Como configurar navegação anônima com Tor e Vidalia – Usar internet sem deixar rastros

Há muito tempo se discute sobre a falta de privacidade na internet. Muitos acham que deveria existir uma fronteira virtual preservando a identidade do usuário com os sites que ele acessa e vice-versa, mas o que se vê hoje é bem o contrário disso.

Explico: sua conexão recebe um número de identificação, popularmente conhecido como IP (Protocolo de Internet) toda vez que você se conecta na internet. E ao acessar qualquer site o seu IP é reconhecido e devidamente registrado em seu banco de dados. A partir daí é questão de segundos até que um sistema de rastreamento seja habilitado para descobrir e processar sua localização geográfica, qual provedor usa, o nome do seu computador e qual browser usa, por exemplo. Muitas empresas usam este critério para selecionar os tipos de notícias e anúncios de acordo com sua localização.

Se isso pra você é um abuso e uma grande invasão de privacidade, que tal experimentar e instalar grátis os programas Vidalia e Tor para que ninguém mais descubra de onde você está usando a internet nem o endereço de sua residência?! Uma vez instalados sua navegação estará completamente protegida e anônima, porém, todavia, entretanto, não confunda anonimato com segurança, ok?! Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Mas como estes dois softwares transformam minha conexão sem privacidade para uma completamente anônima e com total privacidade?! Simples, cara-pálida! A sigla TOR significa “The Onion Router e tem por finalidade fazer sua navegação passar primeiro por um Proxy Socks devidamente protegido e anônimo – óbvio! – para, somente depois, chegar ao destino desejado. Apesar da teoria ser simples, na prática requer um pouco mais de conhecimento técnico e é por isso que recomenda-se o uso do Vidalia, uma extensão gráfica para o uso do Tor no Windows, Mac OS X e Linux que faz toda a configuração automaticamente. Desta forma, o site que você está acessando receberá outro IP e não o seu original e você estará livre para navegar e usar a internet com total privacidade e comodidade.

Este método também é válido para aqueles que adoram fazer download em sites como Rapidshare, Megaupload, Easy-Share e Hotfile sem se preocupar com limite de download diários. Para isso, com o Vidalia e Tor abertos, basta clicar em criar nova identidade e pronto. Enjoy!


OBS.: Para maiores esclarecimentos, documentação avançada, tutorial e passo-a-passo de como configurar o Tor, o Vidalia, o Torbutton e o web proxy Polipo, acesse o site do projeto: http://www.torproject.org/

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.