Na minha opinião, o que significa The Sims, Orkut, MySpace e Second Life?!

O que é The Sims?!

Voltando alguns anos no tempo, ficamos diante do jogo mais revolucionário daquela época, o [BP]The Sims[/BP] que, segundo os nerds de plantão, ainda é o [BP]jogo[/BP] mais viciante de todos os tempos. Argh! Tenho pavor quando vejo alguém passar horas e mais horas diante do [BP]PC[/BP] jogando algo sem nenhum objetivo sequer. Mas enfim, The Sims é um jogo meia-boca onde você cria o seu personagem e participa de uma comunidade virtual e interage com todos à sua volta, sendo eles seus vizinhos, seus amigos, ladrões, golpistas, etc. Mas o que realmente me intriga é quando se usa cheats para ganhar dinheiro.

Na minha época de gamer-maníaco eu sempre abolia todos os tipos de cheats. E por falar nisso, bons tempos em que eu adorava passar as madrugadas jogando [BP]Need For Speed[/BP], [BP]Grand Prix[/BP], [BP]WarCraft[/BP], Quake, Doom, Phantasmagoria, Alone In The Dark, Red Alert, Commandos…

O que é Orkut?!

Depois do The Sims, que simulava uma vida virtual, mas que só tinha “você” de real na história toda, um funcionário extremamente nerd do nosso guru inventou o tão aclamado Orkut, que por muitas vezes foi confudido e zuado como Yakult ou como Iorgute (com direito a erro agressivo de português, não é mesmo, Professor Pasquale?!). O projeto realmente era revolucionário, e ainda é! Mas eis que surge o brasileiro nessa história e se apaixona perdidamente pelo mesmo. E o inevitável aconteceu: o FDP do brasileiro infelizmente o invadiu. Existem casos que até animais de extimação têm seus perfis expostos no Orkut. Banalizou geral… Bem coisa de brasileiro mesmo! Por isso, todos os gringos perderam o tesão com o Orkut, o deixando inteiramente às moscas, ou pior dizendo, inteiramente para o brazucas de plantão.

O que é MySpace?!

Em contra partida, lançaram o MySpace. Bem diferente do Orkut, que preserva um visual limpo e sem nenhum tipo de firula. Ou seja, o MySpace vive cercado de propagandas por todos os lados, é ultra capitalista, mas aos poucos foi ganhando espaço e ficando cada vez mais famoso que o seu concorrente direto, principalmente devido às suas facilidades disponibilizadas para os seus usuários, como fotologs, blogs, forums, grupos de usuários entre outros. E graças a Deus este serviço ainda não foi deturpado e muito menos corrompido pelos brasileiros, que são considerados por muitos gringos como a escória digital.

O que é Second Life?!

O projeto Second Life é ultra inovador, e mesmo já sendo bem conhecido por todos que circulam pela web com certa freqüência, foi só o Fantástico exibir uma reportagem sobre o assunto que o brasileiro (PQP! Mais uma vez o maldito brasileiro…) se viu na obrigação de participar (ainda mais) deste [BP]simulador[/BP] de vida real, o que pra mim, não difere em quase nada de mais uma rede social. Porém, pelo menos podemos interagir virtualmente (3D) com outros participantes simulando realmente uma segunda vida(!), onde você pode ter amigos, trabalhar, ganhar seu próprio dinheiro ($$$) que, mais tarde, pode ser convertido em dólares de verdade! Sério… Já existem pessoas ganhando muito dinheiro por aquelas bandas.

Conclusão

Daí eu fico pensando comigo mesmo… Por que as redes sociais chamam tanto a atenção do brasileiro?! Aliás, deixa eu reformular a minha pergunta… Por que este tipo de projeto atrai tantas pessoas, não só brasileiros, mas uma infinidade de cidadãos de diferentes países?!

