Curso de montagem e manutenção de computadores para leigos ainda existe

Aprenda a configurar seu desktop.Você sabe formatar o seu PC?! Você sabe instalar e configurar todos os drivers?! Não sabe o que são drivers?! Não tem a mínima idéia do que seja um gerenciador de dispositivos?! O que é hardware?! E software?! Faz alguma idéia do que possa vir a ser estes termos com nomes complicados e confusos?!

Eu, sinceramente, acho o cúmulo, o fim do mundo e também uma imensa falta de respeito consigo mesmo e com sua capacidade de evolução e aprendizado. Chega a ser impressionante o número de pessoas que trabalham de frente para um PC e não fazem nem idéia do que seja ou significa o ítem Opções de Acessibilidade, por exemplo. – Só por curiosidade, você sabe como configurar um teclado no Windows?!

Meu irmão quando tinha 10 anos já era um expert em informática. Ele cria partições, formata, instala e configura qualquer sistema operacional de forma objetiva, sem erros e como se fosse uma brincadeira de criança, mas convenhamos, realizar manutenção preventiva/corretiva em um computador pessoal é a coisa mais simples do mundo e ele não está fazendo mais que a sua obrigação.

Pagar um técnico em informática para realizar estas funções é andar para trás, é rasgar dinheiro. Se você faz parte da velha guarda eu até entendo e não te culpo pela falta de conhecimento. Mas para quem já tem vários e vários anos de experiência com computadores pessoais e/ou corporativos e não sabe nem o que significa partições FAT32 e NTFS, sugiro a você procurar um curso básico de informática logo ali na esquina.

18 comentários

  1. Leonardo Pessoa

    Publicado em 14/08/2007 às 19:01 [+]

    SEO à parte, depois que você aprende, é facil.
    Mas é como diria meu professor: “A mão de obra é barata, mas o saber é caro”
    =D

  2. Darlan Glauber

    Publicado em 15/08/2007 às 02:27 [+]

    Isso é bom pra newbies!!

    Já ministrei aulas de windows, é deprimente!
    Imagina usando o Paint pra fazer a Monaliza, e pior, tem gente que faz.

    Será que isso se aplica a Mac?

    xD

  3. Dario

    Publicado em 15/08/2007 às 08:54 [+]

    Se todo mundo fizesse esse curso o pessoal que aqui cobra R$100 pra formatar um computador iria a falência.

  4. Tonobohn

    Publicado em 15/08/2007 às 10:34 [+]

    Bom, onde eu trabalhava, com profissionais “altamente capacitados”, tinha uma mulher que trabalhava há anos com micro e não sabia diferenciar Excel de Powerpoint.

    É deprimente…

  5. Daniel Schaeffer

    Publicado em 17/08/2007 às 08:42 [+]

    Prezado Celso,

    Sou obrigado a discordar da sua opinião. A maioria dos usuários de computador, utilizam o computador apenas para trabalhar e não tem o mínimo interesse em conhecer o sistema de uma forma mais “profunda”. Para este tipo de usuário, os técnicos vão continuar existindo e eles vão continuar pagando pelos serviços. Bom para mim, bom para todos os técnicos que atendem usuários domésticos. Outra coisa: o conhecimento não vem de uma forma para outra, fazendo um curso na “esquina”. Conhecimento (eu digo conhecimento avançado mesmo, não aquela coisa superficial, pois formatar qualquer um sabe, o difícil é resolver os problemas sem apelar para a formatação) se adquire após anos de estudos e experiência e ele sempre se renova. Um abraço e parabéns pelo Blog, que é de ótima qualidade.

  6. jose

    Publicado em 26/08/2007 às 22:39 [+]

    ola!.. sou leigo em computador gostaria de saber tudo sobre computador.

  7. vilela

    Publicado em 11/10/2007 às 17:04 [+]

    Não tenho conhecimento de computador + gostaria muito de ter. O problema é que fala-se muito e na realidade nos passam pouca coisa… Estou de saco cheio de tentar aprender e as informações são preparadas para quem já tem algum conhecimento… sou um completo amalfabeto nesta area, não tenho muito tempo e gostaria de aprender…. espero uma dica.. e espero que isso não seja + uma embromação como tantas outras…. desculpe se estou sendo injusto. É que neste mundo o que mais tem são aproveitadores…

  8. stiverson

    Publicado em 29/11/2007 às 00:49 [+]

    eu tenho conhecimento de computador eu ja trabalho nessa aria o que so falta pra mim e fazer um curso ja seu formatar estalar os drivers ja sei tambem monta o gabinete todinho de tudo o basico mas o que falta e o curso pra mim perfeisua mas na aria…..

