Stevia – Adoçante natural, manipulação e curiosidades

Stevia é uma planta nativa do Paraguai que vem sido consumida por índios há séculos. Usada pra adoçar alimentos, em sua forma natural chega a ser até 15 vezes mais poderosa que o próprio açúcar.

Sua diferença mais marcante da maioria dos outros adoçantes é que ele é totalmente natural e sem contra-indicações. Ao contrário do Aspartame e da Sacarina que além de sintéticos, tem sido questionados pelos cientistas com possibilidade de ligação com casos de câncer.

Além de não variar a taxa de açúcar no sangue, o Stevia também inibe o surgimento de cáries e não contém calorias. Também é usada como medicamento em diversas partes da América do Sul, pois tem efeito antibacteriano que se deve a quantidade elevada de Vitamina C presente na planta.

Segundo os consumidores, este adoçante natural costuma deixar um leve gosto amargo na boca, o que não deve ser problema comparado as suas qualidades. Alguns adoçantes oferecem Stevia associado a outras fórmulas sintéticas enquanto alguns oferecem a Stevia pura.

Vale lembrar que o profissional nutricionista deve estar a par da sua dieta, principalmente em casos de diabetes.

•••