Por que os portais roubam notícias da blogosfera e desconhecem trackbacks?!

É por essas e outras que eu não entro em portais de notícias como o Terra há muito tempo. Eles simplesmente desconhecem o termo trackback. Eles simplesmente desconhecem o termo link. Eles simplesmente desconhecem que a notícia publicada em sua home foi retirada de um blog. Eles simplesmente desconhecem o termo crédito. E é justamente por isso que eu nunca vou colocar link para estes portais aqui no celsojunior.net. – Já que eles querem fogo cruzado, que tenhamos fogo cruzado…

Portais quase nunca criam sua própria notícia. Portais quase sempre fazem re-blog, re-post, copy e past, Ctrl+C e Ctrl+V de um determinado assunto. Portais são mal vistos pela blogosfera a fora. Mas o povão, aquele que ainda está por fora do assunto, continua sem saber de nada. Acho que chegou a hora de colocar um ponto final nisso. E se alguém quiser me seguir, que lancemos uma campanha contra os portais, pois eles não são os donos da verdade.

Eu até gostaria de saber como seria trabalhar na redação desses grandes portais. É claro que seria uma maravilha, ou alguém ainda duvida disso?! Já posso até imaginar o papo que rola entre os redatores, funcionários, copiadores ou sei lá o quê:

– Marcão, meu velho! De que blog vamos roubar as quentinhas de hoje, hein?!
– Ah! Entra no seu agregador de feeds aí e vê o que pode ser aproveitado…
– Marcão, tem algumas notícias muito interessantes aqui, mas são de 3 dias atrás.
– Foda-se! Pega essas mesmo e publica com a data de hoje. Só não cita a fonte, ok?!
– Sim, sim… Eu sei que nós somos exclusividade.

Abaixo segue uma tentativa de contato que fiz com o Terra há alguns dias atrás e que até agora não obtive nenhuma resposta. Nem mesmo uma resposta formal da empresa eles tiveram a educação de me enviar.

<início>
Boa tarde, eu sou blogueiro e estou levantando certas teorias sobre todos os portais brasileiros em relação a pingbacks, trackbacks e direitos autorais sobre determinadas notícias que vocês publicam.

Indo direto ao assunto, gostaria de uma posição do Terra Network em relação às suas notícias publicadas no portal. Já que, em sua grande parte, vocês as publicam sem ao menos darem os devidos créditos às verdadeiras fontes. Fontes estas, que estão na blogosfera propriamente dita.

É por isso que gostaria que vocês me informassem por que o portal Terra nunca exerce o direito de dar esses créditos a quem realmente lançou a fonte em primeira mão. É alguma política interna ou algo parecido?!

Gostaria de receber uma resposta, mesmo que seja mal-criada.

Desde já agradeço a compreensão de vocês.

Abraço,
Celso Junior

<fim>

Tirem suas próprias conclusões. E se estiverem a fim mesmo de levantar uma campanha contra os portais, já sabem que o meu apoio é incondicional.

14 comentários

  1. Cab

    Publicado em 14/02/2007 às 19:19 [+]

    É complicada essa situação, faz um teste que nem eu tô fazendo aqui, eu coloquei o feed de notícias sobre informática do G1 ao lado do da Folha Online e as notícias SEMPRE tem o mesmo título e o conteúdo praticamente igual.

    Então talvez o problema não esteja lá e sim na agência de notícias que alimenta eles.

  2. celsojunior

    Publicado em 14/02/2007 às 19:25 [+]

    Cab,

    Mas o problema é que se não fizermos nada, quem acaba sempre se fudendo são os mais fracos…

  3. Leonardo Pessoa

    Publicado em 14/02/2007 às 20:08 [+]

    Concordo.
    Campanha, então? Eu apoio.

  4. Rafa

    Publicado em 15/02/2007 às 00:34 [+]

    Eu acho que eles só citam a blogosfera quando a notícia tá envolvida com ela.

  5. Marcellino Junior

    Publicado em 15/02/2007 às 04:21 [+]

    Eu tenho uma idéia…
    Se der certo essa campanha.. por baixo dos panos.. entre em contato com blogueiros formadores de opiniões e durente 1 ou 2 dias, postem uma penca de noticiais falsas com o intuito de pegar os grandes portais copiando no flara e acabarmos com a credibilidade deles.

