Saiba tudo sobre as Leis Trabalhistas

Tenha interesse pelo seu futuro.Quer saber mais sobre os seus direitos como trabalhador?! Quer se atualizar?! Quer pedir demissão, mas não sabe quais são os seus direitos?! Você foi demitido sem justa causa, mas seu patrão disse que foi por justa causa?! Como sacar seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)?! Como receber o seguro-desemprego?!

É sempre bom termos em mãos todos os nossos direitos trabalhistas para que nenhum imprevisto nos pegue de surpresa. Nunca saberemos o que nossos patrões estão pensando do nosso emprego, não é mesmo?!

Tendo este objetivo em mente, seria interessante você procurar saber quais são os seus direitos adquiridos para que tudo corra bem nesses momentos complicados. Clique aqui e conheça as Principais Leis Trabalhistas.

725 comentários

  1. ismenia

    Publicado em 12/04/2008 às 16:52 [+]

    gostaria de saber se a dona da escola onde eu trabalho se ela pode proibir de eu atender o telefone ,porque meus filhos e meu marido ligam para mim e ela me proibiu de eu atender então quero saber dos meus direitos

  2. Sonia da Rocha Lima

    Publicado em 18/04/2008 às 00:22 [+]

    Tenho uma conhecida que trabalhou como copeira numa firma bem conceituada no Leblon por 12 anos,sendo que 10 anos sem carteira assinada e 2 com carteira assinada.
    Ela foi mandada embora e 2 anos foram pagos, e os 10 restantes a dona da empresa quer fazer um acordo(R$6.500,00) para que não haja reclamação da mesma no Ministério do Trabalho.
    O que ela deve fazer?
    Como ela poderia fazer as contas corretas de férias não pagas e salários de 10 anos,etc e tal?
    Quais provas ela precisa ter dos 10 anos que trabalhou lá?(Difícilmente algum empregado da empresa iria ser prova por medo de perder o emprego)
    Quais as possibilidades de ganhar seus direitos?
    Quanto tempo duraria uma ação dessa no Ministério do Trabalho?
    Ela é uma pessoa humilde e estou tentando ajudá-la e preciso de ajuda.
    Desde já,agradeço a atenção.
    Sonia Therezinha Seixas da Rocha Lima

  3. André

    Publicado em 22/04/2008 às 10:31 [+]

    Ola gostaria de tirar algumas duvidas.
    Eu trabalho em uma lan house, e trabalho nos feriados sem ganhar a mais, trabalho sem hora de almoço, se eu pegar alguma coisa da lanchonete que tem aqui para consumir o patrão desconta do salario,trabalho de segunda a sabado das 9:00 ás 16:00 , e ja trabalhei algumas vezes das 9:00 ás 23:00 e ele nao pagou noturno, e entrei ja tem algumas meses e até agora ele nao me registro, o que posso fazer sobre isso??
    Obrigado pela atenção.

  4. Denis

    Publicado em 26/04/2008 às 20:25 [+]

    Oi eu gostaria de saber o que eu faço.
    Eu trabalho em uma empresa de barras de apoio para deficiente, ja faz um ano e não me registraram e tem mais trabalhomos com ferro mais a empresa não é metalurgica.
    o que eu faço?
    muito grato pela atenção.

  5. Marina Barbosa Mara

    Publicado em 29/04/2008 às 17:46 [+]

    Trabalho em uma empresa a dois anos, tinha dois assistentes trabalhando comigo. A empresa agora esta para fechar eles mandaram os dois assistentes embora e eu estou cumprindo aviso prévio eles exigem que eu dê conta de fazer todo o serviço que era feito pelos meus assistentes que eles demitiram sou obrigada a fazer tudo realmente se for terei que começar as 5 da manhã e parar só lá pela meia noite.

  6. francisco

    Publicado em 29/04/2008 às 19:58 [+]

    Eu gostaria de saber quando a empresa naum paga vale transporte e nem refeição ser tenho esse direto quando sair da empresa?

  7. Walmir

    Publicado em 29/04/2008 às 20:46 [+]

    Na empresa onde trabalho, sou técnico de suporte e a alguns anos trabalho com implantação em campo de sistemas de rodovias, fico aproximadamente 15 dias em outra cidade, outro estado e a empresa deixa-me voltar para casa no sábado, sendo que chego na parte da tarde e logo no domingo tenho que viajar novamente. Pergunta: como eu não sou registrado na carteira como técnico suporte eu posso optar pela lei de não ficar tanto tempo longe de casa?Agradeço.

  8. Marcos Antonio Santos

    Publicado em 01/05/2008 às 03:13 [+]

    Bom Dia!

    gostaria de ser de ser orientado, pois a enpresa que eu trabalho acho que esta me passando pra traz, o fato é que eu me acidentei no dia 23 de janeiro mas eu iria sair de férias no dia 8 de fevereiro, pois eu não pude sair em decorrencia do acidente, mas no dia 30 de janeiro eles depositaram o dinheiro das minhas férias na minha conta sem falar nada pra mim gostaria de saber se este procedimento é correto, pois eu vol tei a trabalhar do meu afastamento do acidente dia 1 de abril e trabalhei este mês de abril inteiro e no dia 30 deste mes fui perguntar sobre as minhas férias o RH me falou que eu não tenho mais ferias para tirar que eu só posso tirar os dias por que o dinheiro ja foi depositado em janeiro, mas como que faz um pagamento de ferias com a pessoa encostada pelo inss pois dia 30 eu ja estava encostado então eu gostaria que vcs me ajudace a esclarer este problema, eles poderia fazer este deposito eu ja estando encostado, e porque depois do meu retorno au trabalho eles estão demorando tanto pra me dar os dias de ferias se ja foi pago, pois eu ja tenho uma vencida e esta faltando 10dia pra vencer a segunda que é agora dia 10 de maio por favor me ajudem obrigado.

  9. mariana brandani

    Publicado em 02/05/2008 às 20:46 [+]

    Na empresa onde trabalho, sumiu um instrumental que tem o custo de cento e cinquenta reais, nossa chefe quer que seja dividida a conta entre todos os funcionarios, mesmo sabendo que esse material pode ter sido levado por outra empresa que presta serviços pra nós, a questão é que não são os donos que estão querendo, é a forma que ela achou de nos punir, achamos que é um abuso de poder e até um assedio moral. A pergunta é se ela pode tomar essa atitude sem os donos saberem e se podemos pedir para descontar em folha de pagamento para temos respaldo. agradeço

  10. ademir n rocha

    Publicado em 03/05/2008 às 08:24 [+]

    gostaria de saber se é direito do funcionario com filhos deficiente receber algum auxilio

  11. Renato

    Publicado em 09/05/2008 às 13:00 [+]

    trabalho em regime de escala…trabalho dois dias e folgo dois dias…de 18:00 as 06:00…gostaria de saber porque um amigo trabalha na mesma escala,só que de 22:00 as 06:00…gostaria de saber porque trabalho 4 horas a mais? desde já agradeço a atenção!

  12. Alessandra

    Publicado em 12/05/2008 às 20:42 [+]

    Trabalho em um repartição em uma empresa ond etodos tem o mesmo nível d eescoalridade, a mesma função, a mes ma carga horária, as mesmams resposnabiliddes e o meu salário pe menor que o das mka colegas. Conversei com o chefee ele deiz que é uaj qeustão de proposta salarial e qu etudo se reoclveria com uam seleção interna.Todos fizemso e mudamos d enível, as coelgasa ganham mais que eu. O meu salário continua menor.
    Jpa questionei , mas eles ficam me enrolando. Queri asaber é pos´sivel difrenca salarial para pessaos que entraram no memso período e exercem a mesma função?
    Para completar o valro do contracheque é um e o restante é a parte? o que afzer?

  13. marco antonio felix da rocha

    Publicado em 14/05/2008 às 10:19 [+]

    gostaria de saber, quantas pessoas podem ser testemunhas de um processo administrativo diciplinar. a favor do processado.. obrigado “”Urgente”"

  14. CARLA ALVES

    Publicado em 15/05/2008 às 16:19 [+]

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO PROCESSAR A EMPRESA EM QUE TRABALHEI POR DANOS MORAIS OU ASSEDIO SEXUAL .PORQ.MEU SUPERVISOR SEMPRE TENTOU ME ASSEDIAR MAS ERA UM TRABALHO EXTERNO E O FATO ACONTECIA NA RUA MAS EM HORARIO DE TRABALHO NAO TENHO PROVAS ,E A PALAVRA DELE CONTRA A MINHA ,MAS SEI QUE JA TEVE OUTRAS RECLAMAÇOE SOBRE O MESMO FATO COM OUTRAS FUNCIONARIAS NAO SEI SE NA MESMA EMPRESA MAS O PROPRIO COMENTOU COMIGO.
    E OS FATOS QUE MAIS ME INTRIGA E SABER QUE A EMPRESA QUE ME CONTRATOU ME DAVA A GARANTIA DE 2 ,3 MESES DE EXPERIENCIA E FIQUEI APENAS UM MES E ME MANDARAM EMPBORA ALEGANDO CORTE ,SABENDO SE QUE A MESMA ESTA RECUTRANDO MAIS FUNCIONARIOS MESMO NAO TENHO NADA DEFINIDO OU PROGRAMADO PARA ELES ,ME SOLICITARAM OS DOCUMENTOS E EXAME DE ADMISSAO ,FIZ TUDO LEVEI AS FOTS E DEPOIS DE 1 SEMANA ME MANDARAM EMBORA.
    SENDO QUE NAO HAVIA MOTIVO PORQUE TODAS MINHAS OBRIGAÇOES EU CUMPRIA SENDO UM TRABALHO EXTERNO ABRINDO MINHA PROPRIA CARTEIRA DE CLIENTES .DEIXANDO- OS LOJISTAS SATISFEITO COM UM BOM ATENDIMENTO DE QUALIDADE
    FIZ TAMBEM UMA PARCERIA COM UM LOGISTA ONDE SERIA INSTALADO MEU APARELHO EM TODAS MERCADORIAS DE SUA LOJA ONDE TODOS CLIENTES COMPRARIAM E LEVARIA MEU APRELHO GRATUITAMENTE ……MAS A EMPRESA NAO DEU CREDITO
    E OUTRA PARCERIA QUE ABRI COM UMA COOPERATIVA ONDE NO MINIMO SERIA VENDIDO 150 APARELHOS PARA TODOS OS CLIENTES DA COOP.ONDE ESTOU ME SENTINDO LESADA PORQ.RECEBIA UM SALARIO +AJ.DE CUSTA+COMISSOES E PREMIAÇOES E. ME DISPENSARAM E NAO TIVE MAIS ASCESSO A ESSAS INFORMAÇOES
    OUTRO PONTO E QUE CONSTANTEMENTE O SURPERVISOR NOS ACOMPANHAVA PARA AVALIAR O TRABALHO SEMPRE RECEBI ELOGIOS DELE POREM MENTIRAS DENTRO DA EMPRESA PELO FATO DE TODOS DIAS GHEGAR NO HORARIO SENDO 2 DIAS DE ATRASO E ELE APONTOU UMA SEMANA INTEIRA DE ATRASOS ,
    MEU SUPERVISOR TAMBEM JA FEZ VARIAS PERGUNTAS DE MINHA VIDA PESSOAL E EXPOS PARA A EQUIPE EM ALTO E BOM SOM DE TIPO ME HUMILHANDO .POR FAVOR PRECISO DE UMA ORIENTAÇAO O MAIS RAPIDO POSSIVEL

  15. André

    Publicado em 16/05/2008 às 10:57 [+]

    Trabalhava 6 horas por dia, fui promovida e passei a trabalhar 8 horas por dia, no entanto meu salário não aumentou na proporção dessas 2 horas a mais que passei a trabalhar, ou seja, apesar de ganhar um pouco mais, passei a ganhar menos por hora trabalhada. Isto é legal?

  16. Silmara

    Publicado em 18/05/2008 às 01:31 [+]

    Olá…
    Quero saber como é a carga horaria pra uma pessoa que tem 16 anos e estuda?

  17. Nádia da Silva

    Publicado em 18/05/2008 às 19:04 [+]

    Gostaria de saber, pois estou encostada ha dois anos pelo INSS, Pois sou portadora de Artrite Reumatóide cid omos 8 doença crônica. Eu posso dar entrada na aposentadoria por invalidez? Ou isso não é lei?
    Grata
    Nádia

  18. carlos

    Publicado em 19/05/2008 às 08:31 [+]

    sou casado e trabalho numa empresa fora da minha cidade a 1400 km de casa pela lei de quantos em quanto tempo eu posso voltar pra casa .o é a empresa que determina o prazo

  19. DANIEL VIANA

    Publicado em 20/05/2008 às 20:09 [+]

    Bom quero saber o seguinte: Meu horário de trabalho é das 08:às 12:00 das 14:00 às 18:00hs. Meu chefe pedi pra que eu fique na empresa pra executar um serviço. A pergunta é a seguinte eu fecho meu ponto e reabro novamente já que estou a disposição da empresa ou é quando ele mim passa a atividade..

  20. paulo eduardo

    Publicado em 21/05/2008 às 15:57 [+]

    a empresa é obrigada a abrir conta salario para os funcionarios, porque recebo pelo BB e é cobrado varias taxas e só quero a conta para receber salario

  21. Glaucia

    Publicado em 23/05/2008 às 13:51 [+]

    Eu gostaria de saber se fazendo tratamento Odontoligico o atestado vale pra empresa igual o atestado medico, pois estou fazendo um tratamento e eles me disseram que eu teria de pagar as horas que eu fiquei fora da empresa enquanto passava em consulta com o dentista .. preciso mesmo pagar essas horas ???

  22. carlos correa

    Publicado em 25/05/2008 às 00:12 [+]

    gostaria de saber se a licença paternidade são 5 dias úteis ou 5 dias corridos
    um abraço

  23. jose theodro ayme junior

    Publicado em 28/05/2008 às 15:01 [+]

    vou fazer um ano em empresa do ramo alimenticio tenho umas 30 faltas , falam que não tenho direito a ferias, o que eu queria saber se vou receber minha ferias mesmo assim

  24. paula

    Publicado em 01/06/2008 às 20:10 [+]

    TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA E EM 05/10/2001 FUI COLOCADA COMO E CHEFE DE SETOR, RECEBENDO 40% DE GRATIFICAÇÃO E NÃO FICANDO MAIS SUBORDINADA A HORÁRIO. EM 01/11/2006 FUI TROCADA DE SETOR E ALÉM DE PERDER OS 40% DA GRATIFICAÇÃO VOLTEI A FICAR SUJEITA AO HORÁRIO. GOSTARIA DE SABER SE ISSO É LEGAL? CASO NÃO SEJA, COMO DEVO PROCEDER PARA REAVER MEUS DIREITOS?

  25. ELIO FEITOSA DA SILVA

    Publicado em 03/06/2008 às 10:54 [+]

    bom dia eu estou com processo
    contra uma grafica que eu trabalhei 8 meses atras eu trabalha nas maquinas de off-set e tinha 15 minutos de cafe de manhã 15 minutos a tarde
    mais eu nunca parei a maquina para tomar cafe e eu ganhava por fora 1000.00 reais eles não pagou os 40% do fundo e eu estava com problema no ombro em tratamento e trabalhei 2 anos a noite e não ganhava adicional notuno
    horas extra eles pagava por fora tambem o que eu faso

  26. Eduardo Felipe

    Publicado em 05/06/2008 às 02:20 [+]

    Gostaria de saber se após solicitar desligamento voluntário de uma empresa, durante o cumprimento do aviso prévio é possível desistir do pedido de demissão?

  27. paulo

    Publicado em 06/06/2008 às 08:58 [+]

    Participacão em lucro da empresa o plr e legal, e qual eartigo de lei.

  28. Vagner

    Publicado em 10/06/2008 às 08:38 [+]

    Sou técnico de laboratório e mas por motivos financeiros não renovei a inscrição no CFR deste ano. Agora a instituição que trabalho está ameaçando rebaixar o cargo para quem não pagar o CRF. Gostaria de saber se isso pode ocorrer, tendo em vista que eu não assino nenhum documento ou relatório, e quando pergunto o motivo de exigir o CRF eles não dão uma explicação plausível.

    Obrigado.

  29. Marla

    Publicado em 10/06/2008 às 11:32 [+]

    Gostaria de saber se apresentando um atestado de 14 dias, trabalhar 1 dia e novamente pegar atestado pelo mesmo médico afasta-se pelo inss???

  30. Jonas marques

    Publicado em 12/06/2008 às 17:17 [+]

    gotaria de saber quanto tempo uma pessoa pode ficar como meio oficial
    e quais as leis para esta função
    atenciosamente,
    Jonas Marques

  31. Adriana Ribeiro Arede

    Publicado em 13/06/2008 às 20:10 [+]

    Tenho artrite reumatoide,e gostaria de saber os meu direitos trabalhistas
    grata
    Adriana

  32. Tiago Dziekaniak

    Publicado em 14/06/2008 às 17:10 [+]

    Ola!
    gostaria de saber se uma pessoa que trabalha 6 horas tem direito a receber vale alimentação. gostaria de saber também se quando tem feriado os vales transportes são descontados e se o salário pode ser menos de um salário mínimo.
    Muito obrigado!
    Tiago

  33. Andressa

    Publicado em 16/06/2008 às 18:19 [+]

    Oi, trabalhei por 39 dias atendendo um parente doente, fiquei com o carro do mesmo em minha casa p/ poder atender no que ele precisasse, acompanhei o mesmo no hospital, lavei suas roupas, limpei seu apartamento, fiz compras, etc. Quais meus direitos, pois não sei quanto cobrar? Agradeço muito sua atenção!

  34. soraya

    Publicado em 18/06/2008 às 19:03 [+]

    bem trabalho numa empresa a 1 e 3 meses pedir ferias qual o periodo de ferias a empresa pode me dar sendo eu universitaria…preciso da resposta urgente…obrigada

  35. cristiano do nascimento silva

    Publicado em 23/06/2008 às 19:13 [+]

    bom dia, gostaria de saber o que é certo;trabalho em mercado de 2 á domingo,aos domingo entro ás 7:00 e saio ás 6:20 da tarde ; sou obrigado á fazer 2:00 horas extras ; para ganhar 17:00 por mês , entre 2 domingo todos fucionarios trabalham isatisfeito.

  36. Rafael

    Publicado em 23/06/2008 às 23:59 [+]

    oi minha duvida é a seguinte!!
    trabalho como guardiao de piscina e não ganho salubridade pois faço manutençao na piscina e fico em contato com cloro quero saber se tenho direito. outra coisa certo dia eu faltei ao trabalho ganhei advertencia mas não assinei gostaria de saber o seguinte advertencia pode ocasionar justa causa?
    obrigado

  37. victor hugo

    Publicado em 24/06/2008 às 14:19 [+]

    bem, trabalhei 5meses como temporario e 3 meses como efetivo total 8 meses, me deu um problema de tendinite na mao direita ja fais 2 meses e agora me mandaram embora sendo que eu estava em tratamento e no dia que eu fui despedido so me disseram que estavam mexendo no quadro de funcionarios e nada mais, por eu estar em tratamento sera que eles podem fazer isso mesmo?

  38. maiana

    Publicado em 24/06/2008 às 22:12 [+]

    gostaria de saber se a carteira de trabalho de menores de 17 anos podem ser assinadas..

  39. AMARILDO

    Publicado em 25/06/2008 às 08:15 [+]

    NITEROI, 25/06/2008

    BOM DIA!!

    Gostaria de uma informação, pois estou querendo fazer um acordo a onde trabalho e queria saber o que eu tenho de direito a receber.Sem que eu peça demissão.Já trabalho nessa empesa 1 ano e 6 meses.

    Desde já um muito Obrigado.

  40. denilson

    Publicado em 29/06/2008 às 01:05 [+]

    ola eu trabalho como cobrador externo com moto e minha patroa quer q eu viaje de uma cidade pra outra q fica 300 kilometro e eu me recuso a fazer essa viajem pq sao 5 horas de viajem+7 de trabalho na cidade depois eu tenho q voltar +5 horas pra minha cidade de origem isso é certo,e seu me recuzar a vijar o q ela pode fazer comigo ela pode descontar o meu dia,ela pode me obrigar a viajar etcc….

  41. andreia

    Publicado em 29/06/2008 às 01:19 [+]

    oi eu gostaria de saber e muito urgente! eu fui mandada embora sabado e eu terei que cumprir aviso previo eu gostari de saber se eu sou obrigada a continuar fazendo o que eu fazia na empresa ou se eu posso ficar sentada sem fazer nada so cumprindo hora já que a empresa nao precisa mais de mim……. e eu escolhi sai 2 horas mais cedo.

  42. andreia

    Publicado em 29/06/2008 às 01:22 [+]

    eu trabalhei durante 2 anos 3meses e nunca recebi vale transporte já que eu morava mais ou menos perto perto do meu trabalho gostari de saber se eu teria direito a receber os vales por todo este tempo que nao recebi?????……

  43. HELEN CRISTINA

    Publicado em 01/07/2008 às 10:23 [+]

    BOM DIA, VOU ABRIR UMA EMPREZA DE REFORMA DE ROUPAS E GOSTARIA DE SABER COMO PROCEDER REFERENTE AS COSTUREIRAS, COMO DE CONTRATALAS SE DEVO REGISTRA-LAS POIS TENHO MEDO DE NO FUTUROS ELAS COLOCAREM A LOJA NA JUSTIÇA PODERIAM ME TIRAS ESSAS DUVIDAS REFERENTE AO DIREITOS DAS CONSTUREIRAS.
    DESDE JÁ AGRADEÇO
    HELEN CRISTINA

  44. edson

    Publicado em 01/07/2008 às 21:03 [+]

    trabalho em uma empresa de automação bancaria,onde alguns atendimentos técnicos são realizados em postos de auto-atendimento,junto com empresa de transporte de valores onde seus funcionários estão armados e com coletes a prova de balas para efetuar a abertura do cofre para possível atendimento ao equipamento, o técnico que atende o equipamento não possui nenhum artefato de segurança para se defender em caso de assalto, e não recebe nenhum tipo de periculosidade por isso, quais seriam nossos direitos?????

  45. junqueira

    Publicado em 02/07/2008 às 10:28 [+]

    trabalho como técnico eletrônico de campo,minha residencia é na cidade de Campinas SP, uso meu carro para deslocamento até os clientes na própria cidade e cidades que abrangém a região;
    este deslocamento com meu veículo é pago pela empresa em kilómetro rodado no sentido de custo de manutenção do veículo, e nenhum tipo de gratificação ou acrécimo no salário por motorista, tenho direito ao acumulo de funções técnico + motrista?

  46. Leandro Pimentel

    Publicado em 02/07/2008 às 14:47 [+]

    Eu estou encostado pelo inss pois fiz dua cirurgias da coluna!
    Quais são os meus direitos fora o auxilio doença que eu ja recebo?

  47. Amarilis Ferreira de Carvalho

    Publicado em 02/07/2008 às 21:06 [+]

    Por favor gostaria de saber se tenho o direito de receber o meu salario intergral após ter sido mandada embora da empresa, sendo a data de demissão dia 20/06/08

  48. tadeu

    Publicado em 03/07/2008 às 18:50 [+]

    Trabalho em uma empresa de automação bancaria. 90% dos atendimentos são em caixas eletronicos juntamente com empresa de transporte de valores devidamente armados, protegidos por coletes e treinados, mais eu não tenho nenhum tipo de equip. e nem treinamento para que em um caso de assalto possa me proteger, como já aconteceu, tendo que me deitar no chão e ficar escutando os tiros e após ver gente morta na minha frente. Pergunto?
    Será que minha empresa não teria ao menos que pagar periculosidade para seus funcionários. Gostaria de receber respostas e saber que tipo de direitos nós temos.

  49. Anonimo

    Publicado em 05/07/2008 às 09:36 [+]

    Entrei numa empresa de telemarketing e temos um contrato de 3 meses e é registrado nesse contrato caso eu quebre tenho q pagar 50% do que eu tiver receber, pelos dias trabalhados, por sair antes do periodo, eles pagam vt e vr de 15 em 15 dias a primeira me pagaram tudo certinho…mas quando chego a segunda vez de paga vt e vr nao me pagaram. DAi falei com o supervisor numa segunda feira e ele mando email pro RH, disse q o dinheiro iria cair na sexta feira, mas não caiu, entao reclamei novamente e ele mando otro email e tbm nao caiu…e esta essa enrolação desde q entrei faz em média 2 meses e alguns dias q entrei não sei ao certo qual o dia porque eles também não me devolveram minha carteira de trabalho e é essa mesma coisa somente por email e nunca chega.MInha duvida é faltei um dia por não tem condições de paga a passagem ja que não haviam me depositado, eles tem direito de descontar do meu salário?Eu posso pedir demissão e não pagar os 50% alegando que eles me devem?Obs: Tenho todos os extratos!E entrei na metade de abril e estamos no começo de julho nunca sabem de nada, não sabem informar, não me dão resposta alguma.

  50. Edla

    Publicado em 07/07/2008 às 15:47 [+]

    Boa tarde.

    Gostaria de tirar umas dúvidas. Uma pessoa em regime de contrato de 8 horas diárias, que estuda pela manhã, não tem condições de cumprir as 8h com o intervalo previsto em lei, devido o horário de funcionamento do trabalho que é até as 22:00h; por isso é obrigada a trabalhar as 8h seguidas. A lei diz que ou trabalha as 8h com intevalo para descanso, ou trabalha 6h seguidas. É certo trabalhar 8h seguidas? Em que Art. devo me basear para defender esse direito?

    Obrigada pela atenção.
    Aguardo resposta no meu e-mail.

  51. Aline

    Publicado em 08/07/2008 às 17:30 [+]

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber o que devo fazer diante das circunstancias abaixo:

    Trabalho numa escola de informática desde abril de 2007, em fevereiro de 2008 entrei em depressão e fiquei afastada até 30 de junho de 2008, passei novamente por perícia e não consegui encostar novamente, mas não me encontro em um bom momento, ainda não estou completamente curada, sinto um pânico muito grande quando vou em algum lugar que tem muita gente sendo assim não vou conseguir me controlar se voltar a trabalhar, mas por outro lado também não posso pedir demissão pois minha situação financeira não está nada bem!!! Venho gastando muito com médicos e remédios e gostaria muito de saber se meus patrões podem me mandar embora para que eu possa receber pelo menos o seguro desemprego? Obrigada e espero resposta urgente para que eu possa ir atrás dos meus direitos!!!

  52. Ed

    Publicado em 10/07/2008 às 21:17 [+]

    nao vejo resposta sobre os comentarios…..

  53. gilson

    Publicado em 11/07/2008 às 20:14 [+]

    trabalho em uma empresa que presta serviços a prefeitura de salvador fui eleito suplente cipa e por reivindicar meus direitos meu supervisor tomou mmeu cartão de ponto e com 8 dias tomei justa causa {obs o supervi]sor não gastava de mim e outros colegas

  54. Marcos Jose

    Publicado em 14/07/2008 às 12:28 [+]

    Bom dia!

    Gostaria de saber se eu faltar no emprego durante 5 dias direto na empresa, sendo que nunca levei advertencia verbal e nem por escrito, a contratante pode me dar suspensao direta. E tb gostaria de saber quando um empregado fica afastado da empresa, mas nao pelo medico da empresa, mas sim pelo medico do convenio quanto tempo de estabilidade o mesmo tem direito.
    Aguardo resposta por e-mail. grato

  55. Jacqueline

    Publicado em 14/07/2008 às 14:30 [+]

    Boa Tarde!
    Trabalho em um escritório de advocacia das 8:30 da manhã, até as 18:00 com intervalo de 1 hora e meia de almoço.
    Até a presente data tinhamos microondas no escritório e traziamos nossa comida de casa, porém a partir de hj estamos proibidos de esquentar a comida aqui no escritório pela reclamação de meu chefe, ao alegar q da cheiro no escritório!
    Ele não paga nem um tipo de vale- alimentação para mim e não tenhu condições financeiras para almoçra fora todos os dias!
    Gostaria de saber se eu tenho direito ao vale alimentação ou se é uma opção dele me dar ou não?

  56. José Maria

    Publicado em 14/07/2008 às 18:00 [+]

    Olá,

    Gostaria de saber se a empresa é responsável pela minha segunça ao sair de casa para trabalhar. A empresa que que saia de casda às 03:00 da manhã. Caso venha sofrer algum assalto ou coisa parecida que devo fazer? Fale onde posso encontrar meus direitos.
    Abraço

  57. Patrícia

    Publicado em 16/07/2008 às 12:59 [+]

    Gostaria de saber qaul é a tolerância de atraso de horario de um funcionário?
    e qual a tolerância caso a empresa demore para abrir?

  58. Leandro

    Publicado em 17/07/2008 às 17:38 [+]

    Queria uma ajuda, trabalho numa pizzaria de motoboy ” que meu patrão criou uma outra função que nunca ouvi falar de moto-entregador só para não pagar o piso de motoboy” de terça a domingo das 18:00 ás 00:00 as vezes mais. Recebo adc. noturno, aluguel da moto” que é minha”, e vale gasolina. Só que ele falou que naum tenho direito ao domingo no mês, pq não completo ás 44:00 hs. semanais, e se me dese o domingo, eu teria que trabalhar na segunda que é minha folga. Quais são os meus diretos?
    Obs. O contrato de trabalho não cita as 44:00hs. semanais e sim o meu horárioi de trabalho.

  59. glember f ferreira

    Publicado em 19/07/2008 às 14:53 [+]

    trabalhei no rj mas moro em bh a empresa nao mim pagol as horas extra no contra cheque quais sao meus direito

  60. Ge

    Publicado em 19/07/2008 às 19:54 [+]

    Olá, recebi vale transporte para o mês vigente, mas faltei uns dias, a empresa pode descontar esses vales no proximo mês?

  61. Rose

    Publicado em 24/07/2008 às 13:03 [+]

    Olá gostaria de algumas informções: Sou representante de uma empresa há oito anos, e agora, não sei se é pelo tempo de representação, percebi que estão me tirando aos poucos da representação devido algumas mudanças sem sentido. Por exemplo: colocaram um outro ponto de vendas aqui na mesma cidade e agora não querem mais fornecer uniforme pra mim e meus funcionarios. Se represento uma empresa não é o uniforme dela que devo usar? E se sou o representante na cidade eles podem por outro ponto de venda? Por favor gostaria que me ajudassem me repondendo essas perguntas e quais os meus direitos como representante. Obs. tenho um contrato com eles por tempo inderteminado. Aguardo retorno urgente. Desde já agradeço.

  62. HERMANN

    Publicado em 25/07/2008 às 09:12 [+]

    estou com processo contra empresa que mudava sua razão social todo ano , já ganhei a inicial. ao final do processo se não houver o pagamento , tenho como negativar os sócios laranjas no spc,serasa e cartórios,

  63. melissa

    Publicado em 25/07/2008 às 20:11 [+]

    Por favor gostaria de saber se quem trabalha 6horas por dia tem direito a 15 minutos de café? e se tem que ficar mais 15 minutos a mais?? obrigada!!

  64. faby oliveira

    Publicado em 28/07/2008 às 15:02 [+]

    olá bom dia!trabalho como op.de telemarketing ha 10 meses no ativo e 3 no receptivo,mas no receptivo nao estou dando conta da funçao ,é muita informaçao e ja estou estressada..qndo entrei na empresa era para trabalhar no ativo e agora eles mudaram a nossa funçao…e nao querem mandar embora,dizem que tenho que pedir conta, o que fazer? eles vivem cobrando resultados que eu nao consigo atingir e ameaçando a todo momento de mandar embora por justa causa,isso me deixa mais oprimida e desse tempo pra ca estou até tomando antidepressivos e calmantes para conseguir dormir..pois nao posso pedir contas preciso do meu acerto.

  65. Silvio Marques Barbosa

    Publicado em 29/07/2008 às 20:34 [+]

    Por favor gostaria de saber se uma espregada doméstica com um ano de registro tem direito ao seguro desemprego,já que foi negado pelo M.T.
    se tiver o que deve ser feito

  66. sara

    Publicado em 31/07/2008 às 02:57 [+]

    gostaria de saber sa meu gerente tem o direito de gritar comigo e apontar o dedo na minha cara porque eu levantei do meu lugar para abastecer meu posto de trabalho

  67. ALICE

    Publicado em 31/07/2008 às 17:29 [+]

    É certo que os funcionários pagem pelo uniforme que a empresa quer que agente use???? porq ond eu trabalho a proprietária nos deu o uniforme e diz que vai descontar no nosso pagamento isso tem alguma lei que fale sobre isso??

  68. renato

    Publicado em 01/08/2008 às 16:45 [+]

    ola..acontece o seguinte.. minha namora foi fortemente ofendida pelo seu patrão..
    ela disse o seguinte,,
    _ porque não coloca esse bloco dentro da calcinha ow senta nele ..da um jeito de ninguem mexer.

    i naum é a primeira vez..gostaria de saber. como podemos processalo..qual o procedimento.. obrigado pela atenção

  69. alex

    Publicado em 05/08/2008 às 03:37 [+]

    oi, gostaria de saber e q devo fazer no oque aconteceu comigo no meu trabalho.
    Onde trabalho tem um supervizor q muito inginorante, ñ pode ver nada q ele ñ goste q vai logo brigando e gritando e pedindo o cracha ele é supervisor dos zeladores, um dia na festa da empresa tirei uma brincadera sadia com um amigo q é zelador e ele estava perto, o meu amigo ñ teve nem tempo de dizer nada ele foi logo perguntando se um estava achando ele com cara de palhaço me gritando, e eu dise vc tá com cara de palhaço sim pq eu falei foi com meu amigo ñ foi com vc, ele foi logo me ameasando mandando eu tomar cuidado com minha vida (ameaça de morte), como minhas amigas estavam perto me tiraram de perto e por isso ficou.
    Depois de alguns meses estava eu no balheiro dentro da fabrica lavando minhas mãos e ele estava perto, a pia q eu estava lavando o rosto estava um pouco intupida e eu abri a torneira só um pouco pra ñ deramar, ai ele soutou logo uma piadinha (esses caras tá vendo q tá intupida e ainda abre a torneira) e eu disse( eu já deixei cair pouca água pra ñ derramar e ñ tá intupida so tá descendo pouca água pelo ralo). ai ele veio e me enpurou pra mim sair da pia, e eu falei assim; tu pensa q pode chegar assim e me empurrar so pq tu é supervisor ñ é assim ñ tu tem q falar com as pessoas com educação. Ele quis o meu cracha mas eu ñ dei, ele quis falar com o meu supervisor, e eu disse pode ir vai lá, quando falei isso ele vei bem perto de mim e mandou novamente eu tomar cuidado com minha vida, eu perguntei a ele se ela estava me amesando e ele disse q sim, iai os meus colegas de trabalho me tiraram de dentro do banheiro. Ele estava tão errado q ñ contou nada pro meu chefe. como devo proceder neste caso?

  70. alex

    Publicado em 05/08/2008 às 03:43 [+]

    se por acaso eu filmar ou gravar, tenho direito a uma indenização?

  71. alex

    Publicado em 05/08/2008 às 03:46 [+]

    gostaria de saber se posso receber a PPR todos os meses por lei? a enpresa q trabalho cortou pq é ilegau.

  72. dom

    Publicado em 09/08/2008 às 10:22 [+]

    to fazendo um acordo com meu patrao

    1-eu trabalho em uma empresa 3 anos e 5 meses das 22:00 as 07:00 (noturno) mas uma ferias vencidas, meu salario é de 630,00 na carteira + 35% de adicional noturno ( o adicional noturno vem no holerite)
    2-arrumei outro serviço em outra empresa
    3-pedir por meu patrao me mandar embora
    4-ele me chamou para um acordo
    5-o nosso acordo foi o seguinte
    6- ele vai acerta todos o meus tempos de serviço, mas a multa de 50% de fgts eu tenho que devolver pra ele.
    7- esses tempo que eu trabalho ele tem que calculado com o adicional o sem o adicional noturno?
    se ele calcular sem o adicional posso aceitar?

    calcula pra mim quanto eu tenho que receber
    desde ja agradeço

  73. gilmar

    Publicado em 11/08/2008 às 17:21 [+]

    Oi.
    Eu estou temporario em uma empresa pela agência e fiz uma cirurgia de apéndice fiquei afastado 30dias recebi pelo inss e gostaria de saber se eu tenho direito a estabilidade de um ano quando voutar,obrigado

  74. Lucia

    Publicado em 12/08/2008 às 10:04 [+]

    Gostaria de saber com relaçao a pagamento de funcionário a duvida é: entrei na emprega dia 06/08/08 e sei q nao vou receber o mês inteiro mais o q trabalhei a duvida é o calculo é em cima de 30 ou 31 dias pois o mês é de 31, e quando se trata de fevereiro quantos dias devemos receber

  75. Joice Abreu

    Publicado em 13/08/2008 às 12:59 [+]

    Tenho um ano na empressa, só que não estou satisfeita e quero pedir demissao, minha duvida é se eu pedir eu tenho direito ao auxilio desemprego.

  76. FabioCM

    Publicado em 14/08/2008 às 12:33 [+]

    Olá. Sou técnico em informática e trabalho para uma empresa com meu carro para fazer atendimento nos clientes. Recebo salario de técnico, alimentação e reembolso por km rodado. Tenho direito a mais alguma coisa, como pagamento do seguro do carro, plano de saude, aluguel do carro, ect…? Obrigado.

  77. Socorro

    Publicado em 14/08/2008 às 16:37 [+]

    Tenho 21 anos e trabalho numa empresa há 5 meses sem carteira assinada ainda.
    Mais estou grávida.
    Gostaria de saber o que acontesse nesses casos?
    Saio da empresa sem direito algum?