Por mais que eu adore a web e todos os prazeres que ela me proporciona, eu ainda gosto de passear de [BP]bicicleta[/BP] ao entardecer, eu ainda amo pegar meu carro e sair dirigindo por aí sem destino previsto, eu adoro jogar futebol no campinho de várzea aqui perto de casa, eu amo ir para o clube malhar, fazer sauna, jogar [BP]tênis[/BP]… Eu amo ir para um boteco tomar cerveja, cachaça, vodka e/ou caipirinha com os meus amigos. Já ia me esquecendo que eu também adoro jogar sinuca e ir para a balada! Sem contar, óbvio, que eu também amo beijar na boca de verdade, assim como eu também amo transar, fazer sexo, fazer amor (entenda de qualquer jeito!) de verdade… ao vivo! E é justamente por estes simples motivos e também por muitos outros que eu ainda prefiro a minha vida real.

10 comentários

  1. Alexandre Fugita

    Publicado em 17/02/2007 às 12:29 [+]

    Olá Celso!

    Tem aquela teoria do Sergio Buarque de Holanda sobre o Homem Cordial que foi usada para explicar pq os brasileiros adoram uma rede social, mais especificamente o orkut. Dá uma olhada:

    http://webinsider.uol.com.br/index.php/2004/07/04/o-homem-cordial-e-o-desprendimento-brasileiro/

  2. jonathan.

    Publicado em 17/02/2007 às 17:22 [+]

    assim, espero que a equipe infeliz o fantástico não resolva fazer uma matéria sobre o myspace pra levar o nosso lixo, quer dizer, a nossos internautas pra lá.

    e the sims é o jogo mais viciante que existe sim.

  3. Rafael

    Publicado em 18/02/2007 às 18:41 [+]

    O second Life não é Inovador… Já ouviu falar de Active Worlds??

    Usei muito em 1999

    Excelente post, abraços

  4. Li

    Publicado em 19/02/2007 às 10:56 [+]

    As pessoas só querem fugir da realidade.

    Se vicia e faz mal, deveria ser proíbido, não acha?

    É isso.

    bjs

  5. Diogo Azevedo

    Publicado em 19/02/2007 às 11:41 [+]

    Parceiro,
    o MySpace é bem mais antigo que o orkut, e antes dele já tinha o Friendster…

  6. Alessandro Martins

    Publicado em 20/02/2007 às 16:04 [+]

    Eu também prefiro andar de bicicleta e tomar um pingado e um pão com manteiga na esquina. Não tive paciência com o Second Life. Uma hora dessas eu dou outra chance pra ele…

    Abraços.

  7. Maysa

    Publicado em 25/02/2007 às 03:02 [+]

    Nao troco minhas horas de lazer fora do micro por redes sociais nemmmmmmmm

  8. eu queria que vcs falacem do futebol não de bestera

    Publicado em 05/07/2007 às 13:55 [+]

    O futebol é o desporto colectivo mais praticado no mundo. É disputado num campo retangular por duas equipas, de onze jogadores cada, que têm como objetivo colocar a bola dentro da baliza adversária, o maior número de vezes sem usar as mãos e braços. Esse objetivo é chamado de gol (Brasil) ou golo (Portugal). A meta, baliza, goleira ou gol é um retângulo formado por duas traves ou postes verticais, perpendiculares ao solo, uma trave ou travessão paralela ao solo e uma faixa branca posicionada no gramado exatamente abaixo do travessão. Ali fica posicionado o goleiro, ou guarda-redes, que é o único jogador com permissão para colocar as mãos na bola (apenas dentro da sua área), defendendo o gol (exceto na cobrança do arremesso lateral, onde o jogador deve lançar a bola para dentro do campo com as duas mãos). Uma partida de futebol é vencida pela equipa que marcar um maior número de gols. O torneio mais prestigiado do futebol é a Copa do Mundo Fifa, os maiores vencedores são Brasil (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), Itália (1934, 1938, 1982, 2006) e Alemanha (1954, 1974, 1990).

  9. Thiago

    Publicado em 30/11/2007 às 18:15 [+]

    Aind bem q tu se incluis em “lixo da internet mundial” sendo brasileiro…

    Tenha mais respeito por teu país, NERD…

  10. gabrielle

    Publicado em 25/08/2010 às 11:14 [+]

    quero the sim no meu orkut