  9. Rodrigo

    Publicado em 10/01/2008 às 09:42 [+]

    Concordo com o Daniel Schaeffer.
    Seguindo pela sua lógica Celso, todos seríamos obrigados a resolver os problemas apresentados por nossos carros ou eletrodomésticos por exemplo.
    às vezes são coisas simples como trocar um fusível ou regular alguma coisa mas não nos atrevemos a mexer sem saber o que estamos fazendo.
    Não encorajo ninguém que não saiba fazer a tentar dar um jeito, prefiro ensinar, pois sei que a tentativa e erro pode custar caro e por vezes ser irreversível.
    abs

  10. Candido L.S. Malta

    Publicado em 15/07/2008 às 17:21 [+]

    Grande professor. Operar, Formatar, instalar e etc seria muito mais fácil se os instrutores de informática fossem mais capacitados na arte do ensino. Para ensinar-mos alguma matéria ao leigo, primeiramente temos de avaliar o seu conhecimento e à partir daí é que veremos a nossa capacidade de fazê-lo entender o que queremos explicar. Saibam todos de uma verdade, ” PARA QUE HAJA UM BOM APRENDIZ TORNA-SE NECESSÁRIO UM ÓTIMO INSTRUTOR”.Vc é um bom exemplo de um ótimo instrutor. Parabéns. Abs.

  11. priscila

    Publicado em 23/07/2008 às 13:34 [+]

    Concordo com o Daniel Schaeffer.

  12. kakaka

    Publicado em 08/08/2008 às 10:50 [+]

    Queria saber mais como funciona um pc e como configura.

  13. RONALDO GONÇALO DE SANTANA

    Publicado em 06/09/2008 às 08:11 [+]

    QUERO ADQUIRIR O CURSO DE MONTAGEM E MANUTENÇAO DE COMPUTADORES.

  14. claudinei

    Publicado em 22/09/2008 às 17:00 [+]

    Também faço côro ao depoimento do amigo Daniel, pois há usuários e técnicos, seu irmãozinho pode até fazer o que for, mas a parte física do computador é bem diferente até como certas partes lógicas do computador e além do mais aina tem a parte da evolução tecnolópgica. Gostei muito do seu blog, pois você é muito bom mesmo.
    Parabéns!

  15. Nathalia de Oliveira

    Publicado em 10/11/2008 às 11:04 [+]

    Acho que qualquer conhecimento que adquirimos é muito bom, porém não somos obrigados a saber consertar os equipamentos que usamos, em uma empresa por exemplo, além de exercemos nossa função, teríamos que consertar os computadores, os aparelhos eletrônicos, os carros…etc…cada um na sua área, respeitando sempre o seu próximo!!!

  16. Nathalia de Oliveira

    Publicado em 10/11/2008 às 11:32 [+]

    Entendo um pouco de computador, porque meu marido é técnico e me ensina, porém acho que embora o conhecimento em informática seje muito necessário nos dias de hoje, achei sua maneira de pensar desrespeitosa para as pessoas leigas neste assunto, talvez por falta de oportunidade,falta de dinheiro, ou tempo, porém…” NÃO DEVEMOS JULGAR AS PESSOAS”, prá você é muito fácil porque é sua área, sua profissão, agora imagine se um médico, ou um biólogo… enfim … achasse que você tem a obrigação de saber exercer o seu trabalho!!!

  17. Jack Mama

    Publicado em 21/11/2008 às 09:06 [+]

    Já pensou se tivéssemos que aprender a pilotar um avião toda vez que fôssemos viajar? Ou então, aprender mecânica toda vez que precisássemos pegar um ônibus na esquina?

  18. Solene

    Publicado em 04/03/2010 às 08:25 [+]

    Quero fazer isso mais não sei aonde