Bulimia nervosa: sintomas, obesidade, desnutrição, causas e tratamentos

[secvitrine/dieta/19485]

Trabalho escolar sobre bulimia nervosa.

O que é a bulimia nervosa?!

A bulimia nervosa é uma doença, assim como a anorexia, é um transtorno alimentar que está diretamente relacionado a este outro. É caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos, seguido por um transtorno psicológico, levando a pessoa ao vômito forçado. Como consequência de sua relação direta com a anorexia, seu público alvo também é o mesmo, ou seja, adolescentes e mulheres entre 12 e 20 anos.

Quais os sintomas e suas causas?!

As causas da bulimia são exatamente as mesmas da anorexia: a imposição de um padrão de beleza, levando estes a se submeterem a qualquer experiência para ficarem cada vez mais magros. Entretanto, o indivíduo bulímico muitas vezes sente um desejo incomum de comer desesperadamente. Após saciar sua “fome“, sente-se culpado e elimina o que acabou de ingerir da forma mais fácil, vomitando. Assim, a doença também é caracterizada pela alimentação exagerada sem aumento de peso corporal significativo.

Qual o melhor tratamento para esta doença?!

Muitas vezes, o tratamento é feito através de uma terapia de grupo, em que as vítimas desse distúrbio compartilham experiências para tentarem enxegar melhor pelo quê estão passando; além disso, com acompanhamento médico, o uso de anti-depressivos têm se mostrado eficientes. Mas, antes de tudo, o essencial é o apoio familiar e a auto-confiança.

2 comentários

  1. Jucca

    Publicado em 26/12/2009 às 12:47 [+]

    gente eu também sofro disso e não é facil

  2. laislanny sales

    Publicado em 11/03/2011 às 10:57 [+]

    eu acho que é muito emportante estar sempre ligado,á essas doenças,e devemos dar forças a quem tem e ajudar….