sempre resolve… no outro dia tudo de novo!!

  3. Thais rosa

    Publicado em 03/08/2010 às 16:43 [+]

    Eu gosteii muito das emformações que aqui foram sitadas…aproveitei todo o conteudo para um trabalho escolar pois explica bem oque realmente é essa doença … naum desejo pra ninguem y’

  4. juniorcreps

    Publicado em 29/05/2011 às 16:27 [+]

    muito bom pois isto serve de alerta a muitas péssoas que querem alcançar a beleza superior mas não sabem que a saúde vem em primeiro lugar e acabam caindo em uma arapuca que o destino traça………OBS:se colocassem alguns comentários de pessoas que já sofreram com esses males o público iria acreditar mais pois veriam que issi não é brincadeira.!!!!!!!!!

  5. bruna

    Publicado em 11/08/2011 às 18:42 [+]

    amei as informações, tirei várias duvidas que eu tinha sobre a anorexia

  6. evellyn camila

    Publicado em 28/02/2012 às 22:50 [+]

    adorei as informaçoes que o texto mostra,me ajudou muito na pesquisa da escola E EU ACHO QUE ANOREXIA é uma doença muito seria.Valeuuu

  7. jeanice

    Publicado em 26/03/2012 às 10:20 [+]

    Tenho medo de ter anorexia.Mas com essa pagina ficou bem melhor saber como evitar essa doença.