Programa Ciência Sem Fronteiras – Bolsa de estudos grátis nos EUA

Esta é uma grande oportunidade para você que é estudante de graduação e gostaria de concluir ou intermediar parte de seu curso superior fazendo intercâmbio nos Estados Unidos da América. O governo federal está disponibilizando cerca de 75 mil vagas para alunos brasileiros estudarem no exterior.

Inscrição e regras

Apesar de suas chances de ir morar e estudar numa universidade norte-americana serem grandes, será necessário comprovar que fala inglês fluente, ou seja, você precisa tirar, no mínimo, 80% no exame Toefl-Ibet Test que será realizado antes de você conseguir seu embarque garantido. Além disso, o estudante e candidato a uma vaga no Programa Ciência Sem Fronteiras deve estar com mínimo 40% do curso superior concluído e máximo de 80% para estar apto a realizar sua inscrição.

As universidades públicas, particulares e à distância serão responsáveis por realizar a seleção dos alunos e encaminhar os inscritos para o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que, por sua vez, escolherá qual deles estão prontos para estudar uma temporada nos EUA.

Inscrição individual

Caso você não seja escolhido pela universidade ou faculdade na qual estuda, poderá também realizar uma candidatura individual, desde que tenha entrado através do ProUni (Programa Universidade Para Todos) ou SiSU (Sistema de Seleção Unificada) com nota acima de 600 pontos. Caso tenha conquistado ou ganhado algum prêmio acadêmico como Iniciação Científica, Jovem Cientista, Olimpíadas de Ciências e Olimpíadas da Matemática também estará apto a se inscrever individualmente.

Bolsa de estudos e ajuda de custos

Para os estudantes aprovados, o Capes vai arcar com o pagamento das mensalidades universitárias, passagem aérea de ida e volta e uma ajuda de custo pessoal de 300 dólares durante um ano. Se a universidade na qual você foi aprovado não oferecer nenhum tipo de refeição e alojamento estudantil, lhe será concedida uma bolsa de estudos integral no valor de 1800 dólares por mês.

Então, se você já fez sua inscrição, fique atento com a primeira chamada de estudantes interessados em estudar em universidades norte-americanas. Já que o embarque deve ocorrer logo em seguida. Boa sorte!

•••