Dengue – imunologia, sintomas, prevenção, tratamento, diagnóstico e combate

Saiba tudo sobre a Dengue.A Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e infelizmente é uma das principais doenças encontradas hoje no nosso país e em todas as regiões de clima tropical tais como África, Ásia e América do Sul.

Existem 4 tipos de vírus da Dengue conhecidos, sendo que em 90% dos casos a vítima só tem a Dengue Hemorrágica após ter sido contaminada por algum desses vírus, independente da ordem, 1, 2, 3 ou 4.

Os sintomas básicos começam com febre, dores musculares pelo corpo, membros e cabeça, falta de apetite e vai se alterando de acordo com o nível da doença. Pode chegar a ter sangramento em várias partes do corpo e hemorragias internas, levando à morte.

O diagnóstico é feito através da sorologia e é recomendado beber grande quantidade de líquido, manter-se em repouso absoluto e seguir todas as orientações médicas.

Como prevenção, temos que evitar água parada em possível pontos estratégicos de desova do mosquito. Manter sempre a sua caixa d’água tampada, pneus velhos cobertos, latas e vasilhames de cabeça para baixo. Usar borra de café também ajuda, e muito, na prevenção.

7 comentários

  1. Febre amarela: vírus, sintomas, prevenção, vacina, tratamento e combate ao mosquito – celsojunior.net

    Publicado em 12/03/2008 às 16:40 [+]

    [...] doença, assim como a Dengue, podem vir a ser hemorrágicas. Os sintomas básicos e inicias são febre, dores pelo corpo, [...]

  2. Taynar

    Publicado em 03/04/2008 às 17:49 [+]

    Adoreii so queriaa que tivesse mais porcausa que eu to fazendo um trabalnho sobre isso

  3. Mylene Chagas

    Publicado em 10/04/2008 às 13:32 [+]

    Eu também estou fazendo um trabalho sobre a doença, para o meu curso, Téc. em Enfermagem, e eu gostaria muito de encontrar as referencias bibliográficas, o material sobre O Dengue q vocês tem é ótimo, muito obrigada!!!
    Um abraço!

  4. Ioshiko Nobukuni

    Publicado em 20/09/2008 às 14:43 [+]

    Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
    “O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores”, afirmou.

  5. serginho

    Publicado em 24/06/2009 às 20:07 [+]

    a dengue é uma doença muito perigosa,é preciso se previnir,mais eu queria um mais, sobre o tratamento,como conbater a dengue na sua casa e no seu bairro,no trabalho etc…

  6. Ioshiko Nobukuni

    Publicado em 22/07/2009 às 11:09 [+]

    Usem repelente dos pescadores,feito com 1 litro de alcool, 1 vidro de óleo de nenê, 1 pte.de cravo da índia. Com 2 horas, já solta cor e cheiro e repele mesmo!!

  7. GABRIELA

    Publicado em 18/03/2011 às 14:46 [+]

    gostei muito dessas coisas que estão aparecendo assim já da para aprender tudo o que a gente quer saber. ADOREI MUITOOOO.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.