  78. Leon

    Publicado em 15/08/2008 às 14:58 [+]

    dou aulas em uma escola franquiada de informatica, não tenho contrato, ganho no final do mês, por aluno. A escola me obriga a usar uniforme, eu que tenho que comprar o uniforme, uniformes com logotipo da empresa. Por favor, eu posso me negar a comprar o uniforme da empresa? Eles deveriam me dar o uniforme, certo?

  79. jucelia oliveira

    Publicado em 18/08/2008 às 00:15 [+]

    ja sou aposentada e continuo trabalhando em outra empresa, sei que quando uma pessoa trabalha em uma empresa por dez anos ela pode continuar a pagar o plano de saude, pagando tbem a parte da empresa. Neste caso eu tenho esse direito em outra empresa, mesmo sendo aposentada, se eu trabalhar durante 10 anos?

  80. Junior

    Publicado em 18/08/2008 às 20:38 [+]

    Empresa de medio porte é obrigada a pagar PLR??? Essa mesma empresa não fornece vale alimentação e refeitorio. Não fornece nenhum tipo de transporte, apenas vale transporte (coletivo), lembrando que a empresa é afastado, é na Anhanguera; os funcionarios atravessa a pista correndo perigo de vida.
    Grato,

  81. sidcley

    Publicado em 19/08/2008 às 07:34 [+]

    Estou com hernia de disco por causa do peso que eu pegava na firma ja passei no medico mais ainda não fui afastado e o encarregado quer que eu faça serviços que eu não posso e ja me meaço de me manda embora oque eu faço?

  82. Thais

    Publicado em 21/08/2008 às 11:07 [+]

    Gostaria de saber se o patrão pode chamar atenção de um funcionário na frente de todos ou falando alto sem se preoculpar com a privacidade dos outros.
    Aqui onde trabalho, nos fizemos uma planilha com o nome de cada um e quando alguem toma esporro nos colocamos um palzinho na frente do nome dele… No final o q tiver mais palzinhos tem que pagar um dia de café da manhã e da tarde! rsrsr…

  83. ana paula

    Publicado em 21/08/2008 às 11:53 [+]

    olá gostaria de saber se é certo uma pessoa trabalha 9 horas por dia sem ganhar hora extra e se uma empresa com mais de 300 funcionários é certo não dar almoço e nem ticket refeição.
    me responda urgente por favor obrigada

  84. lenilce

    Publicado em 22/08/2008 às 16:16 [+]

    como posso me encostar por labirintite

  85. Jose Eduardo

    Publicado em 23/08/2008 às 23:07 [+]

    Ola,
    Bom trabalho numa empresa de transporte de malotes bancarios.
    Ate ai tudo bem. So que um certo dia tomei uma multa na porta do banco.
    Por se tratar de estacionamento proibido.
    A empresa descontou a multa no meu salario. O que devo fazer. Processar a empresa mesmo trabalhando. Já que pedi para acertar comigo. Porem a empresa alegou que nao demite.
    Gostaria de ter uma orientaçao jurídica.
    Se devo processar a empresa de danos morais ou nao.
    Obrigado

  86. SANDRA MARIA BATISTA RODRIGUES FERREIRA

    Publicado em 25/08/2008 às 16:05 [+]

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER OS DIREITOS QUE TENHO POR TER TRABALHADO 02 ANOS SEM CARTEIRA ASSINADA, MAS RECEBI FÉRIAS E 13º, ABANDONEI O EMPREGO

  87. Lívia

    Publicado em 27/08/2008 às 10:04 [+]

    Oi, queria tirar uma dúvida.
    Eu trabalho 8h por dia, tenho intervalo para almoço de 2h, além disso, eu tenho direito a mais algum intervalo para refeição?

  88. Marconys

    Publicado em 29/08/2008 às 15:00 [+]

    Olá

    A pessoa pode ter a carteira de trabalho assinado em duas empresas?

  89. julia

    Publicado em 01/09/2008 às 17:26 [+]

    trabalho em esquema de plantao 12por 36 hs, e tenho direito a duas folgas mensais, e a cada feriado trabalhado mais uma folga, gostaria de saber como funciona corretamente este esquema de folga pois nas outras unidades os feriados sao pagos como hora extra e os domingos de folgas. o que diz a lei para esquema de folga meu superior disse que sao 180hs. e 15 plantoes com 2 folgas e qdo o mes tem 31 trabalhamos 16 plantoes e duas folgas. Por favor tente me esclarecer quais sao realmente meus direitos desde ja agradeço

  90. patricia barros

    Publicado em 02/09/2008 às 12:47 [+]

    gostaria de saber quanto eu irei receber de ferias ganho um salario minimo. só que eu fiz um acordo para vende 15 dias de minhas ferias . quanto irei ganhar com tudo isso.

  91. Paloma

    Publicado em 04/09/2008 às 09:00 [+]

    Trabalho na empresa á 29 anos como gerente..e sempre me esforçei o maximo por ela..encarei até uma transferencia de cidade, alguns anos atrás, agora q já me estabilizei no local, por causa de um boato de um funcionário que eu estava furtando a empresa,só q isso é só um boato, não se tem provas..e acredito q podem querer me demitir por isso, pois a empresa mesmo sem provas,não costuma ficar na duvida..como posso me defender caso aconteça algo?
    inclusive, trabalho domingos e feriados..
    Obrigada

  92. Priscila Vieira Soares

    Publicado em 06/09/2008 às 21:09 [+]

    Gostaría de tirar uma dúvida, sou Professora e trabalhei 06 meses em uma escola onde trabalhava 8 horas por dia, sendo que me pagava como se eu trabalhasse 06 horas com um salário muito inferior, depois que saí, ela nao quer me pagar, como devo fazer?
    Quaís são os meus direitos?
    Obrigada!!!

  93. Eliane

    Publicado em 09/09/2008 às 17:27 [+]

    Comecei a trabalhar numa empresa que na entrevista explicou que eu teria uma hora de almoço. Só que agora, me disseram q a “equipe gerencial” não tira hora de almoço. Sendo que meu horário é de 12:00 às 23 hs!!! E trabalho em pé esse período todo!!!!
    Gostaria de saber como posso assegurar meus direitos.
    Agradeço desde já a atenção!

  94. Marcio mikaldo de frança

    Publicado em 09/09/2008 às 21:23 [+]

    acidente de trabalho
    eu sofri um acidente de percurso indo da minha casa ao trabalho e não recebi nenhum seguro da empresa quero saber se tenho algum direito, e oque devo fazer para ter esse direito

  95. Michael Pessanha

    Publicado em 11/09/2008 às 10:19 [+]

    Bom dia! Gostaria de tirar duas dúvidas. 1° caso – O DP põe o valor de sua passagem no RioCard (Vale transporte)para o mês de trabalho. No término do mês, ele verifica quanto vc tem de saldo (caso tenha), e coloca somente o restante para completar para o mês posterior. Pode ser feito isso?
    2° caso – Vc usa o seu RioCard normalmente, sendo que tem “dias” q ao invés de pegar ônibus, vc pega outra condução ou carona, logo, aquele valor irá se acumular, ao ponto de ficar valor para o mês seguinte. O DP pode, não colocar o valor do mês seguinte em seu cartão e descontar na folha?
    Desde já agradeço o espaço.

  96. Bruna Cristina Ribes Leal

    Publicado em 11/09/2008 às 10:20 [+]

    olá bom dia!
    estou trabalhando de carteira assinada a sete meses,e claro pagando meu inss,a sete meses também ,queria saber se com esse tempo já posso me encostar ou se só quando completar um ano,estou grávida e tenho um problema na coluna e queria que me esclarecesse esta dúvida.se com sete meses de inss pago eu já posso me encostar?

  97. paulinho

    Publicado em 12/09/2008 às 12:15 [+]

    boa dia. tenho uma pertunta…se o funcionario fizer um a coisa errada. tipo pago a mais para uma transportadora..o gerente pode debitar (descontar) na sua conta no final do mes/????

    por favor…mi responda

  98. Adrielle

    Publicado em 12/09/2008 às 14:32 [+]

    Ola gostaria de tirar algumas duvidas ,
    Eu trabalho em uma lan house,todos os dias bem dizer sem folga pq o meu horario é 08:00 as 15:00 de segunda a sexta depois do meu horario quem fica é a irma dele ou o sobrinho dele sao parentes do dono da lçan house ai o dono da lan decidiu que aos sabados e domingos para nao fikar meio perildo cada uma , ficava no sabado o dia todo e o domingo em casa e vice e versa quando nao era o sabado era o domingo trabalhando de 08:00 as 18:00 que dizer nao tenho folga nenhuma pq da no mesmo que se eu fosse ficar no sabado meio perildo e domingo meio perildo a unica coisa que ele fez foi ajuntar os dois perildo do dias num so!! e trabalho tambem nos feriados ele me da 20,00 para ficar o dia todo como se fosse um sabado qualquer , trabalho sem hora de almoço,pois antes eu ia almoçar em casa saia dakii 12:00 para almoçar e tinha q esta aki na lan 13:00 depois resolveram que eu deveria almoçar aki na lan pq nao tinha quem fikar na lan para eu ir almoçar ,hoje eu almoço na lan house onde coloco tempo sem descanço de almoço se eu pegar alguma coisa da lanche que tem aqui para consumir o patrão desconta do salario,a lan house nao tem banheiro nem bebedouro quando quero ir ao banheiro vou no sacolao aki embaixo do lado da lan house mas aos domingo fecha 12:00 o sacolao nao tem aonde eu ir !!e eu nao tenho asenha de acesso aos pcs da lan house , pois o dono nao me da a senha para eu entrar , sendo q os sobrinho dele pode e a namorada tb !!eu cumpro meu horario ate as 15:00 depois das 15:00 sempre tem alguem diferente no servidor sendo que quando eu falo em aumento ela fala q tem q da para irma dele tambem ,mas no horario da irma dele que é de 15:00 as 22:00 ela nunka fika ate o fim quando nao é ela no servido é a amiga dela é o filho dela as vezes o propio dono que dizer nao cumpri o horario dela ,eu já tem 1 ano e 9 meses que estou aki e nao é de carteira assinada, caso ele me mande ir embora por eu querer aumento quantos mais o menos eles tem que me dar?? e se eu querer sai tenho direito de alguma coisa??eu trabalho 1 anos 9meses e nunca recebi vale transporte já que eu moro perto do meu trabalho gostari de saber se eu teria direito a receber os vales por todo este tempo que nao recebi?????……
    e eu ja estou esse tempo aki na lan e ate hoje ainda nao recebou um salario minimo , recebo por semana 60,00 reais no mês da 240,00 quais sao os meus direitos se eu sair ou se eles me mandar embora!
    pois eu ja conversei com ele e ele nao quer aumentar o salario !

  99. Juliana

    Publicado em 15/09/2008 às 11:11 [+]

    Bom dia!

    Trabalho em uma empresa “conceituada”,porém,sem nenhuma política de rh.(Casas Bahia).Estive com tendinite em abril e fiquei pouco menos de três meses encostada pelo INSS.Quando voltei,no dia 02 de junho ao trabalho,me deixaram trabalhar dois dias (3 e 4 de junho),no final do dia 4 me demitiram,porém,no dia seguinte ao chegar ao médico do trabalho para realizar o demissional,não pude realizar o mesmo,pois, o INSS havia registrado um CAT(espécie 91) e não puderam me demitir.Eu estava super feliz por sair da empresa e tive que aceitar voltar(fiquei super frustrada).Agora que voltei para a empresa estou passando por uma situação muito ruim,eles me fazem passar por várias filiais,atrasam meu vale transporte e deixam um ambiente de trabalho super ruim,acredito que para me pressionar a pedir as contas.Por enquanto não posso,até porque já tenho um ano de empresa e não aceito sair sem receber meus direitos.Hoje entrei de férias e meu pagamento das mesmas não foi depositado,todos os outros funcionários que sairam de férias na mesma data já receberam suas férias desde quinta feira e eu até hoje nada.Gostaria de saber se quando acontece da empresa não depositar as férias na data correta(48 horas antes do inicio das férias) se ela deve pagar alguma multa ao funcionário e se posso recorrer a justiça do trabalho mesmo trabalhando ainda na empresa?Obrigado!

  100. joelma

    Publicado em 15/09/2008 às 21:24 [+]

    gostaia de saber se a empresa tem direito de olhar a bolsa do empregado no final do expediente

  101. José Edson Limeira

    Publicado em 20/09/2008 às 18:23 [+]

    Oi, boa noite.

    Gostaria de saber, se não é contra a lei, bater cartão no horário de almoço e janta.
    Aguardo resposta

  102. sergio rotela

    Publicado em 24/09/2008 às 06:11 [+]

    Trabalho no periodo noturo por escala e
    no meu serviço e descontado de minha folha de pagamento refeição so que de madrugada eu não tenho refeição existe alguma lei que exige que seja descontado almoço de quem trabalha de madrugada ou que obrigue a que eles me deem alguma refeição

  103. maraiana casssa

    Publicado em 24/09/2008 às 20:54 [+]

    fui mandaDA EMBORA POR JUSTA CAUSA GOSTARIA DE SABER SE POSSO RECEBER MEU FGTS E COMO POSSO ULTILIZA-LO

  104. CARLOS

    Publicado em 26/09/2008 às 18:04 [+]

    GOSTARIA DE SABER QUAL O PERIODO OBRIGATORIO A SE TRABALHAR, E QUANDO SE TORNA ORAS EXTRAS, SE O SABADO É COSIDERADO HORA EXTRA.
    TRABALHO COMO DESENHISTA E ALÉM DE DESENHAR NO COMPUTADOR EU OPERO ALGUMAS MAQUINAS PARA QUE CERTAS ARTES SEJAN FEITAS , COMO MAQUINA DE CORTE PARA PLOTER , MAQUINA COPIADORA, MAQUINA DE IMPRESSÃO DIGITAL, ISSO É LEGAL, TENDO EM VISTA QUE MINHA SÓ É ASSINADA COMO DESENHISTA,
    E A MAQUINA DE IMPRESSÃO DIGITAL FUNCIONA A BAZE DE SOLVENTE, ISSO ME DARIA DIREITO A INSALUBRIDADE, QUEM TRABALHA COM COMPUTADOR TEM AGUMA ESPECIFICAÇÃO DEDIREITOS
    DESDE JA AGRADEÇO ME INFORME ONDE POSSO TIRAR MELHORES INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO

  105. nubia

    Publicado em 30/09/2008 às 12:19 [+]

    trabalho em dois empregos: em uma empresa privada e como estatuaria da prefeitura.Vou precisar me encostar para fazer um tratamento de garganta e gostaria de saber se posso apenas me encostrar na empresa privada e continuar trabalhando no meu emprego da prefeitura, pois tenho 1 mes que tomei posse?Gostaria de saber tambem se isso pode me prejudicar , pois estou no periodo de estagio probatorio e se é permitido se encostar em um emprego e trabalhar no outro, é permitido pelo inss?
    desde ja agradeço pela resposta

  106. jorge cruz botelho

    Publicado em 04/10/2008 às 09:18 [+]

    pedindo demissão o que eu tenho direito a receber

  107. Gilma Vieira Bitencourt Moreira

    Publicado em 06/10/2008 às 23:47 [+]

    Boa noite gostaria de saber fiquei 15 dias afastada para eu não ficar afastada pelo inss tenho que trabahar quantos dias depois de voltar de licença de 15 dias para sair novamente de licença e não cair no inss Obrigada

  108. LILANE

    Publicado em 07/10/2008 às 14:12 [+]

    EU TRABALHEI 1 ANO SEM CARTEIRA ASSINADA, MEU PATRAO NAO ACERTOU COMIGO ESSE ANO, SE EU FOR MANDADA EMBORA POR JUSTA CAUSA EU PERCO ESSE DINHEIRO … OBRIGADA

  109. luciane

    Publicado em 07/10/2008 às 19:00 [+]

    boa tarde
    estou fui afastada por cid f32.2 15 dias voltando ao medico antes d vencer ele me deu 30 dias e requerimento para o axuxilio doença, sera q depois da pericia eu receberi dede o decimo sexto dia afastada? tenho ferias vencias queria saber se eles podem me pagar essa ferias mesmo encostada, e o decimo eles que pagam(a empresa) obrigada

  110. sansea

    Publicado em 07/10/2008 às 19:30 [+]

    gostaria de saber as obrigações de uma empresa que tenha 2 funcionarios

  111. Rejane santos

    Publicado em 07/10/2008 às 21:27 [+]

    OLA, estou retornando do auxilio doeça concedido pelo INSS a pedido da empresa que trabalho, por ter sofrido sirurgia. Gostaria de saber se a empresa pode me demitir.

  112. lana perin

    Publicado em 09/10/2008 às 21:28 [+]

    Ola boa noite!

    Eu trabalho ha 4 anos em uma empresa que nao me registrou,e ha 4 meses tive um problema serio de saude e acabei ficando em casa 2 meses,agora q ja estou podendo trabalhar novamente meu patrao quer mudar meu cargo,nao tenho nenhum beneficio.
    Quero saber se realmente ele pode fazer isso,e se a intençao for de me dispensar logo apos a volta o q devo fazer ,devo aceitar a proposta da empresa ou posso persistir na volta para meu antigo cargo?

    Por favor gostaria de uam resposta o mais breve possivel
    obrigada

  113. Roselene

    Publicado em 12/10/2008 às 22:52 [+]

    Bom Dia ,

    Trabalho em um restaurante, sendo q eles costumam trocar os funcionários de loja, sendo q a cada transferência vc é demitido pq a razão social é diferente, sendo q vc é obrigado a devolver a multa do fundo de garantia, e nunca consegue tirar férias, pois vc é transferido de loja antes de completar 1 ano, vc cumpre aviso prévio sem ser avisado e só fica sabendo no dia em q terminou o aviso quando vc é demitido.
    Gostaria de saber se eu sou obrigada a ser transferida ou eu posso recusar a mudar de razão social ??
    Obrigada desde já …..

  114. sheyla merence

    Publicado em 13/10/2008 às 20:58 [+]

    Presto serviços para prefeitura desde 2001,só tive carteira assinada de 2001 a 2002,depois entrou outra firma que não assinou a carteira ,só que o cheque que me pagava era em nome da prefeitura e o contra cheque em nome de uma firma tenho xerox.em 2006 passei para cargo comissionado e o meu contrato acaba em 31/12/08.durante esse tempo tenho algum direito? e se não quais são eles com o cargo comissionado,pois dizem que só temos o direito de ficar calado.Espero a sua resposta.urgente.obrigada

  115. Roberto Silva Vieira Maia

    Publicado em 14/10/2008 às 08:32 [+]

    Tenho uma filha especial, hoje com 16 anos.Fui dipensado do meu trabalho por justa causa, porem questionavel. Gostaria de saber se por ter uma filha especial(Paralisia Cerebral), eu poderia ser dispensado, pois fiquei sabendo mas sem embasamento juridico que eu nao posso ser dispensado.

  116. Cicero

    Publicado em 14/10/2008 às 17:14 [+]

    começo a trabalha as 5:00 hs da manha paro as 10:00 para o almoço mais minha
    supervisora cortou os 10 minutos de café da manha que eu tinha pela lei eu tenho direito a esses 10 minutos ou não .

  117. andrine souza

    Publicado em 14/10/2008 às 18:32 [+]

    ola tenho uma duvida..
    trabalho em uma empresa terceirizada a 5 meses…neste periodo q estou la ja desempenhei diversos funcoes..ate para cobrir ferias de uma outra pessoa em outro posto de trabalho com outra funcao eu ja tive q fazer.eu estou atualmente no cargo de ax de expedicao mas sempre q uma acenssorista falta eles me chama no meu horario para dar uma “forcinha”….sob suspeita de advertencia caso me nege a fazer………
    gostaria de saber sobre a lei..se tem alguma q me protge e como recorrer na justica sobre isso..

  118. marcio Israel

    Publicado em 15/10/2008 às 12:54 [+]

    Fui promovido a trabalhar em uma maquina que prescisou de meus conhecimentos tecnicos em torno CNC, antes trabalhava em torno convencional. Gostaria de saber se é o dever do empregador anotar a promoção em minha carteira e se isso me dá direito a um aumento no salario, e de quanto por cento com a promoção?

  119. wagner

    Publicado em 15/10/2008 às 19:14 [+]

    oi gostaria de saber quebrei o dedo e peguei um atestado de 15 dias a empresa pode me mandar embora ?

  120. eliete

    Publicado em 16/10/2008 às 19:30 [+]

    Trabalho numa empresa á 10 anos,ha 2 anos venho pedindo o meu patrão para mim mandar embora,e ele responde para mim pedir conta,mas,eu não tenho condições de pedir conta,por que nessecito desse dinheiro.
    O que devo fazer?

  121. Erika

    Publicado em 16/10/2008 às 23:27 [+]

    Trabalho como operadora de caixa em uma perfumaria à 4 anos, entrei dia 11 de setembro de 2004 e vou ser mandada embora em fevereiro de 2009. Meu horário é das 10:00 ás 20:00hrs. de terça á sexta (folgo ás segundas-feira), sábado entro ás 11:00 até ás 20:00 e domingo das 8:30 ás 13:00, (folgo um domingo por mês) tenho 1 hora de almoço e 10min. de café à tarde. A jornada de trabalho e o horário que faço são corretos? Gostaria de saber o que vou receber por direito.
    Desde já, agradeço pelos esclaredimentos: obrigada.

  122. Gabriela

    Publicado em 18/10/2008 às 00:18 [+]

    Um funcionario REDA pode ser demitido sem justa causa antes do termino do contrato?
    A prefeitura demitiu todos os funcionarios REDA com apenas 3 meses de trabalho e justificarm contenção de gastos.
    Isso esta dentro da lei?

  123. Junior Eduardo

    Publicado em 20/10/2008 às 10:59 [+]

    trabalho no comercio pedi folga no sabado o patrao nao deu e falei q ia assim mesmo ele falo q eu seria demetido

    ai faltei na sexta e no sabado

    caracterisa justa causa na demissao

    o sabado ‘e contado cmo dia util nesse caso?

  124. eurimar bernardina

    Publicado em 20/10/2008 às 19:44 [+]

    quero saber qual a carga horaria dos funcinario de uma lojas todos os direitos desse funcionario

  125. eliete rocha gonçalves

    Publicado em 21/10/2008 às 21:06 [+]

    Trabalho numa empresa á 10 anos,ha 2 anos venho pedindo o meu patrão para mim mandar embora,e ele responde para mim pedir conta mas,eu não tenho condições de pedir conta,por que nessecito desse dinheiro.
    O que devo fazer?

  126. ULIANA PINTO DA SILVA

    Publicado em 22/10/2008 às 16:39 [+]

    Na ultima empresa em que trabalhei fiquei apenas durante um mês. Porém, não realizei exame admissional e muito menos demissional. Gostaria de saber há alguma interferência nisso, justamente pelo fato da empresa ter me mandado embora.

    Grata

  127. naiara oliveira

    Publicado em 22/10/2008 às 20:11 [+]

    oi eu trabalhei numa empresa 1 ano dai me deram férias dia 22/09 e eu iria voltar hoje eu cheguei pra trabalhar o meu patrão me disse que eu estou demetida mas ele disse que eu so tinha direito a 649.74 reais mas quando eu entrei de ferias não tinha me pagado o salario do mes me deram 300 reais de ferias e decimo terceiro salario eu voltei eles me deram essa quantiA E ainda descontou os trezentos dos 649.74 eu recebi swo 349.74 de um ano de trabalho eles não assinaram minha carteira não deram o aviso eu não recebia um salario comercial recebia um salario minimo no começo edai depois me deram so meio turno dai passei a receber 207.50 centavos e agora o que devo fazer estou sem saber!

  128. rodinei

    Publicado em 23/10/2008 às 11:18 [+]

    trabalho posto de combustivel eo funcionario pagam 50% do uniforme é certo esta pratica aguardo retorno sem mais

  129. maria

    Publicado em 25/10/2008 às 01:16 [+]

    ola,trabalho num posto de gasolina e estou gràvida de sete meses e nâo estou me sentindo muito bem por causa do cheiro da gasolina.Gostaria de saber se eu me encostar pelo inss agora, perco minha licença maternidade.

  130. Aline Cristina de Carvalho

    Publicado em 26/10/2008 às 15:24 [+]

    Gostaria de saber se no caso de experiência o empregador pode pagar menos do que o piso salarial, sendo que o piso salarial de vendedora é R$608,00, e no meu contrato de experiência recebo apenas R$435,00.
    Aguardo resposta o mais breve.
    Att
    Aline

  131. leidiane

    Publicado em 27/10/2008 às 17:11 [+]

    Oi, trabalho em um agente autorizado Claro, vendendo celular, eu vendi um celular e a fatura do cartão voltou em um valor de R$699,00 veio a contestação do cartão de crédito, e agora meu patrão quer que eu pague do meu bolso, sendo que eu já me informei e sei que a loja tem seguro contra cartão clonado ou roubado, e ele quer descontar da minha comissão esse valor, isso está certo? e eu pedi um recibo de tudo que eu pagar e ele está me negando, o que devo fazer eu já tenho 1 ano e não quero pedir demissão, pois não quero perder meus benefícios. Por faor me respondam!!

  132. junior cesar

    Publicado em 27/10/2008 às 18:51 [+]

    ola, trabalho em um provedor de internet , somos em uns 100 funcinarios , que digigem.
    essa semana levei uma multa por acesso de velocidade , limite 40km passei em 48km , sou registrado como( instalador de infra-estrutura ) pergunto …

    eu sou obrigado a pagar a multa???

  133. Graça

    Publicado em 28/10/2008 às 08:54 [+]

    Bom dia;

    por erro de DP a empresa que eu trabalho deixou de descontar por 12 meses meu convenio odontológico.
    agora devido a auditoria vão descontar.
    Pergunto isso pode acontecer?

  134. josé ivanildo

    Publicado em 28/10/2008 às 11:20 [+]

    trabalho numa empresa ha 10 anos e durante 8 anos e meio trabalhei sem folga,a firma pagava as horas extras fora da folha de pagamento,quando eu entrava de ferias a firma pagava as ferias sobre as horas extras que eu fazia no decorrer do ana e também o décimo terceiro,faz quase 2 anos que a firma cortou todas as horas extras,gostaria de saber se a firma é obrigado a mim pagar o fundo de garantia sbre essas horas extras que fiz durante esses 8 anos e meio que trabalhei sem folga,desde já agradeço pelas informações,[OBRIGADO].

  135. girlene

    Publicado em 28/10/2008 às 11:30 [+]

    Estou a 120 dias de licença maternidade gostaria de saber se tenho direito ao decimo tersseiro, sendo que no meu contra xeque estar descontando..
    Por favor me responda!!!!!!!!!!
    Grato!!!!!!!!

  136. Marcos Alexandre

    Publicado em 30/10/2008 às 08:54 [+]

    se a empresa pagar o vale-transporte errado (a menos)e se eu faltar por motivo falta de dinheiro a empresa pode descontar os dias faltados pelo motivo deles me pagarem o VT errado.

    grato

  137. Marcos Alexandre

    Publicado em 30/10/2008 às 08:59 [+]

    eu fiquei 5 meses (150 dias) afastado,qual é o prazo para eu perder os beneficios como ferias ,120 dias ou 160 dias de afastamento para peder os beneficios????

  138. Alexandre

    Publicado em 30/10/2008 às 09:05 [+]

    bom dia,gostaria de saber qual é o prazo para peder beneficios,120 ou 160 dias,fiquei afastado por 5 meses (150dias) a empresa ja me informou que vou peder ferias e PLR do ano que vem (2009), favor me informar qual é o prazo correto.

    muito obrigado

  139. carolina

    Publicado em 30/10/2008 às 11:55 [+]

    boa tarde !!!!!
    gostaria de seclarecer algumas duvidas trabalho em uma empresa a um ano e dois meses so que de resgistro em carteira so tenho cinco meses , estou doente de atestado a 16 dias e gostaria de saber meus direitos se posso ir para caixa , se eles podem me mandar em bora,ou seja o que pode acontecer quais meus direitos?????

  140. paulo henrique

    Publicado em 01/11/2008 às 15:30 [+]

    gostaria de saber se eu chagar atrasado na empresa,ela pode descontar ,o dsr

  141. sergio

    Publicado em 01/11/2008 às 20:59 [+]

    Trabalho longe de casa, ficando dois finais de semana em outro estado por mês (não trabalho nos fds), porém quando retorno, só posso ficar em casa sábado e domingo e novamente tenho que viajar.
    Quanto à horas extras, já verifiquei que não tenho direito, pois trabalho dispensado do controle de horário.
    Descanso familiar (CCT da categoria, não menciona), tenho este direito garantido por lei?
    Não aguento mais ficar distânte tanto tempo de meus filhos, preciso verificar a possibilidade de garantir meus direitos de folgas.

    Agradeço se puder me orientar.

  142. Carlos Andre

    Publicado em 03/11/2008 às 12:33 [+]

    Sou Servidor Público Municipal, e recebo horas extras a sete anos. Existe alguma Lei que obrigue a Prefeitura a Imcorporar o valor das horas ao meu salário?
    Desde já agradeço a atenção.

  143. Maiara Fernandes

    Publicado em 03/11/2008 às 19:22 [+]

    Sou agente de atendimento (call center), gostaria de saber se caso eu falte no trabalho sem justificativa (sem atestado médico), posso levar uma suspensão dada pelo supervisor e, se sim, se tenho obrigação de assinar a suspensão?

  144. Ramon Leonardo

    Publicado em 04/11/2008 às 11:55 [+]

    Bom dia!
    Sou trabalhador assalariado em carteira.
    Ontem tive um atraso de 5 minutos e meu chefe não me deixou trabalhar. Tendo então de descontar o dia em meu salário.
    Gostaria de saber se tem alguma Lei que me assegura nesses casos??

    Muito Obrigado.

  145. cleber

    Publicado em 04/11/2008 às 23:53 [+]

    trabalho na construção civil e queria saber se é legal uma empresa obrigar
    o funcionario a trabalhar em seu dia de
    foga ?

  146. ailton junior

    Publicado em 05/11/2008 às 23:14 [+]

    olha só eu trabalhei em um provedor de internet por cerca de 11 meses só q desses onze três foram clandestinos, vcs podem falar q eles podem ser de experiência só q desses trêz meses ele descontou o inss e também nao depositou o fgts, após minha demissao fui bem dizer obg por falta de condiçoes a receber minhas contas em três vezes no cheque q por acaso ainda estou recebendo ele alegou q nao tinha condiçoes de me pagar o dinheiro todo no dia nen depois de um mês por isso me sentir obrigado a receber do geito q ele falou pois estava precisando urgentimente, hj ele me deve três meses de comiçoes q por acaso dois ja estao atrasados, o procurei para receber o mesmo e ele falou novamente q nao tinha condiçoes falei q ia procurar meus direitos e ele falou q eu deveria ter cuidado para o mesmo nao se voltar contra mim ai eu gostaria de um conselho do q eu posso fazer contra esse patrao horrivel.

  147. Marvel Dias

    Publicado em 07/11/2008 às 09:44 [+]

    Um funcionário pode ser demitido pode trabalhar externo e ter labirintite.

    Att – Márvel Dias

  148. Carla Viviane

    Publicado em 08/11/2008 às 14:20 [+]

    Olá gostaria de saber se o chefe pode lhe pressionar a fazer o trabalho dele, sem ganhar nenhuma remuneração? Te humilhar na frente dos outros funcionários?Mencionar que você mora numa periferia para os outros rirem?Usando termos ofensivos em brincadeiras na frente de todos?Fui mandada embora, humilhada na frente de um colega, sob termos bem grosseiros. Eu desempenhava três funções na empresa e só recebia por duas. Me oriente por favor

  149. Carla Viviane

    Publicado em 08/11/2008 às 14:36 [+]

    Perdão, desempenhava três funções na empresa e só recebia por uma. Ele me ameaçava dar suspensão e até mesmo demissão caso eu me negasse. Me demitiu me humilhando na frente de um colega , usando termos ofensivos, e ameaçando que iria dar péssimas referências de mim em outro emprego que eu arranjasse. Muito arrogante sempre gritava que ele era o gerente e a gente podia “voar” quando ele quisesse.

  150. Andressa

    Publicado em 10/11/2008 às 09:30 [+]

    Gostaria de saber se existe uma lei que diga a tolerância no horaraio de entrada do empregado.

  151. fabio

    Publicado em 10/11/2008 às 20:16 [+]

    URGENTE. Consegui um novo emprego, falei c/ meu chefe e fizemos um acordo tendo eu que devolver os 40% da recisão e o aviso prévio indenizado(não trabalhado),mas eu não devolvi. Há algo que a empresa possa fazer contra mim.

  152. Renata

    Publicado em 11/11/2008 às 10:28 [+]

    Bom dia,

    Eu gostaria de saber os dias q um funcionário tem direito após o falecimento da mãe! Se são 3 ou 5 dias…A empresa, além de não assinar carteira (q enrolam pra assinar), ainda estão cobrando o pq do funcionário não ter ligado pra avisar q ficaria em casa (Já q o funcionário tem direito).
    O q pode ser feito nesses casos?
    Aguardo respostas urgentes!

  153. jordhann

    Publicado em 13/11/2008 às 13:19 [+]

    entrei no serviço em setembro e tive um contrato de experiência de dois meses (60 dias) gostaria de saber se tenho direito ao 13° salario e quanto seri ele jah q previsto recebo 496,00 com descontos 456,00 e quando q meu patrão tem q pagar essa remuneração
    obrigado desde jah
    estou aguardando sua resposta
    jordhann

  154. KATIA REgina ferreira gamboa

    Publicado em 14/11/2008 às 22:57 [+]

    entao…a pouco mais de um mes apresentei um quado de irisipela,fiquei afastada por 14 dias,ao retornar minha administradora pediu que me afastasse pór 15 dias ate da entrada no inss,alegando q eu nao teria mais condiçoes de fazer o serviço que ate entao prestei(aux.de serv. gerais).
    e tendo entao alta da perita do inss eles me despediram alegando que eu estava doente e nao podiam me manter no serviço.
    trabalhei nessa empresa 2 anos 10 meses,sendo que 1 ano sem carteira assinada,indaguei sobre meus direitos,meu ex patrao disse que nao quer saber desse assunto,o q devo fazer?
    eu ate hj nao recebi nada de dinheiro,sendo que ja ja vai fazer 1 semana da dispensa.

  155. Rafael Nascimento Silva

    Publicado em 15/11/2008 às 10:15 [+]

    ola gostaria de saber o seguinte trabalho aos sabados o dia todo horario integral. queria saber se devo receber hora a partir de certo horario pois nos feriados funciona normalmente e não sou remunerado por isso.. abraços

  156. EDUARDO ALMEIDA DA SILVA

    Publicado em 17/11/2008 às 14:08 [+]

    estou com uma duvida,estou afastado no inss,pelo auxilio doença.o motivo é que tenho um cist dentro do meu pé,quando retornar do auxilio doença,mesmo com o cisto eles podem me demitir.e outa pergunta:é normal ser demitido após retornar do auxilio doença.muito obrigado gosta que me esclarecem essa minha duvida.

  157. Vanessa

    Publicado em 20/11/2008 às 09:51 [+]

    Trabalho em uma empresa e há um mes estou fazendo tratamento de depressão com psiquiatra e psicologa, inclusive com medicação, a empresa pode me mandar embora estando lesando psicologicamente?

  158. Maria

    Publicado em 22/11/2008 às 23:10 [+]

    Ola,

    Trabalho em uma empresa tem 6 anos ,mas na verdade trabalho a quase 9 ,houve uma rescisao de 1 ano e dois meses e passei 8 meses sem CPTS assinada e hoje estou com 6 com a cTPS assinada novamente, agora meu diretor me demite,implantei a empresa,meu salario é um na CPTS e ganho o dobro por fora!! Como procedo?Aceito acordo?Tenho direito a uma indenizaçao por contribuir estes anos todos para o crescimento da empresa?grata,Maria

  159. Alexandre

    Publicado em 23/11/2008 às 09:41 [+]

    Olá eu gostaria de saber o prazo maximo que uma empresa tem para devolver minha carteira de trabalho
    seria 24 horas?
    oque posso fazer depois que passar esse tempo?

    obrigado

  160. zeni

    Publicado em 23/11/2008 às 13:07 [+]

    sou professora efetiva municipal em um periodo e no outro subistituo TODOS os anos por 11meses a mais de 12 anos. temos um plano de cargos e salario aprovado por lei, que nos da direitos como contratada pelo C L T.quais os meus direito pois hoje não querem mais aceitar.

  161. Carlos Demiciano

    Publicado em 24/11/2008 às 11:47 [+]

    Eu trabalhei durante 5 anos e fiz um acordo com meu patrão ele disse que iria me pagar, todos os direitos mas em cinco ano de trabalho ele so me pago R$700,00 eu gostaria d sabe como eu posso fazer para recebe todos meus direitos

  162. Renato Castilho

    Publicado em 27/11/2008 às 20:10 [+]

    Estou em férias e já recebi a primeira parcela do 13º salário. Fui promovido durante estas férias e gostaria de saber se vou receber a outra parcela já com o aumento salarial. Desde já agradeço.

  163. vanessa moraes

    Publicado em 27/11/2008 às 23:08 [+]

    OLA BOA NOITE !!!
    GOSTARIA DE SABER SE QUEM TRABALHA COM TELEMARKETING APENAS 4 HORAS TEM DIREITO A 10 MINUTOS DE LANCHE OU MESMO 5 MINUTOS PARA IR AO BANHEIRO=(

    AGUARDO RESPOSTA..
    POR FAVOR ME RESPONDA..=)

    MUITOOO OOOBRIGADA!!!!!!! =)

  164. Auber Miguez

    Publicado em 29/11/2008 às 22:57 [+]

    Olá,td bem??

