Curso superior à distância vale a pena?!

Matrículas abertas e vagas ilimitadas!

Eu, sinceramente, não sei até que ponto fazer pode-se fazer milagre um curso de graduação à distância, com aulas via satélite uma vez por semana e fazendo provas/avaliações a cada dois meses.

Longe de mim ter a mente preconceituosa com relação aos profissionais que são diplomados desta forma, mas o que pensa o mercado de trabalho sobre isso?! Será que está preparado para tamanho avanço?!

Óbvio que a praticidade de se estudar a hora que quiser é sagaz perfeita, porém, todavia, entretanto, se na faculdade os alunos não têm noção de absolutamente nada, imgina quando ele ficar com dúvida naquela equação de física quântica…

48 comentários

  1. Pedro Cardoso

    Publicado em 12/09/2007 às 14:30 [+]

    Celso, não sei qual é a novidade neste post. Porque 80% dos alunos de curso superior no país praticam o ensino à distância. À distância da sala de aula, e mais próximo de uma latinha de cerveja para ser mais exato.

    Abraços.

  2. FISICOMALUCO.com » Professores colaboram com o processo de burrotização da educação.

    Publicado em 12/09/2007 às 15:42 [+]

    […] Lendo uma matéria hoje comprovei minha teoria, o Enade (avaliação que o MEC faz dos cursos superiores) prova que os alunos que fazem a modalidade do ensino superior à distância apresentam melhor rendimento que os alunos que frequentam as aulas com professores e quadro negro, ou seja, o sistema tradicional. O celsojunior acha que não. […]

  3. Ramon

    Publicado em 18/09/2007 às 15:24 [+]

    – Boa tarde

    Penso que em alguns cursos, tanto faz se é presencial ou a distância. Podemos dizer que o rendimento é o mesmo. O que me preocupa é a banalização dessa modalidade de ensino. Quanto ao comentário do do celsojunior, acho desnecessário e de certa forma já pré-concebido. Quando tentavam abolir a escravidão de negros no Brasil no século XIX, uma das bases para se opor era dizer que o negro não teria como se sustentar sozinho. Uma idéia pré-concebida, que vinga até nossos dias……

  4. Penha

    Publicado em 17/10/2007 às 22:32 [+]

    Creio que é a evolução dos tempos. Em plena Era da tecnologia fazer um curso superior on-line não é “o fim do mundo”. Estamos caminhando para isso. De preferência se for gratuito porque assim, vai ser possível acabar com a exploração econômica no ensino, já que é obrigação de um país que deseja se envolver na tal globalização, oferecer mais oportunidades de que seus cidadãos se preparem gratuitamente para enfrentar a concorrência, hoje desigual, no mercado de trabalho. Assim, algumas pessoas poderão ficar ricas sim, mas não por explorarem o lado corrupto dos que governam, montando faculdades impagáveis para muitos que trabalham só para pagar tais cursos, muitas vezes, não exercendo depois tal profissão.
    Acho que tem professor acomodado com medo de ficar desempregado,(atualizem-se!) alunos já formados com “dor de cotovelo”, por ter amargado talvez quatro anos numa cadeira da facu e talvez, não terem aprendido nada.
    Tem muita gente autodidata e capaz por aqui. Eu aposto em que vai dar certo. O excesso de desigualdade é uma característica típica da pobreza dos países com excesso de corrupção.

  5. adriana pereira amorim

    Publicado em 20/10/2007 às 21:58 [+]

    concluir o curso técnologo em administração e pequenas médias empresas, mas confeço que ando muito triste em relação aos comentários que andam publicando sobre o mesmo. Há muita diferença desses cursos em relação aos cursos tradicionais? Qual as vantagens e desvantagem que tenho sobre o mesmo?

  6. Rodnei Fernandes

    Publicado em 05/11/2007 às 23:19 [+]

    Seria prudente o Sr. Celso pesquisar nas recentes provas do Enade quais foram os resultados obtidos. Quem faz o aprendizado é o aluno, tanto a distância quanto no presencial. De que adianta o corpo presente e a mente distante. O inverso é verdadeiro. Preconceito aliado a ignorância resulta no comentário supramencionado.

