Tudo sobre depressão: dúvidas, sintomas, tratamento, ansiedade e ajuda

[secvitrine/psicanalise/4857]

A depressão é uma doença?!

A depressão nervosa, também conhecida como transtorno depressivo e/ou melancolia, é uma doença caracterizada pela variação de humor com predominância de tristeza. Esse distúrbio pode afetar qualquer pessoa, independente do sexo ou da idade, porém em crianças e idosos se manifesta de forma diferente.

Quais as causas para desenvolver a depressão?!

Há diversas causas que levam um indivíduo a ter depressão, sendo fatores biológicos e psicológicos os principais e mais conhecidos. Os sintomas que uma pessoa depressiva apresenta, como foi dito anteriormente, são sofrimento na maior parte do tempo e mudanças em seus hábitos como organização no trabalho, higiene, alimentação e interação com outras pessoas. Em alguns casos, a pessoa se sente tão fracassada que começa a pensar em tirar a própria vida. É exatamente neste momento que a depressão chega em seu nível mais elevado e delicado.

Como é feito o tratamento da depressão?!

O tratamento contra a depressão pode levar à cura completa, se realizado adequadamente. Nele, o paciente é submetido a algumas sessões de psicoterapia, também chamada de terapia “para conversar“. Esta ajuda o indivíduo depressivo a entender melhor pelo quê está passando para evitar o distúrbio futuramente, além de ajudá-lo também a lidar melhor com os problemas pelos quais está passando. Mas cada caso é um caso, e difere quanto à forma de ser curado. O importante é que o indivíduo tenha em mente que há uma luz no fim do túnel.

Quais remédios/medicamentos anti-depressivos que um psiquiátra pode receitar?!

Além do tratamento psicológico, há uma série de remédios para estimular o paciente a vencer a doença, os antidepressivos. Os nomes comerciais e químicos de alguns dos mais usados são:

Venlaxin (Venlafaxina)
Efexor (Venlafaxina)
Prolift (Reboxetina)
Ixel (Milnaciprano)
Cymbalta (Duloxetina)
Paxan (Paroxetina)
Pondera (Paroxetina)
Assert (Sertralina)
Donaren Retard (Trazodona)
Bup (Bupropiona)
Fluxene (Fluoxetina)
Prozac (Fluoxetina)
Cipramil (Citalopram)
Anafranil (Clomipramina)
Tryptanol (Amitriptilina)
Remeron Soltabs (Mirtazapina)
Pamelor (Nortriptilina)
Tofranil (Imipramina)

1 comentário

  1. rudclei

    Publicado em 08/09/2010 às 17:48 [+]

    Adorei muito os esclarecmento,com toda certezaretrou 70% as minhas dúvidas não resolvel o próblema mais já me féz enchergar uma lúz no fim do túneo.