    Eu gostaria de tirar uma duvida,eu trabalho em uma empresa no qual me transferiu de cidade,eu trabalhava na Bahia e agora trabalho no Espirito Santo,recebo o adicional de deslocamento que é 25% do valor do salario.Mas a duvida é a seguinte,esse valor do adicional de deslocamento entra no 13º tambem???Ou só é valido somente o salario base?Obrigado.

  165. Rosana

    Publicado em 30/11/2008 às 20:18 [+]

    Me candidatei na cipa e fui eleita como membro suplente, vou tomar posse no dia 05/12/08. gostaria de saber o que preciso fazer pra não tomar posse? Não quero mais fazer parte da cipa.

  166. WILTON

    Publicado em 03/12/2008 às 18:00 [+]

    Olá gostaria de saber se a empresa que trabalho tem o direito de cortar meus vales transportes, por motivo que eu tenho condução própria.

    E agora cortou tambem o almoço, em geral para todos os funcionários.

  167. helder

    Publicado em 05/12/2008 às 07:40 [+]

    represento uma firma de transporte em parangua.a matris fica em cascavel.faz dois anos.agora no ultimo ano o movimento esta fraco vamos fechar por que eu ganho comição.e todas as despesas a onde eu represento é por minha conta.so ganho comissão quando as cargas sao manifestadas por mim.agora caio o movimento no consugo mas tocar a representação .temos um contrato para saber quanto eu ganho de comisão que é de 36 porcento.agora vamos fechar faz dois anos que trapalho representando ela.tenho dirteito algum acento de conta ou nao por que sou representante.
    grato…
    helder.

  168. jack

    Publicado em 08/12/2008 às 19:36 [+]

    oi trabalho a quase 6 meses numa papelaria sem carteira assinada tenho direito a decimo terceiro?

  169. Marciano Rissato

    Publicado em 09/12/2008 às 19:05 [+]

    gostaria de saber, se uma pessoa em estabilidade no trabalo,devido a acidente de trabalho pode ser mandado embora sem direito.
    depois de seu horario normal de trabalho,e por telefone.
    obrigado antecipadamente.

  170. flavia

    Publicado em 09/12/2008 às 19:32 [+]

    o exame demissional , quando pedimos demissão, quem paga é o patrão ou empregado?

  171. roberta da silva

    Publicado em 10/12/2008 às 22:07 [+]

    Gostaria de saber se quando um funcionário processa a empresa trabalhando ele tem algum tempo de estabilidade ou pode ser demitido a qualquer momento…muito obrigada.

  172. thays de souza

    Publicado em 11/12/2008 às 13:29 [+]

    oi,trabalho em uma loja como extra natal e ontem a minha gerente disse que eu não vou receber salário só a comição das vendas que fiz,eu disse a ela que eles não poderiam assinar a minha carteira sem me dar um salário e ela disse que eu estava pra assinar um contrato de um mês tem muita coisa que tenho duvida poderia me esclarecer com o que devo fazer obrigada!

  173. cristiane soter de oliveira

    Publicado em 15/12/2008 às 12:44 [+]

    estou com uma suspeita de cervicobraquialgia cid m70.8,estou em fase de examaes,fiquei afastada do trabalho por 15 dias,voltei ao médico e me deu mais 60 dias e um encaminhamento para o inss,o médico perito não aceitou alegando que tenho condições de voltar ao trabalho,e agora como é que eu fico?não posso voltar a trabalhar?vou perder esse tempo sem reembolso?ou se eu quiser a empresa tem que me aceitar de volta mesmo com o atestado de 60 dias?

  174. joana cristina

    Publicado em 15/12/2008 às 19:08 [+]

    gostaria de saber todos os meus direitos… pois trabalho em uma pizzaria de segunda a domingo com quatros folgas no mes… sendo uma no domingo e tres na segunda feira… nunca entendi minhas folgas pois agora no mes de dezembro o mes tem 5 semanas e eu so vou folgar 4 e ainda sendo uma no dia 9,24,25,31 isso e correto…

  175. Naiara

    Publicado em 15/12/2008 às 23:05 [+]

    olá! trabalho em uma empresa que não paga meu salário já tem dois meses, e já estamos no dia 15/12/2008 e não foi pago nem a primeira parcela do 13º salário. Gostaria de saber o que devo fazer para receber estes meus direitos o mais rápido possível?? POR FAVOR me ajudem!!! OBRIGADA…

  176. Mauricio

    Publicado em 18/12/2008 às 12:48 [+]

    Boa tarde, gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Trabalho em uma empresa como vendedor interno, das 8hr as 18hr com 1:15hr de almoço. tenho um salário fixo e recebo comissões por fora. 1º as comissões já sei que esta errado, gostaria de saber qual a lei que diz isso. 2º a minha jornada de trabalho, também acho que está essrada, pois trabalho o tempo inteiro no telefone também gostaria de saber qual a lei que diz isso, por favor me ajudem!

    Grato

    Mauricio

  177. Rafel fernandes

    Publicado em 18/12/2008 às 16:31 [+]

    Pedi as contas e quero saber quem paga o exame demissional,pois a empresa diz que eu devo pagar pelo exame pois.

  178. Dorival

    Publicado em 18/12/2008 às 20:34 [+]

    fui mandado embora do trabalho porque não quis fikar fazendo hora extra, apenas 1 dia,gostaria de saber se eles podem mandar embora por isso….obrigado

  179. carlos alberto

    Publicado em 18/12/2008 às 23:46 [+]

    trabalho de porteiro a 3 anos e nunca folguei aos domingos. a minha escala é 6×1 minha folga é todas
    as segunda-feira gostaria de saber se tenho direito a folgar pelo menos um domingo por mes.

  180. wagner

    Publicado em 19/12/2008 às 12:18 [+]

    Olá!gostaria de saber ,se faltar um dia de trab,podem descontar dois dias?obrigado

  181. Alessandra

    Publicado em 19/12/2008 às 23:09 [+]

    é verdade que podemos apresentar somente um comprovante de doação de sangue por ano para ser liberado na empresa??

  182. marcio gece

    Publicado em 21/12/2008 às 09:50 [+]

    preciso saber quais são as causa para o funcionário ser mandando embora por justa causa….

  183. dirce da silva

    Publicado em 25/12/2008 às 21:59 [+]

    boa noite adorei este sait,e gostaria de saber se eu faltar 1 dia tenho que pagar o mesmo fora do meu horario de serviço?e em outro local de trabalho?

  184. jildalva

    Publicado em 26/12/2008 às 19:48 [+]

    Eu fui contratada para trabalhar 3 vezes por semana e ganhar um salario minimo eu sou empregada ou diarista ?

    E eu tenho direito a ferias ?

  185. Eva

    Publicado em 01/01/2009 às 15:14 [+]

    Oi!!
    Se numa semana existe um feriado na quinta feira
    e você falta na sexta feira a empresa pode descontar o feriado e o domingo?

    Dês de já agradeço

  186. JOSIANE

    Publicado em 02/01/2009 às 01:47 [+]

    trabalho como supervisora de produção,quero saber, podem me dar férias na sexta feira 02 de janeiro, eles podem fazer isso sendo q ñ trabalho final de semana, e deram folga geral para todos os funcionário, neste dia 02 sexta.

  187. carlos henrique chagas da costa

    Publicado em 02/01/2009 às 23:07 [+]

    Eu tenho um filho e trabalho em uma multi-nacional,tenho direito de receber algum auxílio ou abono…

  188. Bruno Carreira Forjaz

    Publicado em 03/01/2009 às 17:51 [+]

    olá , eu estou numa empresa não vou citar o nome , a 3 anos e de la pra ca , eu tenho sido humilhado ,pela minha chefe e ameçado, me deixando num estado critico nervoso, onde eu acabei me afastando agora depois de 1 ano volto para la depois de amanha , gostaria de saber como eu devo proceder, quais sao os meus direitos , se isso continuar.

  189. Giovanni Spíndula Thomaz

    Publicado em 05/01/2009 às 00:15 [+]

    Trabalho das 07:00 às 13:00 habitualmente a quatorze anos, já adaptei minha vida a esse horário, tenho outros ganhos na parte da tarde, o patrão quer que trabalho das 07:00 às 17:00 c/ intervalho p/ almoço, vou perder minha outra renda não tenho direito de manter o mesmo horário habitual?

  190. Anderson

    Publicado em 05/01/2009 às 23:20 [+]

    Gostaria de saber se um operador de telemarketing que trabalha 4 horas pode ganhar menos do que um salário mínimo?

  191. eder martellini

    Publicado em 09/01/2009 às 20:47 [+]

    a empresa em que trabalho cobra cerca de 20 reais para fornecer um novo cracha aos funcionarios, em caso de perda. Essa cobrança é devida?

  192. flavia carnevale

    Publicado em 10/01/2009 às 18:37 [+]

    se eu fosse mandada embora de uma firma por justa causa qual seria meus direitos o que eu poderia receber e o que eu tenho a receber a minha quitaçao eu tenho direito eo que mais

  193. cesar

    Publicado em 12/01/2009 às 17:34 [+]

    Boa tarde!
    Prezados,
    Tenho uma dúvida, há cerca uns cinco anos minha noiva trabalha na mesma empresa. Ocorre que o salário dela vinha aumentando gradativamente, porém, tal aumento não foi atualizado nem na carteira nem no recolhimento de INSS, tais alterações foram feitas cerca de uns 4 meses atras, passando de R$ 500,00 para o salário atualizado/real de R$ 1.000,00.

    Pergunto, para efeito de recebimento de licença maternidade, o montante a ser recebido terá como base os valores desatualizados de R$ 500,00 ou já sofrera incidência sobre o valor de R$ 1.000,00 apesar do pouco tempo de recolhimento com base no valor atual??
    Muito obrigado.

    Att.

  194. DIENIFFER BITTI

    Publicado em 14/01/2009 às 09:07 [+]

    FUI DEMITIDA DO MEU EMPREGO GRÁVIDA,ENTREI NA JUSTIÇA E FIZ ACORDO,SO QUE A EMPRESA NÃO QUER ME PAGAR,O QUE EU FAÇO?

  195. lidiani dias

    Publicado em 14/01/2009 às 17:03 [+]

    ola eu gostaria de saber como pode ser feito um contrato temporario, na carteira. mas que nao fique registrado como expereiencia

  196. tamires

    Publicado em 17/01/2009 às 15:47 [+]

    olá! gostaria de esclarecer uma dúvida que já está me atormentando há algum tempo.
    eu trabalho 9 horas por dia, e trabalho aos sabádo,irei começar a estudar no proxímo mês, sendo que precisarei sair com 15 minutos de antecedência do trabalho, e meu patrão está dizendo que irá tirar todas as minhas horas extras da folha de pagamento, por este motivo gostaria de saber se existe alguma lei trabalhista que nos autorizem sair mais cedo do serviço para estudar?

  197. LUCÉLIA CAROLINA DE OLIVEIRA

    Publicado em 17/01/2009 às 17:29 [+]

    OI.BOA TARDE,ESTOU TRABALHANDO NUMA EMPRESA COMO PREPOSTO,GOSTARIA DE SABER TUDO SOBRE O CARGO DE PREPOSTO E TUDO SOBRE DIREITO TRABALHISTA,CAUSAS,ETC.TRABALHO NUMA EMPRESA DE CALL CENTER.DESDE JÁ AGRADEÇO-LHES.

  198. michelle

    Publicado em 17/01/2009 às 19:22 [+]

    Olá.Fui informada em meu trabalho que em restaurantes que trabalham com o sistema de fast food, nao se pode assinar a carteira como caixa, pois alegaram que em fast food mao existe esse cargo. o problema é que; so fui informada disso agora depois de 3 anos exercendo essa funçao e recebendo meu contracheque com essa funçao especificada.
    Gostaria de saber se isso realmente é verdade.
    E gotaria de saber também se para quem trabalha em shopping feriado e domingo é 100%.
    por favor mande a resposta para esse e-mail, pois o anterior foi cancelado.
    Atenciosamente, michelle.

  199. John

    Publicado em 19/01/2009 às 11:55 [+]

    Poxa eu tenho dúvidas pq consegui meu 1° emprego de carteira assinada, trabalhei 1 ano e 2 meses, e fui dispensado, gostaria de saber em quanto tempo eu começo a receber meu seguro desemprego?? E mais ou menos qts meses vou receber???
    Outros detalhes o salário mínimo pode ser reduzido?
    E o que geralmente vem discontado do salario no mês??

  200. Janete Pereira

    Publicado em 19/01/2009 às 14:45 [+]

    Eu quero saber o seguinte, trabalho em uma empresa de assistente administrativo registrada na carteira, e surgiu uma vaga para trabalhar na recepção de um laboratório no hospital São Luiz, registrado tbm, quero saber se não ha problemas de ter dois registro na carteira de trabalho e se futuramente nao vou ter problemas para me aposentar?
    Preciso urgente da resposta de vcs, pois preciso dar uma posição se aceito ou não o outro trabalho.
    obrigado

  201. wilson batista

    Publicado em 19/01/2009 às 23:35 [+]

    Olá pessoal !! moro no Rio de Janeiro no municipio de São Gonçalo.
    Trabalho em uma Empresa há 33 anos,porém tenho 18 anos no cargo de chefia de seção,nesses 18 anos que exeso o cargo de chefe tenho que ficar trabalhando em regime de horas extras de 17:horas até as 21:00 hs.porém a empresa nunca quis me pagar o extra-ordinário alegando que a chefia já ganha uma gratifica de 50%

  202. Thaís

    Publicado em 20/01/2009 às 00:40 [+]

    Trabalho em uma empresa e pedi pra ser mandada embora, no mesmo dia fui atendida, sendo que pessoas dizem que a empresa pode voltar atrás até mesmo porque só assinei a entrevista demissional. Gostaria de saber se ela pode mesmo voltar atrás até mesmo porque a coordenadora da empresa faz de tudo pra atrapalhar minha vida e fica me ameaçando dizendo se quer que ela desista da minha demissão até que eu não aguente e peça de uma vez?

  203. maria abadia p.l.cardoso

    Publicado em 20/01/2009 às 22:43 [+]

    trabalho em uma empresa á 18 anos como pedagoga alfabetizadora,agora a empresa me colocou na biblioteca não como pedagoga mas sim bibliotecária. Eu vi que vou perder muito quais são os meu direito como professora?

  204. Luciana Jorge

    Publicado em 21/01/2009 às 14:58 [+]

    Gostaria de saber se qualquer empregador é obrigado a dar aos seus funcionarios lanche em algum horario em sua carga horaria. Meu trabalho e de telemarketing, mas gostaria de uma informação de modo geral. Grata

  205. julio cesar cravo magalhaes

    Publicado em 21/01/2009 às 20:19 [+]

    ola o meu caso eu estava na empresa faria 5 meses mais estava afastado pois cai da escada em casa e fiquei pelo inss 19 dias e qdo voltei fui mandado embora gostaria de saber se eu tenho direito a estabilidade de 12 meses pois estava com auxilio doença

  206. Raimunda

    Publicado em 23/01/2009 às 09:45 [+]

    gostaria de saber como agir. pois onde trabalho os funcionarios passam o cartão dos outros após varios avisos verbalmente sem sucesso foi dado uma ADVERTENCIA mesmo assim continua e estou sendo crucificada p/ ter feito isso sendo que só obedeço ordens. O QUE FAZER?

  207. Laura Ferreira

    Publicado em 25/01/2009 às 21:27 [+]

    Começei a trabalhar em uma empresa no horário das 08:00 às 16:00, catorze dias depois me mudaram para o horário das 11:00 as 20:00, quero voltar ao meu horário anterior, mas disseram que se eu pedir isso vão mandar eu pedir a conta e eu pedindo a mesma eu teria que pagar uma multa, pois só tenho 14 dias de trabalho, quero saber se é verdade. Oque fazer?

  208. ANTONIO

    Publicado em 25/01/2009 às 22:32 [+]

    TENHO UM AMIGO QUETRABALHA EM RESTAURANTE E ELE ESQUECE DE ANOTAR A SUA ENTRADA E SAIDA NA FOLHA DE PONTO POR MUITOS DIAS E SEU CHEFE LHE FALOU QUE SE ELE NÃO ASSINASE A FOLHA TODOS OS DIAS ELE IRIA COLOCAR FALTA ISSO É CORRETO? POIS ELE FALOU SE A FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO FOR LÁ QUE VAI SER MULTADO É A EMPRESA

  209. Angela

    Publicado em 27/01/2009 às 14:41 [+]

    Pedi as contas no serviço e com duas semanas depois descobri que estava gravida, hoje tem tres meses que pedi as contas, e quatro mes de gravidez, gostaria de saber se posso estar fazendo algo por isso, se a empresa pode fazer algo por mim, desde já muito obrigada

  210. Lucelia do nascimento

    Publicado em 27/01/2009 às 16:56 [+]

    Olá boa tarde!
    Eu estou querendo pedir demissão, mas não sei quais são os meus direitos, eu tambem trabalhei 1 ano sem carteira assinada (o ano de 2006), e tenho 2 de assinada (2007/ 2008) , nesse periodo so tirei 1 ferias( nov. de 2008).

    Não sei oque fazer, quero sair mais não sei se eu vou levar pejuizo nessa historia.

    Estarei esperando,
    obrigado pela atenção.

  211. Aleitamento

    Publicado em 28/01/2009 às 16:39 [+]

    Após o quarto mes de licença maternidade, na volta ao trabalho o empregador é obrigado a permitir q a funcionaria tira uma hora para o aleitamento ? e caso o bb não mame mais ela perde esse direito ?

  212. Luiz

    Publicado em 28/01/2009 às 19:43 [+]

    Olá,gostaria de saber se tenho direito a vale-transporte sendo que moro em outra cidade e ja ganho dois vales,mas a distância da empresa até a parada mais próxima é de 1km.Deveria ganhar mais não?

  213. Karlane

    Publicado em 29/01/2009 às 13:10 [+]

    Boa Tarde!!
    Peguei uma atestado de 15 dias na empresa onde trabalho, depois dos 15 dias voltei a trabalhar. Segundo o RH da empresa não posso mais pegar nenhum atestado com o mesmo cid (depressão) porque se não vou ter que ir direto para o INSS. Gostaria de saber se posso pegar mais atestado se for com outro CID correspondente a outra doença?
    Nesta empresa estou trabalhando a 3 anos , depois que eu voltei do atestado eles estão fazendo de tudo para que eu peça as contas, mandando eu fazer serviços uqe normalmente eu não faria, até uma suspensão de 3 dias eles me deram. Agora eu quero sair, mais pedir as contas e perder todos os meus direitos eu não vou!
    Posso pegar atestado se for com o diagnóstico de outra doença?

    Grata.

  214. cristiane

    Publicado em 29/01/2009 às 23:16 [+]

    gostaria de saber quanto a empresa tem que pagar quando o funcionario se desloca da cidade onde é registrado para outra cidade para prestar serveço para a empresa , e se existe esse pagamento pra deslocamento de cidade

  215. massa

    Publicado em 02/02/2009 às 12:58 [+]

    eu queria saber se eu faço hora extra no meu serviço o meu patrão pode negar a folga que eu pedir???

  216. josé sousa

    Publicado em 02/02/2009 às 14:02 [+]

    A empresa que trabalho está passando por problemas finaceiros, e eles mandaram ficar em casa isso em outubro, só que descobri por acaso pelo número do meu PIS que eles deram baixa nomeu CAGED e eu não fui informado do desligamento, o que acontece se utrapassar os 120 dias, eu perco o direito ao seguro desemprego?

  217. anderson

    Publicado em 02/02/2009 às 17:44 [+]

    estou de atestado CID N10 a emprea pode me demitir assim que retornar, mesmo estando em tratamento medico?

  218. juliana

    Publicado em 02/02/2009 às 20:19 [+]

    gostaria de saber se a folga dominical mensal é obrigatória, e se cedida, exclui a folga semanal ?

  219. jose rafael da silva vareira

    Publicado em 03/02/2009 às 10:40 [+]

    Ola tudo bem

    eu gostaria de saber se eu posso ser demitido quando eu ja estiver designado
    para o quartel e se minha empresa pode assinar minha carteira so depois de um mes …foi o que aconteceu comigo abrigado

  220. felipe Cesar Almeida Galvao

    Publicado em 03/02/2009 às 14:19 [+]

    meu aviso previo terminou em 30 de janeiro de 2009, mas no dia 28 de janeiro de 2009 por motivo de saude necessitei de um atestado de 15 dias, pergunta: terrei direito da multa por atraso de pagamento da recisao

  221. angelica

    Publicado em 03/02/2009 às 17:07 [+]

    o meu marido estar encostado pelo inss pela empresa vila isabel quero saber se ele pode cancelar o rio card dele.

  222. Edilene Rodrigues Ferreira

    Publicado em 08/02/2009 às 08:51 [+]

    Trabalhei durante 10 anos na Prefeitura Municipal de Caraí-MG como Auxiliar de Serviços Gerais até 2004 quando tive meu contrato não renovado por questões políticas, a prefeitura me enviou um formulario com todos os direitos que eu tinha a receber mas não me pagou, não entrei com ação, ainda tenho direito a reivindicá-los ou já perdi tudo?

  223. Cristina

    Publicado em 08/02/2009 às 23:00 [+]

    Gostaria de saber?
    Estou registrada como secretária e na minha folha de pagamento está como auxiliar de escritório, eu pergunto?isso pode?e o salario estou receben do 460,00?
    aguardo a resposta

  224. SIRLENE PEREIRA

    Publicado em 09/02/2009 às 17:39 [+]

    MINHA MAE VAI FAZER UMA CIRUGIA PARA A RETIRADA DE UM TUMOR NO RETO E SOU SO EU DE FILHA ,EU TRABLHO DE CARTEIRA ASSINADA HA 3 ANOS,EU TNHO DIREITO DE QUANTOS DIAS PARA ACOMPANHAR A MINHA MAE DENTRO DA LEI TRABALIHSTA.OBRIGADA ESTOU AGUARDANDO A RESPOSTO

  225. Juliana Sampaio Camisa Nova

    Publicado em 10/02/2009 às 21:29 [+]

    Eu pedi demissão da empresa, e não deram baixa na minha carteira na hora. Alegaram que levariam dez dias pra ser feito pois é preciso fazer o exame demissional e a rescisão primeiro. Preciso dar baixa pois entrarei em outra empresa. Posso exigir a baixa da carteira antes desse prazo? È de direito meu? Grata, Juliana.

  226. selma

    Publicado em 14/02/2009 às 20:06 [+]

    GOSTARIA DE SABER, SE A LEI QUE DIZ
    QUE O MARIDO TEM ESTABILIDADE, DE 1(UM) ANO NO EMPREGO,QUANDO A SUA ESPOSA ESTA GRAVIDA E VERDADEIRA

  227. Vanessa

    Publicado em 16/02/2009 às 18:18 [+]

    Preciso que alguem me ajude
    trabalhei numa empreza 8 meses…no dia 25 de outubro 2008,sofri um acidente de moro…quebrei o nariz,e deu cisto no braco direito,fiquei 17 dias afastada…retornei ainda com muitas dores ao corpo…quando foi dia 18 de dezembro eles me mandarao embora,alegando corte de funcionarios,antes de me mandar embora contratarao uma pessoa no meu lugar…quais sao meus direitos? isso é, tenho direito?

  228. michel

    Publicado em 18/02/2009 às 14:55 [+]

    falta um ano para eu me aposentar,estou sete anos nessa empresa.eles tao me ameaçando a me demitir.eles podem me demitir faltando 1 nao para me aposentar!!!
    fontes disseram que nao podia mandar embora!!!
    mas nao tenho certeza!!!

    e aew podem ?
    ou eles sao obrigados a ficar comigo ate que eu me aposente!

  229. Gilson Mauro

    Publicado em 23/02/2009 às 13:48 [+]

    Bom dia.

    Trabalho em uma empresa a mais ou menos 08anos, estou com suspeita de depressao, ja tenho uma consulta
    marcada, minha pergunta é a seguinte,
    eles podem me demitir se o medico
    psiquiatra diagnosticar e me dar um
    tratamento?. Desde ja agradeço..

  230. Robson

    Publicado em 27/02/2009 às 11:07 [+]

    Eu entrei em uma empresa em fevereiro de 2008 e fui demitido em dezembro.Gostaria de saber se eu tinha direto ao PPR?

  231. Kelly Guedes

    Publicado em 27/02/2009 às 23:18 [+]

    Olá sou atendente de restaurante, eu e meus colegas de trabalhos estamos sendo obrigados a dividir um armario para duas pessoas, e agora está sendo contratado mais funcionarios onde já foi passado que iremos dividir entre 3 a 4 pessoas em um armario que mal cabe uma muchila, isso é um desrespeito total aos funcionários , existem leis que mencionam as empresas fornecerem armários individuais aos trabalhadores e quais são ?
    Indo ao sindicato será que conseguimos resolver esse assunto?

  232. ricardo

    Publicado em 28/02/2009 às 21:46 [+]

    gostaria de saber se é correto trabalhar 8hs folgar 1 vez por semana , e trabalhar 1 domingo por mes. banco de horas como funciona ,na

  233. marcos rocha dos santos

    Publicado em 01/03/2009 às 22:19 [+]

    sou manipulador de cosmeticos e mecho cam materias primas irritantes,imflamavel e corrosivas.Recebo salubridade.Quantos anos aposenta nesta area.

  234. Patrícia Peixoto

    Publicado em 05/03/2009 às 23:10 [+]

    Gostaria de saber que procedimento deveria ter tomado ao ser ofendida verbalmente com palavrões
    por um colega de trabalho,sendo que o agressor foi levado diante da supervisora e repitiu por várias vezes os palavrões. E por insistencia de minha parte o caso foi levado a gerente da empresa que por sua vez não tomou nenhuma atitude ou melhor, disse que não podia adverti-lo, pois o mesmo já tem 3 advertências. Sendo que não sou a primeira pessoa que passa por esse tipo de constrangimento nesta empresa.

  235. julio cesar oliveira silva

    Publicado em 07/03/2009 às 22:43 [+]

    eu sofri um acidente de trabalho durante minha fase de experiencia de 45 dias na empresa , abriu cat e tudo mais. fiquei em casa 07 dias. eu queria saber se tenho direito a estabilidade no emprego, e quantos meses tambem

  236. Kelen

    Publicado em 09/03/2009 às 15:02 [+]

    Olá, Gostaria de saber se pode-se pagar um funcionário com cheque após as 16hs de sexta-feira. Grata. Kelen

  237. Eduardo

    Publicado em 11/03/2009 às 23:33 [+]

    Entrei em uma empresa e me locomovo de carro. ja que eu não tenho direito a vale tranporte. Quero saber se tenho direito a um auxilio Transporte. Me passa essa lei que me abona, Obrigado !

  238. Aparecido

    Publicado em 12/03/2009 às 17:08 [+]

    Gostaria de saber se qualquer empresa pode emitir uma advertêcia por escrito por faltas previamente avisada aos superiores diretos ?

  239. solange

    Publicado em 13/03/2009 às 22:04 [+]

    Eu trabalho em uma cafeteria e gostaria de saber se eu quebro alguma coisa como um copo,se eu tenho que pagar?

  240. Zenilda

    Publicado em 14/03/2009 às 00:45 [+]

    trabalhei em uma empreza 4 dias(de terça a sexta) o que tenho direto a receber

  241. Hamenaide Côrtes

    Publicado em 14/03/2009 às 04:39 [+]

    Trabalhei em uma loja no mês de Dezembro ,meu contrado foi de um mês com carteira assinada.Eu gostaria de saber se a loja quiser me efetivar ela tem realmente que esperar por 90 dias para essa efetivação ser feita??????
    Obs:Fui contratada por uma empresa de trabalhos temporários.

  242. Jobson

    Publicado em 15/03/2009 às 08:50 [+]

    Eu trabalho em uma rede de super mercados a mais de 5 anos. Atualmente estou trabalhando no horário da noite, faz 1 ano que trabalho nesse horário e estão querendo tirar o trabalho noturno p eu trabalhar de manhã. Mas eu estudo nesse horário. Então eu queria saber que direito eu tenho, obrigado.

  243. Anderson

    Publicado em 16/03/2009 às 23:12 [+]

    estou com duvida qual o tempo de estabilidade do cipeiro e seu suplente?

  244. Rosane

    Publicado em 17/03/2009 às 12:40 [+]

    Bom dia! Tenho uma dúvida trabalhista e gostaria de saber se vocês podem esclarecer. Meu marido trabalha em uma firma que presta serviços de limpeza já fazem três anos.Ele sempre recebeu cesta básica mas a firma resolveu cortar o benefício fazem três meses.Eles poderiam ter feito isso?O benefício ja não estava encorporado ao salário pelo tempo que ele recebia?O que ele pode fazer a respeito sem correr o risco de perder o emprego?
    Agradeço desde já pela ajuda!

  245. Nadya

    Publicado em 18/03/2009 às 11:33 [+]

    Bom dia, tem alguma lei que obriga o funcionário a ir de casa pro serviço ou do serviço pra casa usando o uniforme?
    Agradeço se responder.

  246. raimundo

    Publicado em 19/03/2009 às 12:46 [+]

    trabalho na empresa a 12 anos sempre mim pagaram os feriados ou coompensaram com folga, agora querem mudar podem? trabalho de terca a domingo das 08:00 as 16:00 folgo so um dia por semana e um domingo por mês.

  247. Patricia

    Publicado em 20/03/2009 às 17:05 [+]

    Olá,
    Gostaria muito de tirar uma duvida de imediato sobre Vale Transporte.
    apartir do momento em que o empregado necessita do vale transporte e ele é dado ao trabalhador, ele é obrigado a ir e vir somente com o transporte coletivo? ou ele pode ir e vir de outras maneiras como bicicleta, carro, moto enfim…??? Estou com essa duvida e preciso esclarece-las e aos funcionarias da empresa também. o mais breve possivel…Muito Obrigada pela atenção.
    Sem Mais,
    Patricia aux. escritório.

  248. cristiano ribeiro de lima

    Publicado em 20/03/2009 às 20:37 [+]

    ola, trabalhei por dois anos em uma lanchonete ate que me mandaram embora sem justa causa , sendo que comecei como atendente depois fui a sub gerente e em seguida gerente , porem na minha carteira ainda esta atendente eu tenhu direito em reenvindicar meus direito com as outras funçoes??obrigado

  249. Regina

    Publicado em 21/03/2009 às 07:06 [+]

    Gostaria de saber, no caso de uma falta, quanto tempo tenho para entregar uma justificativa, trabalho 12×36…obrigado!

  250. cleberson

    Publicado em 22/03/2009 às 09:45 [+]

    Bom Dia,

    Minha esposa trabalha em um emprego desde setembro de 2008 sendo que sua carteira so foi assinada em fevereiro de 2009 ainda por um contrato de experiencia sendo que em janeiro ela descobriu que estava gravida e a empresa apos o fim desse contrato simplismente a demitiu gostaria de saber quais os direitos dela sendo que ela tem como provar que trabalha na empresa desde setembro de 2008.

  251. silvia renata

    Publicado em 22/03/2009 às 15:00 [+]

    gostaria de saber se é certo a empresa descontar equipamentos quebrados, logo que eu entrei nessa empresa nas tomadas dela não existia identificação se é 220v ou 110v netão eu coloquei a balança no lugar erradr e descontaram o valor do concerto de mim

  252. ro

    Publicado em 25/03/2009 às 00:55 [+]

    ola boa noite eu trabalho na empresa a mais de trers anos nunca cheguei atrassada tenho apenas duas faltas e o dia em que cheguei atrassada pois pedi o horario tivre que assinar uma advertencia sendo que os outros funcionarios sempre chegam atrassados e eu nunca vi eles assinando advertencia e o patrao disse que a partir daquele momento estava vigorando uma lei nova e que eu seria a primeira ,detalhe:nao esta nenhum papel no quadro de aviso se apos 30 dias ele nao colocar nada no quadro de aviso referente a essa lei nova que ele disse que apos 10min de atrasso o funcionario assina advertencia o que posso estar fazendo

  253. GABRIELLY SOUZA

    Publicado em 25/03/2009 às 11:33 [+]

    eu tenho 19 anos, trabalho de secretaria ha 7 meses e nao tenho carteira assinada e fui demitida e nao recebir nada quero saber se tenho algum direito e se eu tiver quanto e meu direito.
    obriada!

  254. Sérgio Wilson de Oliveira

    Publicado em 25/03/2009 às 12:07 [+]

    Gostaria de saber, tenho um funcionário que trabalha ao sabado e domingo, 08 hs dias, mas folga duas vezes´por semana na segunda e terça. esse funcionário tem direito a folga em um domingo no mês, esses domingo que ele trabalha tenho que pagar horas extras, sendo que ele trabalha 44 horas semanais?

  255. Renato Anderson Souza de Oliveira

    Publicado em 25/03/2009 às 22:12 [+]

    gostaria de saber tudo sobre direitos e dever do empregado e empregador.

  256. Vitorello

    Publicado em 27/03/2009 às 19:27 [+]

    qual procedimento correto pra Rio Card quando funcinario é demido. RH deposita mensalmente o valor d minha passagem que tem descono em folha. Porem nem sempre vou de onibus. Agora estou de aviso e a pergunta é a seguinte: o que acontece com os creditos d cartão?

  257. Gisele

    Publicado em 30/03/2009 às 13:02 [+]

    gostaria de saber se o funcionário pode ser demitido por responder para o patrão seria por justa causa e se o funcionário teria direito alguma coisa

  258. Gil

    Publicado em 01/04/2009 às 00:26 [+]

    Mudei de cargo na empresa que trabalho já faz um ano, meu salário aumentou, agora tão mim pedindo para exerçer outro cargo, se o salário for menor eu tenho direito de exigir o mesmo que estava ganhando? eles podem mim demitir por isso?E se for demitido quais os meus direitos?
    Ateciosamente.

  259. ANA CAROLINA

    Publicado em 03/04/2009 às 21:28 [+]

    OI! GOSTARIA DE SABER ESTOU DE AVISO PREVIO DESDE 31/03/09 E HJ DIA 03/04/09 LEVEI UMA ADVERTENCIA POIS ”DESOBEDECI” A UMA ”ORDEM” ISSO PODE ALTERAR EM ALGUMA COISA NO MEU AVISO PREVIO?POSSO TER PREJUIZOS?AGUARDO RESPOSTAS URGENTES . DESDE JÁ OBRIGADO!!

  260. Katia

    Publicado em 04/04/2009 às 11:37 [+]

    Meu marido trabalha em uma gráfica, ele tem o banco de horas estourado, agora vão pagar pra ele esse dinheiro do banco de horas, mas o patrão dele quer descontar serviços errados desse dinheiro… o patrão pode fazer isso?

  261. daniele

    Publicado em 06/04/2009 às 22:31 [+]

    ola trabalho numa empresa a 9 anos 7 como balconista e a dois como gerente so q o meu salario e de 520 mais 2% se bater a cota e 1% não batendo da venda geral da loja o problema é q ela só coloca cotas abisurdas e em dois anos so bati umas 4 isso não é errado

  262. Pedro

    Publicado em 08/04/2009 às 05:33 [+]

    Olá. Eu gostaria de saber onde eu posso encontrar uma lei que afirma que eu nao sou obrigado a abrir uma conta corrente no banco que eles querem se eu ja tenho uma conta corrente em uma outra, mas é em um outro banco.
    Pedro Urbano

  263. Roberta

    Publicado em 08/04/2009 às 13:58 [+]

    Meu marido trabalha numa empresa a 14 anos, gostaria de saber se ele teria direito de receber algo a mais no salário quando fisesse 5 anos de empresa.Se tiver direito, como identificar esse valor a mais?

  264. Estefania

    Publicado em 09/04/2009 às 22:41 [+]

    Olá, meu esposo foi demitido e eu sou dependente do convênio dele e estou gestante, o convênio foi cancelado. Existe alguma lei que seja ao meu favor logo que nenhum outro convênio cobre o parto??? O que devo fazer?

  265. jose edvaldo c.c junior

    Publicado em 13/04/2009 às 20:55 [+]

    qero saber pq meu patrao da me dar uma olerite nem comprovante q eu recebo e oq eles estao descontando ja pedir e nada qal providençia eu tomo

  266. cleusa

    Publicado em 15/04/2009 às 18:45 [+]

    estive no INSS e já tenho 31 anos de contribuição, daqui uns 20 dias chegará uma carta do INSS com o salário que vou receber, mas já fiquei sabendo que receberei 1.100, 00(Hum mil e cem reais)
    Trabalho em uma escola há oito anos e com um salário acima de 1.100,00, estou em dúvida se me aposento ou não, pois me disseram que existe uma lei que se o funcionário trabalha a mais de 8 anos em uma empresa ele aposenta com os ultimos salarios, pode me esclarecer isso. obrigado

  267. luiz henrique

    Publicado em 15/04/2009 às 19:03 [+]

    Olá. Eu gostaria de saber onde eu posso encontrar uma lei que afirma que eu nao sou obrigado a abrir uma conta corrente no banco que eles querem se eu ja tenho uma conta corrente em uma outra, mas é em um outro banco.

  268. Andrea

    Publicado em 17/04/2009 às 00:39 [+]

    Boa noite! Trabalhei numa empresa e sai sem justa causa, dei entrada no seguro desemprego e estou recebendo, so que agora estou trabalhando na prefeitura da minah cidade e eles falaram que desconta inss. Gostaria de saber se continuo a receber seguro desemprego ja q minha carteria nao é assinada?Aguardo retorno

  269. Dalva

    Publicado em 18/04/2009 às 00:05 [+]

    Ano passado, trabalhei pela prefeitura como professora e o contrato terminou em dezembro só já estava grávida de 3 meses e na escola todos sabiam, começou a aula e eles me demitiram, trabalho com carteira assinada. Quais são os meu direitos se tenho algum?

