O que significa as siglas CPC, CTR, CPM, RPM, CPA, CPL, CPS e CPD

Muitos blogueiros utilizam do seu endereço na web para reverter publicidade em benefícios. Hoje em dia essa prática é muito lucrativa para ambas as partes e vem crescendo cada vez mais no mundo virtual. Mas o que talvez pouca gente sabe é que existem siglas pra diferenciar o modo com que o sistema de geração de renda (marketing online) trabalha.

Entendendo o significado das siglas

Então vamos começar falando do CPC, ou seja, “Custo por clique”. É o beneficio adquirido através de cada clique recebido nos anúncios. Esse é o meio considerado por muitos, como o melhor. Geralmente são contados o clique diário por IP. Os benefícios podem vir como uma porcentagem ou valor fixo por clique.

Já o CTR (click-through rate), nada mais é do que a porcentagem de vezes que o anúncio é clicado em relação a quantas vezes ele é visualizado. Ou seja, se um anúncio aparece num blog por 100 vezes e é clicado 20 vezes, sua porcentagem (CTR) é de 20%. Para aqueles que buscam aumentar o CTR, saiba que antes é preciso realizar vários testes e traçar uma estratégia em cima de sua principal landing page.

Temos também CPM e RPM que significam respectivamente “Custo efetivo por mil impressões” e/ou “Receita por mil impressões”. Basicamente os dois funcionam do mesmo jeito, ambos geram lucros estimados após mil impressões. Mas há quem diga que o Google passará a usar somente RPM, para evitar confusão por parte de seus editores. Bom, a fórmula utilizada para calcular o seu ganho neste caso é a seguinte: CPM ou RPM = (lucro estimado / Número de páginas vistas) * 1000. Ou seja, você divide seus ganhos pelo número de visualizações da página e multiplica esse resultado por mil.

CPA, ou “Custo por ação” necessita de uma conversão real, ou seja, é necessário que o visitante execute uma determinada ação para que o CPA seja consumado. Neste indicamos a CPA Brasil como a melhor solução de Custo Por Ação disponível hoje no país.

No CPL (Custo por Lead), é onde precisa ocorrer uma conversão proposta para que se possa lucrar com o anúncio, ou seja, o pagamento só ocorre quando o visitante se cadastra no site anunciante ou assina sua newsletter, por exemplo, fazendo assim com que ele possa vir a ser um futuro cliente.

CPS (Cost Per Sale), ou “Custo por venda” ocorre quando o anunciante reverte uma porcentagem das vendas como pagamento do hospedeiro. Sendo assim, quanto mais o produto anunciado for vendido, maior é a porcentagem a se ganhar em cima do produto.

A sigla CPD, ou “Custo por dia”, é uma taxa fixa de anúncio, ou seja, é pago ao hospedeiro um valor ‘x’ somente pelo anúncio, independente do número de acessos ou de cadastros efetuados. Essa forma de beneficio é muito usada por anunciantes que tem lojas online.

Existe também o CPD como “Custo por download” onde o pagamento é feito por download, ou seja a cada download executado, ganha-se ‘x’.

Fórmula secreta para ganhar dinheiro com seu blog

É possível ganhar dinheiro com seu blog sim, e conseqüentemente unir o útil ao agradável, estimulando o número de visitas, além de haver mais acessos ao seu conteúdo você também pode aumentar o valor do lucro que você pode receber com as campanhas publicitárias. Uma forma democrática de se lucrar não é mesmo? Benefício pra quem anuncia, benefício pra quem hospeda e benefício pra quem compra.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.