  7. Espiã

    Publicado em 07/11/2007 às 16:38 [+]

    Sr. Celso!

    Sinceramente não sei qual o seu problema. Mas quando for fazer um comentário sobre qualquer assunto e pensar em colocar na web, por favor, pesquise antes, se atualize e veja o mundo como uma constante mudança.(atualização, modernidade,tecnologia…).
    Sou professora de uma escola publica onde lá varios alunos fazem cursos a distância, e alguns pretendem até
    fazer uma graduação, talvez não por escolha, mas por necessidade…(horários flexíveis,prestações mais em conta, em casa, sem transporte…)enfim.
    Mas comentários assim, sem conhecimento e com um grau de preconceito… Frustram essas pessoas, desanimam, porque gera preconceito. “Será que aquele que fez uma graduação tradicional é melhor que eu que fiz à distância”, essa dúvida fica, depois de lerem “coisas” como o seu texto. Muitos desses já com outros tipos de preconceitos… raça, cor, credo, idade, etc.
    A escola não faz o aluno. O ALUNO FAZ A ESCOLA.
    QUEM É BOM.É BOM!!!!!!!!!

  8. Espiã

    Publicado em 07/11/2007 às 16:47 [+]

    Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”
    Fernando Pessoa

    “Nada que é feito com amor, é pequeno ou sem valor.”
    J. Hamilton M. César

  9. Gustavo

    Publicado em 18/11/2007 às 12:45 [+]

    Estou pensando seriamente em fazer um Curso de Graduação a distancia na área de tecnologia, e se por um lado esse post nos faz refletir se realmente “vale à pena” fazer, os comentários desse post são extremamente inteligentes nos fazendo refletir mais ainda sobre nossa ignorância.
    Existem faculdades presenciais que desrespeitam os alunos de forma absurda, com mensalidades de 300 reais mais cara que outras faculdades, greve feita de forma indiscriminada, total falta de organização no curso, falta de professores constantes, e mesmo assim o ensino à distancia é visto de forma inferior as essas faculdades!!!!!

  10. Stênio

    Publicado em 20/11/2007 às 16:48 [+]

    Faço faculdade a distância e sei bem o que é isso.
    Estou adorando a comodidade e praticidade. É uma necessidade e uma realidade. Já que muitos alunos em aulas presenciais só sabem é formar turmas em finais de semana e sair bebendo por aí em faculdades com aulas presenciais, algumas delas são assim. Porque não aceitar essa modalidade de ensino. Quem fala dessa modalidade é como ter preconceito ao semelhante. Muitos precisam fazer uma faculdade nessa modalidade pois não tem muito tempo pra sala de aula. Graças a DEUS que elas existem. DEUS me livre de faculdade por aí que só sabem é cobrar do aluno, já exausto de tanto trabalhar; cobrar de todas as formas. Ao final, nem sempre passam. Stênio

  11. andreia s.flanigan

    Publicado em 22/11/2007 às 00:08 [+]

    Ola,eu tenho enteresse em fazer um curso superior a distancia.o que devo fazer de inicio alguma prova ou inscricao.um abraco Andrea.

  12. Elisabete

    Publicado em 02/01/2008 às 23:06 [+]

    Achei muito infeliz o comentário do sr.Celso, estou cursando História a distância porém com encontros uma vez por semana e está sendo ótimo. Tiramos dúvidas, realizamos provas e trabalhos e me sinto mais envolvida no processo de aprender do que quando frequentei uma faculdade presencial. Sem falar no custo que é bem menor. O que é necessário é um controle para que este ensino a distância não seja alvo de picaretagem.

  13. Felipe Raposo

    Publicado em 11/02/2008 às 16:53 [+]

    Como tudo que é novidade no Brasil, acho que já começamos mal!! Li alguns comentários, e confesso fiquei um pouco espantado! Cada vez mais deixamos de olhar pro futuro, nos preocupando apenas com o preço e a comodidade, esquecendo o principal, o valor da vida, da educação, o trato com o próximo, a qualidade do ensino!! Um profissonal de um curso de licenciatura, o famoso “Professor”, já ganha mal! E agora tem que disputar mercado com aparelho de TV via satélite!!! É brincadeira!!!!!!!