  270. isaias

    Publicado em 27/04/2009 às 18:16 [+]

    gostaria de saber se é certo desocontar a passagem do feriado que eu nao trabalhei, pois eles descontam 6% do meu salario referente a passagem, e se tem um feriado nao recebo a passagem daquele dia.

    Isso esta certo ou nao ??

  271. luiz

    Publicado em 27/04/2009 às 20:39 [+]

    ola tudo bem ? bom é o seguinte, trabalho numa fabrica de pipocas e faz 3 meses que assino meu contracheque com um novo aumento e nada de recebe-lo gostaria de saber o que posso fazer pois eu me neguei a assinar e o gerente falou que se eu não assinasse ele me mandaria embora !!! tem como eu fazer alguma denucia anonima pois ja fazem 2 anos que eu trabalho la mais eles so assinaram minha carteira um ano depois gostaria de saber se quando eles me demitirem eu vou ganhar pelo tempo que trabalhei sem carteira pois tenho como provar que tenho 2 anos la !!

  272. lucio andrade

    Publicado em 27/04/2009 às 20:46 [+]

    ola !!! trabalho no sertão de pernanbuco numa fabrica de salgadinhos e aqui onde eu trabalho não tem fiscalização nenhuma, pego de 7 da manhã ate 8 da noite e não chego nem a ganhar um salario minimo trabalhamos nais piores condições em cima de muita pressão e humilhação o pior que não posso fazer nada pois aqui onde eu moro não tem outra opção de emprego e preciso sustentar minha familia então eu gostaria de saber se tem algum orgão que eu possa fazer uma denucia sem que ninguem saiba pois a maioria aqui onde eu trabalho não tem nem carteira assinada gostaria de saber o que posso fazer para melhorar as condições de trabalho !!!!

  273. ednamar rosa de oliveira

    Publicado em 28/04/2009 às 12:35 [+]

    sofri um avc em novembro,não deixou sequela,mas tenho q passar pelo medico a cada dois messe e tomo remedio para controlar a pressão sou motorista cegonheiro e agora estou de ferias meu encarregado me disse q quando eu voltar posso ser mandado embora queria saber se isso e possivel e qual os meus direitos

  274. Ana

    Publicado em 28/04/2009 às 13:16 [+]

    Boa Tarde, Eu trabanho em uma empresa de turismo a 1 ano e 2 mes, e esse tempoto o meu patrão nao quis regstra aminha carteira sempre me enrolando. e agora decidir sai queo saber qual o meu direito e qual e o valor do meu acerto?

  275. emmanoelelias de deus

    Publicado em 28/04/2009 às 22:59 [+]

    queria saber se quando eu casei com minha esposa eu tenho direito salario familia mesmo os filhos dela não sendo meus

  276. Ksio Hellthrasher

    Publicado em 29/04/2009 às 20:23 [+]

    Trabalho ha 5 anos numa micro-empresa (restaurante)e ganho 380,00R$ ,das 8:00 hrs ás 17 :00 hrs ,Almoço No Trabalho , NAum Tenhu Hora Extra .
    Se eu for demitida hoje quanto irei receber e quais são meus direitos ??

  277. Cinthia

    Publicado em 01/05/2009 às 02:33 [+]

    Olá!
    Trabalho numa empresa que é de outro estado. Fomos contratados para trabalhar dentro da Camara Municipal de SP. Nosso registro é de regime CLT, o único problema no qual me enquadro é que o benefício (vt e vr) nunca são depositados no dia certo. E o salário geralmente atrasa. Estou com meu salário atrasado já fazem quase 2 meses. Minha sub gerente ligou falando que nenhum funcionário irá trabalhar até o recebimento do mesmo. O que eu posso fazer com realção a isso???

  278. Vanilson

    Publicado em 01/05/2009 às 12:05 [+]

    Em feriados o funcionário é obrigado a trabalhar e se vai ele deve saber com quanto tempo de antecedência?

  279. Luciana Justino

    Publicado em 01/05/2009 às 12:48 [+]

    Gostaria de saber, eu trabalho em um restaurante a noite trabalho 6 por dia trabalhando tambem sabados durante o dia e a noite e domingos tendo duas folgas na semana mas meu patrao agora veio com uma historia que eu sou obrigada a trabalhar feriados, isso é legal?
    Obrigado

  280. vanessa

    Publicado em 01/05/2009 às 21:09 [+]

    estou numa empresa a quase 5 anos exerco afuncao de vendedora mas sou balconista na carteira quero ser mandada embora mas o meu patrao nao quer mandar embora so fazendo acordo o que eu faco sem contar com as outra irregularidades dento do local de trabalho nenhum beneficio

  281. Vagner

    Publicado em 03/05/2009 às 20:12 [+]

    Olá!
    Eu estou 8 meses registrado como faturista jr, gostaria de saber se tm algum tempo limite para que na carteira fique como funcionario jr ou se pode ficar o tempo que a empresa bem entender.
    Grato.

  282. Flávia Beatriz

    Publicado em 04/05/2009 às 13:53 [+]

    Boa tarde!

    Trabalho em uma clinica 6h semanais e já tem 2 anos e 2 meses, não recebo vale alimentação. A empresa tem que dar o vale? Entrei na empresa com 2 vales transportes e depois de 2 meses reinvindiquei mais 2. A empresa pode mudar o contrato com relação aos vales?

    Att
    Flávia Beatriz

  283. Mauricio

    Publicado em 05/05/2009 às 07:37 [+]

    Minha esposa vai ter bebê, e eu quero saber quanto dia eu ganho?

  284. Ney

    Publicado em 05/05/2009 às 11:20 [+]

    gostaria de saber se tenho direito de receber a direfença de salário ao exercer um outra função substituindo um outro funcionário no periodo de férias do mesmo e qual a lei e ou art que fale a respeito ???

  285. Márcio

    Publicado em 12/05/2009 às 01:11 [+]

    Trabalho há um ano e cinco meses em uma cooperativa de transportes, meu horário de trabalho é das 20h as 06h com uma hora de descanso, de segunda-feira a sábado, não recebo adicional noturno, gostaria de saber se ao ser demitido terei direito a alguma coisa?
    Obrigado!

  286. CÍNTIA

    Publicado em 12/05/2009 às 09:56 [+]

    Olá! Quando entrei na empresa onde trabalho o uniforme não tinha a redinha de cabelo (aquela que se usa com um coque e um laço), e agora estão querendo aderir o uso. Não me sentiria bem usando por diversos motivos pessoais.
    Posso me negar a usar? Quando entrei na empresa isso não existia…
    Serei obrigada assinar advertência?
    Posso ser mandada embora por justa causa?

    Por favor me respondam… obrigada!

  287. rose

    Publicado em 13/05/2009 às 01:19 [+]

    trabalho ha 12 num laboratorio e agora o patrão q tirar a insalubridade e tb se vc entregar atestado p o dia vc perde umdia de vre vt isso esta certo muito obrigado

  288. Bruno

    Publicado em 16/05/2009 às 14:46 [+]

    eu trabalhei 11 meses e 15 dias em uma lan house e fui mandado embora sem mutivo algum, sendo q desses 11 meses eu tabalhei 3 meses de 8 da manha ate 10 da noite não recebia bolsa familia da minha filha trabalhei todos os feriados o que eu tenho direito, e ja estou processando ele mais gostaria de sabe se bate as suas informações com o do meu advogado. valeu fika na paz

  289. Fabiana Rocha Wagner

    Publicado em 19/05/2009 às 15:35 [+]

    Boa tarde. Tenho uma pizzaria e gostaria de saber quais são as leis trabalhistas para pizzaiolo e motoqueiro. Pois estou tendo muitos problemas. Por favor me ajude… Muito Obrigada.

  290. Jonas

    Publicado em 21/05/2009 às 15:50 [+]

    Olá, eu trabalho em um posto de combustiveis, junto com posto há uma rampa de lavagem, ao manobrar uma van encostei a parte superior dela causando apenas riscos na lataria, a empresa esta me cobrando agora 530 R$ só de concerto, mais 450 R$ de locação de outra van para o proprietario, totalizando 930 R$, gostaria de saber se realmente sou obrigado a pagar esse prejuizo!! agradeço a atenção Obrigado :)

  291. vera lucia silveira

    Publicado em 22/05/2009 às 14:59 [+]

    boa tarde trabalho p/ uma empresa de cosmeticos prestando serviço externo em uma loja ;sou obrigada marcar cartão de ponto; prestar serviço de limpeza e ser avaliada; ter metas da loja
    e avaliação valendo notas e com fotos de triste caso naõ alcansar os objetivos da loja mesmo não sendo funcionaria deles? por favor me oriente assunto obrigada.

  292. denise

    Publicado em 22/05/2009 às 15:48 [+]

    sou funcionaria do reda a tres anos gostaria de saber se eu pedir demisão se tenho direito a resição

  293. lucas pereira de souza

    Publicado em 22/05/2009 às 15:57 [+]

    eu trabalho em uma empresa de detetização mas eles anuncia a vaga de trabalho pedindo tecnico agricola, mas nao registra como técnico sim como detetizador dai saiu perdendo pq o salario base do técnico é maior, outra coisa agente viaja bastante queria saber se eles tem q pagar deslocamento pra gente ?. e por ultimo as hrs extras,que eles falão que paga mas acho q nao paga direito pq nos assina os cartões pontos com as hrs que eles mesmos passam pra nois? por exemplo nois sai de casa na quinta e volta só domingo fazendo trabalho final de semana até o domingo mas nao marcão q agente trabalha o domingo fora o sabado q trabalhamos o dia todo e eles passão pra gente fazer o ponto até as 12 hrs .. se vcs poderem esclarecer minhas duvidas ficarei agradecido e o devo fazer se a empresa estiver agindo errada.

  294. Elisete

    Publicado em 22/05/2009 às 21:33 [+]

    Boa noite, sou aposentada por tempo serviço, e trabalho em um condominio a mais de 20 anos, no momento estou doente, e não posso agora voltar a trabalhar.
    Gostaria de saber se eu tenho direito do condominio de receber 15 dias e o restante posso ficar pelo inss.
    fiquei sabendo que o condominio tem direito de pagar os 15 dias, e o inss não paga o restante porque já sou aposentada em outra firma .
    Isto é verdade?
    Como posso verificar isto.
    Grata pela atenção.

  295. ana carolina

    Publicado em 26/05/2009 às 15:58 [+]

    Boa tarde!
    Na empresa onde trabalho, pegamos serviço as 07:30, sendo o horario de café as 09:00.Por motivos não explicados os responsaveis mudaram esse horario de café para 07:15, isso pode ser feito? Sendo que meu horario de pegar serviço continua o mesmo 07:3. Grata.

  296. Antonio

    Publicado em 28/05/2009 às 16:05 [+]

    Trabalho em uma empresa onde todos os dias, durmia no chão da sala durante as duas horas que tinhamos de almoço, porém meu chefe diariamente questionava minha cara “amassada” após minha soneca e dizia que isso pegava mal perante nossos clientes ecolaboradores. Um dia foi proibido se dormir durante o horário de almoço dentro das dependencias da empresa com a alegação de que as duas horas eram mais que suficientes para dormir em casa. Ele pode fazer isso?

  297. Daine

    Publicado em 28/05/2009 às 17:53 [+]

    Ola boa tarde!!!
    Estou gravida de cinco meses e tenho 3 consultas de pre natal no mesmo mes.Gostaria de saber se meu chefe tem direito de me encaminhar para o INSS??D
    Desde já agradeço

  298. laura fernandes gonçalves

    Publicado em 28/05/2009 às 20:59 [+]

    eu gostaria de saber, se eu como funcionaria de uma empresa se eu esqucer de passar o cartão de ponto da
    empresa po mais de um avez no mês , se posso levar uma advertesia de afastamento da empresa por três dias e se existe uma lei espessifica para este caso .
    obrigada
    atenciosamente

    laura fernandes gonçalves

  299. DIANE DOS SANTOS LOURENÇO

    Publicado em 31/05/2009 às 22:07 [+]

    BOA NOITE! EU GOSTARIA DE SABER SE EU ME AFASTANDO POR DOENÇA POR TRES MESES , EU PERCO O DIREITO DAS MINHAS FERIAS.

  300. eulina

    Publicado em 01/06/2009 às 19:40 [+]

    trabalho como domestica a 3 anos e 6 meses recebendo um salario minimo vc poder me ajudar eu saindo de la qual seria o total do meu ajuste com eles so o tempo que trabalhei

  301. jen

    Publicado em 05/06/2009 às 11:20 [+]

    um empresa terceirizada que não paga, como denunciar

  302. Fabiana Silva

    Publicado em 09/06/2009 às 18:23 [+]

    Preciso saber tenho um filho de 2 anos tive que levar ele ao medico duas vezes neste mês o medico me deu atestado mais meus chefes não aceitaram,só não me descontaram o final de semana.Isso é permitido em lei.
    Aguardo retorno obrigada.

  303. Marizete Barbosa Ferreira

    Publicado em 09/06/2009 às 20:30 [+]

    Gostaria de saber, quantos porcentos a empresa tem que pagar do plano de saude que fiz na mesma, e se bater ponto só na hora de entrada e saida do espediente esta correto, e também trabalho 10 hrs por dia e não posso fazer horário de almoço. Isso esta certo?

  304. Cida Sotto

    Publicado em 12/06/2009 às 10:53 [+]

    A empresa que eu trabalhava me mandou embora no dia 17 de fevereiro 2009, esse comunicado foi por e-mail e 10 dias depois depositou um valor na minha conta corrente como sendo a indenização, mas até agora não deram baixa na minha carteira profissional e eu perdi o tempo de dar entrada no seguro desemprego. Minha duvida é: quando eles forem dar baixa tem que ser com data retroativa ou a data verdadeira da baixa?? eles tem que me pagar os salários desses meses?? e eles tem que me pagar o valor total do seguro desemprego, tudo isso no ato da assinatura da baixa???
    Grata
    Cida Sotto

  305. Magna Lúcia

    Publicado em 12/06/2009 às 22:50 [+]

    Oi, Bom dia, trabalho numa empresa há mais de 1 ano e a minha carteira não é assinada. Se eu sair da empresa, quais são os meus direitos, trabalho 40h semanal. Obrigado

  306. Lúcia

    Publicado em 13/06/2009 às 13:08 [+]

    Trabalho há 1 ano e 7 meses não tenho carteira assinada, onde eu busco informação para que as minhas contas sejam feitas corretamente, para ser comparada a do patrão?

  307. ROSIMERE ALVES

    Publicado em 14/06/2009 às 01:41 [+]

    trabalei durante quase um a o com o homem com o qual casei, contando o perído que ele trabahou comigo com o tempo de casados, somam exatamente quase um ano, ele agora quer todos os direitos trabalhista como um funcionário normal, porém ele não batia ponto e nem trablhava tendo nenhuma carga horária, viajava comigo a trabalho, dormia comigo, comia onde eu comia, e agora está exigindo direitos e que era meu funcinonáio, detalhe eu pagava todas as dispezas, todos os cartões de créditos dele e também as contas de celelular e combustível do carro dele e ainda dava livre R$ 600,00 livre para ele impreterivelmente todos os meses, ele tem esse direito?

  308. ROSIMERE ALVES

    Publicado em 14/06/2009 às 01:43 [+]

    detalhe por quatro meses de casados eu doei dez mil reais a este homem, agora ele diz querer indenização por tempo de um ano trabalhado.

  309. duvida!

    Publicado em 14/06/2009 às 14:21 [+]

    TRABALHO EM UM HOSPITAL EM BRASÍLIA, JÁ TENHO 9 MESES, NÃO TEMOS ORARIO DE ALMOÇO, A PESSOA TERMINA E VOLTA A TRABALHAR SENDO PLANTONISTA SÓ AS PESSOAS QUE TRABALHAM NO COMERCIAL É QUE TEM ESTE DIREITO. TENHO QUE BATER O PONTO QUANDO SAIO E CHEGO DO MESMO? OBRIGADO

  310. RODRIGO JOAO

    Publicado em 16/06/2009 às 13:43 [+]

    gostaria de saber se sou obrigado a exercer funções de serviços gerais, sendo que exerço cargo e função diferente de um servente ?

  311. Lívia

    Publicado em 18/06/2009 às 12:26 [+]

    Bom Dia! Gostaria de tirar umas dúvidas. Tem alguma lei que proíbe a empresa demitir um funcionário assim que ele retorna de férias? E se é legal descontar na folha de pagamento: Contribuição Confederativa, Contribuição Sindical e Contribuição Assistencial sem a autorização do funcionário? Desde já agradeço atenção e fico no aguardo de resposta.

  312. KEILA CRISTINA

    Publicado em 19/06/2009 às 18:31 [+]

    GOSTARIA DE SABER POIS ATUALMENTE TRABALHO NUMA LOJA ONDE FUI MANDADA EMBORA JUSTAMENTE PORQUE EU ESTVA ESTUDANDO E NÃO ESTVA SOBRESSAINDO BEM NAS VENDAS…TRBALHEI LÁ E TENHOS MUITAS HORAS EXTRAS,SO QUE ELES NÃO PAGAM…INCLUSIVE AOS SABADOS TRABALHAMOS O DIA TODO DE 7:30 AS 19:00 HS C/ APENAS 0:30(MEIA HORA DE ALMOÇO)GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO DE RECEBER AS HORAS EXTRAS,LEMBRANDO QUE LÁ NÃO TEM NENHUM LIVRO DE PONTO.QUANDO EU ENTREI LÁ EM DEZEMBRO,TRABALHEI DIA 3 ATE O DIA 31 C/ FOLGA APENAS DIA 25(NATAL)SEM HORARIO DE ALMOÇO…SERÁ TENHO DIREITO DE RECEBER ESSAS HORAS EXTRAS?

  313. karina

    Publicado em 21/06/2009 às 18:10 [+]

    Boa tarde,trabalho em um loja,minha gerente vive gritando e falando palavaroes,já estou cansada de ouvir tudo,eu posso processar ela por falar palvroes no trabalho para os funcionários?
    obrigado

  314. Davi

    Publicado em 24/06/2009 às 20:42 [+]

    Olá, boa noite! Tenho uma dúvida, por favor me oriente. Ontem faltei ao trabalho porque estava sem dinheiro para a passagem, a empresa é quem deposita os créditos para a Fetranspor recarregar o meu cartão Riocard. Já é o segundo mês que que os créditos terminam antes de efetuarem a próxima recarga,informei ao DP, e eles pediram o extrato à Fetranspor, quando vi o extrato pude entender que o erro é da Empresa onde trabalho, porque eu gasto mensalmente R$ 286,00 de passagm, no entanto só foi depositado R$ 170,00 no meu Riocard. Ontem eu faltei por não ter dinheiro para passagem, meu pai me orientou a pagar do bolso hoje, porque corro o risco de levar justa causa. Gostaria de saber se isso procede, o que devo fazer? Desde já agradeço pela ajuda. Um forte abraço.

  315. Davi

    Publicado em 24/06/2009 às 20:44 [+]

    No caso, levaria justa causa por motivo de abandono. Isso é correto?

  316. Maria Cássia

    Publicado em 30/06/2009 às 01:45 [+]

    Aposentei em 2005, saquei a cota do pis em 2006, voltei a trabalhar em 2008 de carteira assinada, gostaria de saber se tenho diretio a receber o pis em 2009.
    Não sei o tempo de cadastro do pis foi interrompido quando aposentei
    Obrigada

  317. Viviane

    Publicado em 30/06/2009 às 11:37 [+]

    GOstaria de saber sobre atraso, com quantos minutos de atraso eu posso ser descontada? Ex:as vezes chego com uns 15MIM de atraso no trabalho, eles podem me descontar 15 mim de atraso??? ñ é esse o período de tolerancia???

  318. marcia

    Publicado em 30/06/2009 às 12:16 [+]

    Olá!
    Gostaria de saber se o meu patrão é obrigado a pagar vale transporte, se está na lei trabalhista.
    Desde de já deixo meus agradecimentos e um bom dia!

    Att.
    Márcia Mendes

  319. Thaigo

    Publicado em 01/07/2009 às 00:11 [+]

    Gostaria de saber a respeito de trabalhar 12h por 36 de folga como fica as horas trabalhadas em feriados, elas são obrigatoriamente remuneradas comoextras?

    Agradecido

  320. Antonio Carlos

    Publicado em 01/07/2009 às 19:56 [+]

    dia02 de agosto completo cinco anos na empresa, até quando ela tem que me pagar as ferias? sem pagar em dobro, porque a ultima ferias foi em junho de 2008. Ja vai vencer a segunda.
    Obrigado , espero resposta.

  321. Mariana B B

    Publicado em 03/07/2009 às 18:19 [+]

    Boa Tarde! Gostaria de esclarecer uma duvida… fui estagiaria durante 1 ano em uma empresa, nesse mes depositaram meu Vale Refeicao e meu Vale Transporte no dia 25/06 e me demitiram no dia 30/06…e descontaram do meu salario 308,00 do VR e 160,00 do VT e recebi apenas 160,00… Gostaria de saber se isso está certo. Pois se a empresa iria me demitir, nem deveria ter depositado o VR e VT…

  322. Poliana Sordi

    Publicado em 03/07/2009 às 18:20 [+]

    gostaria de saber se o empregador pode colocar um sistema de audio na empresa, sem q os funcionários saibam e com isso ficar fazendo comentarios para o empregado dizendo q tenha sistema de audio na empresa e ficar induzindo o mesmo a falar dos seus colegas de trabalhando, usando isso como “prova”.

  323. Sara

    Publicado em 07/07/2009 às 19:13 [+]

    Tenho uma dúvida.Estou grávida de 32 semanas e meu médico vai me dar 14 dias de atestado pra que eu naum entre de licença agora pelo INSS. Gostaria de saber se eu vou perder esses 14 dias na minha liceça gestante, pois quero aproveitar tdodo tempo com minha nene.Esses 14 dias vaum influenciar em alguma coisa na minha licença?
    Obrigada

  324. Danielle

    Publicado em 07/07/2009 às 23:01 [+]

    Olá! Eu sou professora, ganho hora/aula. Em Junho trabalhei de do dia 01 ao dia 11, tirei férias do dia 12/06 a 12/07. Minha Patroa, disse que não terá que me pagar esses 9 dias trabalhados no mes de Julho, apenas em agosto junto com os 20 dias que trabalharei agora em Julho. Trabalhar em junho e só receber em agosto é correto?

  325. Rubens

    Publicado em 08/07/2009 às 14:40 [+]

    Boa tarde, gostaria de tirar algumas dúvidas.
    Trabalho de 2 a sabado das 8 as 19 hs com 2 hs de intervalo, 1 domingo por mês das 8 as 12 . e quando tem feriado das 8 as 12 hs. Sem receber hora extra o devo fazer. Aguardo sua resposta. Obrigado.

  326. felipe

    Publicado em 10/07/2009 às 02:52 [+]

    na empresa onde eu trabalhava a 2 anos resolveu me mandar embora sem justa causa, so que o problema e que so me deram o aviso previo no dia exato que ele terminava,isso e correto?? tendo eles me entregue o avido no dia exato do seu termino o avido pode ser considerado trabalhado ou indenizado?

  327. Manuela

    Publicado em 10/07/2009 às 12:38 [+]

    Tenho artrite reumatóide, fui mandada embora do meu emprego e gostaria de saber dos meus direitos?

  328. alessandra

    Publicado em 18/07/2009 às 10:36 [+]

    Bom dia, eu trabalho numa loja ja faz 6 meses e meu patrão não me registrou ainda eu gostaria de saber se eu tenho direito de ser regitrada por esse tempo que ja passou?

  329. Jose Ricardo Fraga

    Publicado em 21/07/2009 às 10:27 [+]

    Minha esposa foi afastada do serviço(INSS) por tendinite, retornou, e a empresa teria que readequar a sua funçao, foi feito mas sem reajustar o salario para + em seu atual cargo, ela ganhava premio em $ quando batia as metas, hoje no atual cargo nao tem esse direito. A empresa nao pode mandala embora por um prazo de 12 meses, pela lei. O que fazer

  330. renato

    Publicado em 21/07/2009 às 22:24 [+]

    as empresas sao obrigadas por lei a pagar o trasporte dos empregados?

  331. albania marcondes

    Publicado em 24/07/2009 às 18:46 [+]

    A empresa pode dar tres dias de suspenão para um funcionario se ele faltar um dia ?

  332. maitila monteiro dos santos

    Publicado em 27/07/2009 às 10:25 [+]

    bom dia! bom eu trabalhei em uma empresa por 1 ano e 7 meses sem carteira asinada sem horario de almoço trabalhava 13 horas de relogio sem direito a descanso e hj o meu patrão mim demitiu será que eu tenho e posso recorrer algum direito.

  333. hamilton

    Publicado em 27/07/2009 às 13:55 [+]

    gostaria de saber quando o funcionario adoece e usa os vales pra ir ao medico, ou acaba faltando, a empresa tem o direito de descontar os vales ja que no eles desconta doto mes um valor ixo referente ao vale transporte.
    agradeço deste já

  334. ADALBERTO

    Publicado em 29/07/2009 às 20:41 [+]

    Eu trabalho em um Empresa de trasnporte de passageiros a três anos. em uma rodoviaria, só que envez de vender passagens para uma empresas eu vendo para duas empresa.mais só ganho por uma!!! eu deveria receber pelas duas? eu tambem não ganho quebra de caixa!!! quantos domingo por mês tenho direito de folgar? eu chego a trabalhar 6 domingo e folgar 01 isso é legal?

  335. anderson

    Publicado em 29/07/2009 às 21:49 [+]

    bom dia!gostaria de saber se a empresa pode me dar suspensão por eu ter faltado na empresa sem atestado medico
    gostaria de saber qual o artigo que fala sobre isso obrigado

  336. emanuela

    Publicado em 31/07/2009 às 13:31 [+]

    trabalho em uma empresa a 8 meses só por contrato,mais estou gravida e nao quero mais trabalha,será que tenho algum direito de acerto?

  337. Claudia

    Publicado em 31/07/2009 às 22:11 [+]

    Gostaria de saber se por lei as empresas de Call Center podem ficar dando aos funcionários advertênias e suspensões?
    Obrigada,
    Claudia

  338. clodoaldo

    Publicado em 07/08/2009 às 19:13 [+]

    Onde trabalho um funcionario foi advertido por não tem alcançado produção, porem nos não trabalhamos por produção,somos assalariados e certa vez fui advertido por ter faltado(não costumo faltar nunca).Gostaria de saber quando uma empresa tem o direito de advertir um funcionário?

  339. roberto

    Publicado em 07/08/2009 às 22:57 [+]

    eu sofri um acidente na empresa em que eu trabalho e perdi duas pontas dos meus dedos gostaria de saber se tenho estabilidade de emprego e se a empresa pode me demitir

  340. Osvaldo

    Publicado em 09/08/2009 às 16:55 [+]

    Ola fiquei 15 dias de atestado em minha empresa e a mesma não pagou os domingos, gostaria de saber se isso pode ou não acontecer.
    Grato

  341. Osvaldo

    Publicado em 09/08/2009 às 16:59 [+]

    Ola fiquei 15 dias de atestado em minha empresa e a mesma descontou os meus domingos no pagamento.
    Gostaria de saber se isso pode ou não acontecer?
    Grato

  342. Sintia

    Publicado em 10/08/2009 às 14:39 [+]

    Gostaria de saber seguninte:Estou encostada pelo INSS como acidente de trabalho, mas este mes e o mes de pagar contribuição Sindical, devo pagar mesmo estando encostada pelo INSS?

  343. Aline Stefanski

    Publicado em 13/08/2009 às 13:03 [+]

    Fui praticamente humilhada no meu serviço junto com uma colega minha,trabalho de atendente de restaurante.Nosso Coordenador pedia a nossa Gerente que troca-se nós de área,mas não deu motivos,quando fui sobre o porque,ele me disse que somos lerdas,que não faziamos nada certo e que ele não gostava de pessoas assim.E desde então não falo mais comigo e nem com minha colega,e fomos trocadas de área,mesmo a gente não se dando bem na outra área! Gostaria de saber quais são meus direitos sobre isso,se eu poderia colocar na justiça o caso ou poderia ter uma conversa com o Gerente de Loja que nem suspeita deste caso?
    Obrigado

  344. Dario

    Publicado em 14/08/2009 às 18:18 [+]

    Qual é os direitos por lei que uma secretaria de odontologia tem e qual é a sua carga horaria Ok

  345. Cristina

    Publicado em 17/08/2009 às 17:37 [+]

    Uma conhecida trab a um tempo numa fabrica de ruopas, ela recebe apenas R$ 25,00 (no cartão) para ser usado com sexta basica, e ainda tem que levar comida todos os dias para o trabalho, tem 1 hora de almoço, isos é legal? Como poderemos ver essa situação e em que sindicato?? Já que o sindicato da categoria nada faz pelo trabalhador

  346. claudia

    Publicado em 19/08/2009 às 14:55 [+]

    ola tabalho em um hospital a 3 anos sou registrada como recepcionista mas a 1 ano trabalho no agendamento de consultas 10 hs por dia,algumas vezes revezamos fico 4 hs em ambulatorio e a demais no agendamento isso é legal ,me ajudem a esclarecer esta duvida

  347. Larissa

    Publicado em 20/08/2009 às 13:42 [+]

    Quais os direitos de vendedor de uma loja de roupas?

  348. mariana

    Publicado em 21/08/2009 às 00:28 [+]

    Gostaria de saber se posso voltar das minhas ferias no final de semana ???se eu nao puder qual e lei que me ampara???
    muito obrigada

  349. Thiago

    Publicado em 25/08/2009 às 04:42 [+]

    bom dia!
    Trabalho em uma empresa a 7 anos, 5 anos trabalhei na produção, sendo 30 minutos de almoço por dia, de segunda a sábado. Quando eu sair da empresa, posso pedir indenização pelos 30 minutos que me restaram de almoço dos dias em que trabalhei na produção?

    obs: era obrigatório apenas 30 min de almoço.

  350. Marcelo cardoso

    Publicado em 26/08/2009 às 03:01 [+]

    na empresa que trabalho foi reduzido a jornada de trabalho em 25% em consequencia o salario tambem reduziu, tal situação foi imposta por tres meses
    Gostaria de saber qual é a lei que diz que isso pode ser feito e se pode ser renovado por mais tres meses como esta sendo comentado dentro da firma, ou se posso argumentar essa prorrogaçao de reduçao de jornada com alguma lei que me ampare
    obrigado

  351. CLAUDIO

    Publicado em 26/08/2009 às 09:07 [+]

    TRABALHEI EM UMA EMPRESA E ASSINEI UM CONTRATO DE 3 MESES MAIS FUI DEMEDIDO COM 24 DIAS. QUAIS OS MEUS DIREITO? TENHO AVISO PREVIO? E QUEBRA DE CONTRATO OS OUTROS 2 MESES QUE NAO TRABALHEI TENHO DIREITO A RECEBER? AGUARDO RESPOSTA OBRIGADO.

  352. monick

    Publicado em 29/08/2009 às 12:37 [+]

    GOSTRIA DE SABER AS LEIS TRABALHISTAS DE ESCALA DE 12/36, TEM DIREITO A GANHAR A MAIS EM FERIADOS E ETC..

  353. guilherme

    Publicado em 30/08/2009 às 21:21 [+]

    ola gostaria de saber si e certo uma empresa trocar um dia de trabalho aos sabados em q a hora extra e de 75% por um dia de semana forçado ?

  354. Antonio de Oliveira Carneiro Junior

    Publicado em 31/08/2009 às 15:42 [+]

    Gostaria de saber se ao me deslocar para outro estado ou municipio fora da area que trabalho teria direito de ganhar alguma remuneração sem desconto na folha de pagamento e os dias em que permanecer fora implicarão no não recebimento de vale transporte e alimentação

  355. anniely araujo

    Publicado em 31/08/2009 às 19:18 [+]

    pergunta se 40dias afastada´por acidente dar direito aestabilidade de quanto tempo obrigado

  356. Ana Marinho

    Publicado em 03/09/2009 às 19:42 [+]

    Olá!
    Gostaria de tirar algumas duvidas… é o seguinte:
    estou trabalhando em uma empresa como operadora de telemarketing há quase 6 meses… se eles me demitirem agora eu tenho direito de receber o salãrio desemprego?

  357. Jaqueline

    Publicado em 15/09/2009 às 13:58 [+]

    Oi, gostaria que me exclarecesse algumas duvidas q tenho sobre meu ex emprego, trabalhava numa empresa de call center, me demitiram alegando que o meu perfil não mais se adequava ao perfil da emprese devido o n° de atestados apresentados, comecei a apresentar problemas de saúde após entrar nessa empresa. Eles podem me demitir por esse motivo? Quanto ao exame demissional, podem negar a realizá-lo? qual é o exame que deve ser realizado no ato da demissão: o exame audiométrico deve ser realizado? Qual o prazo q a emprese tem pra dar baixa na minha carteira? me demitiram no dia 03/09/2009, marcarm para realizar minha recisão junto ao sindicato no dia 14/09/2009 e não pode ser realizado por causa do exame e por sentir dores no ouvido. E agora o que deverá ser feito, quanto tempo mais terei que aguardar…
    Anciosa aguardo retorno e meu muito obrigado.

  358. Gisele

    Publicado em 16/09/2009 às 21:55 [+]

    Bom dia, eu trabalho em farmácia e pelo o que já me foi passado esse tipo de estabelecimento está liberado para funcionar em dias de feriado nacional, trabalho na mesma empresa há 7 anos e sempre trabalho em todos os feriados nacionais (ex. 1 de janeiro, 7 de setembro) enfim, todos de 14:00 hs às 21:30 hs, nunca foi pago hora extra e a minha patroa falou que desconhece qulaquer lei a respeito. Gostaria de saber se o funcionário sendo obrigado a trabalhar nos feriados nacionais se ele tem direito ou não a extra??

  359. vaneska

    Publicado em 17/09/2009 às 10:31 [+]

    Bom dia,
    Eu trabalho 9 horas diarias eu não sou paga por este valor a mais.
    Agora estamos como fiscalização e ele quer que eu assine o banco de horas como se eu trabalha-se 8 horas.
    Como devo proceder deve assinar?

  360. Marcia

    Publicado em 18/09/2009 às 16:21 [+]

    Boa tarde,gostaria de saber se posso dar férias para meu funcionário em dois períodos de 15 dias?
    Ele tiraria 15 dias em um mês e outros 15 dias em outro mês.

    Att. Marcia

  361. luiz antonio de ornelas

    Publicado em 24/09/2009 às 14:08 [+]

    boa tarde gostaria de saber , minha filha trabalhou em uma loja de roupas e eles obrigaram ela a comprar roupas da marca da loja pra trabalhar e antes que ela avia pago as roupas eles a mandaram embora . isso pode …

  362. luiz antonio de ornelas

    Publicado em 24/09/2009 às 14:25 [+]

    eu sou obrigado a comprar roupas para trabalhar em uma loja de marca

  363. Erica

    Publicado em 24/09/2009 às 21:39 [+]

    Gostaria de saber quantos minutos um funcionário pode chegar atrasado no serviço, sem ter que perder o dia ? Ouvi falar que até 15 min por mês deve ser tolerado pela empresa, onde a mesma não terá direitos de me descontar os minutos ou me mandar pra casa pra eu perder o dia. Esta certo?

  364. Felipe

    Publicado em 25/09/2009 às 14:18 [+]

    Ola, gostaria de tirar umas duvidas,trabalho em uma empresa tercerizada de fornecimento de energia elétrica,e estão colocando cameras que filma audio e video nos carros que trabalhamos,gostaria de saber se isso é permitido.

  365. Eneida Garrido Quihillaborda

    Publicado em 28/09/2009 às 23:37 [+]

    Gostaria de saber se tenho direito a um domingo de folga por mês?
    Trabalho em uma empresa de produtos alimentícios, o funcionamento é de terça a domingo das 11:00 as 23:00.
    Para eu folgar domingo e não perder a folga de segunda que não funciona o estabelecimento, eles obrigam a gente farzer 12 horas em outro domingo, e obrigam a gente assinar o cartão de ponto colocando esse domingo como folga.
    Gostaria de saber o que é correto e se devo ou não assinar o cartão?
    Atenciosamente Eneida
    Desde de já agradeço!!!

  366. Daniel

    Publicado em 30/09/2009 às 20:50 [+]

    Despois de ser demitido da empresa onde eu trabalhava, eu ainda posso me encostar pelo inss? Pois já estava com depressão, quando me demitiro..
    Obrigada pela atenção..
    Presciso urgente a resposta…

  367. sonia

    Publicado em 30/09/2009 às 22:45 [+]

    Boa Noite!Gostaria de tirar uma dúvida tenho LER (tendinite punhos)e trabalhava como costureira em uma fábrica 3 anos e pouco e fui demitida a 2 semanas gostaria de saber se tenho algum direito já que a fábrica nunca me ajudou com tratamento men com médico.Tenho algum direito?

