Como linkar ou carregar apenas um trecho do vídeo no Youtube

Muitas vezes gostaríamos de compartilhar somente uma parte de um vídeo no Youtube para mostrar aos nossos amigos. Desta forma eles não seriam obrigados a esperar o vídeo ser carregado por completo para, então, ver o trecho em questão.

Bom, isso é possível graças a dois recursos simples que o próprio Youtube oferece. Explico: vamos supor que você deseja que determinado vídeo comece a ser exibido a partir de 1 minuto e 40 segundos. Para isso, basta adicionar, no final da URL do vídeo, o código #t=1m40, por exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=zok7LltWU0E#t=1m40

Caso seu objetivo seja exibir apenas um pequeno trecho do vídeo em seu blog, por exemplo, use o 2º recurso que o Youtube oferece para vídeos incorporados em código embed:

<object width=”480″ height=”385″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/2_HXUhShhmY&start=100&end=125“></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/2_HXUhShhmY&start=100&end=125” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”480″ height=”385″></embed></object>

&start=80 significa que o vídeo vai começar a ser crregado a partir de 100 segundos, ou seja, 1 minuto e 40 segundos.

&end=125 significa que o vídeo vai terminar quando chegar em 125 segundos, ou 2 minutos e 5 segundos.

•••