  14. Curso superior à distância: conheça as melhores faculdades e universidades – celsojunior.net

    Publicado em 14/02/2008 às 15:05 [+]

    […] se você procura por cursos superiores à distância de graduação, sequenciais e/ou pós-graduação Lato Sensu, o MEC, Ministério da Educação liberou uma lista contendo não apenas as melhores […]

  15. Marcos Fabian

    Publicado em 17/02/2008 às 11:39 [+]

    Queria ouvir comentários de quem ja está cursando à distancia. Saber a opnião de quem vive isso. Vou começar em março o curso à distância, por ser mais barato e por falta de tempo também. Mas, ainda estou com dúvidas quanto a aceitação do mercado, dificuldades em tirar dúvidas em diversos assuntos, certamente a resposta não virá tão rápido quanto você precisa, etc…

    Aguardo. Abraços.

  16. Jackson

    Publicado em 26/02/2008 às 18:26 [+]

    Celso, concordo com voce a respeito do comentário. Não concordo com a questão dos preconceitos, mas afinal, como formar um professor de séries iniciais a distancia? Qual a maneira, a metodologia que ele vai aplicar nas crianças…. quantos erros, quantos acertos…. depois viram adultos fazendo cursos superioes a distancia por que não tem base educacional para buscar algo melhor para si…. Vamos parar de banalizar a educação nesse país…. É para isso que o governo quer cada vez mais ampliar esses cursos, para aumentar seu conceito frente a ONU, e outras organizações, e não para dizer que aqui sim, os educadores não bem pagos e tem uma formação de qualidade….

  17. Dilcéia

    Publicado em 06/03/2008 às 11:41 [+]

    Estou no 2° semestre do curso tecnológico em logística e a minha tristeza é a de não ter tido essa oportunidade quando era mais jovem. A Universidade (Centro Universitário Leonardo da Vinci) é super empenhada em acompanhar o aluno (temos 0800 onde tiramos todas as dúvidas quanto aos conteúdos estudados em sala de aula), incentivando o mesmo nos estudos, e ela é mais presente na minha vida acadêmica do que muitas universidades presenciais são na vida acadêmica de meus amigos. O monitor da minha turma não é professor, mas tem a postura de um coordenadondo os trabalhos, avaliações, tirando dúvidas e incentivando os alunos.
    Com certeza, eu ficaria um bom tempo falando dos benefícios dessa nova modalidade de estudo, pois estou amando estudar.
    Para quem estuda a distância quero dizer que vocês são muito mais do que vencedores, pois quem estuda a distância sabe que tem que querer aprender pois quem não quer cai do barco no primeiro semestre. No esino a distância é tudo ou nada. Preto no branco. Beijos e boa sorte para todos.

  18. Jossiane

    Publicado em 10/03/2008 às 09:54 [+]

    Bem, nem as universidades convencionais estão livre de ter um conceito ruim. Se prestarmos atenção, veremos que os Cursos a Distância são dados por Professores com muito conhecimento na área, um Doutor, um Mestre, e não so alguem que mal fez uma pós graduação. Um curso de Administração por exemplo, dado por um professor que nunca teve Empresa na vida também não deve ser lá aquelas coisas, mas é o que acontece em muitas universidades presenciais. Eu acho que o aluno que tem curso a distância tem uma cobrança muito maior do que um aluno convencional, pois tem que dominar o conteúdo sem estar todos os dias a comparecer na classe.

  19. Carlos Magno da Silva Fósse

    Publicado em 19/03/2008 às 19:44 [+]

    Quero saber, quais os cursos superiores que tem disponivel a distância online

  20. Carlos Magno da Silva Fósse

    Publicado em 19/03/2008 às 20:08 [+]

    Quais os Cursos Superiores a distância disponiveis no momento, e se tem Curso Superior de Direito online

  21. Fernando Klauk

    Publicado em 10/04/2008 às 08:21 [+]

    Os cursos superiores a distância são o resultado de uma evolução no ensino, nascidos da necessidade aplicada a uma nova realidade de vida, possibilitando que o próprio aluno escolha para sí a forma que melhor se adapta ao seu ritmo de vida. Ao contrário dos cursos tradicionais onde o aluno é que tem que se adaptar, “à força” a um ritmo imposto, desrespeitando as condições e limites do indivíduo como pessoa.

