O Banco Central e os cheques em moeda estrangeira

O Rafael publicou um artigo onde levanta a dúvida se o Banco Central vai implicar com o cheque do Google Adsense e, lendo os comentários do seu próprio artigo, o Augusto Campos disse o que eu já sabia, mas pelo visto a grande maioria dos blogueiros ou até mesmo pessoas que recebem cheques em moedas estrangeiras vindas de outras fontes, provavelmente estavam com a mesma dúvida.

Será que o Banco Central vai bloquear a troca desses cheques?! Ou, somente os cheques vindos do Google?! Enfim, se você já tem algum cheque em dólar ou de qualquer outra moeda estrangeira em mãos, então você pode efetuar a troca normalmente, sem problema algum. O problema que envolveu o Google foi justamente com o envio desses cheques via Courier e não com o cheque em si. Os cheques estão todos normais. É como disse o Cardoso, o Google não tem culpa e muito menos rasga dinheiro.

Eu mesmo recebo todos os meses cheques de empresas internacionais referentes a serviços freelances que eu faço como designer, só que estas empresas me enviam os cheques por correspondência comum, o que dificulta o bloqueio do mesmo pelos ditadores corruptos brasileiros. Mas isso não quer dizer que eu não estou cumprindo com o meu dever de cidadão (leia-se: obrigações legais), ou seja, eu sempre paguei e vou continuar pagando os meus impostos, mesmo achando a tributação brasileira extremamente corrupta.

Mas enfim, hoje mesmo o Banco Rendimento já efetuou um DOC/TED na minha conta com a conversão de um cheque em Dólar Americano (USD) para Real referente a um freelance de Natal que eu fiz para o deviantART no mês passado, mas cujo cheque só me foi entregue há menos de 10 dias atrás. E acho que só nos resta esperar a solução para esse impasse entre Google versus Brasil. Mas que esperemos sentados, pois já estamos carecas de saber como são as coisas por aqui, não é mesmo?!

3 comentários

  1. Copiador Descarado

    Publicado em 15/01/2007 às 21:23 [+]

    É, acho que meu primeiro cheque vai ter que ficar mais um pouco na terra do Tio Sam…

  2. luiz parreira

    Publicado em 22/04/2009 às 13:27 [+]

    o rendimento trocava cheques pra mim ha 3 anos.. agora implicaram com os cheques da medley (adultfriendfinder, amigos e etc.) e nao trocam mais para estas empresas… boka fora do banco rendimento.

  3. Sandro Rocha

    Publicado em 15/06/2009 às 22:11 [+]

    Recebi um cheque da Adultfriends e agora como faço para colocar a mão nesse dineheiro onde poderei troca-lo ou depósita-lo sou cliente bradesco,posso depósitar em minha conta???? se alguém souber agradeço pela ajuda!