O que é hipotireoide e hipertireoide – Sintomas, causas e tratamento

Com a aposentadoria de Ronaldo Fenômeno por causa de fortes dores e hipotireoidismo, muitas pessoas começaram a se perguntar que tipo de doença é essa. Quais os sintomas e qual o melhor tratamento para combater a hipotireoide e também a hipertireoide. De acordo com estas dúvidas, podemos analisar ambas as doenças da seguinte forma:

Hipotireoidismo

Você foi a uma consulta médica e ele te diagnosticou com hipotireoide, um distúrbio resultante da falta de hormônio da tireoide que, consequentemente, altera o metabolismo do corpo humano. Esta doença acontece mais em mulheres que em homens, mas independente da pessoa os sintomas são os mesmos, como:

– Dificuldade para perder peso (diminui o metabolismo).
– Muito cansaço seguido de desânimo e depressão.
– Nível de colesterol alto.
– Dificuldade de raciocínio.
– Cabelos quebradiços, inchaços e pele ressecada.
– Batimento cardíaco lento.

A principal causa do hipotireoidismo é a doença/tireoidismo de Hashimoto, onde o sistema imunológico ataca diretamente a glândula tireoide. Para saber se você está doente, um exame de sangue pode tirar a dúvida, sendo que os tipos são:

– T4 e TSH, ambos normais = Tireoide normal.
– T4 normal e TSH alto = Hipotireoide subclínica.
– T4 baixo e TSH alto = Hipotireoide clínica.

O tratamento do hipotireoidismo é feito com a reposição do hormônio que a tireoide não está dando conta de produzir sozinha através de medicamentos sob prescrição médica de acordo com o grau da sua doença. Apesar do tratamento ser diário e para o resto da vida, a pessoa que leva o tratamento a sério vive normalmente.

Hipertireoidismo

Ao contrário do hipotireoidismo, a hipertireoide é um distúrbio resultado do excesso de hormônio da tireoide. Esta também é uma doença que atinge mais mulheres que homens e os principais sintomas são:

– Tremores dos membros, como as mãos.
– Perda de peso, ansiedade, irritabilidade.
– Problemas com insônia e muita fome.
– Musculatura fraca e cansaço excessivo.
– Taquicardia (batimentos cardíacos rápidos).

A principal causa do hipertireoidismo é a Doença de Graves que faz o sistema imunológico produzir anticorpos para atacar a glândula tireoide, desregulando todo o seu processo de funcionamento. É comum ter hipertireoide em mais de uma pessoa da mesma família. O tratamento de controle do hipertireoidismo funciona de acordo com a causa encontra ou diagnositcada pelo seu médico, ou seja, através da cirurgia ou com o iodo radioativo.

•••