  22. Fernando Klauk

    Publicado em 10/04/2008 às 08:30 [+]

    Toda a mudança é difícil. A história nos mostra isso de modo inquestionável. Lí um comentário interessante sobre a relação entre os cursos tradicionais e à distância: “No ensino tradicional o aluno aprende a ser ensinado; à distância o aluno aprende a aprender”. Os dois são válidos; tem o mesmo valor. à distância se tem a comodidade de se escolher o horário e o local que melhor lhe aprouver mas o aluno faz, praticamente, um papel duplo: de aluno e professor de sí mesmo, onde a busca em aprender se constitui um método mais eficaz do que ficar passivo numa sala de alula.

  23. Janaína

    Publicado em 13/05/2008 às 16:51 [+]

    Adorei o “debate”!
    Parabéns pessoal.Hoje mesmo decidi buscar informações sobre cursos a distância e a leitura desta página só me fortaleceu!

  24. Fran Reis

    Publicado em 16/05/2008 às 13:57 [+]

    É uma pena que as pessoas pensem que porque não estudamos diante de quadro negro e um toco de giz, não seremos capazes de ensinar as futuras gerações.
    Eu sou aluna de um curso à distância e posso dizer, com propriedade, que não é tão fácil quanto se pensa. Temos que ter uma disciplina acirrada, mais até do que os alunos de cursos tradicionais.
    O fato de eu estudar à distância não quer dizer que serei menos capaz de transmitir conhecimento. Nos dias atuais, professores formados por centros acadêmicos tradicionais não tem respaldo algum para ensinar ou se fazer entender.
    O preconceito contra esta modalidade de ensino deve acabar, deve ser encarado como um estudo normal que requer atenção constante por parte do discente.
    Ledo engano de quem pensa que curso à distância é moleza.

  25. Milla

    Publicado em 22/05/2008 às 16:44 [+]

    Oi, pessoas, td bem?

    Meus caros, ñ acho que o curso superior ou qualquer outro curso à distância deve ser visto de maneira tão preconceituosa e tenho certeza que, quem o faz, tem igual ou até mais capacidade dos que os que cursam ou cursaram cursos presenciais e digo isto de cadeira, pois concluí o ensino médio através de supletivo à distância e hoje, depois de concorrer com milhares de pessoas graduadas em cursos presenciais, sou uma servidora pública federal, em um cargo e salário invejáveis. E não satisfeita, acabei de me inscrever em um curso de graduação… à distância. Se cuidem senhores preconceituosos, pois daqui a quatro anos estarão concorrendo comigo em algum concurso público que exija o nível superior e, sem sombra de dúvidas, uma das vagas será minha!!!!
    Arrogante? Nunca!!! Confiante? Sempre!!!!
    Bjs a todos q, como eu acreditam e lutam por uma vida melhor, nunca desistam dos seus sonhos!!

  26. ana paula

    Publicado em 04/06/2008 às 10:25 [+]

    Se o curso a distancia nao valesse a pena, nao averia cada vez mais faculdades famosas optando por essa modalidade: puc, unip, metodista e várias federais. Faco graduacao a distancia, e quem pensa q nao se aprende está muito enganado.vc tem q ler, fazer trabalho, provas. e nao tem mordomia do tipo, colocar meu nome do trabalho e nao fazer nada. gente assim nao fica no curso, pq sao punidos.
    eu adoro o curso, e aprendo muito com ele.

  27. Marta – ES

    Publicado em 07/07/2008 às 13:03 [+]

    Isto é mesmo coisa de Brasil. Depois de “rejeitar” os alunos cotistas nas universidades federais, agora estão querendo estigmatizar também os alunos que “realmente estudam” à distância? E essas faculdades particulares caríssimas, onde os alunos vão desfilar as roupinhas da moda e depois beber e gritar a noite inteira, que profissionais colocam no mercado?

