Qual a diferença entre os remédios de marca, genéricos e similares?!

Perguntas e respostas sobre remédios e medicamentos.

Qual medicamento tem o menor preço?! Qual remédio é melhor?! Como tenho certeza de sua eficácia?! Quais são as garantias?! Por que existem várias classes de remédios?! Como faço para descobrir se um remédio é similar ou genérico?! Abaixo estão todas as respostas para as suas dúvidas. Confira:

Remédios de Marca e/ou Referência

Além de serem os pioneiros em determinados tipos de doenças, estes medicamentos são têm eficácia e segurança garantida, pois estes passam por vários testes químicos e de bioequivalência, garantindo completamente o seu propósito.

Remédios Genéricos

Usam os mesmos princípios ativos dos medicamentos de marca, ou seja, são considerados clones perfeitos, garantindo assim sua eficácia, pois também passam pelos mesmos testes químicos e de bioequivalência. Na maioria dos casos são bem mais baratos que os de sua referência.

Remédios Similares

Como o próprio nome diz, é uma cópia similar ou aproximada do medicamento de marca em questão, mas cuidado, pois este tipo de remédio não passa por nenhum teste químico nem de bioequivalência. Trocando em miudos, sua eficácia não é garantida.

2 comentários

  1. Franci23

    Publicado em 30/11/2009 às 09:27 [+]

    Vale lembrar que os genéricos também podem ter a sua eficácia colocada em cheque, pois eles não são “cópias” dos remédios que conhecemos e tomamos normalmente e sim de medicamentos que fizeram o menor preço nas licitações, ou seja, nem sempre foram usados aqueles que conhecemos. Assim é de se esperar que possa, ter sido usados qualquer outro remédio equivalente.

  2. ari

    Publicado em 20/12/2010 às 11:56 [+]

    as bulas sao exageradas no tamamno,nem sempre tamanho tem qualidade.evitar termos tecnico,usar palavras claras do tipo:dor de cabeça e nao cefaleia etc