Nada é mais irônico que a própria seriedade…

Definição de ironia segundo a Wikipedia:

“Ocorre ironia quando, pelo contexto, pela entonação, pela contradição de termos, sugere-se o contrário do que as palavras ou orações parecem exprimir. A intenção é, geralmente, depreciativa ou sarcástica, embora o sarcasmo tenha um tom mais agressivo.”

Já vi casos de blogueiros desabilitarem os comentários de seus artigos por causa da falta de [BP]sensilbilidade[/BP] do leitor/comentarista uma vez que, ao ler determinado post, acha que tudo que continha nele era a mais [BP]pura verdade[/BP], sem ao menos imaginar que rolava uma certa [BP]dose de ironia[/BP] ou até mesmo uma pitada de humor ou brincadeira para com o mesmo.

Acho que agora estou começando a entender seriamente a teoria do Cardoso de que realmente existem os leitores de títulos. Aqueles que lêem apenas o título e esquecem do principal, do conteúdo que vem logo abaixo. E para falar a verdade, acho que rolava até uma tese mais abrangente sobre isso…

No meu artigo sobre o próximo sistema operacional da Microsoft, o Vienna, podemos ver um exemplo ao vivo disso. Comentários dizendo que o Vienna já era cogitado antes mesmo que o Windows Vista fosse lançado. Pelo amor de Deus!!! Eu não quero saber se ele já estava sendo cogitado, aliás, eu até já sabia, mas meu objetivo eram as ironias que envolviam o texto em questão, que brincasse um pouco com o leitor e também com a [BP]Microsoft[/BP], mas fica difícil quando algumas “[BP]pérolas[/BP]” não entendem o recado e começam a querer corrigir uma brincadeira.

Eu sei que a linha entre seriedade e ironia é muito tênue, mas se você já acompanha este blog há algum tempo, poderá perceber que eu adoro fazer ironias seguidas de sarcarmos e até de brincadeiras. Eu sou crítico e, como todo crítico, também adoro abordar [BP]temas delicados[/BP] para tirar algum proveito dos mesmos. Fui claro agora, cara-pálida?! Ou ainda quer que eu explique tuuudo de novo?!

5 comentários

  1. Aluísio Sabas

    Publicado em 13/02/2007 às 15:37 [+]

    Sem ironia tudo fica insosso, ironia é a opinião pos-moderna do mundo atual, mas também por conta da banalização de muitos assuntos concorda celso?

  2. Carol.

    Publicado em 13/02/2007 às 20:29 [+]

    Situações destas possibilitaram a difusão da máxima: “entendeu ou quer que desenhe?”

    Vivas à ironia, ao sarcasmo e afins…

  3. Rodrigo P. Ghedin

    Publicado em 16/02/2007 às 16:04 [+]

    Volto a repetir: ironia e sarcasmo são bem diferentes, e no referido texto, não há ironia, há apenas sarcasmo.

    Não subjugue a inteligência do seus leitores. Escreva para eles como gostaria que escrevessem para você ;).

    []’s!

  4. celsojunior

    Publicado em 16/02/2007 às 16:14 [+]

    Tudo bem, Rodrigo, mas este assunto já deu!

    Vamos curtir o Carnaval, cara. É tempo de folia, diversão, cerveja gelada, mulheres lindas, etc, etc, etc…

    Abraço, meu velho!!! 😉

  5. J. Blanca

    Publicado em 21/07/2008 às 10:45 [+]

    Eu te entendo, tambem ja encontrei algums “perolas”, mas essa é a grça de ter blog, interagir com todo tipo de gente e bla bla bla