  28. Gerson Luciano Teixeira

    Publicado em 11/07/2008 às 10:34 [+]

    Prezados amigos, eu estudo numa Universidade ( curso presencial ) eu fiz três disciplinas a distancia e aprendi mais do que as presenciais, porque você tem que se puxar. Hoje eu faço totalmente a distancia e vale a pena.

    Abr.

  29. Rita

    Publicado em 18/07/2008 às 16:37 [+]

    Com pouca informações, fiz vestibular e passei em uma faculdade a distância, estava com todas essas dúvidas, esses comentários me ajudaram muito nesse momento. Gostaria de acrescentar que o preconceito vai durar por muito tempo, mas tenho certeza que quem faz um curso a distancia, tem realmente interesse e que o bom profissional só depende do bom aproveitamento do aluno, seja aulas presenciais ou a distância, o mais importante é o que aprendemos e absorvemos o resto é intriga da OPOSIÇÃO. e vamos estudar isso é que importa. CONHECIMENTO….

  30. Herick

    Publicado em 21/07/2008 às 01:45 [+]

    Eu pra ser sincero já tive preconceito contra os cursos à distancia mas agora mudei de opinião porque pretendo fazer e vejo que dependendo da área é possivel sim ter um bom aproveitamento pois muitos cursos dependem apenas de muita leitura e só o aluno ter força de vontade. Agora cursos da área de exatas e saúde é impossivel aprender de fato por causa das aulas práticas. Eu sei muito bem porque curso medicina numa federal e quando chegamos no hospital temos no minimo 50% de aulas práticas. Eu quero fazer curso a distancia (duração 2 anos) porque eu sou policial rodoviario federal e não consigo conciliar por trabalhar em outro Estado e assim que conseguir remoção pra onde eu moro e estudo pretendo terminar o curso. Como gostaria de ter logo um curso superior enquanto eu não consigo essa remoção pretendo estudar disciplinas optativas na universidade federal e fazer esse curso a distancia que será mais facil por causa dos meus plantões e apenas um dia na semana de aula.
    Gostaria de saber se esses cursos a distancia têm valor legal para um candidato tomar posse no cargo de auditor fiscal da receita federal? Por que no edital do ultimo concurso vem assim:
    Escolaridade:
    Curso superior concluído, em nível de graduação.

    Alguém pode me tirar essa dúvida? E se vale também para o concurso de agente da Policia Federal?

    Antecipadamente obrigado
    Herick

  31. Marta – ES

    Publicado em 06/08/2008 às 13:07 [+]

    Heric

    Tem valor sim, Heric, desde que o curso seja reconhecido e autorizado pelo MEC. Justamente por causa das aulas de laboratório é que muitos cursos não podem ser ministrados à distância. Boa sorte!!!

  32. medeiros

    Publicado em 09/08/2008 às 19:26 [+]

    Sobre o curso a distancia,digo o seguinte: tanto faz a presença ou não,de todo jeito quem estuda é o aluno.Ele pode estudar na melhor faculdade que tem.Se não rever a matéria do assunto em casa,não adiante nada.Dúvidas podem ser tiradas ,hoje em dia ,na internete e livros bons.
    Hoje,faço faculdade Federal,e não vejo essas coooisas toda.

  33. VALTER

    Publicado em 22/08/2008 às 20:44 [+]

    Li todos estes comentários atenciosamente, reconheço que estava muito por fora sobre os cursos à distância, e aprendi muito com estes comentários, é legal saber que existe muita gente com a mente aberta e com a capacidade de enxergar realmete a realidade, parabéns a todos que se preoculpam com a melhoria do país de fato.
    Eu já estudei em faculdade pública como aluno presencial(FATEC) e concordo quando diz que a maioria vai a Facu apenas para exibir suas roupinhas da moda e desfilar pelos bares, mesmo em facu pública acontece muito estas coisas, infelizmente. Isso desestimula e muito os poucos alunos que vão e querem realmente aprenderem. Devemos rever nossos conceitos quanto a verdadeira realidade. Abraços pessoal!