  368. CRISTIANE

    Publicado em 03/10/2009 às 12:39 [+]

    gOSTARIA DE SABER SE QUANDO A PESSOA FICA ENCOSTADA PELO INSS ESSE TEMPO CONTA NA RECISÃO TRABALHISTA ..CONTA FGTS ..OBRIGADO

  369. JULIANA

    Publicado em 04/10/2009 às 19:29 [+]

    FUI APOSENTADA POR INVALIDEZ EM NOVEMBRO DE 2008, PARA SER REAVALIADA EM NOVEMBRO DE 2010. OS PROVENTOS SÃO PROPORCIONAIS. PERGUNTA: VOLTANDO A TRABALHAR QUANTO TEMPO TENHO QUE FICAR ATÉ SAIR DE LICENÇA NOVAMENTE PARA VOLTAR A TER MEU SALÁRIO INTEGRAL? ELE FOI DIMINUÍDO EM 60%? SOU FUNCIONÁRIA PÚBLICA FEDERAL. QUANTO TEMPO TENHO QUE TRABALHAR PARA VOLTAR O SALÁRIO INTEGRAL?

  370. Ingrid

    Publicado em 09/10/2009 às 23:17 [+]

    Fazia estágio em uma farmácia. Agora, o dono está descontando do que tenho para receber, um avental, que queimei uma parte. No dia ele mandou por um bolso em cima e disse não querer cobrar nada, mas agora, como ficou com birra porque queria me obrigar a fazer coisas que não condizia com o estágio (como visita e propaganda), está decontando o valor. Soube que se a empresa obriga a usar uniforme, precisa, fornecer dois e um terceiro seria cobrado.Eu tinha apenas 1 e pelo fato, disse que ficou inutilizado, que ninguém nais pode usá-lo (apesar de eu usa-lo perfeitamente.)então vai descontar. é certo isso? As férias, ele vai pagar os dias traballhados (por exp, saí dia quinze, então são 8 meses e 15 dias de férias.) O que posso fazer?

  371. letícia

    Publicado em 13/10/2009 às 23:47 [+]

    olá…
    trabalho em uma empresa a mais de 1 ano, raramente meus salário e pago no dia certo, estou de ferias ha quase 15 dias e ainda não recebi nem meu salário e nem minhas férias,não aguento mais esse dilema todos os meses para receber meu salário, se eu pedir demissão perco meus direito, quem poder me de uma opinião no que eu posso fazer, pois quero sair desse emprego mas tenho medo de pedir demissão e peder meus direitos, desde já obrigado

  372. alexandre

    Publicado em 19/10/2009 às 10:25 [+]

    Trabalhei em um instituto de pesquisa de mídia durante 4 anos.Esta empresa distribui a cada
    família,que colabora com a pesquisa,um folder com a foto e número do RG dos pesquisadores.Fui demitido
    no mês de Junho deste ano e os folderes e material gráfico continuam sendo entregues com minha imagem e identificação.
    No contrato de trabalho não tem nenhuma clausula dando a empresa o direito ao uso de imagem do funcionário.
    Também não assinei nenhum termo de autorização.
    Gostaria que você me orientasse a como proceder neste caso.

  373. Gilson

    Publicado em 19/10/2009 às 12:15 [+]

    Ja trabalho a 4 anos e 5 meses. Precisei faltar uns dias o trabalho, pois, estive doente, e levei o atestado ao trabalho, só que mesmo apresentando o atestado me notificaram com uma advertencia. Está Certo isso? e eu tenho férias vencidas!

  374. joilda silva

    Publicado em 21/10/2009 às 15:57 [+]

    sou caseira meu patrão paga so 20 dias de ferias e serto ele descomtar 10 dias das minhas ferias des de ja obrigada

  375. marcela jhennyfer

    Publicado em 23/10/2009 às 14:07 [+]

    eu pedir conta quais sao os meus direitos?

  376. carlos

    Publicado em 29/10/2009 às 10:12 [+]

    eu trabalho em uma padaria,e folgava uma vez por semana e um domingo so que agora cortartam uma folga semanal disendo que foi a cotabilidade que intruiu para cortar uma folga isso esta certo?

  377. sheila lima

    Publicado em 30/10/2009 às 19:58 [+]

    quero saber se tem alguma lei de quem trabalha em predio na area de limpeza que trbalha sozinha em 8 andares e 18 apartamentos e tem que ser 2 pessoas me mande o numero da lei grata

  378. Fernando Henrique

    Publicado em 04/11/2009 às 11:21 [+]

    olá trabalho em uma loja de shopping com carga horaria de 6 horas por dia e um domingo sim e um não com folga semanal mas quando 1 folga sou obrigado a trabalhar 12horas direto sem remuneração e feriado se não for pago 100% queria saber quais meus direitos e agora em dezembro eles obrigam nós a dobrar ou seja trabalhar 12 horas diarias 20 dias sem folga e queria saber sobre a remuneração nesses casos como deve ser feita e como a empresa deve pagar para que eu não saia lesado nessa história toda pois no mes de fevereiro quando um funcionario saiu de ferias eu fiz o mesmo e não achei justo o valor que eles pagaram

    att Fernando

  379. rodrigo

    Publicado em 04/11/2009 às 17:29 [+]

    de segunda a quinta faço oito hs de trabalho,sendo que sexta faço 9hs e sabado 10hs de trabalho!e no meu cartao de ponto vem constando que trabalho ate as oito,isto esta certo?

  380. Augusto Roberto

    Publicado em 05/11/2009 às 18:53 [+]

    Boa Dr, verifiquei em alguns fóruns e por sorte achei este,
    e meu interesse é pelo conhecimento que tem
    sobre leis trabalhistas, se puder me tirar uma dúvida fico muito grato.
    Serei sucinto na explicação.

    Comecei a trabalhar em um horti fruti de bairro, pequeno porte
    com apenas 2 caixas, e em um periodo de 7 dias alegaram que
    eu pegara 2 notas falsas ( 50 e 20 ) nunca me apresentaram a
    nota porém informaram que descontariam, fiquei descontente
    pelo fato de nunca me tteinarem para o reconhecimento das mesmas
    e nem sequer havia alguma aparelho ou caneta especifica para identificar
    essas notas. Por fim, após eu alegar minha insatisfação eles alegaram que
    eu não fazia o perfil da empresa e me dispensaram, o problema é que nem
    minha carteira assinaram, pois fiquei apenas 7 dias.
    Se puder exclarecer meus direito ficarei muito grato, pois não
    tenho dinheiro pra contratar um advogado, não sei ao certo, mas o procon
    poderia estar me ajudando, ou teria algum outro orgão.
    Fico muito grato por sua atenção

    Atenciosamente,

    Augusto Roberto

  381. Patricia

    Publicado em 09/11/2009 às 18:19 [+]

    Quatro meses de trabalho domestico tenho direito a quantos porcento do decimo.

  382. AFORTUNADA

    Publicado em 10/11/2009 às 00:41 [+]

    EU ENGRAVIDEI QUANDO MEU MARIDO TRABALHAVA NUMA FIRMA E EU TINHA O COVENIO DESSA FIRMA, SÓ QUE MEU MARIDO SAIU, GOSTARIA DE SABER SE AINDA TENHO DIREITO NESSE CONVENIO?

  383. AFORTUNADA

    Publicado em 10/11/2009 às 00:53 [+]

    GOSTARIA DE SABER O NUMERO DA LEI, MEU MARIDO SAIU DA FIRMA E ELES CORTARAM MEU CONVENIO DE LÁ, POIS EU ESTOU GESTANTE, EU ENGRAVIDEI QUANDO O MEU MARIDO TRABALHAVA NESSA FIRMA, TENHO COMO PROVAR.

  384. sirlene

    Publicado em 10/11/2009 às 19:06 [+]

    GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO ESTA FAZENDO TRABALHO EM LANCHONETE ESTOU REGISTRADA DE AJUDANTE DE COZINHA MAIS ATENDO O BALCAO,FAÇO SALGADOS,NO CAIXA,EU POSSO RECLAMAR?TENHO UMA FOGA SO MAIS NO DIA ANTERIOR TRABALHO DAS 5:30DA MANHA ATE AS 20H E ELE ACHA RUIM E ELE QUER QUE FICO ATE AS 22H O QUE POSSO ESTA FAZENDO?

  385. Alexandre

    Publicado em 12/11/2009 às 14:08 [+]

    Trabalho numa Empresa em que o regime de horas semanais é de segunda à sabado sendo 8 horas, mas a algum tempo atrás ela implantou uma escala de 5 por 1, trabalha cinco dias e folga-se um,tendo as vezes que dobrar o que dá dezesseis horas de trabalho.Minha dúvida é a seguinte,está na Lei trabalhar 16 horas direto e quando fazemos essas dobras elas coincide com o dia da folga a Empresa não deveria pagar 100%?????

  386. Elis

    Publicado em 17/11/2009 às 11:23 [+]

    Sou professora nomeada de um municipio. ingressei em 02/2009. as férias escolares começam em dezembro e segundo meus superiores, não tenho direito a férias (junto às férias escolares) por ainda não ter completado um ano de nomeação, alegando que o empregador pode oferecer férias quando já estiver vencendo a 2ª. Porém, como trabalhadora, tenho direito de exigir minhas férias assim que completar um ano?

  387. Livia

    Publicado em 19/11/2009 às 19:33 [+]

    Olá,
    Dei entrada no seguro desemprego, ja recebi 3/4 do seguro… Minha duviada é a seguinte: Vou receber minha ultima parcela do seguro no dia 05/12/09, só q arranjei um emprego e vou ter minha carteira registrada no dia 22 em diante…Será q minha parcela do meu seguro vai estar disponivel no dia ou vai ser automaticamente cancelada, pergunto pq eu so irei receber meu primeiro salario la pra Janeiro e como ficarei este mês.. vou apenas “viver” da proporção dos dias trb…ou seja quase nada?
    Fico no aguardo de uma resposta…
    Muito Obrigada!

  388. dilermando

    Publicado em 25/11/2009 às 18:38 [+]

    quero saber se existe na lei trabalista uma determinação de quanto tempo podemos passar dentro de uma rota da empresa?

  389. LUIZ SERGIO PIORNEDO

    Publicado em 26/11/2009 às 11:28 [+]

    Trabalho em um Escritorio de Contabilidade, a minha duvida é com respeito ao 13º salario e as férias, entrei para trabalhar em 09/03/2009 para fazer somente o Imposto de Renda Pessoa Fisica com Salário de R$ 1.050,00 mais VT e VR, e acabaram ficando comigo, fiquei sem registro até 31/08/2009 uma parte por opção minha em razão de estar recebendo parcelas do Seguro Desemprego outra por opção do Contador e em 01/09/2009 fui registrado com Salario de R$ 930,00 mais a diferença para chegar a R$ 1.050,00 líquidos mais VT e VR e estou até hoje dia 26/11/2009. Mas como disse antes a minha dúvida é com relação ao 13º Salario e as férias, durante esse periodo sem registro recebi o salario normalmente, assinando recibos como prestação de serviços. A pergunta é a seguinte: Eu tenho direito ao 13º salario e as férias proporcionais do periodo sem registro ????????? Ou seja do periodo que fiquei sem registro na CTPS ????? Do periodo registrado eu sei que tenho direito!!!!! E mais, não fiz nenhum acordo alem disso!!! Abraços!!!!

  390. Fernando

    Publicado em 27/11/2009 às 15:14 [+]

    Minha mãe tem 80 anos, contribuiu de 1982 a 1987 para o INSS como autônoma (meses intercalados, deixou de pagar vários meses) perfazendo um total de 4 anos de contribuição, começou novamente a contribuir, pagou setembro e outubro/2009.
    Ela tem problemas cardíacos sérios (podendo comprovar com sua médica e internações hospitalares), ela poderia pedir auxilio doença ou aposentadoria?
    Obs.: Já foi negado o pedido de aposentadoria por idade pelo fato de meu pai (90nos) ser aposentado (465,00). Obs.: início da doença: 1991

  391. andreia

    Publicado em 28/11/2009 às 01:50 [+]

    boa noite!
    eu estou afastada da empresa que eu trabalho ja tem um ano e meio quando foi no mes passado o inss me deu alta ai então voltei para empresa para trabalhar e o medico da empresa me disse que eu não podia retornar ao trabalho, então entrei com um pedido de reconsideração da alta e vou passar na pericia no dia 08/12
    quando foi dia 27/11 recebi um telegrama da empresa dizendo que ei tinha sido demitida por justa causa a empresa pode fazer isso eu estando afastada pelo inss?

  392. renato

    Publicado em 28/11/2009 às 14:14 [+]

    oi trabalho 2 vezes por semana a mais de 4 anos gostaria de saber se tenho direito trabalhistas pois nunca recebir ferias ou dercimo terceiro fgts nada…obrigado

  393. cristina

    Publicado em 02/12/2009 às 00:22 [+]

    oi trabalho em uma empresa das 14:00 as 22:00 mas tem dias q eles deixam a gente tomar cafe mas é engolir e descer e outros nao acho isso errado queria aber o q poso fazer e outra coisa q queria saber é sobre as folgas temos direio a uma folga por semana e um domingo por mes mas todos os funcionarios disseram q nas outras enpresas eles folgam um domingo sim e outro nao queria saber qual é o cero ou os dois estao certo ???depende da empresa

    desde ja agradeço

  394. andreia

    Publicado em 02/12/2009 às 11:46 [+]

    oi trabalho de frentista minha experiencia acabo dia vinte e nove de novembro ainda estou trabalhando e descobri que estou gravida gostaria de saber se meu patrao pode me colocar na rua ou nao obrigado

  395. karla vanessa silva ferreira

    Publicado em 02/12/2009 às 16:24 [+]

    gostaria de saber se a pessoa trabalha em dois empregos é os dois de carteita assinada sendo cada um em uma carteira de numero diferente se ela for demitida de um dos empregos ela tem direito de receber fgtse o seguro desemprego.
    poe favor mim tire essa duvida.
    obrigado!

  396. gislene cardoso

    Publicado em 03/12/2009 às 19:15 [+]

    gostaria de saber se é possivel fazer um acordo dentro da lei onde trabalho.estou gravida ha 4 meses mas meu esposo foi promovido e transferido para outra cidade,gostaria de chamar a empresa para um acordo onde eu não perderia tanto.trabalho lá ha um ano e no mes de setembro me demitiram,só me readmitiram por causa da gravides.estou so nna minha cidade e o meu marido em outra,por favor me de um parecer.

  397. leidy prates

    Publicado em 05/12/2009 às 11:03 [+]

    bom dia meu nome é leide e eu gostaria muito de saber se estão pagando certo pelo meus direitos trabalho de empregada domestica á 6 anos , recebo hoje o valor do piso salarial 505,r$ minhas ferias vence sempre dia 06/09 mas eu as tiro em dezembro .dia dez de dezembro eu vou me afastar por licença maternidade,e tenho 2 ferias ja vencidas como devo agir neste caso? e toda vez que pegho ferias eu recebo trinta dias corridos em descanço mais um terço do salario em dinhgeiro sera que estão me pagando certo?espero uma resposta desde ja muito obrigada.

  398. Luiza

    Publicado em 10/12/2009 às 11:22 [+]

    Olá…
    Trabalho em uma madeireira de 08:00 as 17:30hs, tenho 1hr de almoço e 15 min. de café pela manhã e pla tarde.
    Gostaria de saber se o meu chefe pode descontar esse tempo de café na folha de ponto, pois, é descontada meia hora todo dia, mesmo se não fizer esse horário de café.
    Isso está correto???

    Obrigada

  399. Lena

    Publicado em 13/12/2009 às 15:11 [+]

    Olá trabalho a 4 anos em um consultório ganho 600 reais ,sempre recebi férias e decimo terceiro ,mas a doutora nunca assinou minha carteira.Agora estou pedindo demissão ,ela vai pagar o FGTS o q mais tenho direito e se eu denunciá-la o que vai acontecer com ela? O que mais tenho direito?

  400. Ana

    Publicado em 15/12/2009 às 18:45 [+]

    Sofri um acidente de trabalho, lesionei meu pulso, a empresa abriu um CAT, porém, não cheguei a entrar na caixa. Tenho estabilidade provisória ou não?

  401. Rody Brancacci

    Publicado em 17/12/2009 às 08:29 [+]

    OLá!

    Tenho algumas duvidas referentes a medidas tomadas pela empresa onde trabalho e gostaria de uma ajuda nesse sentido, por favor.

    É o seguinte, minha empresa não deposita o FGTS com regularidade, trabalho já há sete anos e tenho uma importancia irrisoria depositada (ja chegaram a ficar um ano sem depositar nada na conta).
    Como se isso ja não bastasse, eles tambem não repassam á previdencia (INSS) os valores descontados em nosso holerit, ou seja,mais uma irregularidade pois isso acarretará problemas futuros na minha aposentadoria.
    Pra terminar, devido as varias ações na justiça contra a empresa, eles não estão pagando direito os funcionarios, atrasando salarios e o décimo terceiro que ainda não saiu (hoje 17/12/09)
    Por causa dos atrasos absurdos muitos funcionarios estão reclamando e alguns foram demitidos por justa causa, gostaria de saber se a empresa pode fazer isso e quais as medidas legais que posso tomar caso venha a me enquadrar nessa situação e tambem com relação aos problemas citados anteriormente.

    desde ja agradeço!

  402. FERNANDA VERTELO

    Publicado em 18/12/2009 às 20:41 [+]

    GOSTARIA DE SABER SE EXISTIR ALGUMA LEI QUE OBRIGA UMA EMPRESA A DISPENSAR O FUNCIONARIO AMIS CEDO OU ATÉ MUDA-LÓ DE HORÁRIO QUANDO O FUNCIONARIO ESTUDA

  403. Daniel Cipriano

    Publicado em 21/12/2009 às 19:57 [+]

    Gostaria de saber se a empresa é obrigada a dar o benefício do transporte, somente em forma de passes de ônibus, ou , se existe a opção de pagar esse benefício em espécie. Obrigado

  404. KATIA

    Publicado em 23/12/2009 às 12:19 [+]

    No meu primeiro emprego trabalhei como professora durante 10meses…pedi demissão…sei q não tenho direito de sacar meu FGTS, porem qd fui consultar o saldo tinha apenas R$ 46,00 …isso quer dizer que meu antigo patrão não depositou os nove meses trabalhado… agora esta escola fechou mais sei como entrar em contato com o dono da escola… o que devo fazer para que ele deposite o FGTS pendente?

  405. Franciely

    Publicado em 25/12/2009 às 20:27 [+]

    Boa noite!
    Fui demitida sem justa causa em 01/12/2009. No meu contra-cheque veio descontando o vale transporte que seria utilizado no mês de dezembro. Na minha recisão não foi paga esse valor descontado nem a empresa pegou o cartão de vale. Portanto, entendi que eu iria poder utilizá-lo. Mas, o cartão foi bloqueado. Não deveria ser ressarcida com o valor descontado!?
    Desde de já agradeço e peço um esclarecimento.
    Muito obrigado.

  406. franklin queiroz

    Publicado em 26/12/2009 às 13:57 [+]

    seguinte trabalho em uma moto peças trabalho de 8 da manhã ate as 6 da tarde
    tenho uma hora de almoço tal i isso de segunda a sabado tenho uma duvida no sabado eh extra pq ultrapassaria a carga horaria???

  407. Arielly

    Publicado em 28/12/2009 às 14:36 [+]

    oi
    a empresa em que trabalho estabeleceu que a partie de hoje o funcionério que atrasar mais de 10 min terá o dia cortado.
    Não precisa nem trabalhar e pode voltar pra trás. deixou o funcionério da portaria encarregado de cortar os dias de quem chegar depois das 07:00.
    a lei dá respaldo pra essa atitude? em qual artigo?
    obrigada!!

  408. Marilene de frança

    Publicado em 28/12/2009 às 15:39 [+]

    Ola..
    trabalho em uma empresa faz 1 ano registrado e 4 meses sem registro.
    trabalho das 07:00 as 12:00 e das 13:00 as 18:00 e no sabado das 07:00 as 12:00 e no meu contrato de regsitro está das 08:00 ao 12:00 e das 13:30 as 17:30 sabado 08:00 ao 12:00 e não ganho horas extras isso está certo o que posso fazer?
    Tambêm só recebi a 1º parcela do decimo terceiro no valor de 400,00 e a outra parcela seria no dia 20 de dezembro mas quando fui para receber não queria me pagar e falou que iria receber só no proximo pagamento ele pode fazer isso qual é meu direito referente a isso? Trabalha de motorista mas estou registrado como serviços gerais tem alguma lei que proibe esta com uma função e exercer outra?
    tbm não bato cartão ponto?

  409. monica da silva

    Publicado em 29/12/2009 às 10:10 [+]

    QUANTOS DIAS TENHO PARA COMUNICAR MINHA AUSENCIA NA EMPRESA POR MOTIVOS MEDICOS. EX: FUI AO MEDICO NO DIA 5.12.09 E RECEBI UM ATESTADO PARA 10 DIAS. TERIA ENTAO QUE RETORNAR EM 15.12.2009 (ENTREGUEI O ATESTADO NESTE DIA). ESTOU CERTO, OU DEVERIA TER COMUNICADO ANTES

  410. fernanda

    Publicado em 30/12/2009 às 20:58 [+]

    estava na experiÊncia e fui demitida por termino de contrato.mas descobri que estava gestante de um mês.quero saber se a empresa podia me demitir ,se tenho algum direito e quais são.pois me disseram que não podem demitir gestantes.

  411. Juliana

    Publicado em 04/01/2010 às 13:47 [+]

    Trabalho a 5 anos numa empresa. Estou afastada pelo INSS a um ano, soube hoje que cancelaram meu plano de saude. Alem de problemas no braço o q causou meu afastamento, estou gravida. Pode ser cancelado???

  412. cintia nara

    Publicado em 05/01/2010 às 17:33 [+]

    Gostaria de saber se eu fiz acordo com a empresa para ser demitida, e eles fizeram, entao devolvi os 40%…agora eles me demitiram e eu nem estava registrada de novo, eu posso processa-los..?Pode acontecer algo comigo?
    Ficno no aguardo.
    Obrigado

  413. Iedir

    Publicado em 08/01/2010 às 13:11 [+]

    Olá, fiz uma cirurgia e peguei um atestado de 15 dias, após o fim do atestado o médico me deu outro atestado de mais 15 dias, apresentei esse segundo ateestado no meu trabalho e a empresa não solicitou que eu vá ao INSS. Gostaria de saber se eles podem continuar me pagando por opção deles ou eu devo exigir o encaminhamento ao INSS?

  414. RORO

    Publicado em 08/01/2010 às 23:15 [+]

    TRABALHO EM UMA PADARIA, TENHO UMA FOLGA NA SEMANA E UM DOMINGO POR MÊS..PORÉM NÃO RECEBO O REPOUSO SEMANAL REMUNERADO, TRABALHO NOS FERIADOS E DIAS SANTOS NATAL ANO NOVO GERAL…O Q DEVO FAZER, TENHO DIREITO?

  415. AMANDA

    Publicado em 13/01/2010 às 13:09 [+]

    gostaria de saber quais sao os motivos de uma pessoa ser mandada imbora por justa causa?- meu patrao nao me paga hora extra e nem me da folga, e hoje estou faltando(so um dia)o que pode acontecer?muito OBRIGADO me responde urgente….

  416. Renata

    Publicado em 14/01/2010 às 11:18 [+]

    Tenho gravidez de rísco, tomo remédios para segurar o bebê. Tive que tirar licença e depois disso minha supervisora se empenha em me forçar a pedir demissão, além de cancelar o convenio do meu filho de um ano sem aviso prévio. Trabalho com telemarketing de domingo a domingo com direito a uma folga na semana. Agora além da pressão interna eles não depositam o dinheiro do vale transporte, além de todo o nervosismo que estou e não posso passar, não tenho dinheiro para ir trabalhar, agora se eu faltar ainda vai constar para eles abandono de emprego. Como posso proceder?

  417. PATRICIA

    Publicado em 14/01/2010 às 13:52 [+]

    gOSTARIA DE SABER O QUE AS FALTAS NO TRABALHO INTERFEREM NAS FERIAS?
    MINHAS FERIAS É PARA FEVEREIRO E QUANDO FUI CONFIRMAR, VI QUE A FIRMA ME TIROU 10 DIAS.
    GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA COISA HAVER COM FALTAS DURANTE O ANO. E SE MESMO TRAZENDO ATESTADO, ELAS SÃO DESCONTADAS.
    A DUVIA. É POR QUE TODAS AS FALTAS, JA SÃO DESCONTADAS NO MES.

  418. Regina

    Publicado em 14/01/2010 às 15:08 [+]

    Meu marido trabalha a 9 anos em uma firma de serviços com maquinas pesadas, ele ganha por hora,e a 2 anos recebo 800 reais fixo, se trabalhar ganho se nao trabalhar ganho igual, mas nao tenho carteira assinada e quero pedir as contas apesar de meu patrao ter feito acerto do meu tempo de serviço em 2007.que direitos vou ter. obs recebo 800 reais fixo e mais 4 reais a hora quando tem serviço

  419. Cida

    Publicado em 18/01/2010 às 10:04 [+]

    Olá. Gostaria de saber o que devo fazer quando acontece um acidente e o empregador ñ quer pagar e nem assinar a carteira? Por favor me respond o mais rápido possivel.

  420. CAMILA

    Publicado em 18/01/2010 às 17:07 [+]

    TENHO 3 MESES DE CARTEIRA E FUI MANDADA EMBORA QUAIS SÃÕS OS MEUS DIREITOS?

  421. Márcio Antonio de Sousa

    Publicado em 20/01/2010 às 11:07 [+]

    Bom Dia,
    Trabalho em um regime de 12×36. Gostaria de saber se tenho direito a adicional noturno? Grato!!!

  422. maria isabel

    Publicado em 22/01/2010 às 16:03 [+]

    ola,fui demitida e dei entrada na meu seguro desemprego, tinha direito a 4 parcelas ,mas so cheguei a pegar uma.Gostaria de saber se ainda posso pegar essas parcela que ficaram,como faço?posso receber essas parcelas e receber as que tenho direito agora,pois fui demitida novamente e ja dei entrada..
    aguado resposta.
    me ajuda…
    abraços

  423. fábio césar secafim

    Publicado em 25/01/2010 às 18:00 [+]

    trabalho como operador de empilhaceira em um cortume de courod á mais de 6 anos e sou registrado como auxiliar de indústria. gostaria de saber se, quando eu sair da empresa, vou receber todo o piso salarial atrasado da categoria?

  424. fábio césar secafim

    Publicado em 25/01/2010 às 18:04 [+]

    meu superior me desacatou na frente de colegass de trabalho, fui na polícia e fiz boletim de ocorrência contra ele, mas no outro dia meu patrão me pediu pra eu tirar o B.O e fiz o que ele me pediu ,agi dessa forma pois ele me prometeu melhor salário , mas já faz 1 ano e nada, agora me arrependo disso, gostaria de saber se posso voltar atrás e reaver o B.O?

  425. Fabiane

    Publicado em 29/01/2010 às 09:37 [+]

    ola gostaria de saber o a empresa pode fazer contra mim, sendo que faltei dois dias seguidos sem justificativa,eles podem me mandar embora por justa causa?Sendo que ja tenho uma advertencia que ganhei a algum tempo.aguardo resposta urgente.Obrigado

  426. PRISCILA

    Publicado em 30/01/2010 às 13:41 [+]

    OLA DOUTOR GOSTARIA DE SABER SE AS CONDIÇOES DE FOLGA ONDE VOU TRABALHAR ESTA CORRETO EU JA TRABALHEI NESSE LOCAL DE TRABALHO AGORA ESTOU VOLTANDO POIS ELE REGULARIZOU O ESTABELECIMENTO E ESTA ASSINANDO CTP ENTAO ELE ME COLOCOU QUE MINHAS FOLGAS SERA UM DOMINGO SIM E UM NAO POIS COMO SAO DOIS TURNOS QUANDO EU TRABALHO NO DOMINGO FAZENDO O MEU TURNO E O TURNO DO OUTRO QUE ESTA DE FOLGA E ASSIM VICE E VERSA A DUVIDA È PELAS LEIS TRABALHISTAS O CERTO NAO SERIA UMA FOLGA SEMANAL COMO FICARIA EESAS DUAS FOLGAS QUE NAO VOU TER SERA REMUNERADA OU SETA CORRETA POIS QUANDO FALEI COM ELE DISSE QUE EU SO PODERIA TRABALHAR DAS 13HS AS 21HS QUE E O HORARIO QUE EU CONSEGUI ENCAIXAR POIS TRABALHO EM OUTO EMPREGO DE DOMESTICA MAS O SERVIÇO E DE ACOMPANHANTE SE PUDER ME RETORNAR EESA DUVIDA QUE TENHO FICO MUITO GRATA POIS VOLTA PARA ESSE ANTIGO EMPREGO QUE E NUMA PADARIA NA SEGUNDA FEIRA DIA 01/02/2010 OBRIGADO PELA SUA ATENÇAO.

  427. Remethom irienu de melo

    Publicado em 30/01/2010 às 22:50 [+]

    Gostaria de saber se a empresa e obriganda a dar refeição em horas extras ,e se ela tem direito de cobrar no holerit refeição sendo que não tem refeição na empresa por favor me informe e se for possivel me mandem o numero da lei e de quando esta em vigor ok muito obrigado

  428. Vinicius

    Publicado em 02/02/2010 às 11:30 [+]

    Fui demitido dia 01/02/10 e estou de aviso ate o fim do mês, preciso trabalhar todo o mês ou posso trabalhar somente os 23 dias? Outra coisa minha carteira é assinada com 1 salário apenas no entanto fiz um acordo quando fui contratado(Há 2 anos) e ele me paga um valor a mais que o salário, tudo será resolvido no ministerio, mas, será com base no salário mínimo? Nesse caso devo pedir o valor a mais por fora ou devo comunicar ao ministério? Por fim trabalho 50 horas semanais e sei que o correto deve ser 44 quanto a isso tenho algum direito? Desde já muito grato e aguardando resposta.

  429. fatima prudente

    Publicado em 07/02/2010 às 13:43 [+]

    trabalho em uma firma de peixaria onde entro as 07hs e saio as 19hs,sendo que o horário para fechar seria as 18hs,eles não me pagam hora extra e as vezes saio duas horas a mais do meu horário,faço apenas 30 ou 40 minutos de almoço sendo que eles tanbém não pagam o almoço e ajunda somente com uma parte do vale transporte,pretendo sair de lá gostaria de saber se cabe uma ação judicial.

  430. marcinha

    Publicado em 08/02/2010 às 10:26 [+]

    fui demitida em 2008 por justa causa, ja estou trabalhando de carteira assinada, mas gostaria de sabar uma coisa o dinheiro do meu fundo de garantia e a multa de 40% terei como receber algum dia?

  431. Luis

    Publicado em 08/02/2010 às 20:03 [+]

    Ola,trabalho como eletrecista em uma concercionaria de energia elétrica,a empresa instalou camera que grava audio e video nos carros,assim somos monitorados todo o pantão.Gostaria de saber se isso é permitido por lei.

  432. cristiane siqueira

    Publicado em 13/02/2010 às 08:27 [+]

    Bom dia,quero saber sobre meus direitos sou atendente de uma lan house e copiadora nos 3 1º ,meses trabalhei das 7:30 da manha as 23:00 com 1:30 de almoço de pois passaram para das 7:45 as 12:30 e 17:00 as 23:00 nunca recebi adcional noturno, não recebo vale transporte, não sou registrada, meu salario e de 600,00 combinado qdo entrei so para ser atendente, agora 2 anos depois sou gerente, na função mas não recebi aumento, faço de tudo desde faxina, compras atendendo clientes e manutenção de todas as maq, quero saber se meu salario esta de acordo com inha função e se eu sair se tenho direit de receber fgts e seguro desemprego, pois ele não me registrando estou deixando de receber do governo ele tem que me pagar, e de qto seria o meu fgts, entrei 09/3/2008 ate agora grata aguard a resposta

  433. reinaldo aparecido ferreira de jesus

    Publicado em 16/02/2010 às 09:08 [+]

    atualmente trabalho em uma empresa e mais ou menos a 7 meses proibiram os encarregados de passarem seu cartão de ponto e também de receberem horas extras ou banco de horas,porém não foi acrescido qualquer valor ao salário depois desta medida,trabalho em torno de 13 horas por dia?Pela lei esta correto as medidas tomadas pela empresa.

    att.

    reynaldo ferry

  434. ademir neimann

    Publicado em 19/02/2010 às 10:27 [+]

    ola gostaria de saber a empresa onde eu trabalho foi vendida e agora vai usar outra razão social mais eu vou continuar registrado na empresa antiga quero saber isso e legal. ou seja posso trabalhar em uma empresa com registro em outra que ficou para traz?

  435. weslei lopes

    Publicado em 25/02/2010 às 21:45 [+]

    ola … queria saber se a empresa onde trabalho pode me obrigar a pagar 1 dia de serviço pois faltei segunda feira por causa da greve dos onibus e la eles não oferecem onibus especial e eles oferecem pra gente é o cartão de passagem de onibus e as vans não aceitam cartão ai eu não fui trabalhar segunda ai eles tem o direito de me cobrar esse dia ou esse dia deve ser abonado ???

  436. patricia coelho

    Publicado em 28/02/2010 às 09:44 [+]

    Bom dia, trabalho em uma empresa das 06 às 14hs, e tenho 40 min de almoço. gostaria de saber se isso é certo.

  437. Priscila Ferreira

    Publicado em 02/03/2010 às 12:10 [+]

    Gostaria de saber qual a ação correta para o caso.
    A empresa que eu trabalho vai atrasar o pagamento de beneficios como VT e TR devido apresentar problemas financeiros.
    A empresa diz que a previsão de recarga dos beneficios é a partir de 09/03
    Quem não tem condições de arcar com essas despesas durante esse período, o que fazer?
    A empresa informa que o funconário que faltar por esse motivo vai ser contado como falta e será descontado o dia em sua folha de pagamento.

  438. giselle

    Publicado em 02/03/2010 às 21:00 [+]

    trabalho com telemarketing de uma empresa que presta serviço essencial, o nosso trabalho é muito pesado e a empresa demora muito pra dar férias. Uma amiga xingou o cliente e foi dispensada por justa causa, esta certo ??? Gostaria de saber se ela tem como processar a empresa.
    obrigado.

  439. renato gomes

    Publicado em 05/03/2010 às 22:40 [+]

    Boa noite.
    venho pedi informações sobre adicional noturno.
    Trabalho em uma firma de dedetização e faço trabalhos noturnos em supermercados.Eu pego no serviço as 16:00 ate 1 ou 2 da manhã.Bom:a minha pergunta é o seguinte o adicional noturno começa as 22:00h se eu sair do estabilicimento as 1h da manha,eu faço o registro do adicional até eu chegar na minha residencia ou ele para quando eu sair da loja?.
    Se você puder me esclarecer essa duvida ficareui muito grato e obrigado.

  440. marcia nascimento nunes

    Publicado em 06/03/2010 às 14:23 [+]

    eu trabalhei 14 anos numa empresa trecerizada em um orgão publico (hosp)será q tenho chance de vira fetiva pelo estado.pois o contrado acabou .

  441. WAGNER

    Publicado em 08/03/2010 às 03:08 [+]

    Olá!
    Trabalho em uma empresa de monitoramento eletronico. Na minha carteira, sou registrado como vistoriador, porém, o CBO em minha folha de ponta, consta o cod. 5211-10, que corresponde o vendedor. Se acaso eu me demitir da empresa, posso acioná-la obrignado-a a pagar as diferenças salariais?

    Obrigado

  442. Camila Casaccio Gianotti

    Publicado em 09/03/2010 às 22:37 [+]

    Trabalho em Escala 12/36, gostaria de saber se tenho direito a horario de descanso, se tenho direito a horas extras, e quando a escala cai em feriado, tenho direito a hora extra?
    Gostaria de saber se tenho direito a ir em reunião escolar de meus filhos menores?

  443. caca

    Publicado em 16/03/2010 às 20:26 [+]

    oi sou costureira a seis meses e agora me surgiu umas dores na nuca o medico me solicitou ultrasom pois suspeita de cistoou ernia de disco so que teho que retornar ao trabalho mas sem nada concreto de resultado para eu fazer um exame vai demorar mais um mes nesse tempo meu patrao podera me deminar sem saber o que esta passando comigo bjx

  444. marcio oliveira de almeida

    Publicado em 19/03/2010 às 14:46 [+]

    O trabalhador tem obrigação de comprir aviso previo

  445. Eliana S.M.Barbosa

    Publicado em 21/03/2010 às 09:03 [+]

    Minha prima trabalha numa padria a 6 anos como operadora de caixa, minha prima encinou o caixa a patroa e a filha, elas aprenderam e assumiro o caixa, colocaram como balconista e fazer limpeza lavar banheiro, varrer passar pano não chão etc. e ainda costuma humilhar ela na frente dos freguses a ponto dos freguses se revoltar me me pagava como caixa agora não satisfeita pediu a carteira dela desde 30/01/2010 e não entregou até hoje, mas o contra cheque dela veio como balconista e recebeu como balconista. Ela esta a ponto de entrar numa depressão. o que ela faz por favor ajuda ela.

  446. cida

    Publicado em 21/03/2010 às 11:03 [+]

    oi gostaria de saber,uma pessoa esta trabalhando como vendedora numa loja, ela tira ferias de 1 mes, mas só que, ela consegue outro emprego e nesse emprego tem que registrar.Pode ser registrado na mesma carteira 2 empregos?

