HHD – Armazenamento de dados híbrido HDD e SSD

Agora que você sabe o que significa SSD, podemos dizer que o significado e a definição de HHD ou HD Híbrido (em inglês: Hybrid Hard Drive) é uma forma encontrada para que o disco de estado sólido (SSD) possa trabalhar junto com o HDD (disco rígido tradicional). Ou seja, em um HHD é possível encontrar tanto o sistema magnético de leitura e escrita quanto a memória flash que, desta vez tem a função de um buffer de leitura mais robusto e eficaz.

Explico: ao contrário do buffer de leitura dos antigos HD’s que armazenavam poucos dados e apagava-os toda vez que o computador ou notebook fosse desligado, o HD Híbrido faz com que a sua memória flash mantenha os dados armazenados o tempo que o usuário/sistema achar necessário. Desta forma consegue-se velocidades bem maiores que as encontradas em HD’s comuns. Sem contar com a economia de energia do próprio HD que trabalha bem menos quando esse tipo de buffer está ativo.

Em comparação com o SSD, o HHD consegue efetuar a leitura e gravação de grandes blocos de dados automaticamente nos pratos magnéticos, já que a memória flash é mais lenta para arquivos deste porte. O preço do HD Híbrido também é relativamente mais barato que o preço do SSD.

•••