  34. MARCONI SIMÕES

    Publicado em 22/09/2008 às 21:13 [+]

    Para se comentar qualquer tipo de assunto, e até apresentar o ponto de vista, é vital que se tenha conhecimento básico do tópico, falar que EAD não funciona sem conhecer o sistema, não devemos levar em consideração tal afirmação.

  35. EVELIN SALEL

    Publicado em 30/09/2008 às 13:29 [+]

    AULA PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA O QUE VAI FAZER DIFERENÇA ALÉM DO CONTEÚDO DAS MATÉRIAS É CLARO; É O VALOR E O ESFORÇO DO ALUNO EM SE DEDICAR AO MÁXIMO AQUILO QUE ELE SE DISPÔS A FAZER. EM MUITAS AULAS PRESENCIAIS OS ALUNOS VÃO, DEIXAM SEUS MATERIAIS EM CIMA DA CADEIRA E SAEM DE SALA SEM DAR O MÍNIMO POSSÍVEL DE VALOR; É POR ISSO QUE TEMOS POR AÍ MUITOS ADVOGADOS (POR EXEMPLO) QUE NÃO SERVEM PRA NADA, SÓ PRA DIZER QUE TÊM DIPLOMA. COMPLICADO NÉ? AGORA; O BRASILEIRO TEM QUE PARAR COM ESSA ESTÓRIA DE PRECONCEITO, É POR ESSE MOTIVO QUE NÃO VAI PRA FRENTE. NO MUNDO FUNCIONA A LEI DOS MAIS FORTES E MAIS CAPACITADOS

  36. Isabel Zastani

    Publicado em 02/10/2008 às 04:00 [+]

    Amigos fiz faculdade de jornalismo presenciale e hoje faço faculdade de história estilo ead, e acho que é a evolução do ensino, claro exige um esforço pq temos que estudar muito e só porém recompensa pois se estuda uma matéria por vez.

  37. Valdir Medeiros

    Publicado em 21/10/2008 às 21:45 [+]

    No momento eu não posso opinar, mais estou muito interessado em fazer um curso superior a distância, na cidade onde eu morro, tem uma faculdade particular, uma federal e uma a distância, a federal só curso tecnológico e é muito disputada, a particular é muito cara, o dobro da a distância e preciso fazer uma faculdade na minha área de trabalho, que é logística, será que vale a pena?

  38. Shelton Alessandro

    Publicado em 23/10/2008 às 22:28 [+]

    A minha dúvida era tremenda, curso presencial ou à distância? Por falta de tempo optei em cursar a distância, mas antes disso pesquisei bastante. Não são todos os cursos que existem só por aulas transmitidas via satélite. Existem faculdades com aulas com professores também. No meu caso curso Administração de Empresas II semestre, e freqüento 2 vezes na semana sendo 2 horas com professor local e as ultimas 2 horas e meia com aulas interativas via satélite. Dependendo do modo que a faculdade é levada, não vejo problema algum.
    O resultado é simples, depende do aluno. Faculdades presenciais são “tradicionais” certo, aulas diariamente e tudo mais, mesmo assim existem alunos que vão pouco a aula, não prestam atenção e não sabem de nada!!!. Qual a diferença então? Tradicional ou à distância? Nenhuma! O aluno é que faz a diferença.
    O importante é o aluno ter um diferencial para se destacar dos demais, ser competente e busca sempre melhorias do seu intelecto.

  39. Polini

    Publicado em 24/10/2008 às 23:41 [+]

    Olá, gostaria de informar melhor algumas pessoas que acham que ensino à distância não vale a pena. Bom, sou um exemplo de que essa modalidade vale muuuuuuuuuito a pena: por motivos de doença, precisei me afastar da escola, mas meus pais buscavam o conteúdo das matérias com os professores, tive que estudar em casa, sozinha, e só aparecia em dias de prova, resultado, fiquei com as melhores notas da turma e só recebi elogios. Ficou provado que aprender ou não, depende unicamente do aluno. Tenho 18 anos e decidi fazer EAD!