  447. Roberto

    Publicado em 24/03/2010 às 23:20 [+]

    Olá…trabalho numa empresa há 3 anos e a mesma nunca depositou o FGTS de ninguem,queria saber como faço para denuncia-la,pois preciso de uma assistencia jurídica.E tenho muita vontade de sair de lá e eles não mandam embora alem disto tem muitas coisas erradas lá tbem.Prciso de um auxílio.
    obrigado

  448. WALDILANGE

    Publicado em 29/03/2010 às 08:50 [+]

    bom dia gostaria de saber ? se é posivel perde as férias assim ?? fiquei de licencia 1ano e quatro meses , faltava três meses para completa um ano. entrei em 12 de junho e fico de fèrias em setembro . não recebi o dinheiro das férias nem nu beneficio nem no trabelho . oq faço .por favor mim dê uma luz fico agradecida muito se for logo obrigado [a]

  449. reinaldo

    Publicado em 01/04/2010 às 23:20 [+]

    ola trabalho em uma empresa faz 4 anos e o dono nao me desconta inss , agora ele quer descontar do salario que antes era fixo e disse que estava correto. ele pode descontar ou a lei nao o permite. obrigado e um abraço.

  450. jaime de lima

    Publicado em 02/04/2010 às 12:34 [+]

    OI trabalhei 28horas interupitas cochilei me acidentano efui despensado oquefaço

  451. josirene

    Publicado em 04/04/2010 às 19:56 [+]

    tenho um ano e tres meses de trabalho em uma cei,gostaria de saber dos meus direitto trabalhista trabalho na lei de clt,estou com problemas de saude ,[efisema pulmonar tenho doc e exames o que posso fazer.

  452. Maiquel Frohlich

    Publicado em 08/04/2010 às 09:19 [+]

    Bom dia, trabalho em um posto de combustivel a 9anos e nunca recebi feriados e domingos, e trabalho 8horas só com intervalo de 15min. isso e certo ou tenho direitos sobre isso. aguardo respostas.OBRIGADO.

  453. lorrane

    Publicado em 19/04/2010 às 19:19 [+]

    eu trabalhava das 8:00 as 18:00 de segunda a sexta e só tinha meia hora de almoço, e estudava a noite e minha aula começava as 18:30 as 22:40 queria saber se minha carga horaria estava dentro das leis trabalhistas?

  454. Ana

    Publicado em 19/04/2010 às 22:35 [+]

    Olá.
    Trabalhei em uma empresa de marketing por apenas 15 dias e fui demitida por redução de quadro de funcionarios, por ser a mais nova contratada. A empresa me registrou e deu baixa tudo certinho. Agora estão contratando novamente e eu vou me candidatar de novo. Gostaria de saber quanto tempo eu preciso estar afastada da empresa para ser novamente contratada?
    Obrigado

  455. luis

    Publicado em 20/04/2010 às 05:20 [+]

    Bom dia Celso, trabalho em uma empresa no exterior onde há alto risco de malária, onde já fui contagiado.
    Gostaria de saber c tem como eu requerer uma indenizaçao mediante a empresa sobre isso?
    E se esta na lei da CLT e a lei e o artigo por favor.
    Obrigado

  456. Jessica Bueno Eloi

    Publicado em 22/04/2010 às 11:55 [+]

    Ola queria saber quanto tenho para receber por 9 mases de trabalho?MTO OBRIGADO!!!!!

  457. Denilson Oliveira

    Publicado em 25/04/2010 às 13:47 [+]

    Denilson Oliveira
    Gostaria de saber se sou obrigado a assinar um termo de responsabilidade no trabalho , por a empresa ter feito alguns mudanças dentro do serviço,pois sou funcionario publico e esse termo foi imposto por uma terceira empresa que esta fazendo testes para economia de energia

  458. Denilson Oliveira

    Publicado em 25/04/2010 às 13:53 [+]

    Sou funcionario publico,no setor de abastecimento de água, gostaria de saber se sou obrigado a assinar um termo de responsabilidade de trabalho, apos alteraçoes no serviço; imposta por uma terceira empresa, que propoe a economizaar energia

  459. adriana

    Publicado em 27/04/2010 às 18:22 [+]

    gostaria de saber se posso ser demitida por telefone e se podem pagar meu aserto antes de mim acinar a demisão so poque estou na esperiencia

  460. Regina

    Publicado em 28/04/2010 às 23:09 [+]

    comecei a trabalhar em uma loja que a carga horária nove horas de segunda a sábado com o salário de 630,00 para vendedora e com comição de 1% das vendas realizadas no sabado. Gostaria de saber se a carga horaria e o salário estão corretas para a função de vendedora pois desconfio que a carga horaria esta excedendo o permitido

  461. Patrícia

    Publicado em 03/05/2010 às 11:33 [+]

    Estou gravida de 10 semanas e fui despedida dia 15/01/2010, fiz a homolom gação um mês depois, gostaria de saber se tenho algm direito???

  462. fabio

    Publicado em 04/05/2010 às 17:42 [+]

    ola gostaria de saber se tenho direito de receber adicional noturno mesmo a firma me mudando de horario
    vou explicar
    trabalho na empresa a 4 anos e esse 4 anos a noite maiseles querem mudar eu de horario
    sera q eu tenho direito de receber adicional mesmo mudando de horas
    gostaria de saber se tem essa lei
    obrigado

  463. Aline

    Publicado em 10/05/2010 às 17:12 [+]

    Oi trabalho a 8 meses em uma empresa e descobri um problema de saude, fui encaminhada ao INSS e o médico solicitou meu beneficio, porem o mesmo não foi aceito porque eu não tenho um ano de contribuição no governo. E este mes vou passar por um cirurgia, gostaria de saber como eu fico ? tenho algum direito pois ficar em casa sem receber e doente e muito injusto. aguardo

    att
    Aline

  464. jozelita arruda severino

    Publicado em 12/05/2010 às 10:59 [+]

    eu queria saber se é obrigatorio pagar vale- refeição pra quem trabalhar no shopping ? sendo que nao tem refeitorio no proprio shopping !

  465. Lucio Sá

    Publicado em 12/05/2010 às 21:49 [+]

    Oi minha duvida é a seguinte!!
    Trabalho como guardião e operador de piscina e ganho salubridade pois faço manutençao na piscina e fico em contato com cloro e outros produtos quimicos, além da exposição solar, quero saber se tenho direito, pois já ganho a mais de 5 anos e agora querem cortar o benefício, a nova síndica eleita recentemente pode cortá-lo. Obrigado

  466. luciana Alves dos Santos

    Publicado em 13/05/2010 às 09:12 [+]

    Eu trabalho em uma empresa o dia todo(07:00 AO 12:00 E DE 1:00 AS 5:00) GOSTARIA DE SABER SE POSSO ESCOLHER SO DE (07:00 A 12;00)

  467. telma regina da silva rocha

    Publicado em 17/05/2010 às 20:51 [+]

    gostaria de saber o que uma empresa com menos de 30 empregados é obrigado a oferecer em termos de local para almoço (a empresa não oferece almoço). Meu patrão quer trocar o microondas por umogõ comum e frigideiras, ele pode fazer isso?!Obrigada desde já, Telma Regina.

  468. Claudionor

    Publicado em 21/05/2010 às 18:43 [+]

    Eu quero saber se a pessoa que tem faltas não justificadas, E quando sai de férias as faltas são descontadas em dias das férias ou em dinheiro? só que as faltas já são descontadas no contra cheque. um abraço e obrigado.

  469. vinicius

    Publicado em 22/05/2010 às 17:14 [+]

    boa tarde gostaria de saber,minha empresa vai mudar de local,se torna outro minicipio
    sou obrigado acompanhar a empresa ou eles sao obrigados a me mandar embora
    qual a kilimetrage

  470. Marcia

    Publicado em 26/05/2010 às 23:05 [+]

    trabalho fazem 2 anos em uma empresa , fazem 2 meses fui transferido para uma outra cidade, tendo que me mudar, e agora fui dispensada eu tenhgo algum direito??

  471. Mauricio

    Publicado em 29/05/2010 às 21:23 [+]

    gostaria de saber se banco de hora existe mesmo ou foi uma coisa inventada por patroes, ja que um dos meus patroes por via das duvidas em muito inteligente e me falava que isso foi inventado por patroes entao fico na duvida desde ja agradeco a atençao fica com DEUS e ate uma procima Lukkas

  472. rogerio

    Publicado em 30/05/2010 às 18:02 [+]

    fui demitido no dia 28 de maio , mas minhas ferias venceria no dia 30 de julho,tenho que se indenizado por ela

  473. guilherme

    Publicado em 30/05/2010 às 23:48 [+]

    Estou encostado no inss por motivo de doença,eu tenho o direito de receber a plr (participação de lucros)?

  474. valdirlene

    Publicado em 31/05/2010 às 19:39 [+]

    Trabalho em um shopping de 10:00 as 16:00 e aos domingos de 15:00 as 21:00 ,tenho direito a uma folga de segunda a quarta mas agora a gerente falou que a folga quando cair no feriado a gente n pode tirar,ela falou que o dono da loja disse que vai pagar para a gente n pode tirar folga isso eh possivel ? gostaria de saber sobre as fogas aos domingos se pode tirar essa folga e se sou obrigada a assinar algum termo q a gerente impos na loja.

  475. Edvaldo

    Publicado em 31/05/2010 às 20:45 [+]

    fui assaltado em frente a empresa (no portão )levaram meu celular e dinheiro , quais meus direitos ?

  476. samila

    Publicado em 05/06/2010 às 14:37 [+]

    ola eu quero sair do meu emprego mais como a emprea que eu trabalho costuma não querer pagar as recisoes dos fusionarios como de direito tenho medo de não resceber o valor correto e não tenho sertesa de quanto vou receber o que eu fasso?

  477. maria do carmo arcenio dos santos

    Publicado em 07/06/2010 às 13:07 [+]

    eu trabalho numa empresa e o meu patrao me obrigou a pagar pelo exame admissional.esta certo?obrigada desde ja.

  478. catia

    Publicado em 07/06/2010 às 16:02 [+]

    Boa Tarde!
    Por favor eu quero saber se a alguma lei que permite o funcionario sair 10 minutos antes do seu horário para trocar de roupa.
    Obrigada

  479. AGUINALDO

    Publicado em 08/06/2010 às 16:11 [+]

    TRABALHO EM UMA EMPRESA COM CARGA HORARIA DE 44HS SEMANAIS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRAS. SE EU TRABALHAR AS 44HS NA SEMANA E O SÁBADO FOR FERIADO QUAL É O MEU DIREITO SOBRE ESTAS HORAS QUE É TRABALHADA PARA COMPENSAR O SÁBADO. E QUANDO UM FERIADO CAIR EM UM DIA DA SEMANA EU TEREI QUE COMPENSAR ESTAS HORAS PARA COMPLETAR A CARGA HORÁRIA DE 44HS SEMANAIS? OU ESTES FERIADO JÁ É EM DIA GANHO.

  480. JORGE

    Publicado em 09/06/2010 às 22:32 [+]

    trabalho numa empresa e so recebi uma pacela do decimo ate agora 2009 ma s eu cobro o patrao mas ele so fala qe vai me pagar mas ja chegou o meio do ano ai eu tive qe po na justiça porqe eu nao guento mas qeria saber se eu tenho duas feris vencida ele tem direito de pagar tres e verdade

  481. Andrea

    Publicado em 12/06/2010 às 09:48 [+]

    minha mãe tem 60 anos e trabalha a 6 anos em um consultorio, antes disso, ela trabalhou por conta propria sem pagar inss.
    o chefe dela disse que não poderia manda-la embora por causa da aposentadoria, e quer que ela peça as contas, está certo isso? quais os direitos dela e as obrigações dele?
    o que ela teria direito de receber?

  482. miguel

    Publicado em 12/06/2010 às 18:11 [+]

    boa noite, doei plaqueta em um hospital, no meu olerite veio descriminado auxlio enfermidade, esta correto, favor enviar a resposta no meu email. grato no aguardo

  483. joao fernando

    Publicado em 16/06/2010 às 14:37 [+]

    posso ser demitido em fase de experiencia,mesmo apresentando atestado medico, quais os meus direitos, caso eu seja demitido?

  484. VANIA PADILHA

    Publicado em 18/06/2010 às 10:01 [+]

    PRECISO FALTAR NA SEXTA FEIRA MEIO PERÍODO POIS NÃO TENHO QUEM FIQUE COM MEU FILHO DE 4 MESES .O QUE A EMPRESA PODE ME DESCONTAR???

  485. Maitê

    Publicado em 22/06/2010 às 16:27 [+]

    Boa tarde,
    minha dúvida é a seguinte: vou tirar férias do dia 29/07 ao dia 29/08, a minha duvida é se eu vou receber o salário refernte a esses dias trabalhados ou só as férias??

  486. claudia fernandes

    Publicado em 24/06/2010 às 22:47 [+]

    trabalho em uma empresa aonde;querem me encostar pelo o inss,so que eu não quero eles tão alegando que peguei muito atestado num mesmo mes;mas tem diferença de para outro,e num são pelo mesmo motivo a empresa´pode fazer isso.me respondão por favor num sei o que fazer…

  487. josue

    Publicado em 27/06/2010 às 03:19 [+]

    boa noite gostaria de sber sobre as leis trabalhistas para professores de escolas técnicas.

    Como são classificados esses professores perante a CLT?

    Assinaram minha carteira como professor e tenho somente formacao tecnica.

    Quais sao meus direitos?
    Quais sao as leis que regem esse contrato?

    Desde já agradeço sua atenção.

  488. Pedro

    Publicado em 02/07/2010 às 01:13 [+]

    em 2008 trabalhei 8 meses em uma empresa e recebi 3 parcelas do seguro de desemprego ao ser demitido,em janeiro de 2009 comecei atrabalhar em outra empresa,trabalhei nela 6 meses (de janeiro a junho) e fiquei encostado pelo inns(auxilio doença) 1 ano fasendo um total de 1 ano e meio de carteira assinada,fui demetido ao retorna,gostaria de saber se esse um ano de pericia(auxilio doença) conta na minha carteira para eu receber como tempo de casa,ou não,só os seis meses trabalhados,e se tenho direito novamente o seguro de desemprego

  489. Fernando

    Publicado em 03/07/2010 às 23:29 [+]

    Ola , trabalho em uma empresa onde tenho cargo de confiança , fico com o celular fornecido pela empresa 24 horas ligado ( sobreaviso ) e muitas vezes tenho que me deslocar para resolver problemas pessoalmente . A pergunta é ????? posso pleitear ulgun valor sobre meu salario deste tempo que desprendo para a empresa mesmo estando em casa ( inclusive domingos e feriados ) .

  490. patricia

    Publicado em 06/07/2010 às 14:42 [+]

    Trabalho como recepcionista em um laboratorio. Acabei cobrando um valor errado de um paciente e o exame foi feito. Meu chefe descontou do meu pagamento. Isso é permitido? Eu não teria que ser advertida antes? Eu tenho direito de pedir um recibo ou eu posso reclamar?

  491. Lya

    Publicado em 07/07/2010 às 08:29 [+]

    Bom dia.
    Estava afastada por doença há 1 ano e 5 meses, e pedi alta no INSS pois mudei de cidade, e fui à empresa pedir demissão e não aceitaram.
    Alegaram que para eu me demitir terei que passar pelo médico da empresa e o mesmo atestar aptidão ao trabalho.
    Esse procedimento está correto?

  492. júlia

    Publicado em 08/07/2010 às 10:55 [+]

    Minhas ferias estão marcadas de 14/07 á 31/07 porem meu medico pediu uma cirurgia que foi feira no dia 07/07 e o atestado que ele me deu vai do dia 07/07 á 20/07 o que acontece neste caso?

  493. Cássia

    Publicado em 10/07/2010 às 07:11 [+]

    Olá.
    Trabalho em uma empresa de calçado onde sou costureira. Mas em minha carteira de trabalho esta assinado como trabalhadora polivalente. E com isso meu salário não corresponde ao de uma costureira. O que devo fazer? Eles podem fazer isso ou teriam que ter assinado como costureira? Posso fazer uma denuncia para isso mudar, somos em + ou – 60 costureiras e com todas é igual. Desde já agradeço quem puder me ajudar.

  494. Pâmela

    Publicado em 12/07/2010 às 23:41 [+]

    Gostaria de saber, estou grávida de 1 mes e meio, e estou trabalhando a 2 meses e alguns dias o meu contrato de experiencia é de 3 meses posso ser mandada embora,mesmo estando gravida? Mas na minha carteira de trabalho esta escrito que eu fui contrata por 30 dias de experiencia o que devo pensar?
    Obrigada

  495. Sérgio

    Publicado em 16/07/2010 às 09:58 [+]

    Bom dia!

    Trabalho em uma assessoria em comércio exterior temos no escritório onde eu trabalho 10 funcionários, nosso diretor disse que esse ano não teremos férias que todos vão tirar férias coletiva no final do ano serão 15 dias e será dividido em duas turmas, 5 trabalham dezembro até o ano novo e outros cinco trabalham começo de janeiro, e disseram que o restante dos dias pq temos direito a 30 poderão ser tirados no decorrer do ano. Eles estão sendo corretos? É certo fazer isso?

  496. cassia

    Publicado em 19/07/2010 às 12:43 [+]

    Boa Tarde!
    Tenho duvidas a respeito do meu contrato,entrei 19/04/10 foi encerrado 16/07/10 pois não foi prorrogado,minha duvida e saber se eu tenho que devolveu ticket refeição e e meu bilhete unico(condução) e se eles vão pagar os quarenta % de multa do fgt.
    Desde ja agradeço a colaboração de você
    sem mai
    grata
    Cássia

  497. Luís Marcelo

    Publicado em 21/07/2010 às 19:35 [+]

    Boa noite!
    Trabalho em condominio como porteiro há 15 anos,sempre trabalhei folgas como horas extras a 100%, e agora a síndica e os conselhiros, não aceitam mais que eu faça essas horas extras, (como folgas trabalhadas),porisso gostaria de saber se tenho dirito a indenização por esses anos que fiz essas horas extras.Por favor mim ajude, eles falaram que não tenho direito e porisso gostaria de saber.
    Muito obrigado pela atenção, gostaria que mim mandesse um E-mail.

  498. Emerson

    Publicado em 26/07/2010 às 08:31 [+]

    Estou querendo pegar um atestdo médico de 10 dias , Porem recebo a PLR no Mês que vem em Agosto. Se eu pegar o atestado será descontado na PLR?

  499. andreia

    Publicado em 26/07/2010 às 10:47 [+]

    bom dia eu trabalho em uma panificadora foi vendida a uma semana e ninguem me diz nada sou gerente gostaria de saber algo sobre meus direitos.

  500. Edinaide

    Publicado em 30/07/2010 às 13:29 [+]

    Boa tarde.
    tabalho numa empresa a mais de 11 anos, comecei aos 14, durante 5 anos não tive a carteira registrada, trabalhei mais 5 anos de carteira registrada me nandarão embora quanto tava terminando o aviso previo disse que iria por na justiça eles me contratarm novamente, trabalhei mais 7 meses sem carteira registrada , já estou a um ano com a carteira registrada, neste periodo de um ano tive um filho desde de então não tenho sossego me rebaxão de cargo, diminuirão meu salrio e me colocão para fazer todo o tipo de serviço inclusive faxina. o que devo fazer neste caso.

  501. André

    Publicado em 01/08/2010 às 01:15 [+]

    olá.tenho um amigo que trabalhou comigo 5 anos e ele foi mandado embora, e ele queria saber se a carga horaria é certo, ele trabalhou das 14:00 as 22:00 na escala de trablho de 6 dias e folga 2, e na empresa é de 30 minutos de refeição. e é banco de hora e não hora extra. queria saber se esses dois ítens se encaixa com a lei.

  502. anderson

    Publicado em 05/08/2010 às 20:29 [+]

    gostaria de saber se por lei o empregador e obrigado a pagar as ferias no ato.ou podendo ser efetuado o pagamento na volta das ferias.grato

  503. maria lucia a amorim

    Publicado em 06/08/2010 às 14:03 [+]

    ola boa tarde gostaria de saber se eu tenho direito de asinar recisão de trabalho de apenas 03 meses trabalhado?por que trabalhei 03 meses em uma empresa e fui despensada no dia 17/07/2010 e ate agora não mim chamaraõ para asinar nada.depositaram na minha conta so uma mereca.

  504. maria lucia a amorim

    Publicado em 06/08/2010 às 14:07 [+]

    muito obrigada.tenha uma boa tarde.

  505. Adriana

    Publicado em 08/08/2010 às 22:27 [+]

    Gostaria de saber sobre a compensação de banco de horas ,se tem que ser aceito de acordo com o dia que foi estipulado pela empresa ser negociar com o empregado, apenas colocado no quadro de horário.Ou o Tem que ser aceito de ambas as partes?

  506. fabio luiz costa hochreiter

    Publicado em 09/08/2010 às 21:21 [+]

    ola , meu patrao me pagou um dinheiro a mais nesse pagamento do mes de julho , como ele e um cara pilantra que nao ajuda nenhum de seus funcionarios e paga mal eu nao devolvi ,e mais ou menos uns 200 reais , ai ele descobriu o erro e quer descontar do meu pagamento do mes seguinte , so que eu assinei o contracheque e tudo mais , gostaria de saber se ele pode fazer esse desconto , ja que eu assinei e peguei , sendo isso um erros deles,por favor preciso dessa resposta urgente , obrigado desde ja pela atenção.

  507. Joseildo Falcão

    Publicado em 11/08/2010 às 09:43 [+]

    Gostaria de saber se eu for demitido sem justa causa, sou abrigado a tirar o aviso prévio? E se tenho direito ao dinheiro integral das férias com apenas 10 meses de trabalho?

  508. TATIANA

    Publicado em 11/08/2010 às 18:38 [+]

    TRABALHO EM UMA GRANDE EMPRESA DE PLANOS DF SAÚDE E ESTA DA O BENEFICIO DO PLANO DE SAÚDE PARA SEUS COLABORADORES. A PARTIR DO MÊS DE SETEMBRO A EMPRESA ESTARÁ TROCANDO NOSSO PLANO PARA UM BEM INFERIOR, PLANO ESTE QUE É DA PROPRIA EMPRESA QUE TRABALHO. EU TENHO UMA CIRURGIA MARCADA AGORA PARA O DIA 13/08, CIRURGIA DE MÃO LIGADA A UMA DORT, A QUESTÃO É QUE O MÉDICO QUE FARÁ MINHA CIRURGIA NÃO É CREDENCIADO AO PLANO QUE TEREMOS DIREITO A PARTIR DE 01/09 E TEREI QUE RETORNAR NELE PARA AS CONSULTAS DO PÓS OPERATÓRIOS E PARA AS AVALIAÇÕES DO ANDAMENTO DA CIRURGIA E TEREI QUE PAGAR ESTAS CONSULTAS. É CORRETO ESTE PROCEDIMENTO, OU A EMPRESA DEVERIA PELO MENOS MANTER ESTE MÉDICO PARA ESTES ATENDIMENTOS DO PÓS CIRURGICO ??? E ELES PODEM ALTERAR O PLANO SE COMUNICAR AOS FUNCIONÁRIOS ??? HÁ ALGUMA LEI OU NORMA PARA QUE AS EMPRESAS QUE POSSUEM MAIS DE 2.000 FUNCIONARIOS NAO POSSAM REBAIXAR O PLANO ???

  509. vinicius

    Publicado em 12/08/2010 às 12:48 [+]

    trabalho em um supermercado entao fizamos uma pequena promossao na cerveja mais como o estoque e pouco colocamos um limite sob a mercadoria para cada cliente. e esse cliente disse que ia atras do direito dele pq queria comprar muito mais do que o estava emposto. e eu me neguei a vender, então ele foi ao procom alegando ter direito de levar a mercadoria, qual e meu direito nesse caso ou sou obrigado a vender por atacado mesmo sendo supermercado? se puder me responder obrigado…

  510. Sergio Augusto A.de jesus

    Publicado em 12/08/2010 às 13:25 [+]

    gostaria de saber que direitos eu tenho ja que trabalho a noite meu expediente e das 22:00 as 06:00 ja que recebia dez horas extras por semana mas reduziram pra pra cinco e mais tarde foi pra 1 hora por semana e agora até cortarem de vez eo adcional noturno que não vem um valor certo no mês, queria saber se e só esses direitos que tenho que m trabalha a noite e quais são meus direitos;por que quando eusair vou atraz de todos os meus direitos corcerteza.valeu

  511. andre alves

    Publicado em 17/08/2010 às 11:43 [+]

    trabalho numa empresa a 15 anos na area de manutencao mecanica.gostaria de saber se eu tenho salubredade sobre meu tempo trabalhado.ou esse direito foi cortado de 1998 praca.obrigado.

  512. Deyse Pontes

    Publicado em 17/08/2010 às 20:42 [+]

    Boa noite,
    Trabalho em um buffet, na minha carteira está atendente…mas não é bem esta função que exerço: sou faxineira,montadora,faço testes nas peças que a proprietária compra, ajudo a arrumar o salão com capacidade para 2000 pessoas sentadas,faço arrumação nos depósito das pratarias(digo de passagem que já é pequena)nos depósitos que também são pequeno, tenho que verificar se tem algo quebrado no salão e no próprio prédio…. e fora outras coisa.Quando alguma coisa quebra e ninguém sabe de nada, a dona da empresa nos chinga dos piores palavrões imagináveis..e ela se diz evangélica!Nós trabalhamos sobressaltados e humilhados gostaria como devo proceder pois eu já estou chegando no meu limite hoje mesmo tive um bate boca com ela, pois eu não aguentei nunca eu tinha respondido para ela durante esses 8 anos e 9 meses de trabalho,o pior é que ela no outro dia diz que não falou nada disso ou daquilo. Nos faz pagar as coisas quebradas e tudo mais…ela nos faz se sentir o mais humilhados que ela pode…Me ajude

  513. Leide

    Publicado em 17/08/2010 às 22:39 [+]

    O servidor público ao ser convocado para audiência tem direito de se ausentar do trabalho somente durante as horas correspondentes a duração da audiência ou tem direito durante todo o dia?

  514. alex

    Publicado em 21/08/2010 às 01:42 [+]

    trabalhei 5 anos a noite e passei pro dia cotiniuo recebendo adicional noturno.

  515. CRISLAINE

    Publicado em 21/08/2010 às 11:40 [+]

    OI.
    TENHO 21 ANOS E TENHO ARTRITE REUMATOIDE CRONICA POSSO TER AUXILIO DO INSS.

  516. cesar turano coelho

    Publicado em 21/08/2010 às 19:36 [+]

    gostaria de saber se a empresa que trabalho pode me dispencar faltando menos de um ano para mim me aposentar,sem justa causa, falta seis meses e a empresa esta me dispenssando,,,,,cesatr turano

  517. OSVALDO APR. JUNIOR

    Publicado em 24/08/2010 às 10:12 [+]

    BOM DIA
    PRECISO SABER O QUE QUER DIZER BAIXA NORMAL
    DECISÃO 043987/2010 PATR
    OBRIGADO

  518. cristiane

    Publicado em 26/08/2010 às 06:51 [+]

    Sou professora, trabalho numa escola a mais de 2 anos de carteira assinada , estou voltando de licença maternidade , e o meu patrão me informa que não ficarei mais na minha turma , e sim a professora substituta , pois ela desenpenhou um bom trabalho … E eu ficarei dando umas aulas de reforço esse mês e no próximo mês , eles verão o que vão fazer comigo . Estou me sentindo humilhada , com alta indice de estresse , onde estou amamentando e tenho receio por causa desse estresse que o meu leite acabe.O que posso fazer , preciso trabalhar , mas o meu psicologico não esta bem ?
    Muito obrigado pela atenção, gostaria que mim mandasse um E-mail.

  519. Fabiola

    Publicado em 27/08/2010 às 13:06 [+]

    Bom Dia!!!
    Gostaria de saber o seguinte:Uma pessoa vende 18 dias das férias e no mês que vendeu sofreu um acidente(não de trabalho), foi dado a empresa um atestado de 15 dias mas para não ser afastada a médica do trabalho lhe deu 8 dias e o restante contou como férias. Depois o médico que acompanha o caso deu mais 15 dias, só que a Médica do trabalho junto com RH acorda para não afastar a pessoa que tire o restante das férias que são mais 13 dias.Sendo assim esta pessoa que sofreu o acidente, pode ter problema futuro com o INSS caso necessite ficar mais dias afastada, visto que acabou as férias?

    Grata pela atenção!!!!

  520. dionas

    Publicado em 30/08/2010 às 21:49 [+]

    ola,bom gostariade saber se tenho estabilidade por um ano, estava voltando do serviço quando cai de moto,a principio pensei q tinha torçido a mao, e botei no gelo,mais tarde acabei indo no medico e vi q tinha quebrado,um osso da palma da mao,e pra ajudar fui mal atndido no hospital e o medico botou q quebrei jogando bola,¬¬ fico de papo com outros medicos e botaram uma tala.. agora vou precisar fazer uma cirurgia namao pois o osso nao colo direito e vou ter q me encostarpor uns dias… tenho direito a estabilidade quando voltar? desde ja obrigado..

  521. renato

    Publicado em 01/09/2010 às 00:44 [+]

    trabalho numa empresa que tinha 6hr trabalhado num dia (reversamento)foi feito um acordo pra trabalha num hr fixo de 2 anos pra trabalho num hr fixo de 8hr!! nisso foi aumentado adicional de turno 20% ! venceu o acordo !e certo trabalha depois desse acordo vencido sem que esse 20% emputi na carteira???

  522. Adriane

    Publicado em 04/09/2010 às 15:23 [+]

    Na fabrica em que trabalho, foi trocado o feriado de 7 de setembro ficando o descanso para o dia 6 e trabalhando no dia 7, disseram que se eu não for trabalhar eu vou perder a segunda, a terça e o domingo,esta correto isso?

  523. cecilia

    Publicado em 09/09/2010 às 10:52 [+]

    oláa, gostaria de saber se eu posso me afastar caso eu estiver na experiência???

  524. erika

    Publicado em 15/09/2010 às 21:29 [+]

    eu trabalho em uma firma a 1ano e seis meses,desde o dia 3 de setembro eles nao depositam o meu vale transporte ja fui no rh da firma reclamei eles falarao que foi um erro deles e que eles iriao depositar o dinheiro ate agora nao depositarao nada ,desde entao nao estou indo trabalhar eles podem me mandar embora por abandono de emprego?eu estou gravida em outubro me afasto,eu acho que eles estao fazendo tudo de proposito.

  525. Nilcéa Brito

    Publicado em 15/09/2010 às 22:42 [+]

    nilcéa em 15/09/2010
    olá, trabalhei em uma empresa aposentei-me dois anos depois fui demitida. Coloqueia na justiça e ganhei a causa e houve recolhimento do inss.
    Gostaria de saber se tenho direito sobre o meu benefício desse recolhimento e como fazer.

    Desde já muito obrigada.

  526. ROBERTA PEREIRA

    Publicado em 16/09/2010 às 19:26 [+]

    boa tarde, desejo informações como proceder com a empresa que trabalho ? a mesma paga sempre com atraso e principalmente o vale transporte , hoje dia 16 faltei no trabalho devido nao ter recebido a condução de transporte e refeição,sempre tenho que tirar do bolsopra supir as nececidades de trablhar , a supervisou me informou que a falta nao sera abonado ,é certo esse procedimento ocorrer o que devo fazer , E JA AVERIGUE QUE NAO ESTAO DEPOSITANDO O MEU FGTS POREM O MESMO MENSALMENTE É DESCONTADO.desde ja agradeço e aguardo resposta.
    atenciosamente :
    ROBERTA PEREIRA

  527. glaucia

    Publicado em 21/09/2010 às 14:10 [+]

    ola
    gostaria de saber, pois meu marido trabalha em uma empresa a 4 anos entando as 8:00 e saindo as 18:00 sem horario de almoço, so que o patrao da a comida e eles tem que comer e ja comecar a trabalhar.e a patroa falou que o que eles comecar a errar na hora de fabricar ela vai descontar do pagamento isso e correto e lei.por favor tire minha duvida.e nessa 50hs trabalhadas eles tem que trabalhar de sabado.obrigado

  528. kesia lorhane

    Publicado em 21/09/2010 às 15:46 [+]

    eu trabalho das 07:30h ate as 18:00h e nao tenho horario de almoço, eles me dao o almoço por isso soou obridada a trabalhar nesse horario? tipo se eu to almoçando e chega algum chiente eu paro o almoço e vou atender. e eles tambem nao estao me dando vale transporte, quando lembra me da o almoço, atrasa pra me pagar e nao assinou minha carteira ate hoje. o que eu faço??? é certo o q ela faz quanto ao almoço? pq eu to trabalhando 10:30h por dia sendo que o normal é 8:00. obrigada pela atençao

  529. Eduardo

    Publicado em 30/09/2010 às 11:35 [+]

    Eu trabalho em uma construção cicil
    eu perdi o meu riocard ja tem um mês
    pageui a multa no banco
    ate hoje a minha empresa não deu outro
    e venho pagando passagem do meu bolso
    agora faltei serviço eles podem descontar do meu salario?

  530. Sanara

    Publicado em 30/09/2010 às 19:04 [+]

    Boa noite!

    participei de um processo seletivo e fui selecionada para vaga. realize exames laboratoriais e clinico com o médico do trabalho, assinei o contrato mas não me deram a cópia. e agora eles cancelaram a vaga dizendo que n vão precisar contratar agora. Me senti humilhada, posso rever isso na justiça?

    Me ajude por favor

  531. Carla P Ramos

    Publicado em 01/10/2010 às 18:02 [+]

    Olá, boa tarde !
    Gostaria de saber com quantos funcionários uma empresa pode abrir um refeitório, com nutricionista e oferecer as refeições aos funcionários…

    no aguardo.

    Carla

  532. luciane dos santos

    Publicado em 02/10/2010 às 17:45 [+]

    Enquanto tempo um operador de telemarkting se aposenta ?

  533. Carlos

    Publicado em 03/10/2010 às 20:51 [+]

    Meu patrão cortou o café da tarde e manhã , nos obriga a ir e voltar do trabalho com os vales que ele dá não podemos usar outro transporte e não podemos trocar o uniforme na empresa tem que ir e vir com ele , ele alega que 1 hora antes e depois ainda estamos por conta da empresa ! me ajude a esclarecer ?se cometemos um erro temos que pagar o material a preço de cliente …

  534. gilmara

    Publicado em 05/10/2010 às 21:49 [+]

    Trabalho a 5 anos na empresa e por motivo de mudança de cidade tenho que pedir demissão,mas a empresa não quer fazer acordo.Disse se quiser que eu saía problema é meu.Só que estou fazendo fisioterapia por motivo de tendinite não tenho outra saída pra receber os meus direitos,já que aderir no trabalho essa leção?A empresa dessa caso não pode me dá as contas?

    Obrigada,espero resposta com urgencia!!!

  535. mari Cicaida

    Publicado em 08/10/2010 às 19:09 [+]

    Meu marido trabalha na mesma empresa há 10 anos, nos últimos anos vem sofrendo assédio moral, com ameaça de demissão, o que contribuiu para um stress, depressão e pânico. Em um período de 60 dias pegou mais de 16 dias de atestado com laudos psquiatras de f42.2 e f 41, faz tratamento com psicologo e toma medicamentos tarja preta, a minha dúvida é a seguinte: ele ia voltar a trabalhar agora dia 13/10, mas foi informado pela empresa que teria que se dirigir ao posto do inss para agendar perícia, conseguiu agendamento só para o dia 03/11, nesse período ele ficará sem receber, se na pericia o médico achar que ele está apto para voltar ao trabalho, o que sabemos que depressão não consideram doença, ele fica sem receber? e outra coisa, o CAT pode ser preenchido por ele mesmo ou s´´o a empresa tem esse direito? mais uma coisinha, se nesse tempo de espera ele conseguir um atestado ele recebe esses dias pela empresa ou não? Agradeço se puder responder.

  536. moacir

    Publicado em 11/10/2010 às 14:38 [+]

    boa tarde
    eu trabalho como vendedor,assinei um contrato com vendedor interno dentro da loja.das 8:00a 18:00 com intervalo de 2 horas de almoço..A empresa tem direito de pedir para fazer vendas externa??..ou seja sair da loja o dia inteiro, fazendo vendas externa…

    obrigado

  537. iolanda

    Publicado em 18/10/2010 às 12:13 [+]

    bom dia, sou nova de secretaria em uma empresa nova,nao sei de muita coisa e fico aflita por isso o que faço?

  538. Thiago

    Publicado em 21/10/2010 às 10:22 [+]

    Gostaria de saber se eu recebo PLR da empresa onde eu pedi minha contas?!??!?!?!?!?!?

    Obrigado!

  539. mariana

    Publicado em 23/10/2010 às 22:47 [+]

    BOA NOITE!GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO OS DIREITOS DE UMA PESSOA APÓS 10 ANOS DE TRABALHO,SENDO QUE ESTA PESSOA NÃO TEM MAIS CAPACIDADES 100@ NO TRABALHO,POIS PORCAUSA DOS MOVIMENTOS REPETITIVOS ESTA COM LER (TENDINITE PUNHOS),PROBLEMAS NA COLUNA E BORSITE,TENDO EM VISTA QUE NÃO ATUARA 100@ EM UM NOVO EMPREGO CASO CONSIGA,POIS JÁ TEM 46 ANOS E NÃO TEM TEMPO NA CARTEIRA PARA SE APOSENTAR POR TEMPO DE SERVIÇO,E ESTA TRABALHANDO ATUALMENTE,POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA! MUITO OBRIGADA!
    MARIANA.

  540. teresa cristina

    Publicado em 24/10/2010 às 13:46 [+]

    olá ,bom a minha chefe gritou comigo e eu me defendi depois de 4 dias ela apareceu com um papel pra mim assinar e era uma advertencia por ato de indiciplina e eu sem saber assinei fiz certo e como ela gritou comigo e eu me defendi ela esta certa? o que eu faço?