  6. Alessandro Martins

    Publicado em 15/02/2007 às 08:57 [+]

    Oi, Celso! Sou editor de conteúdo do portal Bem Paraná (www.bemparana.com.br) pela manhã. Gostaria de deixá-lo ciente que sempre que usamos uma informação de um blog costumamos dar o crédito e o link. Eu pelo menos. No entanto, isso não é muito comum. Como nos concentramos em notícias locais – e é raro um blog tratar disso com a linha editorial aqui do jornal – e, eventualmente nacionais, que obtemos de uma agência especializada. Algumas vezes, para a página de variedades ou para a página de informática eu usei algo de algum blog, mas pode crer que dei o crédito e o link.

    Se o crédito, pelo menos, não é dado, o blogueiro pode e deve acionar a Justiça.

    Abraços!

  7. celsojunior

    Publicado em 15/02/2007 às 10:05 [+]

    Alessandro,

    Entendo perfeitamente o seu ponto de vista, meu amigo. Sem contar que você é blogueiro igual a mim. Logo, acredito que você sabe muito bem o que é publicar algo e em seguida ver um portal como o Terra e/ou UOL publicarem a sua idéia e não te darem nenhum crédito.

    Abraço, cara!!!


    Marcellino,

    Confesso que esta pode vir a ser uma grande idéia! haha…

    Abraço.


    Rafa,

    Pois é, já percebi isso. E quando a notícia não tem nada a ver com a blogosfera, mas foi justamente a própria “a” blogosfera que soltou, os portais não pensam nem duas vezes antes de copiar, plagiar ou sei lá quê!

    Abraço.

  8. celsojunior.net » Blog Archive » Enfim uma resposta do Terra sobre trackbacks

    Publicado em 05/03/2007 às 18:37 [+]

    […] há algumas semanas atrás eu publiquei um artigo onde fazia a seguinte pergunta: Por que os portais roubam notícias da blogosfera e desconhecem trackbacks?! E somente hoje, mais precisamente agora, eu recebi uma resposta da Central de Relacionamento com o […]

  9. Cobra

    Publicado em 08/03/2007 às 17:08 [+]

    Celso,

    concordo contigo cara. Eu não linko portais. Eu tiro um print, mantenho o logo e utilizo o jpg para ilustrar o que escrevo.

    Essa prática canalha dos portais que “roubam” criações de blogs ou quando citam os blogs, não utilizam links. A única coisa que eles poderão e irão alegar sempre, é que não foi exibido o local onde isso ocorreu. Por isso te sugiro a sempre que identificar um caso desses, tire print screen. Contra fatos, não haverá argumentos.

  10. Vingador

    Publicado em 08/03/2007 às 19:14 [+]

    Tempestade em copo d’água.
    Se quiser que eles publiquem sempre a fonte dos seus textos, fique de olho no site deles 24 horas por dia.

    Qualquer um de nós está sujeito a isso (esquecer de citar a fonte, ou desconhecê-la).

    Babaquice!

    (e quero só ver se você vai publicar esse meu comentário ou vai censurá-lo – já que não vai com a sua linha de pensamento).

  11. celsojunior

    Publicado em 08/03/2007 às 19:19 [+]

    Vingador,

    Eu não sou ditador para censurar um comentário. Obrigado por deixar a sua opinião. Acho que cada um tem seus motivos para pensar da forma que lhe convém. Aceito qualquer tipo de crítica, construtiva ou destrutiva.

    Abraço, meu velho!

  12. La muerte de Maradona: será que los hermanos leram meu artigo?! – celsojunior.net

    Publicado em 26/04/2007 às 10:24 [+]

    […] detesto linkar portais, mas esta notícia […]

  13. Mulheres gostosas e quase nuas você só encontra na Fórmula 1 – celsojunior.net

    Publicado em 26/08/2007 às 23:13 [+]

    […] 26th, 2007 Lendo uma matéria no Portal Terra (sem trackback, pingback e afins) constatei que lugar de mulher bonita é dentro dos GP’s que acontecem, em sua maioria, em […]

  14. Fotos das mulheres policiais e bombeiros militares mais lindas do Brasil | Diário de um Policial Militar

    Publicado em 07/05/2008 às 15:40 [+]

    […] Que mal há em colocar os créditos? Isso não é exclusividade da Portal PMGO, vários dos ditos “grandes portais” desconhecem os termos trackbacks, links e créditos. Lamentável. Bastaria colocar uma frase (pode ser com letras diminutas, no final do post), dizendo […]