  40. Marta -ES

    Publicado em 07/11/2008 às 09:44 [+]

    Iniciei no último dia 04 o curso de Artes Visuais através da UAB (Universidade Aberta do Brasil) Universidade Federal do ES. Fiz 02 anos deste curso na mesma universidade nos anos 80, mas precisei parar por causa do trabalho. Agora frequento aulas 01 vez por semana e estudo muuuuuuito. Passei em 1º geral no vestibular e tenho 45 anos. Espero que o curso seja ótimo.

  41. Frederyko

    Publicado em 09/11/2008 às 16:47 [+]

    Olá, tudo bem, gostaria de fazer um curso superior, gostaria de sugestão de qual seria a melhor area no momento.

  42. jorge luis

    Publicado em 09/11/2008 às 16:59 [+]

    Olá, pessoal. Achei muito interessante essa discussão acerca do ensino presencial x ensino à distância. Eu estudei um semestre de administração de empresas em uma faculdade particular conceituada aqui em Salvador e confesso que vi em sala de aula apenas tópicos sendo dado. Aprendi mais em casa que lá… Hoje faço História à distância e estou no 3° semestre.É um curso excelente e eu recomendo. FTC ead. Vale a pena.

  43. Luís Felipe

    Publicado em 12/11/2008 às 21:36 [+]

    Bom. Li todos os comentários. Não vou mentir, tinha as minhas dúvidas a respeito do Ensino Superior à Distância. Além disso, existe a cobrança por parte de professores e pessoas bem intencionadas. Pesquisei muito sobre este assunto, pensei e refleti. Cheguei a uma conclusão clara: Quem forma um aluno em profissional é o próprio ALUNO. Não tem essa de que o Ensino Superior à Distância não seja válido, desde que seja credenciado devidamente pelo MEC. Um aluno na modalidade à Distância tem que esforçar-se muito, pesquisar, refletir e entender, e além disso, existem as aulas semanais, onde podemos tirar todas as nossas dúvidas. Tenham sempre a certeza de que nada está tão longe que não possamos alcançar. Até mesmo o Ensino Superior, seja ele presencial ou à distância.

  44. Helenilosn

    Publicado em 01/04/2009 às 19:35 [+]

    Faço Licenciatura em Português – Espanhol a distância. Já tive oportunidade de estudar pelo método tradicional antes e vi que os piores alunos conseguiam uma boa nota numa rodada de cerveja. Mesmo que queiramos não podemos chamar os profesores seja lá para o que for. Temos que ser honestos não com os outros mas conosco quando opitamos por esta modalidade de ensino.

  45. Maurah Martes

    Publicado em 09/04/2009 às 01:16 [+]

    Na minha forma de viver eu não fico muito tempo morando em apenas um e valorizo essa oportunidade pois posso estudar onde estiver morando e sem medo de mudanças!!!

  46. SeQ Masive

    Publicado em 08/02/2010 às 04:28 [+]

    Pessoas têm a capacidade de aprenderem pela cobrança que a elas são estabelecidas.

    A diferença fora da sala de aula é: O nível do aluno esforçado com certeza vai subir, se ele não tiver o professor ao lado para argumentar.

    Com um bom material didático, e poucas horas de esclarecimentos atráves de video ou não, com uma ajuda humana solidária, é possível sim, formar profissionais de qualidade com o ensino a distância.

    Pensem; a invenção do fogo foi algo feito por teste, observação e aprimoramento em aperfeiçoar uma nova fagulha dissipada por um novo movimento.
    De repente, na pré-história, quando um suposto cidadão tentava inventar o fogo, alguém dizia: NÃO, DESSE JEITO NÃO! NÃO VAI TER COMBUSTÃO! NADA DE REAÇÃO QUÍMICA ASSIM!
    Não foi preciso um professor para o feito que revolucionou a mundo.

    Acredito na capacidade que o homem tem para pensar e evoluir.

  47. juliana correa

    Publicado em 16/09/2010 às 14:24 [+]

    queria saber se o mercado de trabalho podera me rejeitar profissionalmente por ser graduada a distancia? estou aguardandu uma resposta de vcs. de obrigada!

  48. aldafran

    Publicado em 25/05/2011 às 13:15 [+]

    qual é o valor da mensalidade