  541. Altemir almeida

    Publicado em 24/10/2010 às 20:43 [+]

    Olá gostaria de saber se após receber o seguro desemprego quantos meses eu preciso trabalhar registrado para poder receber outra vez? pois eu rescebi o ano passado 4 parcelas e tenho 9 meses de registro, ja posso resceber outra vez?
    Desde já agradeço!!!

  542. Edinaldo Pereira

    Publicado em 01/11/2010 às 19:34 [+]

    Olá, eu trabalho em uma gráfica na função de auxiliar nivel 1 de impressão off-set, onde a empresa ñ é cadastrada no sindicato dos graficos e sim no sindicato de papel, papelão e purtiça.
    Minha jornada de segunda a sexta das 7:00 às 16:00h., sendo que 1h. paro para o almoço.
    Recebo uma cesta basica que desconta na folha R$ 1,00, bem, por lei a empresa não deveria me dar o almoço?
    Diantmão agradeço o esclarecimento.

  543. luciano

    Publicado em 08/11/2010 às 12:37 [+]

    fui chamado por uma empresa para trabalhar, so que me disseram que teria que fazer um treinamento de duas semanas, comecei o treinamento, o transporte e a alimentação sairam do meu bolso, depois de 10 dias o gerente me chamou pra conversar e me disse que a empresa nao aprovou minha ficha, a empresa pode fazer isso? nao tive nenhum reembolso das despesas e quais metidas posso tomar contra a empresa.
    desde ja agradeço

  544. Ariane Alves

    Publicado em 09/11/2010 às 09:22 [+]

    Gostaria de saber como funciona a escala para motorista TU.
    Exemplo: o Motorista faz um horario 5:30 à 7:50 e 16:00 à 18:00. E quando necessario faz o horario de almoço: 11:00 à 13:30. O que o motorista tem direito?

  545. Maria

    Publicado em 10/11/2010 às 09:55 [+]

    Gostaria de saber se quem trabalha em lojas de shopping é obrigado a comprar roupas dessa própria loja para q sejam usadas como uniformes durante o trabalho?
    Na verdade os empregados têm descontos de 50% nessas compras,porém escolhem as roupas e o gerente avalia se as roupas vestiram bem. Caso contrário não podem comprar a roupa com desconto.
    A meu ver, se existe a exigência do uso do uniforme, este deve ser fornecido pelo empregador!
    Obrigada.

  546. neiva salgado

    Publicado em 10/11/2010 às 10:22 [+]

    gostaria de saber se tenho direito de trabalhar de carteira assinada,pois so trabalho nos finais de semana

  547. jeferson

    Publicado em 13/11/2010 às 16:58 [+]

    estou trabalhando numa empresa a 1ano e 4meses sofri um acidente no horario de trabalho e a empresa me afastou por motivo de doenca,agora aguardo uma cirurgia e queria saber sobre os meus direitos de istabilidade e tbm decimo e ferias?

  548. cristina

    Publicado em 16/11/2010 às 16:18 [+]

    meu marido trabalhou numa firma 2anos sem carteira assinada depois ela assinou trabalhou 11meses mandaro ele embora, ele so recebeu o fgts,e o seguro.abrirao a firma com outro mone e ele continuou trabalho la sem carteira assinada,depois de 1ano e 11meses mandaro embora quais sao o direito dele.

  549. lucia sena

    Publicado em 19/11/2010 às 09:23 [+]

    gostaria de saber se tenho direito ao decimo terceiro mesmo afastada.so que o inss da indeferido no pedido…

  550. Roberto

    Publicado em 19/11/2010 às 13:29 [+]

    Olá…trabalho em uma empresa metalurgica,me parece q é nivel 7…e a mesma não deposita o fgts corretamente,tenho 3anos e meio lá e nunca recebi uma carta da cef.Somos obrigados a fazer hora extra alem das duas permitida.è obrigatorio trabalhar no feriado????Lá eles dão sdvertencia e suspensão sem recebermos uma via,é correto???
    Nunca recebemos a visita de um sindicalista,e mesmo assim,vem descontado a contribuição sindical.Preciso de orientações….pois quero sair de lá sem pedir a conta o q devo fazer,já q os mesmos não fazem acordo….obrigado,fico no aguardo de uma resposta

  551. jullia

    Publicado em 19/11/2010 às 19:36 [+]

    Bom noite meo nome é jullia e eu gostaria de saber uma coisa bom eu entrei na firma 4/9/2010 e vou fazer 3 meses de experiença agora mais a empregadora me deu um contrato dizendo que eu tenho 45 dias até o contrato terminar mais eu não estou entendendo nada por que é meo primeiro emprego q se eles me mandar embora eles tenque assinasr a minha carteira

  552. Evandro Burghausen

    Publicado em 22/11/2010 às 11:57 [+]

    Eu trabalhei para uma empresa de representação e comércio, como consultor técnico e trabalha com vendas externas, eu fui transferido para outra região e tive que montar o escritorio em casa e trabalhava fora de hora sem ganhos adicionais e recebia apenas salario fixo sem comissão, agora fui demitido, eu não teria direitos por ter sido transferindo para outra região, trabalhar fora de horário sem ganhos adicionais ou comissões por venda.

  553. juliana silva

    Publicado em 30/11/2010 às 13:13 [+]

    BOA TARDE. EU FUI AVISADA QUE SERIA DEMITIDA A UM MES ATRAS DEVIDO A UMA CRISE NA EMPRESA. EU TRABALHEI O MES DE NOVEMBRO INTEIRO, EXCETO OS ULTIMOS DOIS DIAS, POIS COM O CONSENTIMENTO DA MINHA SUPERIOR SAI DA EMPRESA PARA PODER COMEÇAR EM UM OUTRO EMPREGO. UM DIA APOS A MINHA SAIDA ELA ME LIGOU AVISANDO QUE EU NAO POSSO GASTAR O BENEFICIO QUE A EMPRESA ME OFERECE. SENDO QUE EU TRABALAHEI O MES INTEIRO, E TAMBEM QUANDO FOI ME DADO O CARTAO PARA RECEBER O BENEFICIO NAO FOI ME FALADO NADA QUE SE OUVESSE ALGUMA FALTA PERDERIA O DIREITO.
    EU GOSTARIA DE SABER SE EU TENHO OU NAO O DIREITO DE USUFRUIR DO MEU BENEFICIO, JA QUE É DESCONTADA NO MEU CONTRA-CHEQUE UMA QUANTIA SIMBOLICA.

    DESDE JA GRATA!!!

  554. Danilo Santos Pinto

    Publicado em 03/12/2010 às 17:51 [+]

    Favor me ajudar: A empresa carrega o valor do vale transporte no cartão considerando os dias úteis a serem trabalhados. No próximo mês, a empresa pode verificar quanto tem de saldo, e carregar apenas a diferença para completar as passagens? E na rescisão, a empresa pode ficar com todo o saldo do cartão ou tem que devolver a parte que o empregado pagou? Qual a lei/orientação do Ministério do Trabalho que trata desse assunto?
    Obrigado.

  555. Ingrid

    Publicado em 03/12/2010 às 19:42 [+]

    Olá tenho 21 anos ,Trabalho em uma loja de roupas a 1 ano e 2 meses de 9:00h ás 19:00h de segunda a Sábado e recebo somente um Sálario mínimo ,sem carteira assinada..se eu pedir demissão tenho algum direito?! ou mesmo se eu for demitida? Sendo que eu não tenho nenhum comprovante de pagamento nem nada, a não ser pessoas que trabalham próximo e o meu pagamento é feito em dinheiro por isso não tenho comprovante..será que vocês podem me esclarecer essa dúvida.
    Desde já agradeço!

  556. BRUNA

    Publicado em 05/12/2010 às 17:53 [+]

    Boa tarde!
    Eu trabalho num posto de gasolina como cargo de gerente.Na minha carteira está registrado o salário de R$ 693,00 e por fora ganho R$ 327,00 e meu patrão na paga insalubridade e ainda desconta de mim contas quando os clientes não pagam. Ele mudou meu horário de trabalho, antes eu trabalha das 8:00 as 20:00 e sem horas extras e agora estou das 12:00 as 20:00 e sem intervalo. E por ter mudado o horário, ele baixou meio salário meu. Eu queria saber meus direitos. Desde já agradeço pela atenção. Muito obrigado.

  557. Talline

    Publicado em 07/12/2010 às 21:04 [+]

    Boa noite!
    Trabalho numa loja de roupas femininas. Sou a única funcionária. Fui admitida dia 12/05/10 sendo que minha carteira só foi assinada no dia 01/08/10.
    Meu expediente era das 13:00 às 20:00 sem intervalo, de segunda a sábado. A dona me dava uma folga por mês numa segunda-feira.
    Agora em dezembro ela mudou meu horário. Estou trabalhando das 10:00 às 12:00. Paro pra almoçar e retorno às 14:00. O expediente se encerra às 20:00. De segunda a sábado e sem nenhuma folga por mês.
    O detalhe é que a dona da loja nem quer me fornecer o almoço, nem quer me dar mais duas passagens pra eu ir almoçar em casa.
    Gostaria de saber quais são os meus direitos com relação tanto ao horário quanto a essa questão do almoço.
    Aguardo a resposta.
    Grata pela atenção.

  558. reinaldo bello

    Publicado em 08/12/2010 às 15:12 [+]

    olá boa tarde!!!
    eu trabalho em uma empresa de telemarketing de assistencia 24 horas,e gostaria de saber se eles podem me mandar embora por justa causa devido eu ter faltado por questões familiares,e já tomei
    duas adivertencias e uma suspenção,eu faltei 05 vezes no mes passado.
    e gostaria de saber quais são os meus direitos.

  559. michele

    Publicado em 14/12/2010 às 11:33 [+]

    A minha carteira de trabalho foi assinada como operadora de caixa mais o meu patrão me coloca pra fazer limpeza, balconista e ainda corto frios isso acontece sempre guando alguma menina do balcao folga quero saber se isso é certo porque eu faço isso tudo e não ganho nada por fora!!

  560. Fagner

    Publicado em 25/12/2010 às 23:33 [+]

    Olá meu nome é Fagner trabalho numa farmacia, e gostaria de saber se é legal trabalhar sem alimentação e trabalhando Domingos e feriados sendo contabilizado no ponto como dias normais, sem o pagamneto de horas extras, sendo ilegal, eu recorrendo, é certeza d eu ganhar?

    Atenciosamente, Fagner!!!!!!!!!!!!!!

  561. silvio f amaral

    Publicado em 27/12/2010 às 14:13 [+]

    trabalho como porteiro folguista em um prédio comercial.Trabalho toda segunda das 21:00 as 6:00 de terça teoricamente minha folga é terça na quarta tenho que entrar as 6:00 da manhã as 18:00 gostaria de saber se esse horario é correto.Não sei se é nomal ou só acontece comigo mas quando trbalho de segunda a noite tenho que dormir terça o ate as 14:00 quando chega anoite demoro dormir para ter q entrar na quarta as 6:00 da manhã isso ta mim deixando cada dia mais cansado. Sem contar que uma vez por mês trabalho domingo e segunda a noite será q é justo?

  562. Marlene

    Publicado em 28/12/2010 às 12:35 [+]

    Marlene, em 28/12/2010
    Boa Tarde,trabalhei como funcionári pública federal por dezoito anos,fui demetida por justa causa por processo diciplinar. Continuei pagando minha autonomia.Gostaria de saber se quando eu me aposentar,receberei meu FGTS daquele periodo em que fui funcionária.

    Obrigado,

  563. jonatan

    Publicado em 02/01/2011 às 18:23 [+]

    boa tarde,
    eu gostaria de saber o que é descontado de um funcionario se ele faltar o dia inteiro, ou so meio turno de uma segunda feira em uma metalurgica? desde ja obrigado

  564. RINALDO JOSÉ DA SILVA

    Publicado em 07/01/2011 às 12:34 [+]

    Boa tarde!
    Trabalho como gestor em uma empresa de Segurança privada e Gostaria de saber. Se, para mudar um vigilânte de escala de serviço preciso avisa-lo com quanto tempo de antecedência. Ou não.

    Atenciosamente,

    rinaldo José

  565. ueslei ferreira lopes

    Publicado em 07/01/2011 às 18:23 [+]

    oi eu sofri um acidente indo para o meu serviço, estou encostado a 3 meses pelo inss, quero saber se eu posso pedir conta do meu serviço,mesmo tendo sido encostado pelo inss, por favor preciso saber.

  566. ligia

    Publicado em 07/01/2011 às 19:56 [+]

    Boa noite eu estou passando por alguns probleminhas no trabalho com relação á salário,gostaria de saber sobre como são feitos os descontos e se meu salário está correto…aguardo uma resposta obrigado…

  567. REGINA REIS

    Publicado em 10/01/2011 às 00:00 [+]

    estou gravida tenho direito de receber todo o salario que ganho inclusivo o que não esta no registro. por favor quero resposta.

  568. L Santos

    Publicado em 11/01/2011 às 13:25 [+]

    Boa tarde!

    A minha função registrada em carteira é de Analista I, de agosto pra cá meu holerite vem como analista pleno, questionei no RH, pois de I (Jr) pra pleno tem diferença salarial, ficaram de verificar mas ainda não me deram retorno, isso implica em alguma coisa???
    Aguardo resposta..obrigada!!

  569. wilson

    Publicado em 12/01/2011 às 12:04 [+]

    ola!
    trabalho como vendedor, e no contrato consta como vendedor interno, a empresa tem direito de obrigar a fazer externa o dia inteiro?
    obrigado, fico no aguardo.

  570. vanusa

    Publicado em 13/01/2011 às 12:36 [+]

    fui demitida da empresa em que trabalhava desde 2006 , perdi meu plano de saude e descobri atravez de uma endoscopia que estou com gastrite aguda, falei com a medica da empresa ela me disse que tenho que fazer o tratamento que podera virar ulcera.ai fica a minha duvida a empresa pode me despedir estando doente.sabendo-se que preciso do plano de saude para o tratamento.aguardo resposta.

  571. Andressa

    Publicado em 14/01/2011 às 17:24 [+]

    Boa Tarde eu trabalho em uma empresa de telemarketing cargo agente de atendimento pre pago registrado em carteira de um tempo pra ca venho fazendo atendimento de outro seguimento na qual nem foi estabelecido um novo contrato tem como fazer algo a respeito?

  572. Lucas Medeiros

    Publicado em 16/01/2011 às 15:02 [+]

    eu trabalho a um ano em uma empresa, mas ainda não assinaram minha carteira de trabalho, estou para sair da empresa. eu tenho direitos?quais?

    obrigado pela atenção

  573. Gisele

    Publicado em 18/01/2011 às 00:45 [+]

    Boa noite, trabalho em farmácia, soua atendente, a loja em que trabalho possui sistema de câmeras e agora o patrão colocou microfone também. Gostaria de saber se isso é permitido, se não é invasão de privacidade. Obrigada.

  574. janderson

    Publicado em 18/01/2011 às 19:52 [+]

    To sendo pressionado pela empresa por que eu estou com pouco entregadores e mas eu não tenho obrigação de arrumar funcionarios eles quaze que obriga a arrumar e tambem ameaça de demitir o motorista e as vezes fala que o motorista não é obrigado arrumar funcionarios quem vai entender ?

  575. Lucia

    Publicado em 19/01/2011 às 13:44 [+]

    Ola trabalho em uma empresa onde exerço a função de operadora de caixa (parttime), no ano passado a empresa me deu os trinta dias, porem deveria tirar 15 dias, mas recebi como parttime ou seja os quinze dias por direito. Este ano minhas férias já esta vencendo novamente e fui informada que não vou poder sair de férias porque a empresa me deu os 30 dias no ano passado,porem não recebi os trinta dias e sim como 15 dias trabados; Qual é os meus direito por lei neste caso?

  576. Laura

    Publicado em 22/01/2011 às 14:29 [+]

    fui contratada do dia 01/02/2010 até dezembro de 2010,neste período fiquei gravida e estava gravida de 7meses e mesmo assim me dispensaram no dia 21/12,hj to c/ mas d 8meses,o q devo fazer?.

  577. ton

    Publicado em 23/01/2011 às 15:45 [+]

    boa tarde,trabalhei 1 ano e 7 meses registrado como ajudante geral,mais eu trabalhei na expedição durante esse tempo todo queria saber quais são meus direitos pois fui demitido dessa empresa,eu posso processar essa empresa por isso.???

  578. Wick

    Publicado em 23/01/2011 às 20:44 [+]

    Boa noite
    Irei trabalhar no horário das 14:00 às 23:00 horas.
    Sou funcionária publica municipal. Tenho direito a adicional noturno?
    Obrigada pela atenção.
    Atenciosamente,
    Wick

  579. Valter

    Publicado em 23/01/2011 às 22:41 [+]

    Sou Professor e trabalho as 17 anos em uma entidade ( abrigo) assitencial para jovens portadores de necessidades especiais. Todos esses anos tirei férias de 30 dias, direto ou dividido 15 e 15 dias. Agora com a nova Diretoria da entidade quer tirar meu direito de 30 dias de férias, alegando que como faço 20 horas semanais , tenho direito a somente 15 dias de férias. Gostaria de saber se isso é legal.
    Já consultei a CLT e lá nao consta nada sobre isso.
    Gostaria de receber a resposta no meu e-mail.
    Obrigado pela atenção.
    Valter

  580. meire

    Publicado em 25/01/2011 às 19:46 [+]

    olá, tenho 19 anos e moro com meus pais, eles irão se mudar e terei que ir junto. gostaria de saber se a empresa em que trabalho deve me mandar embora ou se a unica maneira e eu pedir a conta?

  581. Rafael Parente

    Publicado em 26/01/2011 às 11:31 [+]

    Gostaria de saber se numa empresa o gerente tem direito de escolher a dedo á quem manda embora com todos os direitos da recisão de contrato os 40% e tudo mais. Por que o gerente não quer me mandar embora só por que o subgerente não foi com a minha cara. Isso é serto? Numa empresa que está renovando o quadro de funcionário me segurar só por birra de subgerente?

  582. Patricia

    Publicado em 27/01/2011 às 16:36 [+]

    Boa Tarde, eu gostaria de tirar uma dúvida.. Eu trabalho no comércio, eu faço o horário das 08:30 as 12:00 hrs e das 13:30 as 18:00 hrs.. gostaria de saber se eu tenho direito ao intervalo de 15 minutos durante a tarde para tomar café.
    Fico no aguardo de um retorno.

    Att
    Patricia

  583. Elisabeth de Souza Guerhard

    Publicado em 01/02/2011 às 14:50 [+]

    Gostaria de saber:
    a empresa que fornece o cartão alimentação para minha empresa cancelou o meu cartão por naõ usar por 60 dias e agora quer me cobrar por outro cartão isso é correto.

  584. Aldenora

    Publicado em 02/02/2011 às 19:55 [+]

    trabalhei 8 meses em uma firma textil.meia s avante, mandaram embora dia 04/01 e hj é dia 02/02, ate essa data não me pagaram a recisão…. o q devo fazer? tem multa por atraso? qto q seria essa multa ????

  585. ADRIANA FERNANDES

    Publicado em 03/02/2011 às 21:30 [+]

    OLÁ,TRABALHO EM UM HOSPITAL HÁ 5 ANOS SEM CARTEIRA E CONTRATO ASSINADO,TUDO VERBALMENTE….DESCOBRIR QUE ESTOU GRAVIDA,UMA GRAVIDEZ DE ALTO RISCO…FUI CONVERSAR COM O DIRETOR P ME COLOCAR EM OUTRO SETOR,MAS NAO TEVE ACORDO…GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A MUDANÇA DE SETOR E SE ELES PODEM ME COLOCAR P FORA DO SERVIÇO MESMO ESTANDO GRAVIDA?????

  586. Roselaura

    Publicado em 03/02/2011 às 21:50 [+]

    Olá!
    Sou professora e no ano em que ia completar 10 anos de serviço, eu me afastei um mês antes de completar os 10 anos e não peguei o aumento de 10%. Depois de 1 ano, no mesmo mês em que me afastei eu retornei, gostaria de saber se eu tenho direito a receber os 10% de aumento que ia receber ou se eu perdi esse aumento. E a licença prêmio eu tenho direito?

  587. Alisson

    Publicado em 09/02/2011 às 00:53 [+]

    Bom dia, eu fui contratado por uma empresa para prestar serviço temporario no prazo maximo de 3 meses e fui demitido no mesmo dia,sendo que já havia sido registrado em carteira,mediante o fato gostaria saber quais os meus direitos?quanto devo receber?o salario era R$890,00.Aguardo resposta.

  588. anonimo

    Publicado em 15/02/2011 às 22:20 [+]

    olá! trabalho em um empresa de telemarketing que não aceita
    atestado de filho…tenho filho de 1 ano e quando peguei o testado de 1 dia eles descontaram do meu salário…
    Gostaria de saber se eles realmente podem descontar ou se existe alguma lei que os impeça de fazer isso?

  589. Manoel trindade

    Publicado em 16/02/2011 às 19:33 [+]

    Eu queria ajuda quanto a um amigo, ele trabalhou 2 anos numa empresa de ônibus sem carteira assinada e saiu a uns 3 anos dela será que ele ainda tem direito de recorrer sobre indenização?

  590. Manoel trindade

    Publicado em 16/02/2011 às 19:40 [+]

    Sou Manoel Trindade trabalho em um sindicato de servidores publicos,muitos problemas acontecem onde trabalho em razão de o prefeito não reipeitar as leis trabalista, por isso, eu queria ter parceria com você para me ajudar a conquistar esse direitos aos funcinarios publicos de minha cidade.

  591. Ingrid

    Publicado em 20/02/2011 às 13:24 [+]

    Ola!
    Tenho uma pequena lanchonete regularizada onde trabalhei por 01 ano sozinha. No entanto, nao tenho mais condicoes de trabalhar sozinha pela quantidade de servico.Preciso de pelo menos um auxiliar. Porem, se for assinar a carteira e pagar um salario, mais horas extras, etc, nao terei absolutamente lucro algum. Nao e exagero. Minha arrecadacao bruta e em media r$ 1.600. Como devo proceder? Existe alguma forma de me respaldar pagando por semana sem carteira assinada sem depois ser jogada na justica do trabalho?
    Grata.

  592. claudio

    Publicado em 22/02/2011 às 13:00 [+]

    olá gostaria de saber, caso eu começe a estudar e não consiga escola para o horario da manhã, a empresa que trabalho é obrigada a arrumar um horario a para eu trabalhar de manhã ou não é obrigada ????

  593. davi marques

    Publicado em 28/02/2011 às 19:42 [+]

    trabalho em um estacionamento que esta descontando o valor total do ticket alimentaçao caso o funcionario traga atestado medico ou falte sem justificativa,queria saber se essa atitude e correta ou eles deveriam descontar o valor referente ao dia faltado?

  594. jucelei perin

    Publicado em 28/02/2011 às 21:00 [+]

    Olá,
    estou trabalhando a vinte anos na mesma empresa e nesse tempo fizemos dois acertos, onde recebi seguro desemprego durante seis meses e novamente fui registrada.
    Gostaria de saber se no caso de ser demitida eu tenho algum direito sobre todos os anos trabalhados ou somente sobre os anos depois do último acerto.
    Obrigada.

  595. tercio gomes de sa

    Publicado em 02/03/2011 às 12:29 [+]

    oi tudo bem eu sou tercio .quero saber o que eu fasso eu trabalhei em uma empresa de motos e ele não me pagou nada. já coloquei na justiça desde 2009.mais ainda não resouveiro nada ta com muito tempo que fizemos acordo mais a empresa não pagou nada.e a justiça nada faz o que devo fazer.

  596. maguida

    Publicado em 03/03/2011 às 10:31 [+]

    olá,gostaria de saber se uma pessoa encostada pelo inss,com profissão de motorista pode alugar em seu nome,um restaurante para gerenciar…ou se tem algum problema?

  597. roberto

    Publicado em 03/03/2011 às 23:01 [+]

    meu pai aposentou em 05/2008 e continuou trabalhando ate 02/2011.afinal ele tem o direito dos 40% integral desde quando ele entrou na empresa ou depois da aposentadoria . porque perguntei na empresa eles me falaram que o sindicato falo que era pra pagar a multa de 05/2008 a 02/2011 ,mas no rh da onde trabalho falou que tem sque ser integral.desde quando ele entrou na empresa e ai?

  598. Kamila

    Publicado em 05/03/2011 às 18:25 [+]

    Olá
    Trabalho em uma escola de idiomas e o meu horário de almoço é das 13:30 às 14:30h. Eu, começando o expediente da quarta-feira de cinzas às 12h, tenho direito ao horário de almoço normalmente ou não? Obrigada

  599. Jaddy

    Publicado em 12/03/2011 às 16:50 [+]

    Trabalhei em uma empresa por 2 anos , o dono vendeu ela em dezembro, continuei trabalhando com o novo dono, mas como ele disse que não pagaria minhas ferias que ja tinham vencido em dezembro, acabei pedindo demissão em janeiro. Ele não pagou o mês de janeiro que trabalhei, nem minhas ferias…1/3 proporcional…e tambem não deu baixa na minha carteira de trabalho.Gostaria de saber se posso processar ele por danos materias, pois minhas contas estão vencendo, meu dinheiro já ta acabando,e não tenho como trabalhar em outra empresa sem dar baixa minha carteira. O que realmente eu tenho direito ? e o que posso fazer para ele me pagar?

  600. THAIS

    Publicado em 13/03/2011 às 22:34 [+]

    EU VOLTEI A TRABALHAR NA SEXTA-FEIRA AGORA
    AI QUANDO FUI PASSAR MEU RIO CARD ELE ESTAVA DANDO SALDO INSUFICIENTE AI TIVE QUE USAR MEU UNICO DONHEIRO PARA TRABALHAR
    MAIS NO SABADO E DOMINGO Ñ TINHA CARREGADO AINDA AI Ñ FUI TRABALHAR O QUE EU FAÇO EU JÁ TENHO 2 ADVERTENCIAS EU VOU TOMAR OUTRA DE NOVO POR CAUSA DISSO

  601. Maria luisa

    Publicado em 15/03/2011 às 12:49 [+]

    Bom Dia ! Trabalho sem registro e estou entrando de férias, meu patrão pagou as férias, porém, o 1/3 dis que não tenho direito. É veridico ?

  602. daniel

    Publicado em 16/03/2011 às 11:42 [+]

    Tenho uma duvida.No dia 7 de fevereiro fiz uma entrevista, passei foi passado benefícios e salário no Rh ( terceirizado ) do qual fiz minha inscrição e todas as demais informações, porem no dia que fui para o treinamento da empresa foi passado um novo salário bem menor do que o Rh anunciou e também varias benefícios que forem retirados, mais a vaga que o Rh anuncio é a mesma da qual me inscrevi, passei e que irei atuar, quais medidas devo tomar sobre o Rh ou a Empresa.qual lado se responsabiliza.obrigado.

  603. jaqueine batista da silva

    Publicado em 16/03/2011 às 12:25 [+]

    trabaho em uma empresa desde o dia 20 de agosto de 2009,em maio do ano passado tive probemas de sáude fiquei afastada por cinco meses retornando no dia 1 de novembro ,ainda não tirei férias ,no mês de fevereiro agora trabalhei o mês inteiro sem folgar no domingo e também tenho 4 feriados trabalhados na empresa a minha pergunta é ,esses feriados eles tem que me reembosar ou me dar como folga em um outro dia da semana pois minhas folgas são nas quintas feiras desde já agradeço e espero pela sua resposta….

  604. cleiton

    Publicado em 16/03/2011 às 22:51 [+]

    ola eu trabalhei 2anos e 10 meses numa firma e sai meu salario era $598,00 na carteira mais no contra cheque eu recebia $812,00 por causa da minha insalubridade quando eu sai so recebi $1.700,00 eu tinha uma ferias vencida e 10 meses de outra e certo isso? oque devo fazer? me ajuda por favor? DEUS TE ABENÇOE!!!

  605. Flavia

    Publicado em 17/03/2011 às 00:47 [+]

    gostaria de saber se quando um funcionario pega estabilidade no servico, quando ele voltar, podera mudar de função ganhando o mesmo valor?

  606. neia

    Publicado em 17/03/2011 às 22:59 [+]

    trabalho em um posto de combustivel das 13:00 as 20:30, meu patrão qur me mudar de horario paras 16:30 as 00:00, ele tem esse direito?falei para ele que não quero trabalhar esse horario, mas ele insiste? o que faço?

  607. joao batista garcia puerta

    Publicado em 18/03/2011 às 13:37 [+]

    boa tarde por favor eu trabalho a dois anos e meio numa empresa tercerisada como mudou a lei de escala eles me colocarao de folgista eu estou trabalhando en tres horario mas acho que esta errado porque no ultimo dia eu entro as 18:00as06:00 para entrar no outro dia as06:00as18:00 gostaria de saber se esta certo nao aguento mais grato

  608. fabiana

    Publicado em 19/03/2011 às 17:14 [+]

    Boa tarde gostaria de esclarecer uma duvida; Comecei a trabalhar em junho de 2010 sem registro em carteira, no fim de novembro (27/11) tive alguns problemas pessoais e pedi para sair do serviço, agora em março meu patrao me chamou para cobrir as ferias de outra garota eu aceitei dia primeiro a outra garota volte de ferias e eu serei dispensada. Mais agora descobri que estou gravida de 4 meses e alguns dias sendo entao q quando eu sai do serviço ja estava gravida e nao sabia gostaria de saber se tenho direito a estabilidade se ele pode me mandar embora ou se tem q me admitir, estou sem saber o q fazer pois preciso do emprego por favor esclareça minhas duvidas.

    desde de ja agradeço, sem mais

  609. lene

    Publicado em 28/03/2011 às 14:04 [+]

    bom dia!trabalho em uma clinica d estetica,e quero entregar meu lugar,vc poderia m diser quais sao meus direitos .obrgada

  610. marcio

    Publicado em 29/03/2011 às 09:59 [+]

    a empresa onde eu trabalho esta obrigando alguns funcionarios a mudar de horario….queria saber se isto esta correto….

  611. Luzia

    Publicado em 29/03/2011 às 18:18 [+]

    Ola boa tarde trabalho em uma loja desde novembro de 2008, mas em 01 de dezebro de 2011 me afastei pela pericia porque fiz uma cirurgia e continuo afastada, so que a loja fechou dia 10 de março de 2011 gostaria de saber quais sao os meus direitos pois o meu patrao falou que so receberei a minha indenizaçao quando sair da pericia.

  612. lilian

    Publicado em 30/03/2011 às 15:17 [+]

    Sou professora efetiva do estado de mg tenho mais ou menos 7 anos de professora contratada pela prefeitura de varginha mg e tenho 6 anos de carteira assinada em outras funções, há possibilidades de me aposentar antes de fazer 50 anos de idade?

  613. José cícero

    Publicado em 31/03/2011 às 23:21 [+]

    olá trabalho em supermercado e as vezes a gerente me pede para que eu fique mais 2hs e gostaria de saber se por trabalhar mais 2hs o empregador tem direito de oferecer um lanche? obrigado.

  614. Valcinete Araujo de melo

    Publicado em 03/04/2011 às 11:08 [+]

    Bom dia! Sou Presidente de uma ONG e gostaria de saber que tipo de funcionario pode ser remunerado pela instituição?

  615. alaise

    Publicado em 11/04/2011 às 21:56 [+]

    trabalho em uma loja no comercio ,eu queria saber quanto tempo eu tenho por direito depois do casamento para ficar em casa?

  616. Eny

    Publicado em 14/04/2011 às 10:12 [+]

    Bom dia,

    Funcionario que ficou de auxilio doença por muito tempo mas dentro do afastamento venceu duas férias, uma antes do afastamento e outro dentro como não passou de 6 meses no periodo aquisito teve mas uma ferias, a funciaonaria faleceu tem duas ferias vencidas, ela tera direito a dobro do 1º periodo na rescisão?

  617. Elaine

    Publicado em 15/04/2011 às 14:58 [+]

    Boa tarde,trabalho em uma advocacia de segunda a sexta, e minha patroa falo que dia 21 de abril não é feriado e disse que nos vamos trabalhar, eu disse que eu não vou ir porque é feriado… mas ela persistiui e disse que eu vou tem que pagar essas horas ou ela irá descontar do meu salario. isso é certo?? como eu posso provar pra ela que ela esta errada??

    por favor me respondam, o quanto antes melhor.
    agradeço desde já.

  618. elaine

    Publicado em 18/04/2011 às 15:14 [+]

    oi,sou contratada da prefeitura e asino folha de ponto onde trabalho ,mas por motivos maiores me esqueci de asinar ,no outro dia retornando ,para o trabalho fui sinar minha folha e la estava 4 falta indevidas ,sendo q eu trabalhei e nao faltei como me jugarao e agora o q fazer ????

  619. patricia

    Publicado em 19/04/2011 às 00:03 [+]

    Trabalho em uma empresa a 5anos e 2 messes sem registro, agora meu patrão quer me registrar posso pedir registro retroativo? Posso pedir que ele me registre des de quando entrei na empresa?

  620. diogo lemos dos santos

    Publicado em 19/04/2011 às 18:01 [+]

    eu sofri um acidente de trabalho em 7 de junho 2010 e foquei afastado por 9 meses so q antes de sofrer o acidente
    ja tinha vencido a primeira ferias e dia 25 de maio vence a segunda eu queria saber se eu tenho direito a essa ferias q vai vençer agora

  621. Lucas

    Publicado em 25/04/2011 às 08:45 [+]

    Bom dia! gostaria de esclarecer uma duvida.
    eu trabalho cerca de 1 ano e meio em uma transportadora ,meu salario base e de 614 reais . eu recebi o aviso prévio indenizado a poucos dias. gostaria de saber quanto mais ou menos teria que dar o acerto ??

  622. Valeria

    Publicado em 25/04/2011 às 20:48 [+]

    Boa noite,
    Tenho um funcionario que presta serviço de manutenção de piscina, a gestão anterior sempre pagou 200,00(com pagto através de recibo) e mais adic de insalubridade que vem descontando no seu contra-cheque.Gostaria de estar acertando isso da seguinte maneira pois vejo que não é correto.
    Deixar de pagar a prestação de serviço, e cortar o adicional de insalubridade, fazer isto é legal? uma vez que ele estará apenas na função de guardião.

    Gostaria de contratar uma empresa somente para manutenção?

    Qual a melhor alternativa para resolver esse lema, pois algumas opiniões de advogados se contradizem e fico na duvida, me ajude por favor é urgente esse casso.
    Agradeço

  623. cinthia

    Publicado em 25/04/2011 às 23:34 [+]

    Boa noite!
    Trabalho em uma determinada empresa no sistema e clt,tenho um filho de 8 meses e ele ficou doente tive de leve-ló até ao médico e lá recebi um atestado médico no nome do meu filho pois ele não poderia ir a escolinha por alguns dias,não tenho quem olhe ele por isso coloquei em uma escola.A minha empresa me falou que como o atestado estava no nome dele eles não iriam aceitar questionei com eles que meu filho é incapaz de realizar suas atividades e não poderia deixa-lo ir na escola,eles queriam o atestado em meu nome e no hospital so fornece o atestado para a criança.Eles tem esse direito de não aceitar o atestado?Corro o risco de ficar sem meu pagamento?

    Obrigada.

  624. Rodrigo

    Publicado em 26/04/2011 às 18:06 [+]

    Ola, trabalho em um hospital que mantem um ambulatorio com outro cnpj, aonde recebe verbas estaduais para mante-lo(acredito que o hospital é tipo um gestor), queria saber se posso trabalhar tambem no ambulatorio, com outro registro sou tec. raios x e minha carga horaria é 4 horas/dia, Obrigado…

  625. karen karoline dos santos

    Publicado em 26/04/2011 às 20:23 [+]

    Quero saber se sou obrigada trocar meu domingo pelo sabado,pois trabalho direto temdo uma folga na semana e um domingo oa mês!!!

  626. vitor

    Publicado em 28/04/2011 às 13:06 [+]

    ola,
    trabalho de segunda a sexta no período noturno das 20:00 às 06:00, mas agora estão querendo que nós “funcionários” troquemos a sexta pelo domingo, ou seja, iremos trabalhar de domingo à quinta feira, no mesmo horário.
    Gostaria de saber se a empresa pode fazer isto, e se trabalhando no domingo, “mesmo trocando pela sexta” se temos algum direito à mais, tais como hora extra, adicional noturno, etc…

    Agradeço pela atenção.

  627. ernando

    Publicado em 03/05/2011 às 11:41 [+]

    oi,trabalho em uma empresa a 7anos queru que eles me mandam embora o que eu faco?eles esta me pirasando para eu pedir conta

  628. Rodrigo

    Publicado em 03/05/2011 às 20:26 [+]

    Oi gostaria de saber sobre o PLR, eu estou trabalhando numa multinacional a um mês, e ta pra sair o PLR agora em maio eles vão pagar 12 mil em duas parcelas 6 mil agora e 6 mil em janeiro, enfim gostaria de saber se pelo fato de estar só a um mês ainda, eu tenho direito a esse valor também ou irei receber menos ou não? Espero resposta. Muito obrigado. Rodrigo

  629. roberta carvalho

    Publicado em 04/05/2011 às 03:19 [+]

    quero saber se eu tenho direito ao salario familia ou se perco por motivo de falta no mes trabalhado.meu salario é de 620.00 tenho adicional noturno.pego no trabalho as 17:10 as 1:00 da manhã,eu recebi outros meses o salario familia dos 3 filhos que tenho e esse mes não recebi,a empresa alegou que foi por motivo de falta ,e eu faltei um dia só nesse mes.

  630. Erika Luiza

    Publicado em 04/05/2011 às 15:33 [+]

    Olá,gostaria de saber o seguinte:
    Eu estou na empresa a um ano de carteira assinada,1 ano e 1 mês sem carteira assinada.E eu recebia dinheiro de almoço até agora,e ontem ele disse que não irá mais pagar.
    Qual é o meu direito perante a lei?
    Fico no aguardo!!

