As DRM’s e o Blu-Ray vão solucionar o problema da pirataria?!

Todos já estão cansados de saber que pirataria é crime e dá cadeia, mas o que fazer para combatê-la?! O ano de 2006 talvez tenha sido o ano em que as grandes companhias estiveram mais empanhadas em combater este mal. Um exemplo disso foi a implementação das famosas DRM’s.

Não sabe o que é DRM?! A sigla vem de Digital Rights Management ou em um português claro, Gestão de Direitos Autorais que restringe a cópia de conteúdos digitais através de sistemas e/ou métodos personalizados que restringem, por exemplo, o número de vezes que certo aplicativo poderá ser instalado ou até mesmo a validade deste aplicativo, protegendo as marcas registradas.

Um exemplo vivo dessa luta contra a pirataria é o novo Windows Vista que vem carregado de DRM’s onde, segundo a Microsoft, será muito difícil de burlar. Caso o Windows Vista não for original, o mesmo terá algumas restrições como o não funcionamento perfeito de vários ítens do sistema operacional, restringindo o usuário a fazer modificações e até mesmo de instalar outros aplicativos.

Em relação aos consoles, o Playstation 3 da Sony usa tecnologia Blu-Ray em seus games ao invés do tradicional DVD, logo cerca de 80% dos games para PS3 estarão usando esta tecnologia. Mas o que é Blu-Ray?! É um disco ótico parecido com o CD e o DVD, mas cuja capacidade pode chegar a 27GB em camada única e a 54GB em camada dupla. Será que alguém aí tem um gravador de Blu-Ray para piratear os games do PS3?!

Mas enfim, na minha opinião sempre haverá pirataria. Acho que todos estes métodos citados acima são apenas medidas provisórias. Infelizmente, em pouco tempo tudo voltará ao “normal“, pois estes bloqueios só servem de incentivo e inspiração para que os crackers e os hackers possam mostrar mais uma vez para o mundo que tudo que envolve tecnologia é reversível.

2 comentários

  1. //celsojunior.net – Procurando por projetos e sonhos… » Blog Archive » Windows Vista e Playstation 3 na mira dos hackers

    Publicado em 10/12/2006 às 10:02 [+]

    […] Você não leu errado. Há alguns poucos dias atrás eu postei aqui um artigo questionando se as DRM’s e o Blu-ray iriam solucionar o problema da pirataria, mas a resposta, como todos já deveriam saber, é, infelizmente não! […]

  2. Gerson

    Publicado em 27/04/2007 às 09:52 [+]

    é…. “que atire a primeira pedra quem nunca comprou ou nunca usou um produto pirata…” A grande massa não utiliza cds, dvds ou produtos piratas porque gostam… utilizam pelo preço, é “inconstitucional” cobrar o que gravadoras e governos cobram por um produto, um exemplo simples é um cd de um cantor custar em média R$ 25,00, quando em uma banca é comprado por 3,00 reais… ?!?!? ai vem aqueles falar que a gravadora tem que ganhar dinheiro que o governo tem que ganhar impostos, e num sei o que, “tudo bem, eu tambem concordo” alias ninguem trabalha de graça, mas não extorquir o brasileiro, cobrar um absurdo, é por estas e outras que eu não sou nem a favor e nem contra a pirataria, tinhamos que ser mais humanos, observem os senhores, quando o Vista foi lançado o dolar estava alto, e foi dado o preço, hoje o dolar caiu e o preço ta lá em cima e subindo, e por mais que abaixe o dolar, por mais que abaixe tudo, tem muita gente ganhando d+ ta tudo errado, é acho que já falei d+.
    Repetindo, não sou a favor da pirataria, mas também não sou contra… é a mesma coisa com times de futebol, sou Corinthiano, e quando meu time precisa que o Palmeiras ganhe para ajudar nos pontos, eu não torço para o Palmeiras ganhar, apenas torço para o outro time perder… ahuhuaahuhau é por ai.