  631. vinicius

    Publicado em 04/05/2011 às 17:44 [+]

    trabalho em uma empresa(transportadora)e la dentro tem um posto de abastecimento,há 5 meses que trabalho lá mas so tenho registro na carteira de 1mes,neste caso quais são os meu direitos ou o que devo fazer.

    agradeço desde ja
    obrigado

  632. fabiana

    Publicado em 04/05/2011 às 19:33 [+]

    eu trabalhei durante 1ano e 5 meses em uma empresa mais 6meses trabalhado e o restante dos meses pelo ausilio doença nss agora a empresa me mando embora e disse que vo reseber o tempo de casa e o fundo de garantia so dos 6 meses trabalhado preciso saber se esta certo oque eles disse .

  633. Sidney

    Publicado em 05/05/2011 às 15:08 [+]

    Eu trabalho no regime estatutario, como aux. de enfermagem primeiro agente trabalhava 12/60. Depois mudou o prefeito e o secretario que entrou mudou o horario para 12/36 com duas folgas, agora ele quer tirar as duas folgas. Isso ele pode fazer isso e correto.

  634. Carlos Alberto

    Publicado em 06/05/2011 às 09:17 [+]

    Trabalhei por mais de 25 anos em uma firma de representacao e sou socio, agora meu outro socio esta me mandando ir embora e me desligar da firma , quero saber se tenho algum direito trabalista sobre o tempo de servico que nela fiquei. obrigado.

  635. ricardo vieira ferreira

    Publicado em 10/05/2011 às 20:15 [+]

    ola eu trabalho em uma empresa a quase 5 anos,e agora foi trocada a minha gerenciadora,e ela colocou alguns parentes dela no mesmo cargo que o meu,so que descobri que estas pessoas que sao parentes da gerenciadora,estao recebendo mais que eu, mesmo tendo apenas 4 meses,eles sao obrigados a equiparar os salarios,ou podem fazer isso pelo fato de ser parentes de pessoas de cargo mais elevados,posso abrir alguma açao judicial.agradeço a atençao

  636. ÉDI WILSON RODRIGUES

    Publicado em 14/05/2011 às 12:45 [+]

    Ola,estou fazendo uma pesquisa sobre direitos conquistados na CR/88 e direitos negociados em acordos coletivos e convenções coletivas, pode me ajudar?

  637. Luiz Mantuano

    Publicado em 14/05/2011 às 21:47 [+]

    Olá,
    Gostaria de saber se o funcionário(ramo metalurgia) que trabalha de segunda á domingo , tem direito a uma folga(repouso remunerado) na semana seguinte ?!
    enviem com urgência,
    Grato!

  638. jonathan

    Publicado em 16/05/2011 às 21:31 [+]

    trabalho com manutenção industrial e a minha empesa pegou um servico de manutenção em outro estado e so posso voltar pra casa um final de semana por mes queria saber se tem alguma lei pra isso ?
    obrig

  639. antonio carlos da silva

    Publicado em 19/05/2011 às 17:05 [+]

    bom gostaria de saber se quando eu falto o serviço no sabado a empresa tem o direito de descontar o domingo eu trabalho como tecnico em altomação predial trabalho de segunda a sabado horario das 7:30 até as 11:30 para o almoço volto as 13:30 e paro as 17 :30 .

    sobre hora extra trabalho sabado depois do espediente das 130 até as 17:00 horas e no domingo das 7:30 até as 15:00 quero saber se eu tenho o direito de um descanso no decorrer dessa semana

  640. Jucineide

    Publicado em 20/05/2011 às 10:55 [+]

    Bom dia, gostaria de tirar uma duvida, meu marido trabalhou por 7 mêses em uma empreza, crente que estava registrado, a empreza segurou a carteira dele por todo esse tempo, depois ele ficou sabendo que não estava registrado, foi falar com o chefe e foi despedido, gostaria de saber quais os direitos do meu marido? pois até agora não asertaram as contas, faz um mês que ele foi despedido.Obrigada.

  641. mariangela felix

    Publicado em 23/05/2011 às 21:50 [+]

    GOSTARIA DE SABER SOBRE atestado medico, sou funcionaria municipal e para um atestado valer no departameno pessoal do municipio onde trabalho so é vallido se tiver o numero do CID, E TIVE CONVERSANDO COM ALGUNS MEDICOS E ELE ME DISSERAM QUE NÃO SÃO OBRIGADOS A COLOCAR O NUMERO DO cID EM ATESTADO.ENTÃO COMO DEVO AGIR? POR HORA OBRIGADA.

  642. Alice Maria de Carvalho dos santos

    Publicado em 24/05/2011 às 19:02 [+]

    Boa Noite, gostaria de esclarecimento, eu sou aposentada pela prefeitura municipal de SP,desde 98, na ocasião foi contado tempo de trabalho da iniciativa privada.
    Depois de 10 meses voltei a trabalhar novamente pelo regime CLT,fiquei 09 anos na empresa, e hoje continue pagando como autonoma,pensando em completar 15 anos de contribuição p/aposentar por idade, entretanto hoje conversando com amigas informaram q não será possivel.
    Gostaria de maiores esclarecimento, afinal já estou contribuindo há 11 anos.
    Grata pela atenção

  643. mauricio

    Publicado em 25/05/2011 às 11:21 [+]

    se a empresa estiver dando ferias de 2011,2012,2013 ela tem o direito de descontar da conta do funcionàrio se ele for demitido pela a empresa

  644. Flavia

    Publicado em 25/05/2011 às 14:56 [+]

    Olá sou registrada como auxiliar de vendas mais exerço a função de operadora de telemarketing,quando ele nos registrou disse que era pra nos ajudar a conseguir uma coisa melhor caso nós saissimos da empresa.Só que além de trabalhar mais de 9h por dia com 1h de almoço,ainda recebo bem menos que um operador.É um trabalho mto estessante e desgastante também,queria saber como posso fazer para acionar um fiscal para verificar a nossa situação hoje.

    Desde ja agardeço e fico no aguardo!!!

  645. Aparecida

    Publicado em 26/05/2011 às 10:25 [+]

    Trabalho de ajudante de cozinha a mais de trez anos ,agora me colocaram pra ser copeira ,sou obrigada a aceitar?

  646. erikson

    Publicado em 26/05/2011 às 21:07 [+]

    por favor eu vou pegar serviço de 2:00 as 22:00 horas vou trabalhar 8:00 horas por dia mais quem pega trabalho mais como eu tenho o direito do horario de almoço mesmo ja passado do horario.

  647. edson

    Publicado em 27/05/2011 às 14:12 [+]

    boa tarde quando a empresa da a os funcionarios beneficios durante ou mais de 2 anos a mesma pode tirar este beneficios do funcionario aquardo resposta obrigado edson

  648. Diego Gariza Messias

    Publicado em 28/05/2011 às 16:10 [+]

    estou com duvida sobre uma informao passada a mim, fui mandado embora da empresa um mes apos uma promoçao que tive na empresa, segundo uma amiga me disse que por lei isso eu so poderia ser desligado apos tres meses na nova funçao. quero saber se essa informaçao procedi quero correr atras dos meus direitos, obrigado uma boa tarde

  649. esther da silva pereira

    Publicado em 30/05/2011 às 14:46 [+]

    pela lei posso trabalhar em duas escolas com carteira assinada

  650. Rita Cavalcante

    Publicado em 30/05/2011 às 16:49 [+]

    Boa tarde!!!
    Trabalho em uma imobiliaria e quero saber se podemos trabalhar usando luvas???

  651. Sandra Regina Canhête

    Publicado em 30/05/2011 às 20:27 [+]

    Boa noite.
    Gostaria de saber o prazo em q uma empresa tem para fazer o pg devido,dar baixa numa ctps e devolver ao empregado após pedido em carta de demissão.Se ñ for mt, tbm o que é de direito receber,já q estou nesta firma a 1 ano e com férias p/junho.
    E o local certo p/ recorrer já q esta firma é totalmente desonesta em questões trabalhistas.Por favor preciso urgente destas orientações.Grata

  652. djenane cardoso

    Publicado em 30/05/2011 às 21:14 [+]

    trabalho longe de casa como a condução e dificil acesso tirei a carteira de habilitação e coprei um moto .
    na minha empresa querião me obrigar a assinar um papel na qual eu desistia do vale transporte . Gostaria de sabel se isso é legal ainda disseram que como eu não utiliso o vale para paga a passagem eles poderia me mandar embora por justa causa . Qual seria o procedimento correto nesse caso ? ja que eles não me dão um vale combustivél

  653. Euler

    Publicado em 31/05/2011 às 11:11 [+]

    eu moro e trabalho em campinas, e a empresa para me forçar a pedir as contas esta me transferindo para uma outra cidade a uns 200 km, eu nao tenho nada nesta cidade e nao conheço ninguem. oque devo fazer? tem alguma lei que me proteja sob esta açao do meu empregador?
    desde já agaradeço! Euler

  654. josé

    Publicado em 31/05/2011 às 22:16 [+]

    ola boa noite,trabalho em um condoninio ganho $1.165,00
    por mes,por uma folga trabalhada me pagam $42,00.gostaria de
    saber se o valor esta certo?desde ja agradeço!josé

  655. lairton da rosa priebe

    Publicado em 02/06/2011 às 06:01 [+]

    trabalho em uma empresa da 00:00 as 06:00 hs da manhã . SERA QUE EU ME ENCAICHO NO BENEFICIO DA HORA DE ADICIONAL NOTURNO ESTENDIDA ?

  656. Gisele

    Publicado em 03/06/2011 às 12:43 [+]

    Olá, gostaria de tirar umas dúvidas estou gravida de 8 meses e estou sem ir ao trabalho a umas duas semanas posso ser mandada embora por isso, fico com as minha pernas muito doloridas pois trabalho em pé de 8:30 as 19:00 e ganho por comissão o que eu queria saber e se posso ser mandada embora por esse motivo e se recebo alguma coisa.

  657. Jessica

    Publicado em 03/06/2011 às 16:57 [+]

    se eu vou trabalhar em uma area do governo do estado por contrato de estagio sem assinar a carteira eu perco o seguro?

  658. rafael

    Publicado em 05/06/2011 às 19:04 [+]

    oi boa tarde gostaria de saber eu fiquei 1 ano e meio encostado por motivo de doença e gostaria de saber se eu tenho direito a ferias nesse tempo que eu fiquei encostado se vale como tivesse trabalhado…
    obrigado

  659. Adriana

    Publicado em 06/06/2011 às 10:57 [+]

    Ola,

    Gostaria de saber como funciona a lei,pois eu trabalho em uma empresa, esse mes ela descontou do meu salario,mais de R$250,00 de atestado medico,eu estava doente e passei no hospital da minha cidade,eu gostaria de saber se eles tem direito de descontar,pois eu levei atestado medico,eu estava sem condição de trabalhar.Fico no aguardo de uma resposta urgente.

    Obrigada.

  660. marcia

    Publicado em 06/06/2011 às 16:44 [+]

    BOA TARDE,GOSTARIA DE SABER QUANDO UMA EMPRESA VAI SE MUDAR,E PARA O FUNCIONARIO NÃO COMPENSA,O FUNCIONÁRIO DEVE PEDIR AS CONTAS OU A EMPRESA É OBRIGADA A MANDAR EMBORA?AH E QUANDO UM FUNCIONÁRIO NÃO ESTA FATISFEITO COM A EMPRESA ELE TAMBEMTEM Q PEDIR AS CONTAS?TRABALHO A TRÊS ANOS NA EMPRESA.

  661. Murilo Carvalho

    Publicado em 07/06/2011 às 17:07 [+]

    Gostaria de saber se esta na lei a empresa descontar meu VR quando pesso demissão. Exemplo:4 meses de trabalho. Dia 5 meu cartao(VR) esta cheio. Dia 6 eu gastei tudo. Dia 15 eu Pedi demissão e dia 16 eu ja me desliguei da empresa. Esta na lei que a empresa desconte “meu´´ beneficio? (VR). Qual é o artigo? VR não é mesma coisa que VT.

  662. mara

    Publicado em 07/06/2011 às 22:33 [+]

    trabalho em uma empresa como serviços gerais e dirijo o carro da empresa bati o carro se o seguro não pagar sou obrigada a pagar o carro da pessoa que bati.

  663. André luis

    Publicado em 08/06/2011 às 21:13 [+]

    eu trabalho registrado em uma empresa e essa empresa mudou d endereço e d nome tbm!!!!gostaria d saber c a empresa tem q fazer acerto com os empregados?obrigado aguardo a resposta

  664. Carla

    Publicado em 08/06/2011 às 23:31 [+]

    Boa noite!
    Trabalho na area da saude 10 anos faço plantão de 12 pr 36 hrs com duas folgas semanais, faço tambem plantão a distancia depois do horario presencial, sou renumerada, mas gostaria de saber se é legal, e se eles podem tirar sem aviso previo essa renumeração,aproveitando o gancho queria saber tambem o que posso fazer pois estou sofrendo assédios morais e pressão psicologica pra pedir a demissão.
    Aguardo sua resposta
    Desde ja grata.

    Karla

  665. celia cardenas

    Publicado em 09/06/2011 às 14:56 [+]

    tenho um atestado de 10 dias aprentei na empresa antes das 72 horas marcaroa uma consulta com a medica do trabalho da (ATENTO) nao pude comparaser poque ,estava com o pe engesado ,e por o ocorrido nao queren pagar os meus 10 dias atestado pelo medico de um hospital municipal ,oque devo fazer?????

  666. vanessa

    Publicado em 10/06/2011 às 21:08 [+]

    Fui Contratada por uma agência de emprego para trabalhar como promotora de vendas para um produto de banco onde registrama minha carteira e info q o tempo de experiência seria num prazo de 30 dias ou seja comecei dia 01/06/11 e o contrato acabaria no prazo de 30/06/11 e trabalhei 05 dias e na segunda -feira foi minha folga onde toda seguinda seria a minha folga onde a escala seria 6×1 e na terca – feira recebi uma ligacao da supervisora informando q era para eu comparecer na agencia fui ate la onde me informou que a empresa de banco cancelou o contrato e me mandaram embora. Agora lhe pergunto houve quebra de contrato gostaria de saber quais sao os meus beneficios e o que devo fazer e de qual e o valor da multa por quebra de contrato

  667. Vanessa

    Publicado em 13/06/2011 às 13:56 [+]

    Sou funcionária de uma empresa que a alguns meses vem realizando o pagamento dos seus funcionários depois do funcionário cobrar e isso ocorre geralmente entre o dia 10,esse mes ainda não recebi, hoje já são 13. Eu e meus companheiros de trabalho não sabemos o que fazer, pois ficamos naquela “melhor com esse, pior sem ele”. Sabemos que essa atitude da empresa é ilegal. Mas, qual a melhor solução para esse caso?

  668. Anderson

    Publicado em 14/06/2011 às 16:47 [+]

    Trabalhei em uma empresa por 3 anos,6 meses de caixa,6 meses como auxiliar administrativo e 2 anos como vendedor externo.
    Mas na minha carteira de trabalho sempre esteve como aux.
    administrativo,os 2 anos que trabalhei como vendedor externo eu era comissionado.
    Eu queria saber se tenho direito a acerto perante essas comissções, agora que fui demitido?

  669. Maria de Fátima Vital Teixeira

    Publicado em 14/06/2011 às 21:25 [+]

    Boa noite
    Meu esposo trabalha p/ empresa terceirizada como soldador e a mesma estará demitindo os funcionários e admitindo novamente p/ nova Empresa,ou seja, Empresa de médio porte. Gostaria de saber quais são os seus direitos. Também gostaria de saber sobre a cesta básica, é um direito do funcionário? isso é um bônus da empresa? se o funcionário tiver um atraso no mês perde a mesma? no aguardo. abraços

  670. adelino

    Publicado em 15/06/2011 às 18:33 [+]

    gostaria de saber se tem alguma lei que obriguem os trabalhadores a abrirem suas bolsa e mochilas ao sair do trabalho para o porteiro ou segurança
    obrigado!!!

  671. Carlos

    Publicado em 16/06/2011 às 19:05 [+]

    OLá, gostaria de saber se a empresa tem obrigação de fornecer o café da manhã uma vez que os funcionarios iniciem suas atividades antes da 08:00 da manhã e retornem as suas casas as 18:00 horas tendo apenas 01 alimentação por dia, nem se quer receber cesta basica.Obrigado!

  672. ivanildo

    Publicado em 16/06/2011 às 20:02 [+]

    eu trabalhei numa empresa ha 11 anos POSTO DE COMBUSTIVEIS na função gerente administrativo so que fazia de tudo, pois como era gerente so tinha hora pra entrar ou seja as 06 horas da manhã e sai as 18 e 30 ate 19 ou mais, sendo que preciso valtava as 21h, 22h, 23h ate 02 horas da madugadapara fazer o descarregamento do coinhão que acabava de chegar mas tendo esta na manha do dia seguinte as 06h,e nem minha 02horas de almoco as vezes eu tinha direito, licenca prational, ea de casamento tabem não sem contar com domingo e feriado que eu tambem estava la, sendo que meu salário praticamente igual aos dos demais funcionario que são frentista que tinha sua carga horaria de 12por36, so pedia por motorista do caminão tanque que era mas do que o meu. Pegundo se eu tenho a função de gerente e que tudo dependia de mim, porque que ganharia meno doque o mostorista e não chegava a 40% dos demais funcionario isso e certo

  673. Wadson Rhaydan

    Publicado em 20/06/2011 às 22:41 [+]

    Boa noite

    gostaria de saber se posso depositar as folhas do seguro desemprego ao invés de levar os três últimos contracheques levar os últimos extrato da conta salario pois não possuo mais os contracheques.

  674. adriana

    Publicado em 22/06/2011 às 21:39 [+]

    trabalho em uma empresa na qual sou vendedora e fazem a gente limpar a loja inteira, sou obrigada a fazer limpeza na loja?

  675. rodrigo macedo

    Publicado em 24/06/2011 às 21:22 [+]

    Eu trabalho nas casas bahias aonde o gerente esta dando preferencia de horario aos vendedores que tem porcentagem de servicos acima de 7,5% no mes mediante a sua venda,quem nao atingiu esta porcentagem esta trabalhando so a noite,e todos os feriados e todos os domingos, nao tem desconto nas vendas e segundo ele nao pode vender sem seguro e garantia.Esta tao grave que ele nao quer saber como nos vamos vender, pode ate embutir serviços nos clientes.Ajude-me por favor pois estou pensando ir para a midia.

  676. andrea

    Publicado em 28/06/2011 às 17:30 [+]

    olá trabalho há dois meses três vezes por semana na casas de uma pessoa minha pregunta é se eu pedir conta tenho direito?no dia que eu ia trabalhar ela foi visitar a mãe e me deu folga pelo celular enviando mensagem e pediu p/ eu avisar se eu tenha recebido,não pude avisa-la ela pode descontar no meu salario?obrigada

  677. Diogo

    Publicado em 05/07/2011 às 14:47 [+]

    Olá, trabalhei em uma empresa durante todo o ano de 2010, me desliguei em fevereiro de 2011, em abril de 2011 está empresa aprovou a plr do ano de 2010, gostaria de saber se tenho direito de receber e quanto tempo a empresa tem para me pagar.

  678. Hildeberto de Oliveira

    Publicado em 06/07/2011 às 17:25 [+]

    Boa tarde!

    a minha dúvida é se a empresa, quando transfere um funcionário de região a empresa tem obrigação de dar condições para o funcionário visitar seus parentes?

    abraço

  679. edinei

    Publicado em 06/07/2011 às 20:24 [+]

    o patrao pode descontar notinhas de clientes que não pagaram do salario dos funcionarios?

  680. Ana Maria de Souza

    Publicado em 07/07/2011 às 16:23 [+]

    Quando fui registrada meu horario seria da 13hs às 21hs,meu patrão esta pensando em fazer algumas mudanças e quer que eu trabalhe até as 22hs,mas ele sabe q este horario pra mim não dá pq tenho filho pequeno,gostaria de saber se ele pode me mandar embora por justa causa se eu não aceitar fazer este horario
    obrigada

  681. Marli Alves

    Publicado em 07/07/2011 às 19:17 [+]

    Olá,sou costureira trabalho há 7 meses numa confecção de roupas infantis.A confecção não vai muito pra frente,não recebo meu salário em dia,quando eu recebo meu salário,ainda falta receber do mês passado,e até do mês retrasado. Não tenho carteira assinada.Posso denunciar minha patroa?E gostaria de saber todos os meus direitos.

  682. patricia

    Publicado em 10/07/2011 às 20:37 [+]

    olá ,fui registrada em 04/02/2004 recebi minha primeira férias em 01/06/2006,sendo que quando recebi minha carteira, vi que tinham marcado as ferias de 2005 e 2006,questionei para o patrão que me confirmou o erro, mais até o momento não recebi,tenho mais uma férias vencida.Tenho direito de receber as férias marcada atualizada?grata .

  683. Talissa

    Publicado em 12/07/2011 às 08:42 [+]

    Olá, gostaria de saber mais sobre as cameras filmadoras,se pode, se o funcionario precisa saber que esta sendo filmado, quais são as normas para ter.
    Obrigada.

  684. lenilsobn

    Publicado em 12/07/2011 às 20:48 [+]

    oi boa noite trabalho em uma empresa que a gerençia e de uma religião que não permente trabalha no sabado só que trabalham no domingo eu queria saber se eu sou obrigado a trabalha no domingo sendo que e dia de descanso por lei.

  685. mauricio

    Publicado em 16/07/2011 às 16:49 [+]

    Eu me aposentei por invalidez em 2009,e gostaria desaber se tenho direito de receber alguma diferença de perdas salariais do INSS.

  686. Elaine

    Publicado em 21/07/2011 às 12:03 [+]

    Olá,

    A empresa na qual trabalho vai mudar de endereço e eu não tenho interesse em continuar, não será muito longe do local que trabalho atualmente, mas ficará fora de mão.
    Meu patrão tem que me mandar embora?
    Até onde a lei me proteje nesse caso?

    Grata,

  687. ANDREIA

    Publicado em 22/07/2011 às 14:30 [+]

    OLA! EU SOU VENDEDORA EM UMA LOJA DE COSMETICOS E FICO DAS 8:30 AS 18:00 HORAS EM PE.MEU PATRAO ME MANDA FAZER SERVIÇOS Q NAO SAO DA MINHA AREA. E AGORA ME PROIBIU DE SENTAR QUANDO A LOJA ESTIVER VAZIA. AS VEZES JA FIZ TODA MINHA OBRIGAÇAO,E NAO TEM MAIS NADA PRA FAZER MINHAS PERNAS DOI MUITO DE FIK EM PE, ELE PODE MSM ME PROIBIR D ME SENTAR QUANDO NAO TIVER MAIS NADA PRA FAZER, MEU ALMOÇO E DE 1 HR QUASE NAO DA PRA DESCANSAR. ELE TA CERTO OU EU TO ERRADA???

  688. Miny

    Publicado em 25/07/2011 às 12:12 [+]

    Olá Bom Dia!! espero que possam esclarecer minha dúvida!

    trabalho como vendas em uma loja de informatica…
    em Maio um cliente da loja ligou e solicitou uma venda e pediu para entregar o combinado era pagar com dinheiro,chegando lá ele pagou com cheque o boy trouxe e o cheque liguei pro cliente ele disse q estava sem dinheiro…ate ai tudo bem
    ontem voltou esse cheque pq estava sem fundos…e os numeros de telefone q temos para contato com o cliente naum dão mais certo para liga..hj meu chefe disse q vai descontar esse dinheiro de mim…ele pode fazer isso??

    Obrigada

  689. jeferson

    Publicado em 25/07/2011 às 12:54 [+]

    eu perdi minha carteira de trablho e gostaria de sabre se tenho q correr atras do0s meos certificados de trabalho do passado ou nao precisa desde ja agradeço..

  690. Franciele

    Publicado em 27/07/2011 às 23:31 [+]

    Boa noite!
    É o seguinte eu peguei atestado de 4 dias, e meu gerente me falou que eu preciso pegar uma alta médica. Porque a empresa exige isso? É VERDADE?

    desde já agradeço, abraços.

  691. lolasantos

    Publicado em 28/07/2011 às 12:56 [+]

    boa tarde, trabalho á 4 meses, por contrato no posto de saúde, foi solicitada pela responsável por resultados de preventivos alterados, á localizar moradora que não pertencia a minha área de abrangência á 5 anos, conseguir localiza um parente que imediatamente telefonou pra paciente, e eu (agente comunitaria de saude) orientei-a, entrar em contato com o posto de saúde, mas ela retrucou, então eu expliquei que seria sobre o seu exame, ela retrucou e disse nao uso esse posto há 5 anos e nem fiz exames algum lá, mas ela entrou em contato com a responsável pelo os preventivos e ela agora quer que eu assino advertência….por ter avisado a paciente que o exame era de urgencia e enteresse dela.

  692. Deise

    Publicado em 02/08/2011 às 16:36 [+]

    Trabalho como técnica de enfermagem 12×36 com direito a folga. Gostaria de saber se eu faltar por licença médica ou faltar perco direito a falga e nem recebo em dinheiro. Obrigada.

  693. angelo

    Publicado em 03/08/2011 às 15:22 [+]

    trabalho,numa empresa no ramo de plastico.O sistema implatado é 2por2 e eles disem que no feriado temos que trabalhar 12horas sem reseber como feriado.gostari de saberse isso é correto

  694. Donizeti Santos

    Publicado em 04/08/2011 às 09:51 [+]

    Bom dia
    Fui dispensado pela empresa e dentro dos 10 dias foi feito o deposito do acerto, mas a rescisão eles não fizeram. Existe algum prazo? já que a lei diz que o funcionário tem direito ao salário desemprego, já no primeiro mês.
    atenciosamente

  695. Leonardo Tacci Pereira

    Publicado em 06/08/2011 às 17:09 [+]

    Olá,minha esposa trabalha em uma empresa há 3 anos,ela estava grávida e pegou férias no mês de março,faltando 1 dia para voltar a trabalhar ela pegou licença maternidade,só que agora 4 meses depois,ela ligou na empresa e informaram que a férias dela foi cancelada,e descontaram o valor da férias no seu pagamento.Gostaria de saber se é permitido esse procedimento,e o que ela deve fazer?

  696. kelly

    Publicado em 10/08/2011 às 09:56 [+]

    ola trabalho em posto de combustiveis e sou registrada como frentista mas trabalho no caixa, entao meu fundo de garantia é descontado em folha todo mes mas ja fui na caixa e nao tem saldo nem meu nome nem o nome da empresa, trabalho no domingo tbem mas ate 2 meses atras nao recebia ,quanto q eles tem q pagar nos domingos, minhas ferias nem recebi este ano, vai vencer a segunda em dezembro de 2011, e nao recebi nem a primeira. eu sou obrigada a pagar furo de caixa sendo q tem ate camera no caixa, gostaria q me desse uma luz. obrigada

  697. Antonio

    Publicado em 22/08/2011 às 09:26 [+]

    Bom dia, gostaria que você me tirasse uma dúvida, eu trabalho em uma empresa que tem obras em todo brasil, mas tem sua sede na cidade onde morro e onde fui contratado, mas a empresa me mando pra outro estado, já estou á mais de quatro meses aqui e eles me disseram que tinha que ficar pelos menos seis meses para me dar a passagem para visitar os meus familiares, pergunto sou obrigado a passar tanto tempo assim longe, Grato.

  698. AUGUSTO

    Publicado em 03/09/2011 às 14:04 [+]

    Olá; eu presto seviço em uma emprasa publica federal sou terceirizado e a minha empresa mim cobra o plano de saude é correto.

  699. Tamires

    Publicado em 08/09/2011 às 22:21 [+]

    Olá! me dê uma informação, por favor.
    Quem deve pagar o exame demissional? o empregador ou o empregado?

  700. Alexson

    Publicado em 13/09/2011 às 21:46 [+]

    Olá Boa Noite,

    preciso de uma informação urgente,

    Tenho um carro alugado para um orgão público e coloquei um motorista, quero saber se o mesmo tem direito a carteira assinada uma vez que o mesmo não esta subordinado a mim fica as ordens desta orgão?

  701. marco

    Publicado em 25/09/2011 às 18:29 [+]

    trabalhei por 3 anos e meio como frentista em um posto de gasolina,tive um problema de saude muito grave que acarretou em paraplegia ,estou encostado pelo inss a 7 anos,gostaria de saber se eu voltar a trabalhar eu tenho direito a ter o FGTS desses 7 anos???

  702. Rodrigo Garcia

    Publicado em 25/09/2011 às 19:54 [+]

    Olha eu sai de um agente autorizado da NET, e fui chamado pra outro, sendo que nao posso trabalhar nele porque o gerente da CENTRAL NET por meio de um e-mail impediu que eu exercesse minhas funções em qualquer agente autorizado NET. Gostaria de saber se eu posso colocar algum processo por danos morais,materiais, a imagem ou qualquer outro?

    Obs: Por favor responda em meu e-mail tambem certo?

    Obrigado e felicidades.

  703. ane

    Publicado em 28/09/2011 às 16:47 [+]

    ola,trabalho com carteira assinada como atendente/balconista
    mas opero caixa,nunca recebi o quebra de caixa.queria saber caso eu seja demitida se posso recorrer a assinarem minha carteira como caixa e se no acerto tenho direito de receber o quebra de caixa dos meses referentes aos que trabalhei .Por favor ,me ajudem !

  704. gilmara

    Publicado em 03/10/2011 às 15:28 [+]

    olá, trabalho em um hospital e faço plantão de 12/36, agora está sendo o ponto eletrônico, fui informada se minha colega que passa o plantão pra mim, sair depois do seu horário ela ganha extra, no entanto é descontado do meu. isso pode acontecer?

  705. elaine

    Publicado em 13/10/2011 às 12:14 [+]

    trabalho em um mercado , sou fiscal gostaria de saber se quando o funcionario trabalha no feriado, ele alem de receberber aquele dia , ele tem direito a outra folga por causa do feriado , pois eu trabalhei nas sen e la era dessa forma . me respondapor favor pois mesmo assim eu tenho duvida . ass : elaine

  706. adriano

    Publicado em 18/10/2011 às 00:12 [+]

    Fui chamado por uma agencia de empregos para preencher uma fiz todos os testes e passei , fiz inclusive exame medico tudo ok.
    Fui na agencia registraram minha carteira para começar no outro dia dispensei outra vaga de emprego, mas a tarde me ligaram cancelando a vaga. Quais meus direitos o que devo fazer nesse caso tendo em vista que dispensei outra vaga contando com esse que ja estava certo me ajudem por favor.

  707. alex sandro

    Publicado em 25/10/2011 às 16:45 [+]

    bom dia comecei a trabalhar nodia 27 de setembro no centro de distribuição do walmart , só que terceirizado pela alfha prestadora de serviços lá não temos armários nem vestiario.nosso pagamento é todo dia 15, sendo que foi pago dia 20 “seis dias de atrazo” e este mes o lider me disse que eu não teria direito a receber nada pois o cartão de ponto fecha dia 28. gostaria de saber o que posso fazer dentro da lei para conseguir reparar essa situação obrigado.

  708. renata correia

    Publicado em 25/10/2011 às 19:17 [+]

    trabalho num restaurante ha 7meses,nao sou registrada,ganho 600 reais por mes,a dona do restaurante quer que eu trabalhe nos feriados,é obrigado a pessoa trabalhar no feriado,e se trabalhar quanto tem que ganhar

  709. sergio

    Publicado em 25/10/2011 às 21:03 [+]

    quanto tempo a firma tem para dar baixa na carteira profissional, fui mandado embora POR JUSTA CAUSA

  710. marcelo

    Publicado em 26/10/2011 às 19:44 [+]

    oi eu trabalho num restaurante dentro de um shoping eles colocaram como lei quem folga domingo perde a folga da semana isso e certo?

  711. piterrone

    Publicado em 31/10/2011 às 10:17 [+]

    eu recebia descanço semanal remunerado foi cortado,quero sabersi tenho que ser ressarcido.e quero saber com a nova lei que aumenta os dia de aviso previo ja esta em vigor como qui e´

  712. Leandro Marcello

    Publicado em 31/10/2011 às 10:44 [+]

    Bom dia!, trabalho em uma empresa, que me deu um aparelho smartphone e um notebook, ambos para poder trabalhar, apos o meu horario de trabalho e nos finals de semana, e isso sempre acontece, com extremos de me ligarem as 2:00 da manha de um sabado,gostaria de saber, se posso cobrar hora extra por isso. e outra tb, quando entrei nesse empresa, optei por não receber o vale transporte, mas desde janeiro de 2011, me mudei, e descidi optar pelo vale transporte, mas a empresa se nega a pagar, e com isso, estou arcando com as despesas de transporte desde então.
    gostaria de saber se tem como receber os atrazados e como fazer para a empresa pagar o vale transporte.
    Obrigado

  713. aparecida

    Publicado em 01/11/2011 às 12:06 [+]

    Oi boa tarde

    estou trabalhando em uma empresa de carteira assinada, fui convidada a trabalhar em outro lugar, segundo o advogado da mesma que trabalho disse que não posso trabalhar nos dois lugares com carteira assinada. gostaria de saber se é verdade?
    se posso trabalhar nos dois lugares? com as carteiras assinadas, ou não?
    Espero respostas obrigado.

    att. Aparecida

  714. Gisele

    Publicado em 07/11/2011 às 16:49 [+]

    Começo a trabalhar as 13:30 e não ultizo o refeitório da empresa porem é descontado do meu salário.Isso é legal?Podem fazer isso?

  715. RENATO

    Publicado em 11/11/2011 às 10:56 [+]

    bom dia, trabalho a 20 anos na msm empresa, minha função anterior me causou um problema na coluna, após v´rias consultas médicas consegui atravé de uma carta do médico a mudança de cargo, caso seja demitido posso entrar com uma ação contra a empresa mesmo tendo mudado de cargo por causa da doença q adquiri na outra função? obrigado

  716. patricia

    Publicado em 13/11/2011 às 08:15 [+]

    estou afastada do trabalho por doença quero saber se a ampresa onde trabalho tem que depositar o meu fgts?

  717. luciano batista ..

    Publicado em 16/11/2011 às 03:15 [+]

    trabalho em uma prestadora de serviços e ela exige que eu trabalhe nas folgas,e ameaça demitir,o que devo fazer?

  718. JOSE

    Publicado em 18/11/2011 às 19:59 [+]

    OLÁ BOA NOITE, TRABALHO EM UM COLÉGIO DO ESTADO COMO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO.PELO REDA A MAIS DE QUATRO ANOS, GOSTARIA DE SABER QUAOS OS MEUS DIREITOS SE POSTA PARA FORA?
    GRATA .

  719. carla leal

    Publicado em 01/02/2012 às 13:17 [+]

    sou funcionária publica do estado,sou professora de 1ª a 4ª serie, descobri um câncer de mama a 2 anos atrás fiz a cirurgia e radioterapia e estou de licença desde então.Hoje já faz mais de 2 anos que estou em casa queria saber se eles podem me aposentar integral ou parcial.Só tenho 15 de serviço.

  720. Ebert

    Publicado em 03/02/2012 às 09:44 [+]

    Bom dia amigos, quero esclarecer uma duvida, trabalho em uma area industrial, o fato é que se eu na hora de ir pra casa perder o transporte fornecido pela empresa qual o direito que eu tenho? posso exigir do transporte que me leve em casa.

  721. David

    Publicado em 09/03/2012 às 16:43 [+]

    Boa tarde gostaria de saber se sou obrigado a realizar exames periódicos na minha folga eu nas ferias ?
    Pois a empresa onde trabalho esta me obrigando a este procedimento.
    Se a resposta for sim esta em qual norma
    Se a resposta for não tbm gostaria de saber se esta em alguma norma .
    Ex NR 7 , NR 12 ou na CLT .
    Grato pela atenção

  722. ellysangela

    Publicado em 11/03/2012 às 22:07 [+]

    boa noite ..gostaria de saber se tenho algum direito nesse caso..Trabalhei em um quiosque por 2 dias ..la des do dono aos fucionarios é só palavrões bom ate que virou pro meu lado ..o dono ficou nervoso com o movimento e gritou comigo me chingando de lerda na frente de todos ..me senti humilhada 2 dias apenas que estava la e ele me tratou assim me senti muito mau ..por isso lhes faço a pergunta quais meu direito ? obrigada ellysangela

  723. Maria Lobo

    Publicado em 21/03/2012 às 15:06 [+]

    Tenho uma microempresa aberta em meu nome, no entanto, me afastei da empresa e minha irmã continuou trabalhando. Comecei a trabalhar em outra empresa com carteira assinada. Gostaria de saber se perco algum direito trabalhista, pois a empresa continua aberta em meu nome?

  724. antoino carlos

    Publicado em 19/05/2012 às 19:17 [+]

    gostaria de saber tive um ploblema de saude na empresa que trabalhava e fiquei afastado pelo o INSS por 4 anos e depois fui aposentado por invalidez levei a carta para empressa que trabalho ai a empresa cotou os beneficio que tinha como PL participaçao de lucro e VR ticket alimentacao e meu convenio dentario e tambem minha cesta natalina do final de ano gostaria de saber se ela estar correta ou nao e o que devo fazer muito obrigado

  725. natali

    Publicado em 20/05/2012 às 20:57 [+]

    Ola a empresa em que eu trabalho não oferece refeiçao, nem tiket, nem vale refeição, sendo que nela tem mais de 400 funcionarios, isso ta certo ou nao..

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.